Garota Replay

Garota Replay Tammy Luciano

Resenhas - Garota Replay

Dre Olivetti 10/04/2012

Surpreendente mesmo e muito bem escrito!
Terminei de ler Garota Replay muito surpresa com o livro. Apaixonada, posso dizer. A Tammy tem uma escrita leve, deliciosa e nos traz seu estilo próprio, já que li anteriormente seus outros livros. É uma escritora que pretendo seguir os passos. A Novo Conceito está de Parabéns. Primeiro por contratar uma escritora brasileira com tanto talento e depois pela edição do livro. A ilustração está ótima! O desenho, apesar de desenho, remete ao universo da literatura YA e achei uma graça total.

Sobre o livro, só elogios. Primeiro acho a história da Replay extremamente original. Até pelo motivo existente e a proposta da autora. Senti perfeitamente a angústia da Thizi que indicava que algo muito tenso estava acontecendo. Isso mostra que o livro foi muito bem amarrado e a autora foi nos levando por um caminho cheio de mistérios e peças a serem encaixadas. Entendi muita coisa na parte final do livro e o comportamento tenso, frágil, cheio de dúvidas e tantas vezes desenfreado da personagem principal. Amei as cenas da Thizi e do Tito. Até porque eu já encontrei o Tito da minha vida e me identifiquei muito com o encontro dos dois. Existem muitos amores assim. Vão crescendo, se tornando imensos e especiais na rotina da vida. O Tadeu é o retrato de muitos caras e achei muito interessante como ele apareceu no final do livro, consegui ver o Tadeu crescendo como pessoa e isso também me agradou. Achei a Nil super divertida. Ri com seu jeito de ser. É a personagem que coloca fofura na história.

Fiquei apaixonada pelos cenários. A Tammy descreve muito bem aquela sala perfeita da Replay, por exemplo. E a presença da Thizi nos cenários é muito marcante e foi retratada com maestria. Pensei várias vezes como seria ter a minha Replay. Também curti as músicas que aparecem no livro, acho que nos aproxima da história e embala melhor cada trecho lido.

As frases também são um impacto à parte. Só alguém com domínio do que diz é capaz de escrever coisas como: "Apaguei. Morri. Acho que morri". Achei muitas passagens interessantes.

Não tenho nada, absolutamente nada para falar que não sejam elogios e pedidos de Tammy, escreve ainda mais! Você é uma ótima escritora. Os nossos autores brasileiros precisam de apoio e não de críticas sem fundamento, ainda mais escritas por pessoas que mal sabem cuidar do próprio português. Não acho que as pessoas tenham obrigação de gostar, mas se você tem um Blog, você deve ter consciência de como sua opinião atinge um livro. Por isso, lamento que alguns blogs, que eu recentemente comecei a acompanhar, confudam "eu acho que..." com uma crítica séria que estimule realmente a nossa literatura, avalie o livro em paralelo com o público que ele foi destinado e a proposta do projeto. Acho que isso até ajuda nas vendas, porque eu mesma pensei que queria conferir logo Garota Replay e tirar minha própria conclusão. Tirei! Também li ótimas resenhas sobre o livro, de blogueiros que entenderam a proposta, avaliaram com técnica e comentaram de maneira brilhante o conceito do livro e a mensagem, porque Garota Replay nos traz uma enorme mensagem. E estou com eles quando dizem que o livro é surpreendente! É muito surpreendente mesmo.

Indico. Quer for ler, não vai se arrepender. Tammy Luciano estava muito inspirada quando nos trouxe esse livro que já é um grande sucesso.

Letícia Santos 17/06/2012

Pode matar a protagonista?
Garota Replay foi o livro que eu mais enrolei para ler em toda a minha vida. Principalmente por culpa da protagonista.

Eu não fui com a cara da Thizi. Ela é uma menina mimada pelo dinheiro dos pais, faz um drama gigante por qualquer coisa, não dá valor ao que ela tem e não tem o menor abjetivo na vida.

