Desespero Stephen King
Stephen King

Resenhas - Desespero

Fernanda631 05/07/2023

Desespero
Desespero foi escrito por Stephen King.
O livro mais religioso de King. Nele, a questão de Deus, como ele age, ajuda, ama e é cruel está presente cada vez mais, conforme avançamos as páginas. É bem mais forte do que em A Dança da Morte, onde Abagail, uma das personagens, precisa ouvir a voz de Deus para tomar as atitudes corretas.
“Desespero” é um romance no clássico estilo de Stephen King: narrativa envolvente, personagens muito bem construídas – com sólidas e profundas histórias, idas e vindas em vários flashbacks, a luta do bem contra o mal e questões trabalhadas nas histórias que vão muito além do terror que dá o nome ao principal gênero da sua escrita. É um livro volumoso, seguindo também o estilo de King em escrever longas histórias, no qual se constrói todo um pano de fundo significativo para que o enredo se desenvolva de maneira própria, ou seja, há muito do universo do autor nesse livro, tendo-se aqui uma entidade tão importante e complexa quanto aquela que se tem em “It”. Uma história de peso
Desespero não é somente o sentimento constante no livro, mas o nome de uma cidade. A cidade está próxima à Rodovia 50, conhecida como a rodovia mais deserta dos Estados Unidos.
Nela, viajam Peter e Mary que estão em férias. Acabaram de visitar a irmã de Peter e agora viajam pela rodovia 50 onde a paisagem é o deserto e a companhia são os rolos de palha pelo caminho. Deparam-se então com mais uma companhia inusitada e um tanto assustadora. É um policial. Ele pede para que Peter encoste. Essa cena é carregada de suspense, daquelas que nos deixa tensa. King trabalhou muito bem nela. O policial tem quase dois metros de altura e eles sentem medo dele. Não medo de uma multa, mas de que ele simplesmente peça a Peter para descer do carro, o mate e depois estupre sua mulher. Porém, eles acabam rindo de si mesmos com a grande paranóia até que o policial encontra algo no carro dos dois, algo que não era pra estar lá. Um pacote de drogas. Cortesia da irmã de Peter. Foram presos e agora o policial é realmente assustador.
Peter e Mary são levados para a cidade onde o policial trabalha, Desespero. E se deparam com uma cidade fantasma. Conhecemos as primeiras vítimas de Collie, que endoidou e matou a maioria das pessoas de Desespero.
Em seguida, a família Carver que também viajava de férias, têm os quatro pneus do trailer furados e um policial enorme aparece para ajudar e os leva gentilmente para a cidade mais próxima.
A última vítima que Collie encontra na rodovia 50 é Johnny, um velho escritor que vivia lembrando a si mesmo que ganhara o Prêmio Nacional do Livro. Ele está viajando em uma moto buscando inspiração para seu novo romance. Quando estaciona na rodovia 50 para urinar, se depara com um policial muito alto, que o adverte. Incrivelmente Johnny é preso por carregar algo em sua moto. Um pacote de drogas, muito parecido com o encontrado no carro de Peter.
Conhecemos também Steve, que trabalha para Johnny e o seguia em um furgão para quando o grande escritor precisasse de algo e Tom, também preso como os demais, mas não veio da estrada, é um dos poucos sobreviventes de Desespero.
Todos estão mortos – exceto pelo policial e pelo pequeno grupo que luta para sobreviver. Todos estão desorientados e sem saber o que aconteceu e o que se passa na cidade. O único que parece ter algum tipo de orientação é o menino que ora a Deus com frequência, obtendo alguma espécie claridade que permite auxiliar o grupo em seus próximos passos. Mesmo após ter visto sua irmã ser morta pelo policial – que a jogou da escada – e sua mãe ter sido levada para algum lugar desconhecido, o garoto segue resoluto em ouvir a voz de Deus em suas preces e seguir conforme o apontamento que lhe é dado.
A personagem principal do livro é David, filho de Ralph Carver. É ele que tem o contato com Deus, é por causa dele que conseguem escapar da prisão. Ele é o “maldito menino rezador”.
Tudo gira em volta de David e no que Deus pede a ele para fazer. A súbita loucura de Collie se deve a algo desenterrado na Mina do China. Algo que já foi descoberto e causou muitas outras mortes. Algo que deveria ter se mantido enterrado.
Alguma coisa aconteceu na cidade de Desespero e ninguém sabe o que foi – essa coisa ainda permanece ali. Algo a ver com uma antiga mina na qual morreram vários chineses soterrados há alguns anos. Tak parece ser um algo além de uma palavra que era dita pelo policial, pois está presente nos animais caninos, nos urubus, nos escorpiões, nas cobras, nas aranhas e nos outros bichos que estão presentes aos momentos no local e parecem obedecer a algum tipo de ordem superior. É sobre Tak e como resolver o problema da cidade que o grupo voltará a sua atenção enquanto luta pela própria sobrevivência.
O livro não me causou medo, mas o suspense me deixou tensa várias vezes. Como eu disse, King trata da crença em Deus como algo essencial para a sobrevivência. Isso não me incomodou. Ele não fala de pecados e obrigações, constantes nas religiões. Denota a parte que somente crer e ter fé é o suficiente. Me perguntei se caso algum ateu o lesse isso não se tornaria enfadonho.
O final denota fortemente a questão mostrada no livro: Deus pode ser cruel. Mas de qualquer forma, Ele também é amor.
As várias páginas do livro não foram escritas a toa. Há algo que funda e ao mesmo tempo permeia a história. É a luta do bem contra o mal – que além de se tratar do cenário do enredo, erige o universo no qual o livro se situa de forma muito rica. Deus, como o bem, e Tak – uma espécie de entidade -, como o mal, travam uma peculiar batalha que dependerá das escolhas e ações daquele pequeno grupo. Pessoas reunidas com personalidades diferentes tem de se entender verdadeiramente para que o verdadeiro problema de Desespero possa ser compreendido e o mal efetivamente enfrentado.

