Inverno de Cinzas Adriana Brazil

Resenhas - Inverno de Cinzas

1 | 2 | 3 | 4

Conchego das Letras 11/09/2015

Resenha completa
É tão difícil fazer resenha desse livro, uma história linda, cheia de amor, fé, amizade, superação! Gostei tanto, que li em uma noite e pode ter certeza que vou reler.

Inverno de Cinzas é o segundo livro da série Foi assim que te amei da autora Adriana Brazil, o primeiro livro é Outono de Sonhos (veja a resenha clicando aqui). Nesse segundo livro da série, a autora conseguiu se superar com a sua visão poética e isso me encantou profundamente.

Dessa vez Helen vai passar por momentos bem difíceis, um sentimento de perda, isolamento, angústia, tristeza, escuridão e afastamento da presença de Deus... o inverno passou pela sua vida!

Andrew fica hospitalizado após passar por um momento crítico da sua doença e o médico diz que é preciso ele fazer tratamento em São Paulo para conseguir ter chance de sobreviver. Sem contar o real motivo para a sua namorada, ele a deixa sem dizer pelo menos um adeus.

Helen fica desesperada, sem entender porque Andrew foi embora, ficando totalmente desolada. Seus amigos e seus pais fazem de tudo para dar apoio, mas ela foge de tudo e de todos, se isolando na completa solidão. O seu único momento de paz é quando escreve na agenda os sentimentos mais profundos da sua alma. Helen deixa de ser aquele menina doce e se torna uma garota revoltada.

"Não importa a força dos ventos, nem se a tempestade é demorada ou passageira, se ela vem ou não com o frio. Ela sempre irá mover algo do seu lugar original, mas o fato é que ela sempre virá com uma escolha, com uma emoção, um ganho ou uma perda". (p.13)

Os amigos desistem de se aproximar de Helen depois de um tempo. Para ela se encontrar verdadeiramente, ela precisava desse tempo para voltar a viver, consertar o que fez de errado e entender os motivos que Deus a fez passar por tudo isso. Depois da tempestade e todo o sofrimento, mesmo ainda triste, Helen tenta recuperar a amizade dos amigos, voltando a se aproximar e pedindo perdão pelo que fez.

Se eu já era apaixonada pela escrita da autora, depois da leitura do livro Inverno das Cinzas esse sentimento dobrou, triplicou... Nele pude refletir sobre vários sentimentos que passamos na nossa vida, uma busca pelo amor verdadeiro e nunca perder a fé que devemos ter em acreditar em Deus.

E, finalmente, vamos saber um pouco mais da continuação e do final do conto O Príncipe e a Plebeia.

Definitivamente impossível terminar a leitura e não ter um turbilhão de sentimentos, chorei de alegria. Fiquei mais convicta de que devemos acreditar ainda mais no amor e ser feliz. O inverno vai embora e agora vêm a primavera, acompanhada das flores e sua beleza encantadora.

Gostou dessa resenha, feita por Daya Maciel? Quer ver as imagens ou ler outras resenhas? Então entre em nosso Blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/09/resenha-inverno-de-cinzas.html#more

Aninha 11/03/2015

Liiiiiindoooooooo!!
Leia a Resenha completa com fotos e detalhes -> http://www.byanak.com.br/2015/01/inverno-de-cinzas-foi-assim-que-te-amei.html

Em inverno de Cinzas a Helem e o Andrew estão juntinhos e felizes, mas, nem tudo serão flores por muito tempo, com os dias passando Andrew vai piorando, e Helem vai ver o quanto é difícil estar com Andrew naquela situação, Andrew vendo o estado que Helem está (mais magra e com aparência de cansada) começa a se preocupar.

Mas, algo ainda pior acontece, algo que Andrew vai esconder de Helem, consequentemente termina o namoro com ela e vai para São Paulo fazer um novo tratamento.
Com o fim do relacionamento e com a partida de Andrew, Helem se sente destruída emocionalmente e chega a ficar deprimida por semanas, sem querer falar com ninguém principalmente Alan e Richard. Ela só queria entender o porque do Andrew a ter abandonado.

Dias depois Helem tenta aos poucos voltar a sua vida normal, ela começa a mudar, começa a se vestir e a ter atitudes totalmente diferentes, não quer mais ser amiga de Alan nem do Richard, começa a ignora-los. E pode sim, perder a amizade deles que até agora foi uma amizade tão linda e forte, eles foram os irmãos que Helem nunca teve.