E, tudo bem, já fui dramática e não dei valor às coisas também. É, mas quando eu tinha 15 anos. A Thizi tem 20 e já deveria ter passado dessa fase.

E aí tiveram outras coisinhas chatas - como o comportamento de personagens secundários e a Thizi tentando filosofar - que me incomodavam e me faziam largar o livro e voltar pro Facebook.

O livro não é ruim, mas também não é pra mim. Só lendo mesmo pra saber se sua relação com ele será de amor ou ódio.

Aline Maziero 03/04/2012

O livro me chegou ontem da parceria com a Novo Conceito e tive de ler. Com poucas páginas, era o ideal do que estava procurando: uma história leve, divertida e curta para me recuperar do mal-estar de semana passada que atrasou todas as minhas leituras e compromissos. Mas,apesar de ser sim uma leitura leve, descomplicada e rápida,ainda assim consegue surpreender bastante.
Thizi é uma carioca de 20 anos, da Barra da Tijuca. Cresceu morando de frente para o mar, e já de um tempo vive uma vida bastante independente: dende a aposentadoria,os pais abraçaram juntos um antigo projeto e agora viajam o mundo durante quase o ano todo. Sua referência de família é a empregada, Nil,uma espécie de "mãe com carteira assinada".
Há um ano Thizi é namorada de Tadeu, um rapaz que sempre a trai e mesmo assim consegue se safar com desculpas esfarrapadas. Ela foi, como se costuma dizer de quem é traído, "a última a saber". Vira motivo de fofioca entre os conhecidos e assunto badalado nas redes sociais (Twitter e Facebook em alta também na literatura). Até que Tito, seu melhor amigo, consegue uma prova das traições de Tadeu em uma boate frequentada por todos os amigos. Diante disso, Thizi não consegue mais se negar a ver o que estava diante dos olhos e quer terminar com Tadeu. Só que isso não vai ser fácil, afinal Tadeu sofreu um acidente depois de dirigir embriagado e agora ele e o amigo Gabiru estão no hospital.
Ruim o suficiente para você??? Pois não para Thizi. Para piorar, Tito se afasta dela. Além disso,sai para se distrair e encontra uma versão melhorada de si mesma na pista de dança. Quem era aquela garota, uma cópia de si mesma,um xérox, replay? Uma alucinação ou espírito? Contudo,a Thizi glamourosa e linda parece real demais para ser um fantasma. Além do mais fantasmas não te xingam de idiota, xingam?
A partir daí, não posso dar muitos detalhes do enredo, mas achei bem engraçadas algumas situações pelas quais a Thizi passa. Ok, vocês podem dizer que o livro é muito dramático, e tal, mas em alguns momentos ela é completamente cega. E como a situação dela já era dramática por si só, eu preferi rir a chorar.
Enfim, o livro é muito legal, todo narrado em primeira pessoa, o que nos faz ter uma identificação maior com as confusões da Thizi. Ela é indecisa, é extravangante, é legal - às vezes, com que não merece. Fiquei encantada pela personagem, até pelo seu amadurecimento. Passado, presente e futuro se unem nesta história que tem um final bastante surpreendente e bem bolado. Você fica um tempo: Como assim, srta. Tammy Luciano? mas o inesperado do final só o torna mais cativante. O livro é muito bom, um dos nacionais de que recomendo a leitura.
E para completar, foi muito bem "tratado" pela Novo Conceito, com uma capa muito linda e um kit... bom, nem vou falar do kit aqui. (sou má!) Recomendadíssimo.

jacdeoliveira 03/04/2012

"... A gente escolhe o que a gente quer e o mundo se encarrega de realizar. Até a mais difícil das conquistas se realiza ..." (PÁG 54)