Greice21 11/06/2023

Não deixe a múmia alcançá-lo
Desespero* _Stephen King_

Todos os caminhos levam a rodovia 50, conhecida por muitos como a mais solitária do EUA. Neste volume, King nos levará por essa rodovia a bordo da viatura policial de Entragian, ou o que um dia foi ele.  Seus principais passageiros, a família Carver, o escritor Johnny Marinville, o casal Jackson, Cynthia Smith e Steve Ames, se verão encurralados na pequena Desespero, onde a lei não existe mais, e o terror toma conta da atmosfera. Uma força sobrenatural habita Desespero, e nesse cenário, um garoto se tornará a chave para selar o mal. Ídolos, forças malignas, crenças, fantasmas do passado e milagres irão compor a trajetória por Desespero. Quem sairá vivo no final?

Milene Wi 11/04/2022

Desespero
Gostei bastante do livro. A trama tem um ritmo bom e tem todos os elementos que o autor aprecia colocar em seus livros. Tem terror, tem suspense, tem muita religiosidade, tem luta do bem contra o mal, tem crimes violentos e tem, também, criança corajosa, a exemplo de It, O Iluminado, o Corpo. Stephen King dispõe muito bem dos seus personagens infantis na sua obra. O personagem David, aqui, é um garoto muito especial.
Lá pelo meio do livro tem alguma enrolação, mas em geral, o ritmo se mantém.
Ansiosa pra começar Os Justiceiros, que é um livro espelho de Desespero.
Milene Wi 11/04/2022minha estante
Sequência não. Os Justiceiros tem os mesmos personagens, mesmo vilão, mas vivendo situações diferentes.

fe.sofia 20/04/2022

Tak!
É o primeiro livro do Stephen King que eu leio, gostei bastante e li sem ver o tempo passar. O policial que aparece no início me deu um cagaço e logo nos primeiros momentos você e os coitados que foram viajar na hora errada entendem o significado do título.
É cheio de gore sim, vou logo adiantando, tem muita violência e animal morto/sendo morto, descrições bem detalhadas, então se não for do seu gosto não leia.
Minhas partes preferidas envolviam o David, foi um dos personagens que eu mais gostei e em certas partes eu chorei kkkkk. Eu só n entendi tanto o lance da religiosidade que o Stephen colocou no livro, fala MUITO de Deus o tempo todo e eu fiquei meio ??hmm, mas segui em frente.

brayanlukas 20/11/2022

Tak ah lah Can Tak, Can Lah
"Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo se descubra o verdadeiro sentido da palavra desespero"

Não entra nos favoritos, mas com certeza foi uma leitura bastante prazerosa.

