O Caso do Hotel Bertram (eBook)

O Caso do Hotel Bertram (eBook) Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Caso do Hotel Bertram

Coruja 26/07/2022

Quando Miss Marple decide tirar umas férias em Londres, ela tem oportunidade de se hospedar no hotel Bertram, que visitara em sua juventude e lhe deixara uma forte impressão. Contudo, após um misterioso desaparecimento e um assassinato, ela descobrirá que a reputação do local não é tão imaculada quanto se poderia pensar.

Publicado originalmente em 1965, O Caso do Hotel Bertram, tem várias subtramas acontecendo, que se ligam através das relações de uma mãe e filha que há muito não se veem. Há um mistério referente ao sumiço do cônego Pennyfather, outro que liga uma série de ousados roubos a personagens que transitam pelo hotel e que estariam acima de qualquer suspeita, e ainda, a tentativa de assassinato da jovem Elvira Blake, que termina com a morte de um dos funcionários do Bertram. Presidindo a investigação pelo lado da Scotland Yard, há o Inspetor-chefe Fred Davy, um detetive sagaz e meticuloso, que, partindo de um caso aparentemente simples, está de olho num peixe muito maior, um Sindicato do Crime com tentáculos que avançam para além de Londres.

Miss Marple aparece aqui quase como um adendo. É certo que observações feitas pela velhinha detetive ajudam Davy a desenrolar o nó que o mistério do Bertram apresenta - um providencial despertar no meio da noite para observar uma figura familiar no corredor; uma série de convenientes encontros e conversas entreouvidas em salões de chá -, mas a verdade é que ela é meio superficial à investigação, muito diferente de outras aparições brilhantes (como no excelente Um Mistério no Caribe).

O Caso do Hotel Bertram tem suas curiosidades, como um "Napoleão do Crime" quase ao estilo Moriarty de ser, algumas femme fatales mais ou menos óbvias e o contraste de tradição e modernidade representado pelas engrenagens que fazem o hotel funcionar. Mas parece uma mistura de dois quebra-cabeças diferentes, onde a solução que liga as duas imagens quase não encaixa: por mais que se fale de instinto materno, aquela solução, a partir do que tínhamos visto do caráter dos personagens até o momento, não parece realmente crível.

Não é o melhor livro da tia Agatha, embora ele tivesse um ponto de partida muito interessante. Talvez pelo plot mais aberto, cosmopolita, com criminosos internacionais, esquemas financeiros complexos, no lugar dos mistérios confortáveis em comunidades (elenco de suspeitos) fechadas (às vezes até um tanto claustrofóbicas, como um grupo de viajantes num trem ou barco ou ilha…), que caracterizam várias de seus melhores romances; ou, quem sabe, pelo final não tão satisfatório em sua resolução. Mas ainda é um mistério daqueles que te prendem até a última página, tentando descobrir o final.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/07/projeto-agatha-christie-o-caso-do-hotel.html

Renata.Mieko 24/07/2022

Achei que a participação de Miss Marple foi meio jogada na história, sem que ela tenha de fato participado. Fora isso, o livro é bom.

Vini 05/06/2022

O caso do Hotel Bertram
Adoro as histórias de Agatha que trazem Miss Marple no enredo. Sempre com uma presença marcante, ela consegue desvendar os mistérios apenas agindo naturalmente, bisbilhotando a vida das personagens. Porém, nesse livro, tenho dúvidas sobre sua participação, acho difícil até mesmo considera-la como protagonista devido ao seu envolvimento. De qualquer forma, essa não é uma história tradicional de Agatha, vejo o enredo do livro voltado às características de suas tramas de espionagem. Não está entre os livros mais marcantes, mas vale a leitura.

Carlos531 30/05/2022

O caso do hotel bertram
Mais um romance policial de Agatha Christie muito divertido e que prende a atenção do leitor do começo ao fim. Na minha modéstia opinião não tem o mesmo charme quando o protagonista é o detetive Poirot mas nem por isso menos interessante, a velhinha mrs Marple cumpre bem o papel nas investigações. Outra coisa bem interessante é que a tradutora desta obra é a Rachel de Queiroz.

luan_dal 27/05/2022

anita malafatti e oswald de andrade se retorcendo no caixão, e monteiro lobato e miss marple aplaudindo
Já pensou você indo a um maravilhoso hotel em Cancun, Milão, Nova York ou Gramado Serra Gaúcha preparade para desfrutar de suas merecidas férias e desejando um descanso tranquilo, mas aí chega uma celebridade no hotel, e tem velhinhas fazendo fofoca, e tem adolescentes irritantes, e tem mentira, traição, feitiçaria e muitas outras coisas mais, incluindo um desaparecimento?

Se você pensou nisso tudo, você é um pouco desequilibrade mental, e se você nunca pensou você também é desequilbrade pois o perigo está aí, só não vê quem não quer.

Mas o caso é que Miss Marple tá nesse hotel onde tem de tudo e aí, como ela é fofoqueira e velhinha, vai ficar ouvindo a conversa alheia e conversar com a polícia para solucionar todos os crimes que acontecem no Hotel Bertram (de tanto crime parece até mesmo o Palácio do Planalto and i oop!)

O livro é um dos últimos que a Agatha escreveu, quando ela já tava meio velhinha, meio cansada, e dá pra perceber. Os personagens não cativam, a história não é muito empolgante; a solução é fraca e anticlimática, mas faz sentido e tem alguns pontos interessantes.

Algo notável no livro é o discurso sobre modernidade e tradição/costume, entre presente e passado. Logo no início da história, numa conversa entre Miss Marple e lady Selina, é demonstrado o desgosto com o progresso, com a revitalização e modernização do hotel Bertram (que, sobrevivendo à guerra, foi restaurado de forma que mantivesse o aspecto eduardiano/vitoriano, mas oferecesse o conforto moderno, para agradar tanto os hóspedes ingleses quanto os estrangeiros - viva a globalização e desejo por lucro!!!).

