Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

Ana Carla 26/12/2018

Certos autores só podem ser comparados a eles mesmos. Shakespeare é um deles.
Macbeth não foi o meu livro preferido do Sr. William, mas é um Shakespeare que tem ali tudo o que as obras deste inglês evocam.
Você vai ter o jogo de poder, as frases marcantes, o inevitável drama de consciência.
Talvez a obra mais sombria que eu já tenha lido dele. Uma história marcada pela mão pesada da ganância e de como o homem pode se deixar ser fantoche e ser guiado por essa mão.
Apesar de parecer - no final - meio corrido, é um Shakespeare, o que torna este mais um clássico que, quem gosta de um bom livro, tem de ter na estante.

My | @_pequenabibliotecaria 03/02/2019

Intrigas e traição.
Essa peça conta a história do Rei Duncan da Escócia que foi assassinado por Macbeth que, influenciado pela profecia das bruxas que encontrou, acabou criando um desejo pelo poder quase que incontrolável. Além disso, com o apoio de sua esposa Lady Macbeth, que aguçava ainda mais esse desejos, os dois conseguiram chegar o topo. Mas tudo que fazemos de mal, pode volta para nós, já dizia o ditado. E neste caso não é diferente.

Aqui temos um homem dado como bom e de bom coração, mas que acabou se tornando ambicioso por poder, especificamente o de Duncan, o Rei.

Na peça nós conseguimos perceber como as pessoas podem ser movidas pela ambição e como isso pode levar ela do topo até o fundo do poço em pouco tempo. Uma história que inclui traição, mortes, poder e muita ambição. Ela não é minha favorita do autor, mas achei válido a leitura e muito intrigante.

site: https://www.instagram.com/_pequenabibliotecaria/

Ana Vello Pires 03/07/2019

Incrível
Um livro ótimo, onde mostra a ambição desmedida de um cavaleiro, um plano diabólico para chegar ao poder e as consequências de tal ato, tendo tanto ele quanta a esposa terem de lidar com a loucura.

JD 31/07/2019

Clássico
Macbeth.
De William Sheakspeare.
Primeira história de Sheakspeare que leio e atendeu minhas expectativas. Ótimo pra reproduzir a peça! As três bruxas que profetizam a história de Macbeth eu as considero como pessoas comuns, charlatões ou tentadores de persuasão, fazendo com que forcemos nossas atitudes para alcançar o que elas falaram, com ganância e egoísmo, mesmo que custe muitas vidas. Essa tragédia não possui aquela pitada cômica, mas um cenário obscuro e cheio de sangue. O general Macbeth não se contenta em ser barão de várias terras e após ouvir o que as bruxas disseram de que ele seria rei, fica incomodado em saber que seu parceiro Banquo é dito mais poderoso, porém menos importante e cujos filhos serão reis. Como a ilustríssima Eva, Lady Macbeth instiga o que o general mais quer, até que toda tragédia e chacina esteja já maquinada, ou seja, a morte do rei e sua busca pelo trono. A cosmologia da estória é tão clara e precisa com os personagens que fazemos comparações com pessoas próximas da gente.

z..... 31/10/2019

Adaptação HQ (Coleção Quadrinhos - Cia Nacional, 2009)
Talvez a mais sombria das obras de Shakespeare, impactando o leitor na percepção da ambição, loucura e misticismo demoníaco, capazes de transformar o caráter. Os vilões são os protagonistas, em desenrolar também envolto em mistérios de ótima sacada do autor, como a floresta andante e profecia de Macabeth não sucumbir ante homem nascido de mulher (ué?).

Sobre a adaptação, é resumida no básico, acompanhada de notas elucidativas do contexto da história em várias páginas do quadrinho. Disposição positiva.
Não curti o abrandamento das cenas impactantes e, pisada na bola também, nenhuma ilustração que dignamente representasse a floresta andante e o duelo final. Faltou algo mais vigoroso, sangrento e louco, como é e instiga o clássico.

carlos 31/01/2020

A razão se sufoca em fantasia, e nada existe, exceto o inexistente.
Entre as quatro grandes tragédias, pra mim Macbeth só perde pra Otelo. O enredo é simples mas muito forte. O texto tem uma atmosfera bem pesada já desde o primeiro ato.