Tenho uma leve queda por histórias do King que envolvam cidades e criaturas cósmicas, e Desespero talvez tenha me agradado tanto por isso. Tak é uma das criaturas do King que mais amei e acho uma pena ele não ter sido mais explorado aqui ou em outros livros além do livro gêmeo, Os Justiceiros.

A história é sim bem enrolada em várias partes, hora para aprofundar mais algum personagem, hora para esticar a tensão (e hora pra encher a famosa linguiça), mas no geral o ritmo é bom.

E o final da história foi um dos melhores do King! Esse sim com certeza entra nos meus favoritos (ao ladinho de Cujo)
brayanlukas 20/11/2022minha estante
Existe também uma excelente adaptação de 2006, por mais incrível que isso possa ser.
É bastante fiel, só é mais resumido.

Marina Costa 31/08/2020

Perfeito
Q livro incrível! Tempos q eu não ficava tão grudada num livro, sem conseguir parar de ler, virando noite...
SK tem uma narrativa q te transporta, mais imersiva q muito filme..
É tudo muito bem amarrado, bem construído, descritiva na medida ideal..
Q livro!

Ediane 22/02/2015

Verdadeiro Desespero
Esse livro treme nas mãos exigindo urgência. A história não para e, quem começou a acompanhar o ritmo também não consegue parar. Pessoas muito boas e outras não tão boas assim tentando sobreviver a um maníaco de crueldade indizível é um pano de fundo eletrizante para narrar um "tiroteio" entre Deus e um demônio, usando homens e uma criança como soldados, mostrando cada um seus anseios e impondo seus desígnios em suas formas características, nos fazendo amar e odiar milagres, ansear e temer a busca pela proteção divina.

Foi o primeiro livro de King que li em que a crença e a busca em Deus como uma forma de esperar salvação do grande terror da história (e aprender a lutar contra ele com todas as forças que o corpo e a mente permitem), sem que quem crê seja cruel e egoísta, fanático e irracional, achando que Deus é o autor do grande mal, sendo o enviador de um grande castigo. Não.

Simpatizei e fui tocada com a forma profunda e ao mesmo tempo equilibrada com a qual se travou a linha da fé, muito além do comando humano, que muitas pessoas acreditam ter, do tipo "se eu me ajoelhar muito, Deus VAI fazer isso e aquilo, é só crer". Está fora do nosso alcance e ao mesmo tempo nos cobrindo como uma manta capaz de proteger e sufocar.

Mais do que isso pode revelar muito da história. Mas aqui estou, ao acabar de ler, ainda cheia de horror, compaixão, tristeza e adrenalina, tudo o que esse livro me provocou.

Aline 15/11/2020

Mais ou menos
Começa lento, depois fica bem interessante, depois fica chato.
abcdef0 15/11/2020minha estante
dizem que esse livro tem conexões importantes com a Torre Negra

Jamille Santos 24/03/2023

Desespero
Nesta história de king conhecemos a Cidade de Desespero que fica próxima a rodovia 50. Além de alguns personagens que ao passar pela Rodovia se deparam com um Policial desta cidade e com isso tem suas vidas ligadas ao que está ocorrendo na cidade desde que a Mina China foi reaberta.

Andréa Marcela 15/04/2023

No começo o livro parecia meio estranho, até de repente te prender na trama do suposto policial louco e assassino, envolvendo vários personagens aleatórios que vão sendo "parados e presos" logo no começo pelo policial, com assassinatos cruéis e igualmente aleatórios.Ate aparecer Cintia (personagem do Rose Madder) e Tom e aí todos juntos, meio que guiados pelo jovem David, com sua fé inabalável em Deus, conseguem enfrentar tak... para quem não é muito acostumado com o estilo irá achar o livro muito forte.... pra quem conhece o estilo, ficará de boa...

AleixoItalo 14/03/2016

Um épico bíblico pelas mãos do mestre do horror. Todo mundo que conhece o autor já deve saber que ele é uma máquina de escrever livros e que uma de suas maiores virtudes e conseguir se reinventar a cada obra, criando histórias sempre diferentes umas das outras. Em Desespero, Stephen King bebe das fontes das velhas histórias de psicopatas e escreve um excelente Road Thriller, usando o deserto como palco para o eterno embate entre o bem e o mal.