Thizi é uma garota de 20 anos que está passando por uma fase muito complicada em sua vida. Primeiro ela nos apresenta sua história, largou a faculdade de Administração, seus pais vivem viajando, nos apresenta a história com seu namorado Tadeu e nos conta que se tornou o assunto mais falado entre seus amigos da Barra da Tijuca. O porque? Ela descobriu que seu namorado estava traindo ela e ainda por cima na frente de todos os seus conhecidos.
Após toda está descoberta, Tadeu acaba sofrendo um acidente e tudo na vida de Thizi muda ainda mais. Ele está em coma e ela não pode terminar com ele daquela maneira e nem seguir sua vida, ela precisava conversar com ele primeiro.
Apesar de tudo isso estar acontecendo as coisas só tendem a piorar quando seu melhor amigo Tito se afasta dela e ela fica totalmente sozinha neste mundo.
Certo dia, tentando esquecer seus problemas Thizi vai a uma balada onde acaba encontrando uma menina muito bonita, sexy e desencanada o único problema era que aquela menina era idêntica a ela. Será que ela tem uma irmã gêmea ou será que ela está ficando louca?
No decorrer da história ela e sua replay acabam se encontrando diversas vezes o que causa um certa confusão na cabeça de Thizi. Após muitas dúvidas e revelações ela acaba descobrindo toda a verdade por trás daquela replay.

Para quem gosta de histórias simples e um pouco clichês esse livro é "a sua cara".
Gostei bastante da história. No início desconfiei que a história iria terminar da maneira que terminou, mas logo a opinião passou, mas quando terminei o livro pensei: "OH MY GOD, era aquilo mesmo!".
Achei a Thizi uma personagem bem adolescente e apesar de ser uma também, ela me irritou um pouco. E o Tito? Coisa mais linda! s2 Adorei ele!
Resumindo, adorei o livro, a história é super leve e com uma escrita bem limpa (a cara de um livro bem juvenil mesmo). Ganhou minhas 4 estrelas e confesso que de todo o livro teve um capítulo em si que simplesmente amei, mas não vou contar para não soltar ainda mais spoilers.

PLAYLIST: Kate Perry - Part of me

Ana Carla 06/04/2012

Garota Replay é um livro com uma narrativa fluida, com uma linguagem jovem, narrando a história de Thizi, garota carioca que precisa resolver as traições do namorado e a aparição de uma cópia sua, que está a andar por ai.

Thizi é uma garota bonita, de alto astral, que vive apenas com a empregada já que os pais estão conhecendo o mundo. Namora Tadeu, um rapaz bonito e mentiroso, que sempre está enganando Thizi, traindo-a com outras garotas. Tito é o amigo Thizi, um rapaz doce, bonito, companheiro, que não se conforma em ver a amiga sendo enganada por Tadeu.

Thizi está passando por problemas que qualquer garota já passou pelo menos uma vez na vida: namorar um rapaz que não dá o mínimo de valor ao relacionamento, ao mesmo tempo em que tem um amigo que sempre se importa com o seu bem estar, que está no lado compartilhando qualquer detalhe do dia a dia.

Tendo que lidar com as traições de Tadeu, Thizi quase perde a amizade de Tito, seu melhor amigo. Tito parece o namorado de Thizi, de tanto que ela fala que gosta da presença dele, e eu ri muito com a euforia que ela demonstra cada vez que Tito aparecia. Tito é o sonho de toda mulher, educado, atencioso, protetor, companheiro e amigo, e mesmo assim Thizi caiu na besteira de namorar Tadeu.

Se quiser saber mais, acesse:

