Espera

Espera Maggie Stiefvater

Resenhas - Espera

Mila F. @delivroemlivro_ 13/01/2017

Muito amor por esse livro!
Após a leitura de Calafrio - livro absolutamente amorzinho - fui conferir o segundo volume da trilogia Os Lobos de Mercy Falls com o livro Espera, que lá fora se intitula Linger (2010) criada por Maggie Stiefvater.

Desde que li Calafrio fiquei bastante curiosa para ler a continuação e, sim, Espera superou minhas expectativas e me encantei e fiquei basicamente viciada na leitura. Para falar a verdade, gostei até mais do que do primeiro volume, pois a história se desenvolveu mais e se estendeu para outros personagens e ambientes. Ficou mais "real", embora eu tenha algumas ressalvas.

Aqui continuamos acompanhando todo o desenrolar do enredo através da narração de Gracie, Sam, Cole e Isabel. Mesmo com a variação de narradores personagens a história é conectada e dá para acompanhar os fatos de forma excelente.

Com os fatos do fim do livro Calafrio todos pensaram que Sam tinha, enfim, encontrado a "cura" e realmente neste volume ele não se transforma em lobo, mesmo em temperaturas baixíssimas, no entanto, Grace passa a se sentir constantemente mal e vive doente, portanto, ela associa isso ao fato de não ter se transformado em lobo após ter sido mordida quando criança. É numa dessas crises de febre e delírio que os pais de Grace acabam descobrindo que ela está dormindo com Sam e têm uma atitude extremamente exagerada e incoerente, tando que ainda não consegui entender.

Agora começa o drama familiar de Grace: mesmo com pais extremamente liberais e demasiadamente negligentes, de súbito, passam a querer controlá-la e a proibirem de ver Sam ou mesmo ter liberdade para sair de casa. Confesso que isso me deixou tão revoltada, mas minha revolta maior foi pelo fato de Grace obedecer, até porque os pais nunca demonstraram nenhum sentimento por ela e de repente querem fazer papel de pais? Por favor.... não colou. Portanto, em Espera vemos um afastamento forçado de Sam e Grace, que mesmo não sendo o que eu esperava, foi bom para a história não ser tão melosa, porque eles são aquele casal chiclete, se puderem passam o tempo todo juntos.

Sam também passa a ter que se preocupar com o grupo de novos lobos recém-transformados, por Beck, no final do primeiro livro, Calafrio, e isso é algo extremamente estressante e que foge do poder de Sam, até porque os lobos novos vivem se transformando e destransformando (não é fácil acompanhar).

É nesse meio tempo que passamos a conhecer Cole, um ex-astro do rock que se torna lobo, por sua própria escolha, para fugir de seus muitos problemas (apenas alguns foram explorados no livro, mas sei que vem mais por aí), e esse personagem é um bad boy, e cheio de conflitos psicológicos, tudo o que ele quer é ser lobo, mas suas transformações duram pouco, assim ele passa mais tempo como humano do que em quatro patas. Adorei, amei, estou perdidamente apaixonada por esse personagem, ele não é o tipo cara ruim total, mas tem características horríveis e é um anti-herói. Além disso, o cara é muito inteligente. Científico.

Também acompanhamos a narrativa de Isabel (irmã de Jack que morreu no livro anterior) que vive culpada por sua ideia de cura frustrada para o irmão, sente-se culpada, mas tem que viver calada e remoer todos estes problemas interiormente, para completar ela não tem uma relação "saudável" com os pais e está obcecada pelos lobos. Isabel é uma personagem forte e inteligente, muito mais do que eu esperava, também não pensei que ela cresceria tanto na história como cresceu, além disso ela é peça fundamental para a comunicação entre Grace e Sam no "exílio" estipulado pelos pais da moça.

Definitivamente um casal quer nascer: Cole e Isabel e, de fato, fiquei torcendo por eles, mas os dois são bastante conflituosos e complexos, ainda terá muito chão pela frente para esse relacionamento realmente engatar... e "se" engatar.

O final de Espera foi extremamente doloroso porque eu realmente criei um carinho especial por todos os personagens e ver Grace e Sam sofrendo não foi algo bom, se eles estavam destruídos pela distância eu também estava. Além disso ver a situação sendo invertida entre esse casal foi angustiante, sobretudo porque essa questão de "cura" é insegura e pode ser ainda mais prejudicial para os lobos. Não se transformar pode ser a morte. Todas as informações colocadas nesse volume são assustadoramente esclarecedoras e deixam o leitor em parafuso.

