Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


879 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Rebeca 10/06/2023

O livro em si é bom. O problema é quando você vai ler só por causa da escola (meu caso) e não entende nada porque esse livro é... Mais emoção do que razão. E as girias de décadas atrás também não ajuda. Acho que pra realmente gostar eu teria que ler mais umas duas vezes, o que não vou fazer.
amy! 20/06/2023minha estante
que dor tbm to lendo por causa da escola:(




gbriel_ 09/06/2023

Li pra escola, achei uma bomba, mto confuso. Oq me salvou foi ter lido enquanto escutava um audiobook (até q gostei um pouco por causa disso, e acabei rápido). Entendo q é um clássico e tem uma relevância e tals, mas n consigo gostar desse livro.

"A Máquina era que matava os homens porém os homens é que mandavam na Máquina..."
essa frase achei mto boa
comentários(0)comente



QUEIJO460 08/06/2023

Macunaíma, O Heroi Sem Nenhum Caráter(Mário de Andrade).
É bastante compreensível o desagrado da maioria das pessoas que leem este livro. O livro em sua síntese é um reunido da cultura indígena e das culturas regionais do Brasil. Isso vai de lendas, fatos históricos e vocabulários de todo o Brasil.

O brasileiro comum(como eu), não possui tanto conhecimento sobre as culturas regionais e indígenas, como é preciso para compreender melhor a obra, somando isto a idade que o livro tem. Assim eu concluo que é total ignorância um professor entregar um livro desse para um aluno que nunca pegou em um livro! Isso só vai afastar o aluno ainda mais da literatura. Felizmente, assim não foi no meu caso, li por livre espontânea vontade.

O livro é ruim? Não, não é ruim, só não é um livro popular. Nas primeiras 20 páginas foi penoso, mas com o tempo a leitura começou a fluir melhor. Mas como o livro é repleto de referências culturais indígenas e regionais, foi muito comum ter momentos que eu não consegui compreender a ação descrita.

Isso me mostra como eu tenho conhecimento quase nulo(como você também), sobre a cultura dos povos que viviam aqui antes dos portugueses, o que não está certo. Nós somos o personagem Macunaíma, somos a fusão da cultura indígena, africana e portuguesa; É isto que somos, é isso que é o povo brasileiro, apesar de alguns negarem.
comentários(0)comente



Italo139 02/06/2023

E engraçado poxa muito legal a história do falso heroi ou anti herói mais serio kkkk q bixo feio mds
comentários(0)comente



eriik 01/06/2023

é uma bomba, mas eu entendo a proposta do Mário. eu coringuei tantas vezes lendo isso que pelo amor de deus
comentários(0)comente



Gloria.Araujo 28/05/2023

Esse livro é muito maluco! É interessante como o Mário de Andrade constrói essa história exaltando os costumes, o folclore, a natureza e também as contradições do Brasil.
comentários(0)comente



Eiden 28/05/2023

Simplesmente Mário de Andrade me fez apaixonar pela obra, antes só tinha visto o filme e agora sei que até samba e um cd inteiro tem, mas o livro é de uma delícia de se ler.
comentários(0)comente



Eder 25/05/2023

Retrato do Brasil
Grandíssima obra brasileira; Livro extremamente engraçado, em muitos partes me vi gargalhando. Nosso personagem Macunaíma é um belo retrato do povo do nosso país, e tenho certeza que cada um de nós tem ao menos um traço para se identificar com o Herói de nossa gente.
A escrita é bem diferente do casual, e fluí de maneira maravilhosa. Tem muitos traços poéticos aqui, o que torna tudo lindo. Não se tornou apenas um dos meus livros brasileiros preferidos, mas sim um dos preferidos da vida.
"Muita saúva e pouca Saúde, problemas do Brasil são"...
comentários(0)comente



Maria1691 23/05/2023

Foi uma boa leitura, gostei do jeito que o folclore brasileiro foi abordado. Algumas partes fiquei um pouco confusa por conta do vocabulário indígena, apesar disso é uma história divertida.
comentários(0)comente



JurúMontalvao 22/05/2023

Marionaíma
Gostei de outras obras do Mário de Andrade, então comecei "Macunaíma" pensando que sabia o que iria encontrar.

No início, achei interessantes o tom de conversa despreocupada e a escrita super veloz.