Eli 22/04/2012

Quem não gostaria de poder encontrar consigo mesmo num período muito complicado da vida e dizer "Calma... Tudo vai dar certo! Vai doer, você vai sofrer, mas quando olhar para trás, vai perceber que tudo não foi em vão". Para mim, seria uma oportunidade de ouro. Isso é o que a Garota Replay representa no livro: alguém que dá umas dicas para si mesma no passado. O livro tem gerado muita polêmica entre os blogueiros. Alguns tem achado a protagonista fútil e vazia. Outros, dizem que a personagem é incompreendida. Polêmicas a parte, chamo atenção para o fato do livro ser destinado a um público jovem, bem jovem (adolescentes, para ser mais precisa). A maioria dos blogueiros que tenho contato, já passou dos vinte e poucos, e foi com um olhar mais maduro que leram o livro. Não vou dizer que ele foi surpreendente, mas posso dizer que ele foi inspirador. Não para mim que já estou na casa do trinta, mas para a galerinha de 14 e 15 anos, ele pode elucidar várias dúvidas. Tammy conseguiu descrever bem as indecisões da juventude, os erros, os acertos, as dúvidas... Não entendi sinceramente as críticas feitas ao livro. Minhas alunas irão amar. O livro foi escrito para elas. Acho que no todo, faltou um pouco de sensibilidade de nossa parte compreender a qual público o livro foi destinado. Se eu fosse uma menina de 14 anos, com certeza teria ficado muito emocionada com esse livro. Como sou uma "jovem" de 30, cabe a mim indicá-lo as minhas alunas, para que elas possam perceber que nem tudo é o fim do mundo, e que uma pode ser a "Replay" da outra. Essa é a grande lição do livro. Mesmo já vivendo algumas dessas experiências, para mim, valeu...

caco 03/04/2012

Resenha - Garota Replay - Tammy Luciano
Thizi é uma garota "comum" como qualquer outra do Rio de Janeiro. Tem uma vida estável, uma boa educação e praticamente independente. Seus pais não acompanharam muito bem o seu crescimento, por viajarem sempre desde os cinco anos de Thizi. Criada por Nil (sua empregada que já é da família a muito tempo), Thizi passa a viver toda sua infância e juventude ao lado de seus amigos mais próximos. Até então, Thizi era namorada de Tadeu, um cara que sempre que surgisse uma possibilidade acabava traindo-a na cara de pau. Com desculpas sínicas e medíocres, conseguia enganar Thizi na moleza. Tito e muitas outras pessoas tentavam alertá-la sobre a situação que ela estava passando, mas tudo ia em vão. Até que em uma noite de curtição, Tito pega Tadeu no flagra e proporciona uma boa foto de um paparazzi amador, para mostrar a sua melhor amiga. Antes de avisar a Thizi, Tito vai tirar satisfação com Tadeu e os dois acabam tendo uma briga feia. Socos e chutes não foram as únicas coisas que rolaram naquela briga. Após dar um soco no nariz de Tito, Tadeu sai desesperado e um pouco bêbado de carro com seu melhor amigo Gabiru. Os dois acabam sofrendo um trágico acidente. Tudo fica de cabeça para baixo, Thizi tem sensações horríveis, Tito para de falar com ela e a fofoca da traição é tão grande que fica vira o assunto mais comentado do Twitter (bem lembrado por Thizi). Thizi fica arrasada e solitária. Em uma das noites de solidão, Thizi decide sair um pouco para refrescar a cabeça. Com calça diz e uma regata simples, ela encontra uma garota idêntica a ela, uma Replay de sí mesma, com um vestido curto, cabelo mais arrumado e uma bolsa dourada. Ao se encontrar novamente com sua Replay naquela mesma boate, Thizi acaba se surpreendendo com um "você é uma idiota" , falado pela sua xerox perfeita.
Quem seria aquela garota ? Por qual motivo chamou de idiota ?

A narrativa é tranquila e começa a ter rumos diferentes. Thizi passa a ter mais dúvidas de quem era de verdade, de como e porque aquela garota igual a ela apareceu desse jeito e como passaria por tudo isso sem contar ao seu melhor amigo. Como disse, o livro é curto, mas adoraria que ele fosse enorme e que eu pudesse saber muito mais sobre o passado e o futuro de Thizi, assim eu poderia contar muito mais pra vocês, sem soltar muitas coisas importantes para ser desvendadas.

Um livro que vai fazer você pensar sobre suas escolhas, suas duvidas, sobre o que você realmente quer de verdade. São 144 páginas de uma lição de vida.

