Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Marcos774 14/07/2022

Escrita poética
Pra mim foi um prazer em poder ter lido essa obra. Fazia tempo que não me deparava com uma escrita tão poética e tão cheia de sentimentos. No início eu fiquei um pouco confuso e não estava entendendo muito, mas depois as coisas foram ficando mais claras e pude "saborear" essa leitura. Que coisa boa é poder ler algo tão poético e sentimental. Você vai se deparar com um filho que volta à casa depois de ter saído da mesma. O conflito familiar vai permear toda a narrativa. Para mim, que tive contato com sítios, fazendas e com esse tipo de "criação" dos avós, foi uma volta ao passado e um sentimento de saudade.
DANILÃO1505 14/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

lari 03/07/2022

Uma leitura que não é para todos
A escrita do Raduan é bastaaante floreada, ele gosta de brincar com as palavras e, por conta disso, eu me perdi várias vezes no que os personagens estavam querendo dizer, me fazendo voltar uma e outra vez na mesma linha. Além disso, a temática do livro é bem pesada, e foi algo que eu não curti nem um pouco; os assuntos tratados são problemáticos, mas não foram abordados de forma errada nem foram romantizados, mas simplesmente não é pra mim esse tipo de história. Eu precisei ler para um trabalho da faculdade, e apenas finalizei por obrigação mesmo.

Michelle 30/06/2022

Lavoura arcaica
Quanta poesia, que escrita linda a do autor! É um livro repleto de descrições, de fluxo de consciência e pontos fortes e importantes, talvez alguns se não prestarmos bem a atenção, nos deixam na dúvida ou nem os percebemos.
Um baita livro.

Mia 29/06/2022

Esplêndido!
Estou simplesmente encantada com a escrita do Raduan Nassar, que coisa mais linda!! O livro é nada menos que esplêndido, narrativa mais que perfeita. Há muito que eu não lia uma narrativa tão bonita, tão poética.
Carolina.Gomes 29/06/2022minha estante
Muito poética mesmo, mas?

Mia 29/06/2022minha estante
proibido criticar lavoura arcaica, sujeito à paulada

Mia 29/06/2022minha estante
amei demais, muito perfeito!!

Giovana.rAdua 27/06/2022

Desgraçamento mental com muita graça e beleza!
"quanto mais estruturada (uma família), mais violento o baque. A força e a alegria de uma família assim podem desaparecer com um único golpe"

O penúltimo capítulo desse livro é um dos capítulos mais belos e bens escritos da literatura brasileira. Leitura penetrante que te coloca num enredo de leveza e muito desespero, tudo ao mesmo tempo. Um livro duro e polêmico, mas bonito de se ler.
Douglas Finger 27/06/2022minha estante
??

woocisco 20/06/2022

Cabelos ciganos
Um hominho que tem uma paixão proibida e foge de casa tem sua vida escrita em um fluxo de consciência muito bom com cenas bastante marcantes, uma boa leitura .

Max 11/06/2022

Obra prima é feita de maldição?
Uma obra prima, escrita primeira de um autor é maldição? É mais uma obra que leio, espetacular, que sendo seu primeiro livro, meio que suga tudo o que vai dentro de seu autor, parece uma sina, parece uma maldição...
Uma bela maldição!

arthur966 09/06/2022

o tempo é farto e generoso, mas não devolve a vida aos que não nasceram; aos derrotados de partida, ao fruto peco já na semente, aos arruinados sem terem sido erguidos, não resta outra alternativa: dar as costas para o mundo, ou alimentar a expectativa da destruição de tudo.

FelCuesta 04/06/2022

Impactante e visceral
Lavoura Arcaica. Algumas parcas anotações. Contextualizando o fim da leitura. Bem, trata-se de um livro de estreia de um então autor desconhecido descendente de libaneses que depois publicou apenas mais uma obra na vida e abandonou a função de escritor para sempre e virou fazendeiro. O cara deu uma de Juan Rulfo. Mandou a letra com maestria e sumiu. A erudição e a forma são tão ou mais impressionantes do que o conteúdo. Há trechos memoráveis e enciclopedicos ao longo da narrativa. Um deleite para os estetas de um texto bem trabalhado, sem palavras desperdiçadas. Um enredo simples e visceral, partindo de parábolas bíblicas, de partida e de retorno, tratando das peculiaridades ambivalentes de uma família fechada em si mesma e com valores rígidos, controlada por um pai opressor. O livro vai transitando entre a insanidade e o desabafo, uma leitura diferente do padrao mais comum. Tem algo de Faulkner ali.