Com tudo, ela se reaproxima mais de Alex, a quem pretende dar uma chance (eu quase dei nela por isso!!). Desde o primeiro livro - Outono de Sonhos - Alex se mostra interessado na Helem, mas, todo mundo sabe que Alex não é boa coisa, acho que até ela mesmo sabe, mas como ela está muito carente e tem uma boa amizade com ele, ela "acha" que vai ser um recomeço.
Claro que esse namoro com Alex não dá certo (tava na cara), depois de quebrar a cara, Helem se sente triste, e vai tentar correr atrás do prejuízo, tentar reconstruir a amizade que tinha com Alan e Richard.

Sabendo de tudo o que aconteceu, Andrew está decidido a voltar, o problema agora vai ser Helem querer vê-lo novamente, depois de toda a dor que ele causou, será que ela o dará uma nova chance? e que motivo tão forte foi esse que o fez terminar com Helem? Só posso falar uma coisa o final é incrível! lindo! maravilhoso! Esplendido! Perfeito! e Etcccc!!! kk'

site: http://www.byanak.com.br/2015/01/inverno-de-cinzas-foi-assim-que-te-amei.html

luzuanon.appromances 07/06/2013

Oh! Enfim saiu o segundo volume da serie Foi assim que te amei. Uma história inebriante e muito bem contada pela autora nacional Adriana Brazil. Ah! Eu adoro essa turma de “Florianópolis”, principalmente o Andrew Gamberini, ele é tão encantador!

Nossa protagonista Helen Castilho é uma jovem que realmente admiro. Ela é inteligente, leal e se preocupa com as pessoas. Por ter uma família estruturada e muito religiosa, é um exemplo de perfeição, tipo na saúde e na doença até o fim. Possivelmente essa tenha sido uma das principais razões pelas quais o Andrew num momento de medo e insegurança tenha feito uma escolha equivocada. E eu vou logo dizendo que, a partir desse momento fiquei tão decepcionada.Poxa, ele não confiava nos sentimentos dela! Pior de tudo é que o cabeça-dura não ouviu ninguém, e olha que seus amigos fizeram de tudo para convencê-lo de que o amor deles era verdadeiro.

Helen não imaginava que tudo à sua volta gradualmente iria desmoronar.Quem em algum momento da vida não passou por situação semelhante? Então para minimizar a sua dor, ela decide registrar seu dia a dia numa agenda e convenhamos chega a ser deprimente. Aconteceu tanta coisa, a carga emocional foi tanta, que adivinhamos, de antemão, que ela será levada ao limite emocional, chegando a não sair da cama se isolando de todos. Ao longo do livro, a autora vai mostrando o quanto é importante nesses momentos o apoio da família e dos amigos. O legal é que ela tem, mas em vez disso ela não ouve os conselhos!
“... Você aprendeu uma importante lição. O coração das pessoas não é lugar para visitações passageiras, sem compromisso, mas espaço para se construir ou plantar algo bom.”

Bem, considerando o fato de que o Andrew tomou uma decisão que mudou o curso da sua vida, mesmo assim se eu tivesse que descrevê-lo, ainda eu diria que ele é o cara, apesar de tudo ainda me faz perder o fôlego. Ele sempre foi um rapaz honrado, carinhoso e protetor. Claro que demorou um pouco para eu entender,tinha sentimentos contraditórios enquanto a leitura fluía. Na verdade, a vontade que tinha era sacudi-lo gritando: "Como você pode tomar esta decisão? Ela é a garota da sua vida. Ela te ama. Ela precisa de você!" E por aí vai.

Além do casal principal Helen e Andrew, prepare-se para conhecer outros personagens interessantes como o Richard e Alan. Oh, como eu amo esses rapazes!
Eles têm participação especial dentro da história, tenho certeza que vão sentir um carinho muito especial por eles. Pelo menos eu senti, especialmente depois de terem impedido a Helen de cometer uma loucura com o tal do Álex. Ele é meio chatinho, um verdadeiro chiclete, mas me surpreendeu, viu! Foi uma coisa boa, provou que não era um canalha como eu pensava, mesmo assim não estou tranqüila, ainda acho que futuramente ele vai dar muita dor de cabeça, principalmente para o Andrew. Ou será que estou enganada? Consultar a autora (risos)!

