Histórias de Amor

Histórias de Amor Rubem Fonseca

Resenhas - Histórias de Amor

Fabricio268 20/05/2024

Insano!
Histórias de Amor é uma coletânea de contos que explora o tema do amor em suas diversas formas, desde o mais puro e romântico até o mais obscuro e violento.
Com uma prosa sem rodeios e em alguns momentos obscena, Fonseca desnuda os personagens, revelando suas paixões, frustrações e obsessões. As histórias se passam em diferentes ambientes, da alta sociedade carioca aos subúrbios violentos, e apresentam personagens marginalizados, bandidos, prostitutas e pessoas comuns que comentem as mais diversas insanidades em nome do amor. Um amor que nada tem de bonito.
O título da obra é irônico, pois as "histórias de amor" contadas não são doces e idílicas. Pelo contrário, elas revelam o lado sombrio do amor, a dor da perda, a traição e a violência.
A obra é recomendada para leitores que apreciam a literatura brasileira e que buscam histórias que desafiam as expectativas.
Importante lembrar que os contos podem ser chocantes e perturbadores para alguns leitores, principalmente por causa da linguagem direta e crua, como já comentei, sem rodeios.
Se você está procurando um livro que te faça refletir sobre o amor, a vida e a sociedade brasileira, Histórias de Amor é uma ótima opção.

Ed Carvalho 01/08/2021

Brilhante
Este autor me prende muito a atenção. Em coletâneas de histórias curtas então, ele é melhor ainda em nos induzir a devorar o livro todo de uma vez. Esta é mais uma de suas brilhantes coletâneas de contos, repleta de boas referências.

Serena 05/10/2009

Rubem fonseca chega a ser rude com sua transparência. E a verdade é essa, passamos a amar aquilo que faz o outro ser humano, possivel, real.
Otimo livro!

Ricardo230 15/09/2023

O livro começa com umas histórias bem rasas e pouco cativantes, mas as 3 últimas foram bem desenvolvidas e boas de ler!

Jef 30/03/2020

Quando Fonseca fala de amor revela a nossa natureza
Mais um livro lido do mestre contista Rubem Fonseca. Dessa vez foi o livro de contos "Histórias de amor", um dos livros mais curtos lidos até agora com apenas sete contos: "Betsy", "Cidade de Deus", "Família", "O anjo da guarda", "Viagem de núpcias", "O amor de Jesus no coração" e "Carpe diem".
Não se engane pelo nome, quem conhece Rubem Fonseca e seu estilo brutalista de escrita sabe como ele conta "histórias de amor". Neste livro (lido em versão e-book) Rubem Fonseca fala do amor de formas diferentes. No primeiro conto, "Betsy", é sobre a dor da perda, "Cidade de Deus", é sobre amor bandido, ciúme e vingança, o terceiro, "Família", é sobre aceitação, tradicionalismo e preconceito, "O anjo da guarda", é sobre mudança de perspectiva e como o amor através do convívio pode mudar as pessoas, "Viagem de núpcias", é sobre conhecer quem se ama e lidar com isso, "O amor de Jesus no coração", é um thriller policial sobre (in)tolerância religiosa, e o último, "Carpe diem, o maior conto (uma novela praticamente), é sobre amar depois de já ter se relacionado anteriormente, de encontrar um novo (e verdadeiro amor) e sobre adultério.
Os sete contos são bons de formas diferentes. Meus favoritos são" Carpe Diem"e "O anjo da guarda". Rubem consegue manter a crueza nas palavras como é costumeiro, mas ainda assim manter a profundidade e o uso acertado delas sem desperdiçar ou exagerar. Estilo"Fonsequiano" como muitos se referem.
Cada parágrafo é bem construído para envolver o leitor. Os contos são bem desenvolvidos tendo geralmente algo inesperado, revelador, acolhedor, reflexivo e, claro, brutalidade.
Os personagens que protagonizam os contos fogem do clichê moralista, sendo humanos e contraditórios, questionáveis e até mesmo vilanescos.
Recomendado a todos que gostam de contos e histórias com temas fortes; que queiram conhecer este grande escritor nacional ganhador do prêmio Jabuti, que curtam literatura brutalista, rápida, sem enrolação, com muita emoção e que farão vocês querer conhecer a bibliografia do autor para ler mais e mais porque um livro só jamais será suficiente.

Aline ig @escape.abacharel 14/05/2020

Histórias de Amor, de Rubem Fonseca, é um livro de sete contos onde a paixão amorosa domina. É o meu primeiro contato com a escrita de Rubem Fonseca e fiquei sabendo recentemente que ele morreu esse ano... :(

Os contos são: Betsy, Cidade de Deus, Família, O Anjo da Guarda, Viagem de Núpcias, O amor de Jesus no coração, Carpe diem. Os contos que mais me chamaram a atenção foram “Família” e “O amor de Jesus no coração”.

O conto Família nos apresenta a história de Dora, uma menina que foi criada em um colégio interno de freiras e é lá que ela conhece Eunice, que se torna sua melhor amiga. A amizade perdura por anos, mesmo depois do colégio. É então que o pai de Dora começa a pressioná-la para que ela se case e dê netos para ele. Porém, Dora começa a entender mais sua sexualidade e se vê apaixonada por sua melhor amiga Eunice. Achei triste o fato de que o pai não sabia da orientação sexual da filha e ela ter que ficar mentindo pra ele.