O "disparate modernista" volta no final do livro para se referir a uma mulher, a femme fatale do livro. Descrita como muito bonita e inteligente, independente e indomável, essa mulher é vista como uma ameaça, capaz de cometer atrocidades "das quais não se pode nem falar" mais apropriadas à época em que "cada um tinha que cuidar de si mesmo, um tempo em que todos tinham de lutar para se manterem vivos", segundo o policial Davy.
Esse discurso sobre as femme fatale não ocorre só na ficção, mas também na vida real. Desde o século XIX as mulheres passaram a ter mais direitos sociais e autonomia, o que as transformou em perigo ao matrimônio e ameaça ao poder e ordem masculinos.
"O caso do Hotel Bertram" insere essa personagem como alguém complexo, que vivencia um paradoxo e toma decisões pensando em quem ama. Seria tudo tranquilo se ela não fosse punida por ir contra as normas sociais, à lei e ordem, e descrita como indomesticável.

No geral, "Hotel Bertram" não é um dos melhores livros de Agatha, mas tem seu charme e pode agradar quem gosta de uma história tranquila, divertida e previsível.

Mariana 25/05/2022

Aiiii? estava achando tudo tão interessante, o ambiente, o hotel, os personagens, o mistério. E de uma hora pra outra é tudo explicado e fim, o livro termina. Sem dúvidas me decepcionei com esse ?

Jaque - Achei o Livro 20/05/2022

Miss Marple é presenteada pela sobrinha com duas semanas de férias onde quiser e ela escolhe relembrar sua infância se hospedando no Hotel Bertram, sabendo que o local ainda mantêm as tradições antigas. Ela costumava frequentá-lo com sua tia e tem muitas saudades dessa época.
Quando ela volta para o lugar, todas suas melhores lembranças vem à tona. Os móveis, os muffins, os funcionários.... tudo continua inacreditavelmente igual. O hotel é muito frequentado, principalmente por pessoas mais idosas, saudosas de outro tempo, mas também pessoas com muito dinheiro, já que se hospedar ali não é nada barato.
A trama começa muito lentamente, com algumas situações sutis acontecendo, aparentemente sem ligação ou que seja preocupante. Até que o cônego Pennyfather desaparece misteriosamente.
O cônego havia perdido seu vôo e havia voltado para o hotel, mas ninguém o viu, exceto a Miss Marple.
Quando o detetive Davy começa a investigar seu desaparecimento, outros detalhes começam a chamar a atenção dele, principalmente em relação ao próprio hotel.
Davy faz perguntas a alguns hóspedes mas ninguém tem nada de relevante para informar. No entanto sua conversa com Miss Marple o deixa em alerta. Ela fala pouco pois sabe bem pouco, mas o suficiente para lhe dar novas ideias.

O livro é muito bom! A nota que dei à ele não é comparativo com os livros que li em geral. A comparação é apenas entre os livros da Agatha e esse não é tão bom quanto os outros dela.
Suas tramas são sempre recheadas de assassinatos e precisamos descobrir quem matou, mas aqui a estória toma outro rumo.
Miss Marple quase não aparece, infelizmente. Sua participação fica mais pro final.
Embora não fique entre os favoritos, ainda assim eu recomendo. Agatha é Agatha, né? E até os livros mais fracos dela são melhores que muitos por aí!

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/05/o-caso-do-hotel-bertram-agatha-christie.html

Eduarda 16/05/2022

Agatha Christie sendo Agatha Christie
Eu precisava ler algo com essa pitada deliciosa de romance policial para me curar da minha ressaca literária. O livro prende demais e a escrita da Agatha é muito fluida, você fica preso tentando descobrir o que acontece no final de tudo.
Não esperava essa reviravolta no final, foram tantos acontecimentos que ainda estou atordoada mas valeu muito a pena. Não é um dos melhores da Agatha mas serviu demais??

Suee 12/05/2022

???
Mais um livro da gata triste.

No começo tive dificuldade para me prender na história, boa descrição do ambiente, não gostei muito dos peesonagens e achei a narrativa diferente do que a Agatha escreve.

Não vai entrar na minha lista de favoritos mas no geral não foi tão ruim porém senti que faltou algo.

Théo 24/04/2022

muito legal !!
Eu não sou muito acostumada com livros de mistério, mas esse foi bem interessante !!
A história toda me deixou muito curiosa. Realmente não consegui prever o final, mas achei ele muito bom.
Quero ler mais obras do gênero ??

Ana 30/03/2022

Mistério maravilhoso
Que história, minha gente, que história! Diversas vezes pensei que estava certa sobre um palpite, mas via que estava errada. O final deixou um pouco a desejar, porém, o livro vale super a pena de ler.

patriciasortsac 16/03/2022

Gente pelo amord, decepcionante esse livro! Agatha Christie é sempre fantástica mas esse livro nãoooooooooo!!!! Narrativa extensa e vc fica esperando a coisa acontecer e de repente, fim.
Não gostei.

Hellen 01/03/2022

Meio a meio
Segundo livro da Agatha Christie que leio. Não achei bom nem ruim, é definitivamente uma das histórias que existem hahaha

Helena.Salgado 28/02/2022

Mais um ótimo mistério!
A história começa um pouco parada, mas se desenrola muito bem! Final com reviravolta! Mais uma história maravilhosamente escrita onde é possível imaginar todo o cenário tamanha a riqueza dos detalhes!

Letícia 25/02/2022

Não achei uma das melhores histórias da autora, os personagens não foram muito cativantes, mas a história tem boas reviravoltas.