O enredo eh forte e desconfortável. Trata questões delicadas. Pode causar gatilhos. Loucura, surto, depressao, vida e desarmonia de um núcleo familiar de lavradores do interior de sao paulo.
Com episódios de masturbação, zoofilia e insinuações incestuosas. Pesado. Mas impressionante! O narrador é André. Um dos sete filhos que sai de casa abruptamente deixando os pais órfãos emocionais de sua ausência e depois eh resgatado de volta ao seio familiar por seu irmao Pedro, que vai em sua busca. A volta pra casa nao sai exatamente como esperado, digamos assim e o livro termina abruptamente te deixando com o coracao na mao e de boca aberta!

A repercussão do foi tão fora da curva que obrigou expoentes do quilate de Sergio Buarque de Holanda, Antonio Cândido e Clarice Lispector, a tecerem comentários assombrados sobre a obra. Publicado em 1975. Ganhou o Jabuti em 1976.
Em 2016, Raduan venceu o Camões, pelo ?Conjunto da Obra? de duas obras.

Enfim, leiam logo. O capitulo 9, pra mim, talvez possa ser considerado como um dos capítulos mais extraordinarios e marcantes de toda a história da literatura brasileira.

giovana 31/05/2022

hm
é bem poético, a escrita é bonita, vários momentos que tu fica ?uau, como o autor pensou em escrever essa frase??? bela demais?; mas, a história em si? não é pra mim. sem spoilers digo apenas isso. foi legal, mas não foi nada demais. personagem principal parecia querer pena e querer nos fazer entendê-lo mas não rolou. não elaborarei mais pois spoilers.

(lidos só 2021 em diante) 26/05/2022

Páginas horríveis e páginas excelentes
Nesse livro tem muita página que parece ter sido escrita por um autor sob efeito de cocaína. Nas páginas sem efeito de drogas ilícitas a narrativa é formidável.

Vou valorizar mais as páginas boas do que as drogadas, então dei nota 7.

Mas tem página que só Deus na causa, são um porre.

A história do faminto é de uma beleza ímpar.

Tem mais diálogo do que acontecimento. Tem diálogo que é chato demais. Parecendo aula de autoajuda com retórica boa.

O enredo em si é nulo. Spoiler abaixando resumindo o livro:

Um ninfomaníaco tarado pelos irmãos e pelas cabras. E parece que ele era molestado pela mãe também.
Michelle.Fernandes 03/11/2022minha estante
Kkkkkkkkk eu tive a mesma sensação. E sobre ter sido molestado pela mãe, rodei que só as resenhas pois fiquei também com essa impressão! Mas sim, essa questão de páginas super bem escritas e outras nem tanto é real. Por muitos momentos pensei que esse livro poderia ter sido 100% bom não 50%, por que o autor só não seguiu a mesma estrutura?

(lidos só 2021 em diante) 03/11/2022minha estante
Eu acho que conforme ele ia escrevendo tinha dia que tava inspirado, tinha dia que não tava... Aí deixou assim mesmo Kkkkkk os trechos ruins são MT ruins. Vi geral falando do outro incesto que tá mais explícito no livro, desse da mãe aí... Sei não viu. Achei ela bem estranh

Thiago 24/05/2022

Raduan entre Lacan e Chronos
há uma ilusão que a linguagem é de total domínio nosso, quando na verdade é ela que nos domina, dizia o camarada Lacan.

vai diferença entre o que eu quero dizer e o que o outro entende, e nesse entremeio há tempo.

raduan gastava a linguagem, deixando ela pequeninha, domina e brinca com ela e com os tempos.

linguagem no tempo e tempo na linguagem.
diz raduan que há tempo em tudo, inclusive na linguagem.

dieipi 24/05/2022

lírico, sensível, trágico, irônico
O tempo, o tempo, o tempo e suas águas inflamáveis, esse rio largo que não cansa de correr, lento e sinuoso, ele próprio reconhecendo seus caminhos, recolhendo e filtrando de vária direção o caldo turvo dos afluentes e o sangue ruivo de outros canais para com eles construir a razão mística da história...