Ah! a decisão inesperada de Andrew foi inútil e que na verdade ele e a Helen estão destinados a viver juntos "até quando Deus permitir". Eu questionei muito sobre a atitude dele... mas enfim fui capaz de entender. E ao longo da leitura ele só me deu provas para gostar ainda mais dele,só espero que futuramente tenha cuidado para não agir de forma infantil e egoísta.

“Sempre soube do amor que sentia por Andrew, era tão forte que aqueles instantes ainda não pareciam reais. Uma suavidade nos envolvia, com a sutileza de um desejo guardado e cuidado pelos nossos sentimentos de dedicação um pelo outro. Desejei todo o bem que pudesse imaginar para ele.”

Assim, a razão pela qual eu gostei deste livro - além do óbvio, ou seja, o romance. Temos um casal vivendo um drama com pitadas de muita emoção e uma quantidade razoável de ciúme para enfim chegarem à conclusão de que é importante não perder a fé, tomar muito cuidado com o orgulho, pois nem sempre temos uma segunda oportunidade.

Eu definitivamente recomendo a todos, pois essa história te prende. Não poderia ter sido diferente, fiquei com gostinho de quero mais, só espero que o lançamento do próximo não demore. Não posso esquecer-me de elogiar a capa maravilhosa e falar que a Adriana Brazil tem uma escrita fascinante, proporcionando uma leitura prazerosa! Obrigada também por citar o meu nome nos agradecimentos, não sabia e foi uma grande surpresa!
Drika 09/07/2013minha estante
Uau, que resenha maravilhosa, Lu!
Fico muito feliz que tenha gostado!

Hum... eu acho que Álex ainda vai aprontar, Lu rsrs
mas deixa a autora ficar quieta e não dar spoiler da próxima estação =)
linda resenha!

Drika 06/04/2013minha estante
UAU!
Que linda a sua opinião sobre IC, Gisele! Eu lembro sim de quando te conheci! o fato de vc ser de Floripa, a cidade da série, me encantou! Eu amo essa Ilha de todo meu coração e bem vejo que a escolha foi certa, onde encontro seus moradores, como sempre,tão hospitaleiros e simpáticos!
Ameeeeeeeei e me emocionei com sua resenha e opinião sobre meus dois livros!
Obrigada!!!
Grande beijo

Fran Alves 08/06/2013

Maravilhoso!! Leiam!!
Primeiro devo dizer que amoo esta série " Foi assim que eu te amei" e que me faz aguardar loucamente pelos próximos livros.

Inverno de Cinzas, com certeza não sofre da maldição do segundo livro. É a continuação mais bela que alguém poderia ter escrito de Outono de Sonhos.

No primeiro livro nós conhecemos os lindos Helen e Andrew, e nos apaixonamos por eles mais e mais a cada página que passa. Em Inverno de Cinzas, o meu coração ficou partido.

Sofri, chorei, e me encantei ainda mais pelo amor dos dois, um amor tão forte que trouxe tempestades e sofrimentos mas mesmo assim não acabou. E me encantei também por outro amor também que resgatava Helen : o amor dos amigos e da família... Amigos que sofreram juntos e não deixaram que ela chegasse ao fundo do poço.

Este livro me levou também a pensar na minha fé em Deus e como Ele é incrivelmente bondoso e amoroso, mesmo, e principalmente, quando estamos perdidos em sem direção... Ele nos mostra a sua Luz...

Este é um livro maravilhoso, tem personagens apaixonantes e alguns muito engraçados...

Drika 11/09/2013minha estante
Aposto que seus personagens engraçados e apaixonantes são Richard e Alan rsrs
bjs, querida!

Lory 11/09/2013

Depois de ler o primeiro livro da série, Outono de Sonhos (você pode conferir a resenha aqui), fiquei tão encantada com a linda e deliciosa história vivida por Helen, Andrew e seus amigos, que mal me aguentei de curiosidade para ler a continuação do enredo da autora Adriana Brazil. Infelizmente, tive que esperar um bom tempo para conseguir o meu exemplar de Inverno de Cinzas¸ o que me deixou ainda mais ansiosa. Tal sensação teve um grande reflexo quando finalmente pude colocar minhas mãos no meu novo bebê. Não consegui parar de lê-lo!! Se não fosse pelo relógio marcando que já estava tarde da noite, teria terminado a leitura no mesmo dia em que a iniciei. Mas tudo bem, sendo assim, cheguei à página final no dia seguinte, haha.

