O Banquete

O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

Asdfg8 09/06/2023

Uma discussão a respeito do amor que, apesar de ter gostado muito, não achei muito abrangente. Segundo um artigo de Internet, os gregos viam 6 tipos de amor: 1. Eros - amor romântico; 2. Philia - amizade; 3. Storge - familiar; 4. Ágape - pela natureza ou deus; 5. Ludus - descomprometido; 6. Pragma - pragmático e racional.
Na minha opinião há apenas um tipo de amor com a possibilidade de existir outros sentimentos associados, sendo comum, havendo apenas esses sentimentos, as pessoas confundirem com amor. No nordeste há a expressão "querer bem", não acho que exista melhor forma para definir o amor.?

GabiiV 06/06/2023

Amor
Livro interessante. As discussões sobre os tipos de amor me interessaram, entretanto achei a linguagem meio difícil e não compreendi direito o cenário. Adorei o último discurso, foi engraçado.
Eu gostei, leria de novo, mas acho que hoje não foi o momento ideal para eu ler, por mais que eu goste da temática e de refletir sobre ela.
(Foi uma leitura obrigatória pra filosofia)

Renato 27/05/2023

Legal, mas achei que seria melhorzin
O livro traz um monte de discurso, mas é um pouco complicado de entender, mas é um livro atemporal, bom pra crl

gostei demais, o Sócrates é gênio.

Vitória 21/05/2023

Dialética do amor platônico
Nesse clássico, Platão descreve a sabedoria do pensamento filosófico grego acerca do amor. Dentre os discursos apresentados pelos convidados de um banquete, destacam-se a relação do amor com a harmonia e a saúde, a diferenciação entre o ?amor superior? e o ?amor vulgar?, a explicação do desejo de complementação através do mito dos andróginos, e a ideia introduzida por Sócrates de que o amor é a busca do bom e do belo.

Através de um artifício retórico, Sócrates expõe que o amor (Eros) não é divino ou humano, mas alguma coisa entre os dois, fruto da abundância (Poros) e da miséria (Penia). Devido à sua natureza, deseja a beleza, a bondade e a sabedoria, mas não é completo em si próprio desses atributos (pois se assim o fosse não desejaria aquilo que já tem). Também não é tolo ao ponto de nada desejar por supor-se completo, mas representa a vontade de sempre possuir aquilo que é bom, vivendo na eterna ambivalência entre a falta e a plenitude.

Por fim, colocando de lado o teor profundamente machista da obra, que foi escrita em meados de 380 a.C., Platão ainda nos apresenta o melhor do homoerotismo grego.

skuser02844 19/05/2023

Eros, querido Eros, me faça entender meu amor, minha intensidade, mas não me deixe sem aviso prévio, tu crias poesia em mim.

Sofi 16/05/2023

O banquete
Clássico, né? Difícil de entender, linguagem complexa e sem muito propósito. Imaginar a situação realmente acontecendo é meio ridículo, vários homens brancos da elite discursando sobre o que é amor... Mas mesmo assim é um clássico, então não posso criticar muito ?
Rafael 30/05/2023minha estante
?é meio ridículo, vários homens brancos da elite discursando? pq deus me deste olhos ??????

wagnerlb 14/06/2023minha estante
KKKKKKKKKKKK??

Alexandre.Cozzolino 14/05/2023

Bem clássico
Este é um livro clássico de literatura e que versa sobre a conversa de algumas pessoas, entre elas Sócrates, sobre o amor. Cada um é desafiado a louvar o amor e explicar o que ele é em sua visão, e todos colocam o amor como sendo um Deus, e explicam o que pensam sobre o amor.

Carol 13/05/2023

Nesse diálogo Platão explora diferentes perspectivas sobre o amor, apresentadas por meio dos discursos dos personagens.

Segundo Sócrates, que expressa a visão filosófica mais proeminente no diálogo, o amor é uma busca pela beleza e pela imortalidade. Ele argumenta que o amor começa como um desejo por uma pessoa física, mas, ao longo do tempo, essa busca pela beleza se expande e passa a englobar todas as formas de beleza, como a beleza moral e a beleza das ideias. O amor é, portanto, uma ascensão da atração pelo belo sensível para a apreciação do belo em sua forma mais pura e transcendental.