Ali pelo meio, comecei a me incomodar com a repetição de estruturas que, justamente pela constância, já não soavam frescas, criativas, mas sim cansativas.

E no fim, mesmo achando que compreendi um pouco a proposta de prestigiar a oralidade e a vulgaridade (no sentido mesmo de povão, de realidade), ainda assim terminei a leitura com a sensação de chacota com a história e cultura dos povos originários do Brasil.
Povos que falavam línguas ágrafas e que, por isso, pelo menos até a época de Mário, não tinham representantes literários num mundo onde a escrita reina absoluta.

Parece que não era essa a intensão do autor.
Ao que consta, ele era um estudioso da cultura e costumes indígenas etc e tals, mas essa tem sido minha impressão ao ler clássicos brasileiros inspirados nos povos nativos.

Parece que mesmo quando há genialidade, ousadia e estudo juntos, ainda assim não são suficientes pra conter o impulso de, diante da limitação em compreender o outro, ridicularizá-lo por ser diferente.
Raimundo.Sales 24/05/2023minha estante
Impressiona pela pesquisa que o autor fez. Muitas palavras de origem indígena


JurúMontalvao 25/05/2023minha estante
me impressionou também a quantidade e variedade de regionalismos. por isso q dizem q Mario de Andrade era um curioso e estudioso da brasilidade




Celine.Macario 18/05/2023

Livro modernista
Foi uma boa experiência. Estou lendo para a faculdade e mesmo que o livro não faça muito sentido em muitas partes e nao tenha uma lineariedade isso o torna muito bom. O jeito que o Mário de Andrade aborta as lendas do folclore ao longo do livro me deixaram bastante animada.
comentários(0)comente



juh_froog 17/05/2023

Acabou-se a história e morreu a vitória
O livro tem uma linguagem um pouco difícil por conta de ter muitos termos e expressões indígenas porém não se pode negar que a história é interessante e divertida apesar de eu ter que reler várias vezes para entender o que estava acontecendo.
Em muitos momentos, eu me perdia em relação com a história principal (provavelmente por causa que eu não estou acostumada com esse tipo de literatura).
Mas tirando isso, é uma boa história.
comentários(0)comente



Luann 15/05/2023

"Macunaíma, preto, se lava e fica branco"

Questões históricas relacionadas ao Brasil, entremeado com a história do protagonista.
comentários(0)comente



letícia 12/05/2023

Chato
Macunaima é chato e insuportável. Pior livro que li esse ano. Terminei amarrada de tão ruim que era.
tofsaint 12/05/2023minha estante
e deu 4,5? kkkkkkkkkkk gente




waydale 12/05/2023

Bom, mas melhor de ser lido com mais informações
"Acabou-se a história e morreu a vitória."

A leitura deste livro é diferente de qualquer coisa que eu li - e modéstia à parte, eu já li muito - e, mesmo assim, não deixa de ser extremamente rica.
Esta edição da Antofágica ajuda demais colocando algumas explicações na nota de rodapé e com as vídeo aulas. Porém, como eu disse no título da resenha, este livro é com certeza muito melhor se você o ler conhecendo o contexto, as vontades e as minúcias de cada parte do texto.
Isso porque existem cenas que em um primeiro momento achei desnecessárias, mas quando se sabe melhor o que Mário quis exemplificar com aquele momento, você passa a gostar da obra como um todo.
Para isso, eu indico fortemente fazer a leitura e ir acompanhando os vídeos do clube de leitura da Tatiany Leite, do Vá Ler um Livro, sobre este livro. Ela ia explicando todos os detalhes e isso fez com que eu gostasse mais ainda dele. (Só para explicar: ela divide cada vídeo por capítulos e quando eu terminava o último capítulo do qual aquele vídeo falava, eu assistia).
Assim, com informações, eu gostei imensamente do livro e do que ele quis retratar, além de começar a me divertir lendo (coisa que no começo eu não estava fazendo muito). As explicações de como surgiram determinadas coisas são bem legais e as rimas que aparecem no meio me faziam rir lembrando da minha vó, que amava fazer rimas no meio de frases.
Por fim, esta edição ainda tem textos de apoios incríveis e, inclusive, um que traz uma problemática bem interessante. Então, recomendo fortemente que leiam este livro e nesta edição.
comentários(0)comente



879 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR