Como e Por Que Ler os Clássicos Universais Desde Cedo

Como e Por Que Ler os Clássicos Universais Desde Cedo Ana Maria Machado

Resenhas - Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo

Lincoln 18/04/2020

Uma conversa com Ana Maria Machado sobre a formação do leitor
O livro, dividido em 12 capítulos, categoriza boa parte dos clássicos por afinidade e não por cronologia. Felizmente, fala mais alto o gosto pela leitura do que sua escolarização. Ana Maria Machado começa com suas primeiras memórias de leitora, ainda criança. Passa por clássicos gregos, narrativas bíblicas, aventuras ao mar e ilhas desconhecidadas, distopias, narrativas sobre o dia a dia, até chegar aos clássicos infantis por excelência. Para encerrar, a autora se posiciona sobre a polêmica lista canônica que criou. Entretanto, respeitosamente defende a construção de outras listas e, se não incluiu maior diversidade, foi por não se achar à altura da tarefa. Porém, destaca a importância dessas leituras e demonstra seu interesse por receber, como leitora, boas indicações. Recomendo a prosa!

Ana 02/08/2020

Uma boa viagem pelo mundo dos clássicos, com breves ensaios sobre o ato de ler e breves resenhas sobre os diversos títulos indicados. Uma deliciosa leitura.

Guzzz 03/04/2022

Chato demais! Só quem realmente tem paciência consegue ler
Como o próprio título dessa resenha já diz, o livro em si é muito, mas muito chato! Só quem realmente se interessa por leitura clássica e quer realmente saber as raízes por trás de todos os clássicos vai gostar desse livro, fora isso, adolescentes assim como eu com certeza irão achar esse livro muito tediante.
Cynthia 31/05/2022minha estante
O livro é maravilhoso para professores, pais e estudiosos de literatura infantil. Bem escrito, empolgante, rico de referências. Realmente, o erro aí foi você não ser o público-alvo da obra.

Gabrielly 29/10/2023

Ler é navegar
"Para tão longo amor, tão curta a vida" assim disse Camões.
Nesse belíssimo livro, a autora nos conduz para uma viagem no tempo através dos clássicos. Começando nos gregos e troianos, mostrando a nos que nada resiste tão bem ao tempo quanto as palavras, indo até as explorações do mar, viagens ao espaço e guerras (reais ou não)
Naufragar com Crusoe, ser cavaleiro do rei Arthur ou enfrentar o mundo com dom Quixote, os clássicos nos permitem viver vidas eternas. Vidas que a cada tempo trazem mais e mais.

Que primor de leitura! Fechei o livro desejando ler um clássico.

Paulo 18/02/2020

Instigante
A autora da boas dicas de como tornar o hábito da leitura de clássicos algo interessante. Livro bem organizado, me fez aumentar a lista de livros desejados e pensar mais sobre a importância daqueles que já li. Recomendo, é uma leitura leve, divertida e ainda assim, culta.

Két 08/04/2017

Como e por que ler os clássicos desde cedo
Ana Maria Machado escreve um verdadeiro guia para inserção da leitura na infância e adolescência, que deve ser de forma divertida e bem aproveitada. O livro relembra clássicos, fazendo um resumo muito atraente. Quem não leu todos os livros citados vai ficar com vontade de seguir à risca a lista resultante da obra. E para quem já leu, é uma forma gostosa de lembrar da infância e adolescência.

Poly 21/11/2020

"Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer."
Ana Maria Machado traz esta citação, dentre outras, de Ítalo Calvino. Nos primeiros capítulos ela inicia a discussão de o que é exatamente um clássico e qual é sua relevância. Então, ao longo de capítulos divididos por temas (mundo medieval, contos de fadas, histórias que acontecem no mar...) ela traz à luz várias obras importantes para a literatura ocidental, inclusive comentando sobre adaptações e traduções. Ela fala sobre o contexto das obras, expressões que surgiram de histórias clássicas, ideias e discussões que as obras podem incitar, a leitura crítica. Como a própria autora diz, o livro não deve ser usado como uma fórmula ou receita, mas como um mapa: a leitura de clássicos com crianças e adolescentes não tem uma receita pronta e será diferente em cada caso. Acredito ser um livro importante para pais e professores, ou mesmo pessoas que desejem empreender suas próprias leituras, mesmo que não sejam mais jovens.