Sócrates obtém essa visão através das reflexões de Diotima, uma sacerdotisa. Ela ensina que o amor é um desejo de perpetuar a vida e transcender a mortalidade. Diotima acredita que os seres humanos são seres mortais em busca de imortalidade, e o amor é a maneira pela qual tentamos alcançar essa imortalidade. O amor é uma força que nos impulsiona a buscar a perfeição, a beleza e a verdade, levando-nos além do mundo sensível para o mundo das ideias.
Filipe378 14/05/2023minha estante
Ótima resenha. Parabéns!

Michele Soares 10/05/2023

O Call Me by Your Name da Antiguidade
Eu nunca pensei que fosse sentir muita coisa além de tédio lendo um diálogo platônico, mas eis que aconteceu (talvez eu esteja sendo um pouco injusta com o fedro? talvez). "o banquete" realmente é uma coisa de outro mundo. nada mais justo que seja um diálogo sobre o amor um dos mais bonitos, sendo que amor e beleza andam de mãos dadas. maravilhoso o discurso da diotima feat sócrates (?) e o elogio do alcibíades, momento em que as coisas ganham uma atmosfera de fato de um call me by your name platônico que nunca se transmuta em realidade. apaixonada em muitos níveis.

só a tradução deixa um pouco a desejar, rs. às vezes, parece mais fácil entender no texto grego do que na tradução, já que o tradutor (embora prestigiado e sério) faz umas escolhas estranhas como as de traduzir todas as partículas ou manter a ordem da sentença como no grego. enfim. mas nada que impeça mortalmente a leitura. independente da maneira ou da edição escolhida, só leiam e se deem o prazer de desfrutar desse banquete.

Victor 09/05/2023

Eita bicho
Tecnicamente era um livro só (A Apologia de Sócrates + O Banquete) mas não achei ele aqui então vai ser os dois separados mesmo.

gi 07/05/2023

Sobre o amor
Me surpreendeu o tema da conversa no jantar. O banquete é literalmente isso, um banquete que é voltado aos amigos, e nisso temos as conversas entre eles e bebidas.
Aqui temos a visão de cada um dos quais estavam no banquete sobre o Amor, e com letra maiúscula pois fica o questionamento de que o Amor é um deus, e ao longo das réplicas e tréplicas vamos desconstruindo a ideia, uma a uma, sendo cada vez mais profundas as reflexões e mais elaborados os argumentos. Gostei muito por ser curto e direto. E me deixou curiosíssima para ler ilíada, tem muuita referência.
?mas no que há de mais brando entre os seres é onde ele anda e reside. Nos costumes, nas almas de deuses e de homens ele fez sua morada, e ainda, não indistintamente em todas as almas, mas da que encontre com um costume rude ele se afasta, e na que o tenha delicado ele habita. Estando assim sempre em contato, nos pés como em tudo, com os que, entre os seres mais brandos, são os mais brandos, necessariamente é ele o que há de mais delicado.? ??

Sunny 06/05/2023

"O Amor é amor de nada ou de algo?"
O Banquete é uma obra de Platão que retrata basicamente uma "ceia" coletiva entre diversos filósofos (ex.: Fedro, Agatão, Erixímaco, Sócrates, Aristófanes, Alcibíades, etc.). Tendo como tema principal o Amor, ou melhor, o Deus Amor.

MINHA OPINIÃO: contém spoiler

Não imaginei que um livro de Platão me faria enxergar tantas coisas, até pensei que iria ser bem mais difícil de ler, fiquei meio relutante ao ler, no entanto tornou-se um ótimo livro ao longo do enredo.

Começamos com todos eles em seu banquete para falarem coisas boas do Amor.
A primeira parte é que todos diziam que o amor era referente apenas àquilo que é belo, jamais a feiúra seria parte do amor. Então vem Sócrates e dá aquele choque de realidade em dizer que o desejamos com todo o coração é feio, no entanto ainda assim é amor.

"Se de tal natureza fosse a sabedoria que do mais cheio escorresse ao mais vazio, quando um ao outro nos tocássemos, como a água dos copos que pelo fio de lá escorre do mais cheio ao mais vazio."

