Três Sombras Cyril Pedrosa

Resenhas - Três Sombras

Cinara... 24/06/2021

"Mas escute bem, minha querida: não tente lutar contra "sombras", é inútil..."

Uma das coisas que mais me revolta é: A morte vêm pra todo mundo, nossa única certeza na vida, mas nunca nos ensinam como lidar com isso, na escola nos ensinam tanto a fórmula de bhaskara que apenas 1% de nós usará na vida, mas não nos ensinam como encarar a morte. Só fugimos dela o tempo todo, como se fosse algo que se desse pra fugir. Três Sombras mostra isso, não importa o quanto você fuja, uma hora ela chega!
O traço incrível!
Me lembrou da musiquinha da Noiva Cadáver...
" Vai, vai chegar sua vez
A morte virá não importa o freguês
Você pode até se esconder e rezar
Mas do funeral não irá escapar"
Por um mundo onde se transforme a morte em algo realmente normal, onde as pessoas possam encarar isso com menos desespero. Mas não fomos ensinados pra isso. Infelizmente! Só fugimos, fugimos, de algo que não se foge.

Alessandra.Adams 25/03/2021

Uma história fluida, tocante e emocionante. Tão bonita quanto a história, são as ilustrações, que nos fazem mergulhar profundamente no drama vivido pelos personagens.

@eu_rafaprado 15/09/2022

Fascinante
Cyril Pedrosa.

O Gui do @estanteacumulada cometeu o erro de deixar alguns livros aqui em casa sobe os meus cuidados, e como livro parado da traças, eu fiz o favor de ler !

Trata-se de um quadrinho escrito por Cyril Pedrosa, um desenhista francês.
Três sombras conta a história de um homem e uma mulher que vivem isolados em sua vida cotidiana vivendo a felicidade de criar um filho pequeno, porém três sombras aparecem ao longe trazendo medo e aflição.
Um livro que traz reflexões sobre a finitude da vida, as sombras que se aproximam e das quais não podemos fugir.
Uma história para criança e adultos, com toda magia que um bom HQ deve ter!
Obrigado Gui ?

Marcorigobelli 22/05/2011

Três Sombras
Não só do mainstream vive a indústria dos quadrinhos. Melhor, não é do mainstream que vive a indústria dos quadrinhos. Toda a estrutura dela se baseia nas obras e, principalmente, nos autores independentes, os selos e as editoras que os apoiam. Pode surpreender os que só acompanham o mercado por cima, com Marvel, DC e mangás. Contudo, em praticamente qualquer outro país onde as editoras de HQs não sejam tão grandes, tudo se sustenta nas publicações independentes.

Entre algumas dessas, temos grandes destaques que variam em estilos, temas e gêneros. Mas sempre são surpresas bem-vindas que trazem novos autores para o picadeiro iluminado do mercado de quadrinhos.

Um deles certamente é Cyril Pedrosa que carrega para suas obras as influências que reuniu da época em que trabalhava como animador para a Disney em filmes como Hércules e Corcunda de Notre-Dame.

Três Sombras é segunda obra de Pedrosa como roteirista e desenhista e conta a história de Louis, Lise e seu filho Joachim que vivem isolados do restante do mundo em uma era que podemos chutar sendo a Renascença. Eles levam uma vida calma e prazerosa em sua casa protegida do mundo pelas colinas que a cercam. Porém, um dia, três sombras misteriosas surgem montadas em cavalos, cobertas por mantos e capuzes negros sempre observando o que acontece na vida da família simples, até que a presença delas torna-se incômoda e ameaçadora, fazendo o casal acreditar que elas estão ali atrás de Joachim. O medo de perder o filho leva Louis a uma jornada desesperada de volta à terra de onde seus pais vieram.

Qualquer um que começa a ler o álbum nota de princípio que Três Sombras é uma fábula, tem toda a linguagem alegórica e os personagens carismáticos típicos do gênero, é praticamente impossível não se apegar a Joachim e seus pais já por volta da página vinte. A história é longa e ainda assim o autor optou por guiá-la num ritmo acelerado e quase frenético – o que, por incrível que pareça, funcionou muito bem na HQ –, com uma arte caricata e cativante em preto e branco no tradicional nanquim sobre papel; Cyril destila o medo da morte e a apreensão com o destino sem ser cuidadoso ou exagerado. Sua história é guiada quase que seguindo à risca as fases do medo (desleixo – prudência – apreensão – medo – pânico – fuga – alívio) sob o ponto de vista de Louis e Lise. E, graças a isso, somos capazes de nos aproximar da história da família e nos envolver com seu drama.

