O Brasil no Olhar de William James

O Brasil no Olhar de William James Maria Helena Toledo Machado

Resenhas - O Brasil no olhar de William James

Marcos606 15/04/2024

Rio de Janeiro, 22 de abril de 1865, William James, apenas 23 anos de idade, estudante da escola de medicina em Harvard, descreve o que vê, a magnífica vista do porto: “as mais ousadas e grandiosas montanhas, distantes e próximas”, as palmeiras e outras árvores de “um verde tão vívido” como ele nunca viu em nenhum outro lugar. Em terra, o Rio lembra muito uma cidade africana, com homens e mulheres negros em atitudes pitorescas, andando, cambaleando, recostando-se ou dormindo nas ruas. Os homens usam ceroulas de linho branco e camisas curtas, as mulheres usam turbantes enormes. Para ele, as paisagens estranhas, o prazer de caminhar em terra firme, o “delicioso cheiro de terra”, depois de três semanas de sofrimento no mar agitado, são “perfeitamente inebriantes”.

A motivação para a vinda do jovem estudante ao Brasil, foi seu ex-professor de Harvard, o renomado cientista suíço-americano Louis Agassiz, que estava em busca de voluntários para uma expedição científica que cruzaria o Brasil até a região amazônica, James se ofereceu como voluntário, na esperança de aprimorar suas habilidades naturalistas.

A expedição Thayer, permaneceu no Brasil de abril de 1865 a julho de 1866 e, tinha como objetivo principal procurar vestígios de geleiras na América do Sul, comprovando que realmente havia acontecido uma catástrofe responsável pelo desaparecimento de todos os seres vivos da Terra. Além disso, através de uma coleta realizada nos diversos afluentes do rio Amazonas, a expedição pretendia confirmar que as diferentes espécies de peixes não se deslocavam de seu local de origem, mas foram criadas para aquela área específica. Para Agassiz, tanto a teoria da “glaciação” como a da “distribuição geográfica das espécies” provariam que a extinção e a recriação dos seres vivos eram o resultado de um plano divino de melhoria constante, totalmente diferente da teoria de Darwin.

Durante a viagem, James se viu colidir com o olhar de seu ex-professor. As cartas enviadas do Brasil por James datam de um período entre seus primeiros estudos médicos e o início de sua verdadeira carreira filosófica e, parecem indicar que esta mudança, sua inclinação para a compreensão filosófica do mundo se deu durante a viagem, no Brasil.

Depois de oito meses no país, acometido de problemas de saúde James, voltou aos EUA, formou-se em 1869, mas nunca praticou medicina. É mais conhecido como filosofo, por seu tratado, Pragmatismo, também resenhado por mim.