Bruna 04/04/2012

Garota Replay - Livro surpreendente
Thizi, é uma carioca descolada de 20 anos, que mora na Barra da Tijaca - RJ, de frente para o mar, tudo de bom! Seus pais, nunca foram muito presentes em sua vida, e atualmente andam passando de 9 a 10 meses do ano fora do pais, e ela acaba tendo como sua família no Rio apenas Nill, a empregada da família, desde os 5 anos de Thizi. E recentemente ela abandonou a faculdade de administração.
A pouco tempo ela descobriu que estava sendo "corna mansa" por culpa de seu namorado Tadeu.
Depois de uma noite em uma boate, após muitos avisos de Tito(super hiper mega best friend da Thizi), Tito viu Tadeu a traindo e conseguiu registrar o momento com uma foto e mostrou para Thizi. Aí armou o circoo!!
Tadeu com raiva de Tito, dá um soco em seu nariz e sai furioso de carro com seu amigo Gabiru, e como bebida e direção não combinam, Tadeu bate o carro contra um muro, em alta velocidade. Os estragos não são poucos!
Ele luta com todas as forças para conseguir salvar seu rim, enquanto seu amigo Gabiru está entre a vida e a morte , em coma.

Após este episódio traumatizante, com Tito muito bravo com ela, Thizi se ve sozinha, e resolve sair um pouco de casa e ir à uma boate, sozinha mesmo.
É então que tudo muda:
Thizi se vê na pista de dança, feliz, bem cuidada, simplesmente LINDA! Tenta de todas as maneiras uma aproximação até que consegue enfim uma encontro com sua Replay.
Aos poucos recupera a amizade de Tito, e juntos tentam desvendar o mistério da Replay de Thizi.
Em uma das visitas ao maravilhoso apartamento da replay, ela mostra a Thizy o seu quarto e diz a ela que o que ela está vendo é o que pode ser sua própria vida dalí a três anos, e quando a porta se abre que está dormindo seminu na cama: TITO!!

Thizi surta!!
Conta ao Tito o que viu no apartamento de sua replay e ambos tentam uma solução.

Mas,
Será que a Replay é real?
Será que foi só isso mesmo que aconteceu no dia briga na boate?

Quer saber o que achei?
Confira a resenha completa no blog:
Viviane 06/08/2012minha estante
Essa sua postagem vai deixar as leitoras de água na boca para ler o restinho da resenha Bruna...
Recomendo sim visitarem o blog My Literary Life.
\o

brendasnb 12/04/2012

O que você faria se encontrasse você mesma?
Eu surtaria. Simples assim. Imagine só, você com a vida de cabeça pra baixo, totalmente triste, querendo esquecer péssimos fatos recentes e simplesmente dá de cara com uma versão melhorada de você mesmo! Eu sei, é coisa de louco, mas foi isso que aconteceu com a Thizi, protagonista do livro Garota Replay da Tammy Luciano.

"Não consegui decifrar aquela imagem e o meu cérebro nunca tinha visto nada igual. Indecifrável. Muita calma nessa hora, ou muita hora nessa calma. Cheguei a limpar os olhos com a mão, como as pessoas fazem nos filmes. Estaria eu ficando maluca? Só podia."

Thizi é uma carioca, feliz da vida, de sorriso largo e uma boa condição financeira, mas seus pais estão sempre ausentes. Depois de descobrir a traição que sofreu de seu namorado e ter se tornado o assunto da Barra da Tijuca, a vida dessa garota sofre uma reviravolta e tanto. Ela começa a ver a si mesma! A Garota Replay, como ela apelida, aparece algumas vezes e a trata como uma qualquer. Além de tudo a Replay ainda é tudo o que Thizi gostaria de ser, cheia de atitude e estilo.

" Mais uma vez me surpreendi com a sua beleza e arrumação. Estava usando um tênis dourado, calça branca e uma camiseta básica com a frase: "You are the Best. I'm more". (...) Me senti imediatamente diminuída. Os cabelos perfeitos, um rosto lindo, nela eu me via bonita (...)."