Como obra de quadrinhos, Três Sombras não chamaria a atenção pelo brilhantismo ou por ser – de alguma forma – revolucionária, mas é impossível não se encantar com ela durante sua leitura. A linguagem simples, sem pieguices e a arte tão carismática que é capaz de, mesmo nos momentos de drama intenso, arrancar um sorriso do leitor têm uma sintonia que se vê em poucos autores que escrevem e ilustram seus trabalhos. É uma daqueles álbuns que provavelmente não vão entrar para a história da nona arte, mas que vão marcar cada um que leu.

mirella galdino 22/02/2020

Transformando realidade em ficção
Em entrevista na época do lançamento do álbum no Brasil, Cyril Pedrosa revelou que o mote da história foi a luta real de um casal de amigos em salvar seu pequeno filho de uma doença mortal. Todo o sofrimento desse casal foi transformado numa singela e tocante obra de ficção. Lendo com essa informação em mente, o leitor começa a traçar paralelos com o sistema público de saúde francês, os aproveitadores e charlatães de plantão, as dúvidas e medos dos pais, os impactos na família. Perdi a conta de vezes que li esse álbum. Recomendado para aficcionados em HQs e para quem gosta de boas histórias.

Lisi Olsen 15/08/2021

Uma longa viagem...
Louis, Lise e Joachim vivem numa linda colina uma vida simples, calma e rodeada de amor.
Uma família que sabe como aproveitar cada segundo do seu dia. Exceto quando esses dias estão ameaçados.
Três sombras começam a rodear sua casa. Eles sabem o que elas querem. Lise aceita esse fim. Mas Louis não. E assim, parte com Joachim na tentativa de fugir do triste destino.
Em uma viagem externa e interna, Louis precisa compreender que por mais que lute, se esconda, e seja forte o bastante para proteger seu filho do mundo dos vivos, a hora havia chegado e a dor era inevitável. Entre aventuras, guerras, enganações e descobertas, pai e filho passam seus últimos dias juntos. E ao final dessa jornada Louis sabe exatamente para onde deve voltar e recomeçar.
Mas isso não quer dizer que será fácil.

Um quadrinho lindamente poético e doloroso, Cyril Pedrosa nos faz refletir sobre a viagem que é se preparar para a perda de alguém. Nesse caso uma morte inevitável e que mesmo consciente nos faz sofrer. Os traços e artes fortes trazem os sentimentos à tona para que os leitores sintam o que essa família passa em cada etapa. Pedrosa conseguiu falar sobre um tema tão delicado e doloroso de uma forma linda e afetuosa. Que encantará pequenos e grandes leitores. Uma leitura encantadora.

E você, até onde iria para tentar salvar alguém que ama?

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

MFideles.art 08/07/2023

Uma história sobre amor de pai.
Até onde você iria para salvar a vida de quem ama?

Uma grande aventura de um pai que faz de tudo para impedir o triste destino de seu filho. Uma história que nos ensina sobre o amar, proteger, mas o mais importante, aproveitar cada momento, tornar as coisas mais simples em algo especial pois, nunca sabemos o dia de amanhã. Uma leitura que nos mostra que durante nossa vida, sofremos e perdemos muito, porém não é o fim. Devemos nos reerguer e seguir em frente.

A Arte de Cyril Pedrosa é excelente, estilizada e cheia de personalidade, com pinceladas ao que se parece Nanquim e em alguns momentos carvão, conseguem dar movimento e sensações as imagens, nos imergindo de tal modo na história que muitas vezes nos sentimos angustiados e apreensivos para saber o resultado dessa aventura.

Uma leitura espetacular que com certeza, está entre as melhores de minha coleção.

Priscila 19/04/2020

Historia marcante
Que história marcante, aqui temos uma família feliz pai, mãe e um filho … até que o filho começa a ver três sombras e essas sombras vão se aproximando, dia após dia. Até que o pai resolve fugi com o filho para que as sombras não peguem-o. Super recomendo é uma história que jamais esquecerei.