Neste volume, minha protagonista preferida, Helen Castilho, passa por situações um tanto complicadas, levando-a a questionar tudo em sua vida. Depois de começar o relacionamento de seus sonhos com o fofíssimo e apaixonante Andrew Gamberini e viver momentos incríveis ao seu lado, as coisas começam a ficar conturbadas. Uma alteração no quadro do jovem promete causar mudanças drásticas na vida dos pombinhos. Pega de surpresa com as novidades, Helen fica transtornada e não sabe o que será de si daquele momento em diante. Com todo o sofrimento que sente dentro de seu interior, a pequena universitária perde as esperanças de que poderá ser feliz novamente, passando por um longo e doloroso inverno, mesmo após a chegada da estação da primavera. Seu refúgio se deu em sua agenda, onde escreveu os profundos sentimentos de sua alma, os quais podemos conhecer aos poucos. Confesso que algumas das atitudes tomadas pela garota devido ao ocorrido me fizeram sentir raiva e pensar “Porque você está fazendo isso, Helen??”, mas depois, me convencia que deveria perdoa-la.

Mas foi exatamente quando as coisas pareciam que iriam desmoronar, que voltam à ação os amigos mais fofos e atenciosos que já vi. Alan e Richard (*-*), os inseparáveis “irmãos” de Andrew que conhecemos no outono, estão ainda mais presentes no enredo e fazem de tudo para cuidar de Helen, estendendo-lhe a mão amiga de que tanto precisava. Sarah e Evelyn não ficaram para trás. As fiéis companheiras também se mantiveram ao lado da protagonista, amparando-a e sempre tentando levantar seu astral da forma que só verdadeiros amigos são capazes de fazer. Álex, com quem Helen tinha um relacionamento conturbado, volta para fazer parte de sua vida de um novo ponto de vista. Sendo assim, nenhum personagem secundário que nos foi apresentado no primeiro volume é deixado de lado agora.

Um dos pontos mais lindos do enredo ocorre com a revelação do prosseguimento e finalização da linda história de “O Príncipe e a Plebeia”, o projeto publicado na revista da faculdade iniciado por Andrew e desenvolvido por Helen. Momento pelo qual eu aguardava ansiosamente e que não deixou nada a desejar.

Adriana Brazil mais uma vez nos surpreende com uma história emocionante, delicada, cheia de surpresas e reviravoltas. A estação mais fria do ano vem para nos fazer sentir na pele todos os dramas de Helen. A narrativa intensa e envolvente nos leva para Florianópolis, onde vivenciamos cada momento. A amizade verdadeira, os valores humanos, o poder da fé e do amor estão presentes em Inverno de cinzas de tal forma que nos conduz a refletir sobre cada um dos temas. De uma forma tão simples, a autora nos faz sentir todas as emoções daquele que já viveu um grande amor.

Ainda mais do que em Outono de sonhos, é impossível chegar ao final sem viver um turbilhão de sensações, suspirar, sorrir e chorar. Cada detalhe fez com que eu me sentisse como parte da história mais uma vez. Novamente o recomendo como um dos melhores romances que já li. Àqueles que ainda não leram o primeiro volume, não percam mais tempo!!! Já garantam os dois de uma vez e deliciem-se com essas belíssimas obras!

Não sei dizer qual das duas capas me deixou mais encantada. Inverno de cinzas foi tão bem trabalhado! A imagem escolhida retrata lindamente a chegada da fria estação e torna o livro um exemplar para destaque na estante. Ao início de cada capítulo, um pequeno desenho dá charme e revela o carinho na diagramação. As páginas amareladas e o ótimo tamanho das letras dão ainda mais conforto na hora da leitura. Tudo muito bem feito e cuidado! Parabéns à autora e editora, mais uma vez!

site: http://curtindoumahistoria.blogspot.com.br/2013/07/resenha-inverno-de-cinzas.html
Drika 24/11/2013minha estante
Lindaaaaaaa!
Fiquei encantada com a resenha! Obrigada!
Muito linda mesmo!