"Toda ação, com efeito, é assim que se apresenta: em si mesma, enquanto simplesmente praticada, nem é bela nem feia. Por exemplo, o que agora nós fazemos, beber, cantar, conversar, nada disso em si é belo, mas é na ação, já maneira como é feito, que resulta em tal; o que é bela e corretamente fica belo, o que não o é fica feio. Assim é que o amad e o Amor não é todo ele belo e digno de ser louvado, mas apenas o que leva a amar belamente."

O primeiro papo sobre o surgimento de um ser único, com dois gêneros que foi divido eu achei muito engraçado, a imagem no meu imaginário tornou isso um tanto quanto estranho. Todas as ideias sobre o amor eram válidas.
Inclusive na parte de Sócrates ele respondeu exatamente com que a mulher Diotima, que era estrangeiro, o ensinou. Ou seja, nem o próprio Sócrates pensava no lado feio do amor antes dessa mulher descrever esse outro lado.

Fiquei chocada sobre o Alcibíades, ele realmente gostava romanticamente do Sócrates, até agora fico sem saber se foi algo real ou não.
Sócrates, no entanto, não correspondeu seu amor.

O QUE APRENDI? - contém SPOILER

Senti-me muito conectada ao livro, pois palavras que antes eram difíceis eu achei fácil por saber todo o contexto histórico.
Aprendi sobre como funcionava a reunião entre os filósofos, como eles agiam e seus respectivos pensamentos, inclusive sobre o amor.

"E é mau aquele amante popular, que ama o corpo mais que a alma; pois não é ele constante. Com efeito, ao mesmo tempo que dessa o viço do corpo era o que ele amava, "alça ele o seu vôo", sem respeito a muitas palavras e promessas feitas. Ao contrário, o amante do caráter, que é bom, é constante por toda a vida, porque se fundiu com o que é constante."

"Muito mais me envergonharia diante da gente ajuizada do que se os concedesse, diante da multidão irrefletida."

Guilherme.Pimenta 03/05/2023

Um banquete especial
Fedro, Pausanias, o médico Eriximaco, Aristófanes, o politico Alcibiades, Aristodemo, e o mais importante de todos, Sócrates, expõe varios argumentos e pontos de vista sobre o amor.
O ponto de vista que todos esperam é o de Sócrates, que diz: ?sendo o Amor, amor de algo, esse algo é por ele certamente desejado?. Sócrates alerta para o fato de que este amor só pode ser desejado quando lhe é ausente, e não quando já se tem, ?pois ninguém deseja aquilo de que não precisa mais?. Ou seja, o conceito de Amor está atrelado somente àquilo que não se tem. Uma vez conquistado, já não representa mais o objeto de desejo.

Danilo97 03/05/2023

O classico livro que se precisa reler varias vezes pra entender tudo que ele diz, mesmo tendo apenas 100 páginas. A escrita e complexa mas vale sim a pena!
Reli o livro depois de 2 anos, acho que agora que amadureci no assunto entendo melhor cada discurso, entao depende de cada mente a interpretação de cada assunto tratado

Afonso 30/04/2023

O Homem não sabe nada
Sócrates só sabe que nada sabe, e sabe muito bem. Um banquete na Grécia antiga é a viagem no tempo que este livrinho nos oferece. Engane-se quem acha que não vai sair do papel e viajar, porque vai vivamente a este banquete. Foi o que eu senti, como um verdadeiro membro deste grupo. Mas um membro estranho, um tanto impostor, e sem poder de fala com as persogens, queria muito discutir com eles, e beber com eles tambem. Sempre vou criticar esta falta de teletransporte que por mais que a tecnologia evolua os livros nunca mais alcançam.
A voz feminina da Diotima, a que Sócrates dá expressão, pareceu-me sem duvida a mais sensata, ao lado de outras mais bajuladores do que perspicazes. Senti com ela que Sócrates dá um bom pontapé na misoginia caracteristica do tempo, e é a que mais aprofunda a analise ao Amor.
No entanto, terminei o banquete com uma sensação de ter comido e bebido pouco da grandiosidade deste Deus, desta emoção.
Platão foi um dos primeiros a falar, louvar e discutir Eros e desde então não mais paramos, sem na verdade conseguir chegar pelas palavras à plenitude do que ele é. Algo sagrado, um toque dos deuses nos mortais.