Arthur 23/01/2023

ATÉ ONDE VOCÊ SERIA CAPAZ DE IR PARA PROTEGER O SEU FILHO?!
Amo que o mistério nesse livro é muito bem expresso nos desenhos... É minha primeira leitura de uma comic que contém mistério. Eu não sabia como que seria possível expressar mistério e medo através de desenhos em uma HQ e cá estamos...

Por ser uma comic, a leitura é bem rápida e fluida. Os desenhos são maravilhosos e ricos em detalhes mínimos (amo os desenhos que ocupam uma página inteira)

A história é cativante, possui elementos que me puxaram a atenção e me fizeram ultrapassar o meu tempo normal de leitura pra poder saber mais, pois o mistério só aumenta.

Bart 01/09/2023

Essa HQ é perfeita!
Quem diz que quadrinhos não emocionam...é porque não lê HQ!

Cyril Pedrosa dá um show nessa trama tanto pelo roteiro quanto pelas ilustrações! E por mais "infantil" que possa parecer o traço , a medida que vamos conhecendo.

Um casal mora no meio da floresta com seu filho pequeno, e do nada, aparecem 3 figuras que p/pegar a criança.
Mas o pai se recusa e foge com o filho...
Daí é com vc!
Essa foi minha primeira HQ em preto e branco e eu queria mais! Fuja dos spoilers e se prepare p/no mínimo ficar tocado!

Excelente HQ!!
?????

Joana 17/08/2020

Vontade de colocar num potinho
Que leitura mais tocante, tão delicada e triste. Foi além das minhas expectativas. Quero guardar essa história num potinho

Dan 25/03/2021

Poético
Aquele tipo de leitura que você termina e fica com o coração quentinho e com uma leve vontade de chorar

vênus 27/05/2022

"O verão nunca dura tempo suficiente"
Faz um tempo que não escrevo resenhas de coração, mas esse livro merece uma, e digo mais.

Li há muito tempo atrás, e, por isso, havia me esquecido do enredo, mas o sentimento de que essa tinha sido uma linda história nunca me abandonou. Reler esse quadrinho com mais conhecimento da vida de verdade, com uma cabeça mais feita, foi emocionante.

Lise, Louis e Joaquim viviam isolados, apenas os três em uma fazenda com muita tranquilidade e muita vida. Era tudo bom até que as três sombras apareceram para levar Joaquim, filho do casal, embora. Então, Louis, determinado a salvar seu filho, embarca em uma jornada com o menino para o Oeste, com a esperança e o amor motivando-os a seguir em frente.

As viagens são um artifício comum na literatura para dar vazão às reflexões existenciais sobre o humano. Como Cyril Pedrosa conseguiu trazer isso à tona de uma maneira tão bonita, apenas com desenhos e falas foi surreal, se pouco digo.

O conforto de uma família construída por amor em contraste com as mazelas do mundo: da amargura, da ganância e da maldade do ser humano, foi impactante. E crescer é desse jeito. Envelhecer é isso, é sair do casulo para dar de cara com uma realidade torta e feia, mas, ainda assim, tentar amar e ser feliz.

Ler Três Sombras me marcou na primeira vez e me mudou na segunda. É uma história essencial para todo mundo, porque faz a gente aprender.

Aprender que a sensibilidade, a esperança e o amor são luz na escuridão do mundo. São a luz que nós nunca devemos deixar apagar.

A morte vem e não há fuga. Ela dói e machuca. Mas enquanto ela não chega, só podemos "aguentar firme e continuar do lado dos vivos". Do lado de quem está junto da gente, aqui e agora.

yasmim 14/08/2022

três sombras vão atrás de Joaquim, mas seu pai não aceita que elas o levem embora e decide tentar fugir delas junto com seu filho. Quando terminei, fiquei um tempo sentada e refletindo sobre como as vezes estamos tão ligados emocionalmente com aquela pessoa que acabamos não deixando ela partir, por mais que seja sua hora, ou ela mesma não queira mais permanecer. Fazemos o máximo por essa pessoa, a ponto de se sacrificar e tomar decisões abruptas que podem levar ao pior, como foi o caso do pai do garoto. Simplesmente uma leitura incrível e rápida que te prende do começo ao fim.