Amanda's Tale 19/08/2013

Adriana Brazil - Inverno de Cinzas
Gente, depois de algum tempinho sem postar resenhas para vocês, vim falar de um livro que eu amei, faz parte da série “foi assim que eu te amei”, é o segundo livro da série, o primeiro já está resenhado aqui.
Nesse segundo volume, como já diz o nome faz ser o inverno das cinzas, ou seja, a solidão, o sofrimento, a depressão, as inconsequências... Vão entrar com toda nesse volume, viver em um mundo cinzento, onde a vida perde a cor, a essência, a beleza, é assim que Helen passa seus dias depois que o Andrew a “abandona” sem dar muitas explicações.
Como você se sentiria se o seu amado lhe deixasse? Você perderia sua cabeça? Faria coisas que nunca em sã consciência faria? Seu mundo desmoronaria? Tudo isso acontece na vida de Helen, para ela a vida dela não faz mais sentindo. E ainda mais quando ela decide tomar atitudes que mostram que ela mudou, e com as inconsequências de seus atos, poderá perder os seus amigos Alan e Richard. E todas as perguntas que estão neste post serão respondidas no livro. E Álex seu fiel amigo, tentará se aproximar dela, mas de uma forma amorosa, pelo fato dela tá se sentindo carente. E a primavera chega sem ter flores, cor, e a vida de Helen apenas num mundo cinzento.
Eu amei o livro, mas muitas partes dele eu tive antipatia da Helen, o primeiro volume gostei muito dela, e me identifiquei muito com ela. Tá tudo bem uma pessoa ficar super mal com o fim de um relacionamento, mas Helen foi ao extremo, onde muitas de suas atitudes poderia não ter volta, sua sorte é que os seu amigo lhe respeitava e Deus a amava acima de tudo.
Esse livro me fez ter vários sentimentos, fiquei apaixonada, me decepcionei, chorei, ri, fiquei chocada, me entristeci e muitos outros sentimentos... Depois de ter passado um inverno rigoroso, o final chega com uma primavera super florida e colorida na vida de Helen, depois de sofrer, chorar, perder a estribeiras... A vida de Helen tem um final feliz...

“E, por um propósito que ainda tento compreender, você surgiu na minha vida, para me encher-me de alegria, amor e fazer com que pudesse viver outra vez.”

A série ainda terá mais dois livros “primavera de cores” e “verão de conquistas”, estou doida que seja lançado para saber o que acontecerá. E a história do “Príncipe e da Plebeia” terá um final surpreendente. Mas para saber mais só você lendo e apreciando essa linda estória, que faz você ter uma mistura de sentimentos, sensações que são tão reais, que faz com que você entre de uma forma incrível e maravilhosa nessa linda estória de amor. Que você seja tão feliz como eu fui, nessa leitura que me fez sonhar, viver e compreender o significado do amor, da esperança, da fé – não que eu não sabia, mas vi esses significados de outra forma, com outro olhar, com o coração, esperando apenas para ver um final feliz. Super-recomendo essa leitura, como vocês podem ver pela a minha animação.

Editora: Novo Século
Página: 275

site: http://amandastale.blogspot.com.br/
Drika 11/09/2013minha estante
Que linda sua resenha, Amanda! Obrigada!

Drika 13/01/2014minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado, Alessandra!
Amei os quotes que separou! Eu ainda suspiro por eles independente de terem sido criados por mim!
Obrigada pelo carinho por eles!

C. P. 13/01/2014

Inverno de Cinzas
Agora, na continuação, estamos no inverno, não apenas na estação, mas no momento de inverno do relacionamento de Helen e Andrew (pra você que gosta do inverno, não se ofenda ^^).
No começo, tudo ainda são flores, Helen descreve momentos lindos e apaixonados, nos faz ler todo o amor que existe entre ela e Andrew.

Até que algo muda, Andrew termina o namoro com Helen e parte para São Paulo.

Desolada, Helen se afunda em lágrimas e em toda a sua dor pela perda do seu amado.

Enquanto sofre, fica perdida, os amigos tentam e sofrem com ela, mas Helen mostra-se irredutível em afundar-se nesse inverno que tomou conta de sua vida.

Helen acaba tornando-se outra pessoa, tenta esquecer Andrew das piores formas que alguém tão correta e que confia tanto em Deus poderia fazer.

E Andrew?
Ele vai assim pra São Paulo e deixa o amor de sua vida para trás?

Será?

Mas por quê?

Bem, isso eu não saberei dizer, mesmo lendo, não conseguirei dizer…

Como em uma montanha russa (pra quem gosta de montanha russa) é o caminho dessa história, temos momentos que duvidamos que Helen conseguirá seguir em frente, em outros, chegamos a acreditar que ela vai mudar e deixar Andrew no passado.