Na história, a família Carver, o casal Jackson e Mary e o escritor John Marinville, são atirados no centro dessa batalha, quando ao trafegarem pela Rodovia 50 (a auto-estrada mais solitária dos EUA) são capturados e levados para a isolada vila de Desespero, por Collie Entragian, um bizarro policial gigante disposto a matar tudo em seu caminho! O que parece ser apenas mais uma típica história de serial killer toma conotações místicas, quando o jovem David Carver começa a receber “mensagens” de Deus, e o que parece ser só uma cidadezinha isolada no meio do nada se assemelha à um anexo do inferno.

Stephen King faz da cidade de Desespero a sua própria Silent Hill, um cenário de horror abissal se utilizando única e exclusivamente de elementos do deserto: a tempestade de areia que repentinamente assola a cidade, enclausurando-a do mundo externo; as dezenas de corpos distribuídos nas construções; e os animais do deserto, coiotes, lobos, aranhas, escorpiões, cobras, águias, etc... que agem como verdadeiros demônios, asseclas das trevas a comando da estranha entidade que domina a região.

A trama se baseia na luta pelos sobreviventes para escapar de Entragian, mas vai além disso. Stephen King realmente recria à sua maneira um épico bíblico, nos moldes de Jó ou Noé, utilizando como ferramenta o jovem David, um verdadeiro mártir, que é o único empecilho no caminho do estranho mal despertado em Desespero. Não se trata de um livro religioso, ou nada do tipo, mas de uma excelente história de terror utilizando como pano de fundo a luta do bem contra o mal, estrelada por um Inimigo misterioso e sem identidade e por um Deus cruel e inflexível, que como dizem as escrituras: “escreve certo por linhas tortas”.

Desespero é mais um excelente livro de Stephen King, um Road Thriller que traz horror e fantasia na medida certa, e encanta o leitor com mais um magnífico cenário criado pelo autor. Não é um livro religioso como alguns tacharam (sério isso?) mas apenas uma boa história de horror com nuances bíblicas!

Mais resenhas em papobárbaro.com.br

Caio_Rafael 31/07/2022

Terror ao melhor estilo de Stephen King!
Os livros de Stephen King sempre me agradaram e continuam me agradando. Minhas escolhas de leituras para 2022 foram muito boas, mas nem todas excelentes.
Assim como Outsider, Desespero se torna um dos meus livros favoritos do autor 🖤 com muito terror e bizarrices, a história agrada e surpreende com seu vilão brutal e misterioso 😱

Mais um dos King para a vida, mas um ótimo livro de horror escrito da maneira que só o autor consegue escrever 😱🖤🐺 Tak...
3 min

Alexey 26/09/2015

Deus é cruel
Um dos melhores livros de King, que sintetiza bem uma de suas marcas registradas: personagens detalhados, cujas histórias pregressas são tão importantes quanto o que está acontecendo como foco da história. O título do livro faz jus ao sentimento que se tem ao lê-lo: que desespero! Tudo começa com um policial psicopata que sai sequestrando as pessoas numa estrada. Mas nada é o que parece.

"Desespero" apresenta um dos recursos que eu mais curto, que é do sobrenatural que não se apresenta no ato. É um sobrenatural que se infiltra bem devagar.

O livro é carregado de fortes preocupações teológicas: se Deus existe, por que ele permite a existência de coisas más? Há um argumento fácil a este respeito: Deus não permite o mal, o homem é que pratica o mal. Diga isso para quem perdeu a filha de 5 anos num terremoto [e um terremoto não é algo que o homem fez]. Mas, discussões teológicas à parte, em "Desespero", Deus existe como um personagem. E é ele o maior de todos os monstros.

Felipe 02/02/2012

Excelente.
Na verdade eu daria 4,5 se pudesse para esse livro. Mas de qualquer forma dou cinco estrelas sem hesitar.

Os personagens são muito bem estruturados e "colocados" na linha da história, sem falar que o modo que os momentos finais do livro chega são inimagináveis no começo da leitura. A parte mais interessante nesse livro foi a história contada pelos próprios personagens para explicar o que de fato havia acontecido naquela cidade.

Por mais que muitos saibam que uma história relativamente longa de Stephen King como Desespero tem suas partes de enrolação, isso é quase insignificante quando colocamos na balança, pelo menos para esse livro.