Numa história fluida, rápida e divertida, Thizi vai aprender mais sobre si mesma e, principalmente, sobre o que realmente sente pelo seu melhor amigo que sempre esteve ao seu lado, firme, forte e companheiro. O livro é bem tranquilo, dá pra ler numa sentada e a linguagem é como de uma conversa comum mesmo, do dia-a-dia. Com um final surpreendente (sério, eu nunca teria pensado naquilo), "Garota Replay" é mais uma prova de que o Brasil tem sim, bons autores modernos. Vida monótona? Sempre ocupado? Tire um tempinho pra rir e fazer caretas com "Garota Replay", acho que você vai curtir.

Publicada Originalmente em: http://sonhosemtinta.blogspot.com.br/2012/04/diario-de-leitura-garota-replay.html (Passe lá e deixe seu comentário ^^)
Ique 23/06/2012minha estante
Oi Brenda, ainda não tinha comentado na resenha desse livro, vou aproveitar para fazer isso no Skoob. Bom, já li Garota Replay e gostei muito, o melhor para mim foi o desfecho que a Tammy criou, ficou muito bem bolado. Gosto de livros que tem uma estória bacana e que ao mesmo tempo nos ensinam novas coisas.

Abraços
Caique Fortunato

Vanessa Sueroz 01/07/2012minha estante
Eu estou achando que esse livro não é mto a minha cara, tem gente falando bem, tem gente falando mal, acho que por enquanto não vou arriscar

Leandro Souza 04/07/2012minha estante
Tenho sérias dúvidas se devo ler esse livro. Mas essa resenha me deu uma clareada melhor e vi que devo ler sim quando tiver a oportunidade.

Ju 25/08/2012minha estante
Eu adorei Garota Replay!! Um livro leve às vezes é mais que bem-vindo, é necessário!! Achei que a Tammy arrasou no final mesmo, também nunca pensaria naquilo!! Eu a conheci na Bienal é pessoalmente ela é ainda mais fofa! =)

Thais 24/09/2012minha estante
Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Imagino que seja divertido, emocionante e fofo.

Curiosa com esse desfecho tão falado..rsrs

Sam 03/04/2012

Resenha: Garota Replay - Books and Other Things
Thizi está passando por mal bocados. Sabendo que sempre foi traída pelo seu namorado – dessa vez com provas concretas, ou seja, uma foto –, a garota tem que lidar com todos falando sobre si, a culpa por saber que seu melhor amigo, Tito, levou um soco no nariz – e teve que passar por uma operação – por causa da maldita foto, e que seu futuro ex-namorado, Tadeu, está no hospital lutando pela vida – após um acidente de carro na noite em que a foto que comprova a traição foi tirada.

Estressada, mas querendo se sentir feliz e leve, Thizi decide ir a uma boate, dançar um pouco, espairecer. Mas após um tempo lá, o que ela vê a tira totalmente dos eixos: uma cópia. Sim, uma garota exatamente igual a ela. Uma cópia dela que a chama de ‘idiota’, para melhorar tudo. O que pode estar acontecendo? Thizi quer desabafar com Tito, mas o mesmo a está ignorando, magoado por ela nunca ter acreditado que Tadeu lhe traía – apesar dos inúmeros avisos do Best friend.

Para ler o resto da resenha, acesse: livroseetecetera.blogspot.com.br/2012/03/resenha-promocao-garota-replay.html

Poly 17/04/2012

Quando peguei o livro para ler achei que seria meio bobinho, mas não é. A história é um pouco estranha, encontrar uma pessoa igual a você mesma na rua e ainda interagir com ela é meio difícil de compreender. Comecei a ler com essa descrença, mas a narrativa da Tammy Luciano é bem gostosa e a leitura é bem divertida.
Gostei da Thizi ser uma garota bem normal, com problemas envolvendo um namorado canalha e pais ausentes. Durante a fase final da adolescencia e início da vida adulta o que eu mais via era isso acontecendo. Vi várias meninas que eu conheço na pele da Thizi.
A história vai seguindo uma linha de narrativa e quando achamos que o livro está prestes a acabar com o esperado final feliz, tem uma grande reviravolta, que me deixou bem aflita e ainda mais ansiosa pelo desfecho da história.
Gostei do fim, é claro, mas alguma coisa no meio disso tudo não conseguiu me convencer. O
livro é bom, dá para se ler em um dia (ou numa sentada), a leitura é agradável, ele conseguiu me surpreender positivamente, mas não me conquistou para ser eleito favorito.
A Novo Conceito também está de parabéns pela capa! Além de ser linda, a imagem da Thizi é exatamente a descrição do livro. Perfeita interação da equipe nesse quesito