O conto O amor de Jesus no coração nos traz a história de um crime que aconteceu no Rio de Janeiro, onde dois policiais começam a investigar o assassinato de uma menina de doze anos de idade, que estudava em um colégio para crianças pobres. Ao mesmo tempo em que vamos descobrindo mais sobre o crime cometido, com algumas pistas, vamos percebendo cada vez mais a intolerância de um dos policiais. Tem um suspense que te prende porque você quer saber a todo custo quem é o assassino das jovens meninas. O conto foca nas vidas humanas. Não importa se acharam o assassino ou não, se a vida de um inocente for tirada injustamente pelas mãos de um dos policiais.

Para quem não conhece o autor, assim como eu não conhecia, vale a pena ler este livro de contos!

Iagne 18/10/2020

Histórias de Amor (Rubem Fonseca)
Décimo quinto livro de Rubem Fonseca, oitavo livro de contos. Nesse livro de contos o escritor começa sua mania de reunir contos sobre um mesmo tema central em único livro (acho que esse é o primeiro deles), mas não achem que isso é ruim ou se torna repetitivo, as histórias de amor desse livro, vai desde o amor por seu bicho de estimação, em "Betsy", (não se sabe ao certo se é uma cadela, mas talvez seja uma gata) até um casal de amantes que traem os respectivos conjugues e sempre prometem se separar, mas nunca o fazem pois o dinheiro é do conjugue (nos dois lados), em "Carpediem". Esse livro também trás de volta dois velhos conhecidos, o personagem de "O livro de panegiricos, Romance Negro e outras histórias" e "A matéria do sonho, Lúcia McCartney", no conto "O anjo da guarda"; e o Guedes, que dispensa apresentação, já tendo protagonizado inclusive alguns dos romances do escritor, no conto "O amor de Jesus no coração". Além disso o conto "Família" também merece ser citado, pela maestria que ele trabalha o tema da homossexualidade feminina, com aquela pitada de Rubem Fonseca, trazendo um final agridoce e intrigante.

underlou 08/12/2020

"Um autor em pleno domínio de sua arte"?
Tentei ler Rubens Fonseca seguindo uma ordem cronológica. Não deu, li os primeiros livros e pulei pro final da década de 90 com esse "Histórias de Amor". Os primeiros contos do volume, mais curtinhos, são apenas bons, mas nada extremamente fabuloso como me venderam; os últimos contos, mais longos, são sofríveis de maçantes, dentre eles "O anjo da guarda" , um extenso conto sobre um casal que não se ama mas que ao final é salvo do desamor por subterfúgios escatológicos. É de doer.

Dani 08/01/2010

Excelente!!!
Ninguém abandona este livro, pois Rubem Fonseca sabe como prender o leitor.

Mylena M. 10/04/2014

RUBEM FONSECA: AMOR À PRIMEIRA LINHA!
Disponível em: http://muquifo13.wordpress.com/2014/04/01/rubem-fonseca-amor-a-primeira-linha/

Na Literatura Selvagem 09/06/2014

Histórias de amor, de Rubem Fonseca
Eis que vi por um acaso do destino, uma promoção da FNAC pelo twitter, em que vários títulos se encontravam disponíveis por apenas R$0,90 centavos + frete grátis. Não pensei duas vezes em procurar entre tantos livros algum que me despertasse interesse. Quando me deparei com Histórias de amor, do escritor Rubem Fonseca, comprei na hora. Esse autor faz parte do Desafio literário que estou participando, então, nada melhor que conhecê-lo comprando um de seus títulos...

O livro é formado por sete contos: Betsy, Cidade de Deus, Família, O anjo da guarda, Viagem de núpcias, O amor de Jesus no coração e Carpe Diem. Ao contrário do que o título sugere, não são histórias de amor entre casais que vão terminar felizes. Parece clichê, mas o conteúdo foge muito do lugar-comum e acaba surpreendendo de forma positiva [ao menos pra mim], por se tratar de amores não convencionais, que escapam da mesmice água-com-açúcar de livros que poderiam ter esse título...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/06/historias-de-amor-de-rubem-fonseca.html

Inês Montenegro 06/02/2016

Sete contos de tamanhos variados, tendo em comum o tema “amor”. Não é, no entanto, o amor que usualmente se espera, mas sim facetas que quando representadas na arte são-no como secundárias. Aqui, ganham o foco principal, desenvolvidas num estilo bastante próprio, em que o autor parece brincar e fazer experiência com o formato da literatura.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/24/historias-de-amor-rubem-fonseca/

Alvaro Hendrick 03/12/2016

Não é o melhor, mas é bom
"Histórias de amor" é um daqueles títulos irônicos que, se eu já não conhecesse o estilo do Rubem Fonseca, até acreditaria. Pessoalmente falando achei o primeiro conto o melhor de todos. Além de ser o mais curto, "Betsy" é o mais intrigante e o que mais me afetou.
O maior conto ("Carpe Diem"), entetanto, é chato. Se prepare.

Todos os outros contos são muito bons e a leitura é muito rápida (li o livro em mais ou menos um dia no Kindle), coisa já esperada nos livros do Fonseca.

Veja a resenha completa (e detalhada) no meu blog :)

site: https://deusmelivredesercult.blogspot.com.br/2016/12/resenha-historias-de-amor-de-rubem.html
Veronica Sena 09/10/2018minha estante
Fato!