Mas a cada passo que Helen dá, não conseguimos deixar de acreditar que Andrew ter ido embora foi a pior coisa que poderia ter feito a Helen.

Livrinho curtinho, com partes mui românticas e com boas lições para se aprender.

site: http://bibliotecadaluh.wordpress.com/2013/08/22/resenha-inverno-de-cinzas/

Cia do Leitor 02/02/2014

Resenha:

Continuando o lindo romance entre Helen e Andrew, neste volume, inicia-se com o casal desfrutando de seus momentos "pombinhos" apaixonado. É fim de Outono e inicio de um inverno diferente e ameaçador para o casal apaixonado.
Andrew sente-se cada vez mais fragilizado pela doença, no entanto, mais forte com seu amor por Helen, eles vivem um sonho que nada poderá abalar... será? Era o que eles pensavam.

És que algo de muito ruim acontece e Andrew tem que tomar uma decisão da qual poderá se arrepender amargamente. Termina o namoro com Helen e parte para São Paulo. E Helen, mesmo não aceitando, mesmo implorando para voltar atrás, nada pôde fazer pra mudar o curso de seus destinos. E o inverno rigoroso e desolador apodera-se de sua alma arrancando-lhe todo o brilho, toda a luz dos olhos de Helen, transformando-a em uma estátua de gelo, sem vida, sem perspectivas, sem esperança, sem fé.

Ninguém a reconhece mais, muda os hábitos, torna-se irracional, rude, inconsequente, fragilizada pela dor da mágoa, isola-se e cai em depressão profunda.
Recebe de seus amigos apoio e conforto, eles não a deixam sozinha, mesmo quando Helen hostiliza a companhia deles. Richard e Alan entristecem com a frieza e o modo rude que sua amiga os trata, no entanto, não desistem dela e provam que a amizade está acima de todos os obstáculos por ela criados.
Seus pais são o alicerce, a ancora, que a faz refletir nos diversos momentos de aflição, são a prova real de que o amor incondicional está no lar, eles oram por sua melhora e zelam por sua felicidade e sua vida.

Helen toma atitudes que são desaprovados por seus amigos, age estranhamente e de alguma forma até cruel consigo mesma, tudo para apagar ou encobrir a dor que corrói todo seu ser, tudo para esquecer Andrew. O Inverno se estende e as lembranças machucam e nada irá mudar sem a ajuda de seus amigos, familiares e de Deus.

Será que o inverno passará e a dor ficará?
O que fez Andrew tomar essa decisão tão difícil?
Que caminhos Helen irá percorrer até encontrar uma saída para sua angustia?
Acreditem, só saberão lendo... :D

Impressões:

Eu jurei que não faria uma resenha grande, não quero que você, leitor, fique assustado com um texto enorme. Porém, estou explodindo por dentro de tanta emoção, de felicidade, de satisfação, de amor por uma obra que chegou de mansinho, foi conquistando seu pedaço através do primeiro volume "Outono de Sonhos" e deixou uma marca tatuada na minha alma. Não falar de Inverno de Cinzas seria como calar meu coração. E isso não vou permitir...

Quando terminei a leitura de "Outono de Sonhos", eu estava feliz, apaixonada e sonhadora. Sentia-me como Helen, realizada. Desejei ter um Andrew em minha vida, um príncipe encantado como Yáh, e ao iniciar o livro 'Inverno de Cinzas" eu mal sabia o que viria pela frente...

Adriana descreveu na íntegra meus dias de Inverno, a escuridão que se apossou de minha vida por apenas... 9 anos. Por esse motivo, esta obra mexeu tanto comigo. Assim como eu, Helen viveu os piores dias de sua vida, transformou-se em outra pessoa por conta da tamanha tristeza que sentia. Afastou-se das pessoas que a amava, apagou em si o brilho que um dia existiu nela e entregou-se a dor, ao desespero e a falta de fé. Claro que eu e Helen tínhamos as nossas diferenças, grandes diferenças, mas, a dor era semelhante e avassaladora.

Andrew, mostrou ser digno de compaixão e lealdade. Teve que tomar a mais difícil decisão em nome do amor que sentia por Helen, teve o apoio dos amigos, mas não o perdão de sua amada. Ele foi forte, decidido e o único que poderia perder tudo na verdade, ele foi Andrew.