Essa peça é bastante direcionada pela ambição do personagem principal. A vontade de ser rei, custe o que custar, somada à pressão de sua esposa e às profecias das bruxas faz com que Macbeth cometa assassinatos em série e seja aterrorizado por eles. Com isso, vem a culpa. A loucura decorrente chega a tal patamar que ele nem mesmo percebe que uma é na verdade um exército pronto para destruir seu reinado.

Lady Macbeth ainda é uma das minhas personagens favoritas, e uma das mais fortes na obra de Shakespeare. Acho que até se o próprio Hamlet tivesse alguém como ela pra mandar um , ele não teria procrastinado tanto (ou feito tantos solilóquios).

Mel Rodrigues 12/02/2020

Ganância e Morte
Sempre meu conto favorito de Shakespeare, Macbeth é uma história intrigante, mas como todos os livros de autor exigem da imaginação de seus leitores - afinal, Willian não escrevia livros, e sim peças.

Mas diferente do Romance de Romeu e Julieta, ou mesmo do marcante Sonhos de Uma Noite de Verão, Macbeth ladeia Hamlet em uma pintura vigorosa da aristocracia europeia na época shakesperiana.

Hallana 16/02/2020

Me encantei com a história de Macbeth! E simplesmente está no meu top 3 das melhores obras de Shakespeare!!!

kaitozr 25/02/2020

Tem mas falta
Li Macbeth após Hamlet e senti que Macbeth tem uma leitura consideravelmente mais pesada, no sentido em que fiquei confuso em vários momentos. A peça se ramifica em diversas situações que não se desenvolvem e por fim te entrega uma resolução simples sem muito impacto. Gostei da história porém senti que poderia ter sido muito mais. Confesso que parte do meu desgosto pode ter sido confusão minha durante a leitura que no caso comparei com Hamlet e senti que as resoluções e reviravoltas são mais fracas.

Juliana.Costa 26/02/2020

Um clássico de Shakespeare com leitura bem fluída e uma demonstração realista do pior da natureza humana: cobiça, ganância, violência, etc, de tamanhas proporções que levam as personagens principais - MacBeth e sua esposa - à loucura. Apesar de um ótimo livro, ainda prefiro as outras obras que li do autor inglês: Hamlet e Romeu e Julieta.

Igor Lima 04/03/2020

Leitura difícil, mas rápida
A linguagem que Shakespeare usa, ou a tradução, não dão uma sensação de fluidez na leitura, o que pode ser proposital, não tenho o costume de ler livros desse gênero, talvez por isso não gostei muito do livro.

Camilla Cardoso 17/03/2020

Lições
Independente de não ser meu estilo de leitura preferido, um clássico é sempre um clássico. Carregado de uma linguagem erudita, em resumo muito simplório, nos deparamos com lições: 1. O bem vence o mal; 2. A maldade vai ser castigada no futuro; 3. Não se deixe iludir pelas promessas do poder; 4. A felicidade não está onde acreditamos. Vale a pena sempre a leitura.

Andre.28 27/03/2020

Literatura Fundamental: Um Clássico Shakesperiano (Resenha Osmose Literária)
Ler Shakespeare é uma experiencia bem reflexiva. Tentei enxergar o conteúdo dos diálogos e propus uma interpretação minha.

Jamais pretendo me colocar como dono da verdade, apenas faço as resenhas como exercício de escrita que se baseia apenas nas minhas experiências pessoais e na formulação de minhas próprias interpretações. A verdade me falta, apenas discorro sobre a impressão do que vejo.Verdades são cansativas, e já não tenho idade, nem capacidade, para reproduzir paciências desse tipo...kkk

Essa resenha eu decidi colocar somente no meu Blog: Osmose Literária. Lá também tem várias resenhas que posto aqui.