O toque mágico

O toque mágico F. Paul Wilson

Resenhas - O toque mágico

Ronaldo 17/05/2020

Esse livro faz parte da série O Ciclo do Inimigo, cujo último nunca chegou no Brasil, porém, são livros independentes, tanto que nesse aqui eu não consegui encontrar nenhuma relação direta com os outros que li, portanto dá pra ler tranquilamente de modo individual. Esse volume traz a história de Alan, um médico íntegro, que ao encostar em um mendigo adquire o dom de curar as pessoas com apenas um toque. Porém esse dom lhe acarreta consequências desastrosas, como o assédio selvagem de pessoas que o perseguem em busca de cura, o descrédito da classe médica que duvida de sua sanidade mental e a incompreensão de sua esposa fútil, que não quer que sua vida seja perturbada pela fama de milagreiro do marido. Mas o pior de tudo são as consequências que o próprio uso desse talento pode acarretar ao seu portador. Sabemos que, além de tudo isso, há um preço a se pagar pelo uso desse poder, e não é nada barato. Foi uma leitura problemática no início. O autor quis retratar o seu protagonista como um médico dedicado, honrado, que sente empatia por seus pacientes, mas reforça demais essas qualidades a ponto de ficar cansativo. Ele quer mostrar de todas as formas possíveis o quanto Alan é um profissional virtuoso e por isso cria várias situações do cotidiano pra ilustrar isso, e aí a história parece que não vai se desenvolver nunca. Já sabemos que Alan é um cara legal, mas as coisas precisam começar a acontecer. Sem falar na politicagem que o cerca, nas intrigas sociais, na quantidade imensa de personagens. Mas depois de um terço da leitura o autor dá uma enxugada na narrativa e a história começa a andar e fica cada vez mais envolvente. Os personagens que eu achava apáticos conseguiram finalmente me conquistar. A presença de cada um deles começa a fazer sentido, pois cada um desempenha um papel importante na saga do Doutor Alan. O autor explora muito bem o desespero das pessoas que veem nele uma possibilidade de cura, sentimento esse que vai da súplica à revolta e daí para a violência. O caos em que se torna a vida do médico é avassalador, dá muita pena da mortificação que ele sente por não conseguir ajudar todo mundo e principalmente de tudo o que fazem com ele, que a despeito de tratar seus pacientes com tanta humanidade, é tratado por eles como um mero instrumento de cura. E além de todas essas implicações morais, desses conflitos internos, dos embates físicos, o autor ainda nos reserva uma perversa trama por trás disso tudo, o oportunismo de um personagem que mostra como tem gente que não vale nada nesse mundo. O clímax é maravilhoso, chega um ponto que não dá vontade de largar. Quanto ao final, criei uma teoria que não se concretizou, na verdade foi o oposto do que supus e por isso me surpreendeu. Que bom que persisti na leitura, pois valeu demais a pena, o autor mais uma vez não me decepcionou.

Os Livros e Filmes da Bá 06/02/2019

TERROR MÉDICO?
Literários, sou suspeita para falar dessa cara. Adoro os livros dele!
Allan Bulmer é um dedicado médico familiar, daqueles à moda antiga, que se preocupam de verdade com os pacientes. Casado com Ginny, o total oposto, uma mulher superficial e preocupada com os amigos da sociedade médica. Sylvia é uma milionária socialite, mas que por incrível que pareça, adotou um menino com autismo severo. Allan e Sylvia nutrem um amor platônico um pelo outro, mas ambos respeitam o casamento de Allan.
A vida de todos os personagens muda quando Allan esbarra em um mendigo, pois, a partir dali, ele adquire o dom de curar qualquer tipo de doença durante 1 hora, 1 vez ao dia. O evento transforma a vida de todos de forma irreversível, levando Allan a um poço de problemas e sem vislumbrar uma luz no fim do túnel.

LOGO SAI VÍDEO-RESENHA, POSTAREI AQUI.

MaFer 22/04/2009

Bom livro.
Esse é um livro bastante interessante. Vale apena ler.

Carol 07/09/2009minha estante
Marquei como "não gostei" sem querer ;/

dudu28 11/09/2012

esse e um livro pouco conhecido mas de uma qualidade espetacular, otima historia, otimos personagens, vale muito a pena ler.