Vale frisar que há uma nova perspectiva para tudo o que pode vir a acontecer e estou bastante assustada com o desenrolar do terceiro livro, tenho medo de me frustrar. Ao passo que estou ansiosa para ler tenho, sim, meus receios.

site: www.delivroemlivro.com.br

Tatinha 26/12/2016

História de um garoto que era um lobo e de uma garota que se tornou um!
Neste segundo volume da série a história, a escrita evoluiu significativamente e de forma muito positiva! Adorei esse segundo volume!
"Engasguei-me com o lobo que crescia em mim, que pressionava o revestimento do meu estômago, dilacerando a minha pele por dentro, tentando me irar do avesso."

Neste Segundo volume conseguimos sentir um amadurecimento de Grace e Sam, além de ver um novo romance ser introduzido! Alguns respostas começam a ser delineada em direção a maiores esclarecimentos!

Enfim, é uma história envolvente e surpreendente! Adorei!

@blogleiturasdiarias 17/11/2016

Resenha | Espera
Quando você espera que a Maggie não possa te surpreender mais, ela vem e coloca tudo no chão. Espera, segundo livro da série Os Lobos de Mercy Falls, vai falar novamente da Grace e do Sam mas agora com ele somente no corpo humano. Após os acontecimentos finais de Calafrio, ele terá que aprender a lidar com um futuro que até antes não planejava, a ter que lidar com os pais e seu relacionamento amoroso e com o fato de que agora o bando não tem mais Beck como líder e sim ele. Paralelamente a isso, temos que a Grace está ficando doente e não sabe o que está lhe acontecendo. A única coisa que consegue pensar é que isso lhe afastará de Sam e isso ela nunca quer. Será capaz dos dois lidarem com isso junto? E a doença da Grace, é uma coisa grave ou não?

Quando comecei a ler esse volume nada me preparou para o que ia vir. A autora mais uma vez se fez valer do elemento surpresa, nos deixando praticamente o livro todo às escuras com relação ao futuro do casal, afinal a doença da Grace terá haver com o fato de ela ter sido mordida por lobos quando pequena. Ao mesmo tempo que vemos a angustia dela de não conseguir lidar com isso, seus pais resolveram se fazer presente e tentar impedir seu romance. Nossa protagonista terá que lidar com tudo isso sozinha pois Sam também está lidando com problemas. E isso tudo torna a história mais intensa.

"Esta é uma história de amor. Nunca imaginei que houvesse tantos tipos de amor nem que o amor pudesse levar alguém a fazer tantas coisas diferentes. Nunca imaginei que houve tantas formas diferentes de dizer adeus." pág. 10

Se antes tivemos uma carga alta de emoção na personalidade do Sam em Calafrio, aqui isso estará em dobro. Ele ao se deparar com situações que nunca imaginava que ia ter porque pensava que seria apenas lobo, se introduz nele a confusão fazendo com que fique inerte. Praticamente a trama toda vemos que as decisões não são tomadas e várias consequências aparecem por causa dessa atitude. As responsabilidades que ele tinha que tomar, ele não a toma e faz com que o enredo ganhe um toque mais dramático porque tudo acontece.

E ao decorrer das páginas temos a adição de mais dois personagens que será fundamental: Isabel, a irmã de Jack que apareceu mais ativamente no final, ganhará mais voz aqui. Terá seus próprios capítulos e seus próprios problemas para resolver que terá nome de Cole. Cole é um novo lobo recém-transformado por Beck, que escolheu essa vida porque não aguenta sua vida passada. E acho que esse ponto foi fundamental para de início não gostar do personagem. Fraco, cabeça fraca, colocando suas desculpas na frente de tudo e não medindo as consequências, Cole é uma das pessoas que tem muito a crescer e dar-se na trilogia. Do meio para o final, se tem um crescimento absurdo, com créditos a Isabel, todavia que ainda falta alguns ajustes que justifique todo mal que ele tem no passado.

"— Querer ser lobo não necessariamente faz alguém ser ruim — disse Cole num tom neutro — E querer ser humano não faz alguém ser bom." pág. 183

Foi uma leitura bem mais rápida e fluída que a anterior porque a ambientação foi feita, então a autora só teve o trabalho de dar continuidade o que deixou tudo com mais expectativas. E elas foram atendidas. Perguntas não respondidas anteriormente ganham vozes, situações que a autora poderia explorar e não explorou foram expostas além de estar igualmente no primeiro plano a fantasia e o romance.