PS: vou sortear um kit do livro quando o blog atingir 1000 curtidas no Facebook. Para saber como participar da promoção é só ir lá: http://polypop.net

Ana Luiza 12/04/2012

A vida Thizi é quase perfeita, com os pais sempre longe, a garota vive feliz ao lado de Nil, a empregada da família que é quase uma mãe, em um belo aparatamento com vista para o mar na Barra da Tijuca. Thizi largou a faculdade de Administração – seus pais nem se importaram – e vive sem grandes preocupações. Mas quando a garota finalmente tem a prova de uma, das várias, traições do seu namorado, Tadeu, sua vida parece que começa desmoronar aos poucos e a decisão repentina do seu melhor amigo de se afastar só piora mais ainda as coisas. E como o que é ruim sempre fica pior, Tadeu sofre um acidente de carro, deixando ele e um amigo próximo – Gabiru – entre a vida e a morte. No dia seguinte, quando Thizi resolve sair de casa para se distrair dos seus problemas, ela acaba encontrando alguém que só vai complicar ainda mais as coisas: uma garota igualzinha a ela.

“Mas eu estava ali, na minha frente, inacreditavelmente linda, uma explosão de mim mesma.”
Pg 19

As dúvidas imediatamente surgem na cabeça de Thizi: ela teria uma irmã gêmea perdida ou a garota igual a ela era coisa da sua cabeça? Quando Thizi tenta se aproximar, ela descobre que além da garota parecer ser uma versão melhorada dela, a “replay” não está nem aí para a “pequena coincidência física” entre as duas. Se antes a vida de Thizi já estava uma bagunça, agora a sensação é que uma nuvem negra de confusões, problemas e dúvidas pousou sobre cabeça dela!
Enquanto tenta descobrir mais sobre a sua “replay”, Thizi ainda tem que lidar com as fofocas sobre a sua vida, com o ex-namorado que não aceita o fim do relacionamento e com seu melhor amigo Tito, que ainda a está evitando. Aos poucos as coisa começam a se acertar, mas as dúvidas sobre a “replay” ainda pairam sobre a cabeça de Thizi, e ela não conseguirá seguir em frente enquanto não descobrir mais sobre a tal garota, e inevitavelmente sobre si mesma.
Os personagens de Garota Replay são cativantes, principalmente a Thizi. O único que me pareceu um pouco forçado foi Tito, pois a postura de bom moço e garoto sensível – para mim – ficou falsa. Achei a escrita da autora bem leve, condizente com o público visado para o livro. Entretendo, achei que autora focou muito em fazer um livro para o público jovem, o que acabou estragando um pouco a historia.
Se fosse resumir a trama de Garota Replay, diria que a ideia foi excelente, mas a execução não tão boa assim. Quando peguei o livro pela primeira vez e li a sinopse, pensei que toda a historia iria girar – basicamente – em torno do mistério da “Garota Replay” e foi isso que mais me incentivou a ler o livro. No inicio, tudo acontece muito depressa – o que foi bom – e logo a tal garota replay aparece, deixando o leitor mega curioso e envolvido com a trama. Entretanto, ao longo dos capítulos seguintes, a autora vai se distanciando da trama principal e o livro fica cansativo. A historia toma rumos inesperados, mas não de uma maneira boa. Achei que a autora criou um mistério muito grande ao redor da garota replay, mas que teve solução simples, rápida e até mesmo boba.
No geral, Garota Replay rendeu uma leitura mediana, e confesso que fiquei decepcionada com o livro. Apesar de tudo, fiquei curiosa para ler outras obras da autora, de preferencia as que não fossem visadas para o público jovem.

