Tito - O Véu de Berenice

Tito - O Véu de Berenice Jean-françois Nahmias

Resenhas - Tito - O Véu de Berenice

Taís.Cristini 30/05/2022

Não gostei
Chateada com o desenrolar desse livro.
Entendo que é baseado em uma história real em que não teve um final feliz ,mais não estava preparada para o que estava por vir. O repúdio de Berenice foi de partir o coração.
Mais até aí já sabia o que aconteceria ,dps das minhas pesquisas sobre a história da princesa judia. Porém nesse segundo livro achei que o personagem dele foi deixado como terceira opção, não teve MT foco na história deles, achei bem superficial, e o autor deu ênfase a tanta coisa sem importância. Me incomoda essa narrativa minusiosa sobre lugares ,coisas ,paisagem. Gosto de histórias objetivas sem MT dessas firulas chatas de narrativas. Fica uma leitura MT cansativa. Se não fosse por isso ficaria MT mais interessante a história msm tendo o final triste.

Kamilla 18/08/2023

O naufrágio
Ao contrário do povo romano, eu até que estava colocando fé e shippando bastante o casal Tito e Berenice, e mesmo sabendo os fatos históricos, eu gostaria que os momentos que os dois compartilharam tivessem sido melhor explorados nesse livro.

O livro que deveria abordar o romance entre os dois como assunto principal, teve bem poucas interações significativas entre o casal, e o terço final da história ficou bem mais próximo da uma narrativa de feitos do governo de Tito do que de uma romanização da vida do mesmo, ou seja, pendeu mais para um livro de história do que para um drama histórico.

Gostei bastante da parte passada em Pompéia, e da narração da construção do Coliseu, só gostaria que essa última tivesse sido mais ágil e ocupado menos páginas.

Em geral gostei bastante, mas quando leio um romance histórico eu espero que o autor use de um pouco mais de liberdade criativa para tentar recriar o aspecto psicológico dos personagens e que ele tente reimaginar as relações entre as pessoas e não que ele me afogue em fatos históricos e descrições de locais e monumentos da época, porque para essas coisas eu já posso contar com os livros de história.

É uma boa leitura, mas eu gostaria de ter sentido um pouco mais de imaginação na construção da história.

Carol Amaro 23/11/2010

E a profecia se cumpre...
Continuação de Tito - A profecia de Jerusalém.

Neste volume, inicialmente Tito evita voltar para Roma, mas depois do chamado de seu pai, o Imperador Vespasiano, ele resolve voltar e enfrentar o seu destino...

A caracterização da época é muito bem feita e eventos até hoje lembrados são retratados, como a erupção do Vesúvio que destruiu Pompéia e o incêndio que devastou Roma. Além claro, de acompanharmos a construção e inauguração do Anfiteatro Flaviano, mais conhecido como Coliseu.

Como se sabe, Tito, o Imperador não permaneceu com Berenice. Então nesse romance também acompanhamos a seqüencia de fatos que leva ao fim dessa história de amor.

Enfim, os dois volumes de uma forma geral me agradaram bastante. Recomendo!

Leia mais em: http://www.meunomenaoekerol.com/2010/11/ja-li-tito-o-veu-de-berenice.html

Paty 10/07/2012

Tito e Berenice
Para quem gosta de romances com um fundo histórico Tito é um prato cheio. Jean-François Nahmias narra a história de Berenice, a princesa judia destinada a ser 'o maior dos descendentes dos Herodes' e de Tito, o jovem a que vários profetas preveem o trono do império.

O pano de fundo para a história de amor de Tito e Berenice é o Império Romano dos primeiros anos depois de Cristo (aproximadamente 70 d.c.).

Nos dois livros da série há um detalhamento da vida, dos costumes, da cultura e dos povos que compunham o Império Romano. A grande dualidade está representada no amor que surgirá entre Tito e Berenice; ela princesa judia de um povo dominado por Roma, destinada a ser 'o maior dos descendentes dos Herodes' e que acredita ter de exercer um importante papel junto ao seu povo; ele, guerreiro, crente nos deuses romanos e destinado, segundo várias profecias, a se tornar imperador de Roma. Quando se encontram Tito e Berenice passam a se seduzir mutuamente, sem imaginar que estavam diante da pessoa que se tornaria a mais importante de suas vidas e que mudariam suas histórias.

No livro 1 (A Profecia de Jerusalém), Jean-François Nahmias narra o casamento da jovem Berenice, então com 13 anos, com seu tio - muitos anos mais velho, e seu envolvimento com a política, a diplomacia e o destino de seu povo. Anos mais tarde, viúva, Berenice precisa apoiar-se em um homem para que possa continuar exercendo seu papel e sua influência política, e se envolve com seu próprio irmão, Agripa. Enquanto isso o jovem Tito cresce vendo o destino de seu pai ser conduzido ao bel-prazer dos Césares. Quando adolescente vê Nero usurpar o trono de Claudio e matar Britânico, o herdeiro ao trono por direito. O assassinato de seu amigo e os joguetes da corte dos Césares despertam o que há de pior em Tito: a devassidão e a crueldade que apenas poderão ser controladas por Berenice.
Quando ocorre a revolta na Judéia e Tito acompanha seu pai e a legião de soldados romanos a região para suprimir a revolta, eles receberão apoio dos príncipes Agripa e Berenice. O romance de Tito e Berenice inicia-se em meio a esta rebelião, a revolta do povo judeu e o cerco a Jerusalém. Nesse ínterim Vespasiano será aclamado imperador de Roma e Tito conquistará Jerusalém, cumprindo assim a profecia de que o vencedor de Jerusalém será o dono do mundo. Berenice vê a cidade amada pelos judeus de todo o mundo ser dizimada sentindo-se arrasada, cúmplice e culpada.

No livro 2 (o Véu de Berenice), Tito volta a Roma para juntamente com seu pai ser aclamado pela conquista de Jerusalém. Berenice o seguirá e, embora não estejam casados, prosseguirão com seu romance. Tito, no entanto, novamente estará cercado pelos seus companheiros de orgia e por um grande número de interesseiros que desejam obter favores do futuro César. Em pouco tempo de sua chegada em Roma, Tito voltará a seu antigo comportamento devasso e cruel, assombrado pela morte de Britânico. O povo de Roma associará esse comportamento a presença de Berenice e passará a odiá-la por isso. Com o envelhecimento de Vespasiano, Tito se vê confrontado a tomar uma decisão: renunciar ao Império em favor de seu amor por Berenice, o que implicaria em entregar o trono a seu irmão Domiciano, criatura cruel e mesquinha, ou, preparar-se para ser um grande imperador. Tito decide repudiar a Berenice; em desespero ela lhe atira o pequeno véu a moda romana que estava guardando para o casamento. Essa separação altera completamente a vida dos dois: Berenice passará a viver reclusa até a sua morte, e Tito, ainda que arrasado pela separação, irá se dedicar ao povo romano e até a sua morte não se separará do véu de Berenice.

Essa é uma série muito boa, com incríveis detalhes sobre a vida no império romano: das intrigas, as orgias, os combates, as tramoias, as artes, a cultura e a religião do maior império que já existiu. Vale muito a leitura!

REsenha publicada originalmente em: http://ummundodelivros.blogspot.com.br/2012/07/resenha-tito-de-jean-francois-nahmias.html