Aqui temos mais aprofundamento nas personalidades de todos, temos acontecimentos sendo questionadas e um final de tirar o fôlego. Se pensávamos que tudo ocorreria de maneira positiva, Maggie vem e nos mostra que tem lugar para mais sofrimento sim. As últimas páginas é de tensão até a última linha. E isso é marca dela junto com a expressividade dos sentimentos. Temos um prato cheio para aqueles que gostam de se identificar e se envolver com o livro.

"— Acontece com todo mundo. Todos um dia se dão conta de que não serão crianças para sempre, de que vão crescer. Você só está passando por esse momento um pouco mais tarde do que a maioria de nós. Vai acabar dando um jeito." pág. 237

Único porém vai para a diagramação. Mais espaçada, letra maior, perda da identidade dos capítulos fez com que a Agir Now perdesse alguns pontos comigo, afinal isso diverge escandalosamente do primeiro volume. Modificaram tudo e para aqueles que tinham se surpreendido com isso antes, agora vai se decepcionar. Quanto a tradução nada a reclamar. Aqui teremos novamente os pontos de vistas da Grace e do Sam em primeira pessoa com a adição dos pontos de vistas do Cole da Isabel. Para aqueles que querem uma fantasia diferente, se jogue em Os Lobos de Mercy Falls.

site: http://diariasleituras.blogspot.com.br/2016/11/resenha-espera-maggie-stiefvater.html

Bia Rehm 30/07/2016

Palmas para Maggie
Muito mais que um romance sobrenatural, Espera é um livro que aborda e desenvolve temas como depressão, perda de identidade, perda de empatia e o (re)descobrir da esperança.

Com uma escrita muito poética e delicada, Maggie surpreende ao encaixar de forma tão natural tais assuntos com a mitologia já apresentada no primeiro livro, e desenvolve personagens extremamente realistas em um contexto fantástico.

Esse livro foi uma grande surpresa para mim, e estou ansiosa para o último volume da série.

Mi 03/07/2016

Depois tento denovo
O ritmo do livro é lento demais..
A história é meio arrastada
Não tô com mt vibe pra um livro lento desses

Karini.Couto 11/06/2015

Este é o segundo volume da trilogia Os Lobos de Mercy Falls e digo: Que livro! Pois de fato conseguiu me deixar mais ansiosa a cada página virada e agoniada por saber o que viria a seguir!

Grace e Isabel conseguem curar Sam da "maldição" que lhe desespera no volume anterior, pois seu maior desejo é poder estar com sua amada e passar uma vida como humano ao seu lado. Só que o impensado acontece e as coisas mais uma vez fogem ao controle e eles terão de enfrentar mais uma barreira que promete "impedir" que estejam juntos. Eles irão travar uma luta diária contra tudo que promete mais uma vez devastar ambos! Entre os pesadelos e anseios de Sam e o desespero crescente de Grace por estar cada dia mais doente.
Sam está se acostumando a estar na forma humana e pede a Deus todos os dias para que o mantenha assim e Grace por sua vez começa a luta para tentar entender, porque tantas dores de cabeça e mal estar.. Que só piora; além de ter de lidar com seus pais que sempre foram um tanto ausentes e agora resolveram prestar atenção na sua relação com Sam.

Este livro é narrado não só por Grace e Sam, mas também por Isabel e Cole; gosto desse tipo de narração adotado pela autora, pois podemos ver como cada um desses personagens se sente realmente e interpretar cada ponto de vista de uma mesma história ou fato!

Isabel é fantástica com suas tiradas sarcásticas, como disse no volume anterior e me conquistou de cara; pois ela não é de todo "malvada", possui um coração enorme e tem seus motivos para ser como é! Em contrapartida também conheceremos Cole que passou a fazer parte da "matilha" de lobos e é enigmático e muito interessante!

Ainda acho a história entre Grace e Sam lenta; enquanto adoro o lance que ocorre entre Cole e Isabel, esses dois agitam muito mais o livro do que os personagens principais! Esse livro é bem tenso, e veio para introduzir melhor Isabel e Cole, então acredito que a continuação seja ainda melhor! E Isabel é meu personagem preferido (eu sei, eu sei! Já disse isso! rsrs) e Cole se mostrou muito interessante!