Camille 01/04/2012

Garota Replay é um livro com um final surpreendente. Com uma leitura simples, escrita de fácil acesso e com gírias costumeiras do mundo do qual se fala, Tammy consegue prender a atenção do leitor sem desperdiçar tempo dando detalhes que não precisam ser dados. A linguagem é um pouco mais juvenil do que se espera, mas não chega a ser infantil, por isso em alguns momentos confundimos a personagem principal, achando que ela estaria ainda na escola, em vez de em uma faculdade.

A linha de pensamento é bem desenvolvida e, de restante, as ações e situações são realistas e bem descritas, se adequam completamente ao mundo no qual Thizi está incluída. Tudo muda e se estranha quando, subitamente, ela se vê de uma forma completamente diferente, mesmo sendo totalmente igual. A Thizi devastada pelo acidente de carro de seu (ex)namorado, tendo seu melhor amigo (Tito) sem falar com ela, vê uma Thizi animada, dançante, feliz. O oposto do que ela praticamente é.

Apesar de inicialmente parecer uma estória boba, o livro se prova o contrário quando fechamos sua última página. Ficamos surpresos, abobados e não conseguimos acreditar no que estamos lendo, que aquilo é realmente real e, "pior", totalmente plausível para a estória, tornando-a ainda mais realista, superando expectativas e fazendo com que o leitor sinta a leitura tornou-se, de alguma forma, inesquecível.

Bem desenvolvido, Tammy não decepciona seus leitores e certamente ganha outros com a estória diferente que se propõe a contar.

Amanda Melanie 02/04/2012

Garota Replay conta a história de Thizi, uma garota que tinha um namorado chamado Tadeu, que a traía mais do que ficava com ela; um amigo perfeito, chamado Tito; uma superamiga chamada Beta; e, uma garota Replay, uma cópia dela mesma.

Tito, sendo um ótimo amigo, consegue pegar Tadeu no ato da traição e tira uma foto. Só que Tadeu não aceita bem o fato e tira o nariz de Tito do lugar. Sai com raiva e sofre um acidente de carro, com seu melhor amigo, Gabiru.

Mesmo Thizi não estando no local na hora do incidente, se sente culpada. Decide sair sozinha e acaba encontrando com sua Replay. Só que para a confundir ainda mais, seu melhor amigo decide dar um tempo no contato entre eles e ela não tem com quem desabafar e contar a loucura de ter encontrado uma pessoa i-dên-ti-ca a ela.

Tito é o personagem mais fofo já criado até hoje. Sério! Tem uma frase, no final do livro, que fez eu me apaixonar perdidamente por ele! Coisa mais linda da Mel. *-* Já vou avisando, futuras leitoras: o Tito já tem dona, viu? E não é a dona Thizi não, sou euzinha. hahaha

Infelizmente, qualquer informação a mais que eu dê, tira o gostinho de suspense e mistério do livro. Quem é a Replay? O que Thizi fará para acertar os erros que cometeu? É aí que está todo o charme do livro.

Mesmo depois de ler, fiquei pensando incessantemente sobre o que a história nos passa. Não consegui tirar da cabeça, sabe? É simplesmente perfeita toda a trama criada pela Tammy. Amei, amei, amei! E super recomendo, é lógico.

A autora me surpreendeu com tamanha criatividade que teve ao criar a história. Cheia de detalhes, personagens com muitas características bem escritas e um desfecho impressionante, Tammy mostrou que a literatura brasileira pode ter muitos livros bons que só precisam de uma chance para serem apreciados.

A Novo Conceito também está de parabéns pela publicação. A diagramação simples, sem erros de edição ou digitação, com diálogos bem definidos e com uma capa maravilhosa. Garota Replay está entre meus livros favoritos. Parabéns Tammy Luciano por esse sucesso!