Superinteressante Nº 266 (Junho de 2009)

Superinteressante Nº 266 (Junho de 2009) Abril

Resenhas - Superinteressante 266

z..... 07/07/2023

Junho de 2009
"Índia"
Reportagem sobre polêmicas e excentricidades da nação, na visão sobre: sistemas de castas, machismo e religião.
O curioso das castas foi a percepção da origem, baseada em literatura (Vedas) idealizada no contexto de domínio ariano na região, povo invasor de etnia diferenciada que usou a segregação para se manter no poder. Se foi assim então é assimilação ignorante ao ser perpetuada pelo próprio povo, com minoria privilegiada mantendo o domínio por totais interesses pessoais. O texto trouxe várias situações horrendas da vivência em castas pelos desafortunados dalites. Até o contato com a sombra deles é evitada, recebendo alimentos no chão para não ter risco de tocá-los e sujeitos a apedrejamentos por quem se julga mais importante. Existem determinações do governo contra o estabelecimento das castas, mas é algo difícil de controlar na cultura milenar incorporada. Interessante também que a globalização foi citada como um dos fatores inibidores da segregação (pena que a abordagem não dissertou o fato para melhor entendimento).
Sobre o machismo, destacaram o nascimento de meninas como fardo para os pais, por questão de interesses, pois a filha será continuidade da família do esposo, que assimila também direitos dela. Foram também citadas situações rotineiras do machismo, pra lá de absurdas, como no infanticídio de meninas. Segundo o texto, existem leis que proíbem a identificação do sexo na gravidez, para evitar abortos, o que não é incomum.
E a questão da religião não focou as particularidades destas, como o budismo e jainismo, mas o fato de terem surgido como contraposição às castas.
Obviamente não é tudo generalizado, a nação tem particularidades extraordinárias, como na ciência, mas o foco da reportagem foram as polêmicas, mais ou menos nos termos resenhados.

Não posso deixar de registrar curiosidade final, do saber popular sobre os refrigerantes... De fato, o melhor sabor está nas garrafas de vidro, pois a pet libera microplástico, as latas podem perder gás e os refris de máquina estão sujeitos a descaracterizações na essência. Por isso que gosto do refri nas garrafinhas, que preservam mais o sabor.

Essas e outras na edição.