Helen não estava só, seus amigos Sarah, Evelyn, Diego, Alan e Richard não a abandonaram em momento algum e seus pais, abençoados sejam, foram fortes e sábios o bastante para mostrar-lhe o caminho certo a seguir e a ampararam nas quedas e tropeços que dava. Os pais de Helen estão bem mais presentes nesse volume e me encantou o jeito carinhoso que tratava a filha, mesmo quando ela não os queria por perto. E quando ela os procurava, o amor ainda era o mesmo, puro e verdadeiro, é tão lindo!

Adriana contou a história de amor mais linda que já li, até a continuação do "Príncipe e a Plebeia" mexeu comigo, sequei todo o líquido do meu corpo com minhas lágrimas, solucei e revivi momentos verdadeiros na pele de Helen.

Um livro que nos faz refletir, que as nossas ansiedades e decisões muitas vezes nos faz por tudo a perder, quando chega a hora, nada poderá mudar áquilo que só Deus sabe a hora certa, como e onde acontecer.
Quantas Helens e Andrews existem nesse mundão de Deus? Vivemos em uma constante busca pela felicidade e quando a encontramos, nos entregamos de tal forma que só respiramos na dependência desse sentimento único e passamos a ter medo de um dia perdê-la. E quando isso acontece, seja a perda pelo abandono ou pela morte, tudo se esvai, a luz se apaga e tudo vira trevas. O medo de nunca mais ser feliz se apossa de nossa mente dificultando o nosso raciocínio. Sabe o que nos salva? Aceitarmos a mão estendida e reconhecer que nunca estaremos sós, amigos e familiares estarão sempre conosco. Somos instrumentos de Deus, Ele age através de nós. Já dizia a letra de uma música: Tudo que tiver de ser, será.

Além das diversas reflexões, temos exemplos de verdadeira amizade, Helen encontra nos amigos pessoas dispostas a ajudá-la sem questionar, mas, apenas apoiando e mantendo-a de pé em todos os momentos difíceis. O Amor esteve presente o tempo todo neste livro, amor dos pais e amigos, esteve presente nas palavras, nos gestos, no aconchego, no perdão. E finalmente o amor de Deus, único, benigno, magnânimo. As dificuldades, os obstáculos que encontramos são apenas passageiros se olharmos com o coração descobriremos que nada acontece por acaso. Nem um fio de cabelo cai sem a permissão de Deus, Ele tem um propósito e está conosco mesmo quando achamos que estamos só, neste livro, Deus esteve tão presente mesmo não sendo mencionado.

Quando encerrei a leitura, meu coração ora chorava pelas lembranças de dias escuros, ora sentia alívio porque para Helen a tempestade havia passado. Agora, Helen e eu estamos prontas para a primavera.

Muito mais que recomendado, super recomendado!

Resenha de Nizete Ribeiro

site: http://ciadoleitor.blogspot.com/2014/02/resenha-inverno-de-cinzas-de-adriana.html

Caroline 07/07/2014

Marcante
Em Inverno das Cinzas, como o próprio livro diz, a Helen passa por momentos críticos. Um longo Inverno literalmente sobrevém sobre ela; sentimento de angústia, perda, isolamento farão parte desses dias escuros.

Nesse segundo livro da série Foi assim que te amei, a Helen entra praticamente em um abismo emocional. Andrew a deixa. O amor da sua vida vai embora e deixa seu coração em pedaços.

Sem conseguir compreender o motivo, Helen se perderá, a dor é muito intensa. Terá que se reencontrar com o apoio incondicional dos seus amigos e seus pais; e sobretudo, reatar seu relacionamento com Deus.

"Estava presa em um pesadelo! Encontrei-me com a dor. Ela me deixou tonta, perdida em uma nuvem pesada de desespero".

Minhas impressões:

Você leitor deve estar se perguntando porque foi tão sucinta na descrição do livro que eu fiz; bom, se eu contar muito perderá literalmente a beleza. Existem livros que conseguimos falar um pouquinho, mas outros, são tão intensos que contar um pouquinho que seja perderá o encanto e eu quero preservar para quem for ler.

Esse livro foi meio que um baque pra mim, não tenho passado por momentos fáceis em minha vida e analogicamente ele se aplica a qualquer momento difícil que você viva em sua vida. Naturalmente, isso dependerá de como você encara os problemas, mas muitas vezes a situação que se apresenta é tão difícil e você não estando preparada pode vim a afundar literalmente, se perder de si mesma e não se reconhecer.

