O Teorema do Papagaio

O Teorema do Papagaio Denis Guedj

Resenhas - O Teorema do Papagaio

Eliel Zulato 01/11/2010

O teorema do papagaio
Para quem gosta de matemática e filosofia recomendo, mas quem esta esperando um romançe, ou história rotineira não leiam.
O autor descreve uma história onde a matemática é que é o foco principal, pois varios fatos vão acontecendo e os personagens tentam resolver através da matemática, é uma trama bem desenvolvida, mas tem partes que é massante, principalmente quando fala da vida de alguns matemáticos e filosofos da antiguidade.
Tem um papagaio que é muito esperto e que sabe muita coisa de matemática, mas que no final não revela muita coisa, principalmente quando necessitam que ele revele um tal segredo....
Felipe 30/09/2012minha estante
É claro que gosto não se descute.
Mas, em momento algum, achei o livro massante, pelo contrário, eu o li umas duas ou três vezes. É encantador como o autor trata a Matemática de maneira tão natural, e, além disso, aprender sobre os Filósofos que fizeram parte do desenvolvimento da Matemática como a conhecemos hoje é outra experiência ímpar que o livro proporciona. Ótimo livro, sem dúvida, uma excelente leitura.

Renata 05/11/2020

Para Matemáticos
Enquanto um suspense muito interessante vai sendo narrado o autor faz uma viagem pela história da matemática.

Uma leitura muito boa para os amantes de matemática ?

Renata 12/02/2011

Maravilha.
Quem gosta de matemática,esse é o livro perfeito.

Um história fascinante com investigação,filosofia e é claro muita matemática.

Alex Batista 04/02/2013

literatura e números: uma combinação perfeita.
O livro é realmente adulto! uma literatura bem longa que prescruta o lado da matemática sempre obscuro na sala de aula: a sua história. Desde os mais antigos matemáticos gregos, até a dita matemática moderna, o autor relata, sob a ótica de seus personagens, os segredos guardados por cada teorema; o percurso que levou até chegar o resultado; as vidas que se comprometeram até a morte por eles.
De fato, uma incomparável mistura de literatura com a tão encantadora - ou tenebrosa - ciência dos números: a matemática.
P.S.: Só queria entender qual o problema de escrever a.C. e d. C. ao invés de antes e depois de nossa era.
Cristian 11/02/2020minha estante
Sobre o PS: como sabes a.C. e d.C. é "antes de Cristo" e "depois de Cristo". Muita gente não cristã (também os ateus, agnósticos e céticos) incomoda-se com estabelecer a era e a data a partir dessa figura, contudo não podem simplesmente usar a referência de sua religião porque a datação a partir daquele ponto no tempo tornou-se padrão em todo o mundo, para os negócios, comércio, transações jurídicas, etc. Um modo de contornar isso tudo é alterar o a.Cristo para "antes da Era Comum", a.E.C.

Felipe - @livrografando 14/11/2017

O quinteto da matemática
Não foi a primeira vez que tive contato com este livro. No início de 2013, eu já havia tentado ler, mas devido a uma leitura (na época, chata e incompreensível) abandonei-a. Porém, anos depois, não sei por qual motivo, veio-me uma vontade de devorar esse livro, e eis que ele aparece no mesmo lugar em que o encontrei há quatro anos atrás. Agora, em 2017, quando leio, já na faculdade e conhecendo um pouco de história e filosofia, percebo que não é um livro escrito para qualquer leitor, dada a complexidade do entendimento.
Ambientada em Paris, tendo como espaço principal a Livraria das Mil e Uma Folhas e os altos, protagonizada por Pierre Ruche, um idoso de 84 anos, que se encontra paralítico por causa de um acidente e a família Liard (Perrette, a governanta e seus três filhos, os gêmeos Jonathan-e-Léa, ambos adolescentes de 16 anos e o surdo Max, de onze). O tempo da trama dura um ano (ou quase), pois vai de agosto de 1992 a julho de 1993. Nesse espaço de tempo, Denis Guedj, o autor do livro, cria uma missão para o quinteto, os quais irão desafiar até suas próprias crenças e capacidades.
A história inicia-se numa luta de Max, o mais novo dos filhos de Perrete, contra dois homens que tentam apanhar a força um papagaio, em Cliangourt, no Mercado das Pulgas. Nesse embate, o menino acaba saindo ferido e o papagaio fere um dos homens, sendo este levado para a residência do Sr. Ruche. Por causa da ave rara, Max ficará na mira desses dois homens. Concomitantemente, Pierre Ruche recebe uma carta de seu velho amigo, Elgar Grosrouvre, anunciando que está pelos meandros da floresta amazônica e sendo ameaçado. Grosrouvre anuncia que mandou a sua biblioteca inteira, em grandes caixotes, referente aos grandes matemáticos para Paris, com destino a residência do idoso. Dois meses após receber esta carta, Ruche recebe uma outra correspondência noticiando que Grosrouvre morrera em um incêndio por causas misteriosas. É exatamente neste momento que os personagens precisarão mergulhar na história da matemática, bem como na vida dos autores e de suas obras que eles vão começar a conjeturar e tentar aproximar-se do que poderia haver acontecido com Grosrouvre na floresta e por qual motivo ele enviaria a sua biblioteca a um lugar longínquo como Paris. Por causa dessa investigação, os personagens passarão horas e horas em seções, passeando pela história da matemática, em especial, os listados na carta que Grosrouvre escrevera.
Denis Guedj oferece um passeio pela história da matemática, que, embora deixe por alguns momentos cansativa por causa dos cálculos, sem dar ao leitor alguma base de como isso pode se relacionar à narrativa, que perpassa a filosofia e a mentalidade das épocas. Como falei no início, não é uma leitura para qualquer leitor, mas ajuda a pensar sobre a questão da verdade e a visão de mundo dos personagens, o que cada um representa, que é apresentado no início da narrativa, é fundamental para entender as posições de cada um. É um livro que nos ajuda a refletir sobre o que é passado para nós como verdade e como podemos questioná-la, bem como uma forma de viver e de pensar.

Emi 09/04/2020

Um livro razoavelmente difícil por conta da matemática..acho que consegui entender mais da parte histórica mesmo. Achei um enredo interessante com um final surpreendente. O clímax demorou muito pra chegar, o que contribuiu pra ser uma leitura demorada também. Embora tenha curtido bastante a leitura.