Malanovicz 21/05/2011

Maravilhoso! Encantador! Ana Maria Machado é mestra! E este livrinho teórico tem o estilo dela, com linguagem clara e escrito com o coração. É tão bom compartilhar o prazer pela leitura! Em especial, a leitura dos clássicos universais! Não por obrigação, mas por gosto mesmo! Pra curtir. Vi por escrito ideias que eu mesma tenho sobre essa curtição e as emoções e a aprendizagem que essas histórias me proporcionaram! :) Lindo! E além disso, a apreciação do assunto a partir da experiência pessoal da autora como leitora infantil acaba entremeada de "dicas" de obras brilhantes que tanto crianças como jovens e adultos também podem amar! :) [2003 - Altamente Recomendável, Fund. Nac. do Livro Infantil e Juvenil (Teórico) & 2002 - Prêmio Cecília Meirelles - O melhor livro Teórico, FNLIJ]

Miria80 28/04/2015

Ninguém soube falar tão bem de clássicos quanto Ana Maria Machado. É um livro fácil, todos podem e conseguirão ler e dá definições maravilhosas do que é um clássico.

Cardoso 04/11/2015

O livro esclarece uma série de aspectos cruciais na introdução de literatura a crianças e jovens, como a validade de adaptações (e quais usar), de que forma apresentar os títulos com intuito de gerar empatia entre o leitor e a obra (desde o auto-reconhecimento até ao simples prazer de ler uma aventura como a de Ilíada e Odisseia), e, o mais importante, o significado desse material: Ana Maria Machado entende a literatura como portadora dos sentimentos e história da humanidade, ao longo de toda sua existência; passar esta bagagem adiante é manter a vida de nosso pensamento, nossa identidade.

A questão do politicamente correto, muito importante numa sociedade cada vez mais multiculturalista (fica a você decidir se isso é bom, ruim ou ambígua), também é abordada; acho, entretanto, que sua intenção -- propor o debate das obras com as próprias crianças -- devia receber mais atenção do que uma simples conclusão. Sim, ela argumenta (e com que propriedade) a importância, por exemplo, dos contos de fadas, mas de adulto para adulto, de educador para educador, e não dá meios para tratar o tema com os pequenos. Esse, aliás, é o tópico escrito com mais maturidade no livro, porque o resto da obra tem uma linguagem muito sintética e infantil, se direcionando aos possíveis leitores pré-adolescentes pra baixo e, pelo menos a mim, irritando profundamente.

O livro em si não deixa de ser uma suave aventura por essas obras e por referências mil. Eu, como pai precavido (porque nem filhos tenho e estou bem longe de tê-los) e futuro professor que, assim como a autora, que fez parte da minha infância, entende a importância crucial da palavra (escrita ou mesmo oral), é um título recomendadíssimo.

Soda Káustica 02/12/2023

É inegável que a Ana Maria Machado escreve muito bem, mesmo. Ainda sim, alguns momentos do livro ficaram mais uma lista de clássicos do que de uma análise, apresentação, reflexão e argumentação (como outras partes do livro foram)

Eu estava com algo no fundo da garganta durante toda a leitura, mas só no último capítulo a autora me deu o alívio de descobrir a motivação da minha inquietação: essa lista é mesmo formada majoritariamente por homens, brancos, europeus, etc., porém, como a própria Ana apresenta, isso é um reflexo do público com acesso a leitura e os autores com recursos para publicar livros (e uma pitada de eurocentrismo, também).

Apesar disso tudo, eu ainda gostaria de ver mais alguns livros brasileiros nessa lista. Acho que o fato do livro ser dos anos 2000 faz com que alguns dos clássicos de hoje ainda tenham sido bem contemporâneos a época.