Então, é muito bom quando temos equilíbrio em qualquer situação, porque quando nos entregamos as emoções, a chance de se perder é muito grande. Ainda mais quando se trata de perder alguém que se ama, alguém que você faz planos de vida.

No caso de Andrew e Helen, um estava destinado ao outro, era plano de Deus. E bruscamente esse sonho da Helen é interrompido e ela não consegue processar a situação. Claro que existe um motivo muito forte dele ter ido embora, mas nós como leitores não queremos entender. Confesso que a principio fiquei aborrecida com o Andrew, mas o que ele fez também foi uma prova de amor, e quando amamos muitas vezes nos sacrificamos pelo bem-estar do outro, pelo menos pensamos estar fazendo o melhor. Infelizmente nem sempre o melhor acontece e nos equivocamos.

Inverno das Cinzas tem um prefácio de tirar o fôlego, feito pela Samanta Holtz. Quando você termina de ler imediatamente você percebe que está numa enrascada das grandes e que o livro vai mexer profundamente com contigo, como assim aconteceu comigo. No final do livro tem um depoimento surpreendente, gostei muito.

O livro alterna-se entre dor e alegria, em sua maior parte momentos sombrios predominam, mas tem momentos marcantes lindos. O reencontro da Helen com Deus foi algo muito lindo, inclusive.

Enfim, super indico o livro, lindo de morrer mesmo; mas estejam preparados para sofrer com Helen, porque eu sofri muito com ela. Porém, como a própria Bíblia diz, "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu".

Beijocas

Minhas impressões:

Beijocas

site: blogandolinhas.blogspot.com.br

Ju 04/01/2015

[ Resenha ] : Inverno de Cinzas (Série "Foi assim que te amei) da Adriana Brazil
Inverno de Cinzas é o segundo livro da série "Foi assim que amei" (Já resenhei o primeiro livro, "Outono de sonhos" aqui ) da Escritora Adriana Brazil, publicado pela Editora Novo Século.

Foi assim que te amei é uma das minhas séries favoritas. Apesar de não curtir muito a fórmula Amor + drama, presente nos livros do Nicholas Sparks, Adriana Brazil conseguiu me cativar. Não só por ser uma história de amor, mas também uma fábula sobre fé e sonhos.

É meio difícil falar do segundo volume de uma série sem dar spoilers, mas vamos lá. Depois dos acontecimentos em Outono de Sonhos, Helen que é uma garota sonhadora, amorosa e dedicada se vê em uma batalha pessoal. Andrew se afasta dela e diversas coisas começam a acontecer. Ela então, passa a questionar o mundo em que vive.

Temos muitas reviravoltas nesse livro e encontramos uma Helen revoltada. Apesar da personagem ser bastante centrada, ela vacila em alguns momentos, o que achei fantástico. Pois mostra o quanto ela é humana e vulnerável. Mesmo ela sendo uma menina considerada certinha por ser da igreja e romântica. Isso deixa claro que Helen tem outro lado, como qualquer outra pessoa. A autora conseguiu fugir do clichê e ganhou vários pontos comigo. E mostrou também que o amor por Andrew, por mais lindo que seja também passa por problemas.

Eu me lembro de ter ficado encantada com Outono de Sonhos, mas Inverno conseguiu se superar. Adriana criou um personagem instigante como Andrew que dá um toque misterioso a trama. Outra coisa muito legal é que temos a oportunidade de ler sobre o ponto de vista do Andrew, o que nos permite conhecer mais a fundo o personagem.

Eu sempre soube que Adriana tinha uma veia poética, mas em Inverno isso fica vidente. Esse é o momento em que Helen passa por abandono, dúvidas, o que torna o livro mais poético e viciante. Sim, ele se tornou o meu preferido *---*

Em alguns momentos, os personagens e a história me lembravam "Um amor para recordar", apesar do livro ser completamente diferente. Como comentei acima, o que chama a atenção e diferencia do livro de Sparks é que a história também aborda essa questão dos sonhos. Helen é uma garota lutadora e que sonha em um dia ser escritora. O envolvimento dela com a Faculdade de Letras, o sonho e o projeto do Novos Escritores (sim, existe um projeto chamado Novos Escritores dentro da história e quando conheci a Adriana não fazia ideia disso e nem ela. Não tenho dúvidas de que tem O Dedo de Deus no meio

site: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-inverno-de-cinzas-serie-foi-assim-que-te-amei-da-adriana-

1 | 2 | 3 | 4