Cole, é estilo Bady boy, e sua história antes de se tornar lobo é complicada; ele era famoso por fazer parte de uma banda, o que pode acarretar em sérios problemas ao bando inteiro, ele quer ser lobo e não quer mais voltar à forma humana o que intriga Sam e o faz ter suas desconfianças!
O que será que deixou Cole desse jeito? Vamos descobrindo aos poucos, mas ainda tem muita coisa a ser revelada no próximo livro.

O final desse livro me animou bem para a leitura do próximo. A "coisa" de amor entre Sam e Grace é linda (para os românticos de plantão). Confesso que eles não são meus personagens preferidos, mas amo Isabel, Cole e alguns outros personagens secundários que a cada aparição me deixam mega ansiosa por mais!

Grace se transformar em lobo e Sam permanecer humano foi um drama me animou muito, pois faz o estilo casal desafortunado, que luta, luta, mas sempre encontra um empecilho que os separa!

Enfim, a maioria das pessoas que eu conheço curtiu muito essa série e é a segunda vez que eu leio o livro e mais uma vez volto a dizer que gostar ou não de um livro muitas vezes vem do momento que estamos. Gostei da primeira vez que eu li e mais ainda dessa vez, pois como eu disse entendi e percebi o lado encantador do romance de Sam e Grace. Mas continuo curtindo mais os personagens sinistros e obscuros!

As capas estão belas e a diagramação e revisão não deixam a desejar!
Recomendo!

site: http://www.mixliterario.com/2015/06/resenhaespera-trilogia-os-lobos-de.html

Mirelli 19/05/2015

Lobos
Depois de um tempo finalmente resolvi ler a sequência de Calafrio, que foi um livro que gostei muito.
No começo estava um pouco perdida, não me recordo muito bem do que acontece no primeiro volume e talvez por isso fiquei um pouco dispersa na leitura. Porém logo as coisas melhoraram, uma história nova surgiu e Espera se tornou um bom livro.
Grace e Sam são ótimos, porém para mim esse livro é sobre Cole e Isabel, fiquei fã dos dois, acho que Cole é um personagem com muito conteúdo e casou perfeitamente com o personagem do Sam. E a mesma coisa entre Isabel e Grace.
Isabel é sarcástica, corajosa e esconde seus sentimentos muito bem, com uma carcaça quase intransponível, porém Cole, que não é lá flor que se cheire, consegue 'ler' muito bem a garota.
Pra mim os melhores momentos foram quando os quatro estavam juntos, que foram poucos.
A história é meio sem graça, mas Cole a salva. Ele é um rapaz muito inteligente que vai mudar o rumo dela.
Tirando os baixos, gostei muito do livro, essa história de lobos, inverno, frio e muito gelo me encanta e agora estou louca para ler o desfecho com Sempre.

"Era uma vez uma garota chamada Grace Brisbane. Nada havia de muito especial ao seu respeito, salvo ser ótima com números, muito boa mentirosa e sentir-se em casa dentro das páginas de um livro. Ela amava todos os lobos que viviam atrás da sua casa, mas amava um deles mais que todos." - Grace

"Por isso, rezei apenas para que não saíssem do quarto para me avisar que ela partira. Rezei para que a porta não se abrisse. Fique viva." - Sam

Bruna 10/02/2015

Segundo livro da série Os lobos de Mercy Falls, Espera superou minhas expectativas. No final de Calafrio(primeiro volume da série) não achei que a história comportaria outro livro, mas me enganei, pois o segundo foi ainda melhor que o primeiro livro. Em Espera, temos o ponto de vista não de dois, mas sim de 4 personagens, Grace e Sam e Isabel e Cole. Achei interessantíssimo a narrativa ser dividida desta forma, pois nos dá a oportunidade de entender um mesmo momento ou situação pelos olhos de todos os envolvidos nela.
Após Grace e Isabel terem conseguido curar Sam da maldição de ser lobo, tudo está as mil maravilhas para Sam, ele aproveita cada momento seu como humano e planeja uma vida toda ao lado de Grace. O que ele não sabe é que Grace anda se sentindo muito mal e acredita que está começando a se transformar em uma loba. Ao mesmo tempo em que Grace está doente e ela e Sam lutam para ficarem juntos, Isabel e Cole são introduzidos na história. Podemos conhecer um pouco mais de Isabel,seus pensamentos e justificativas para suas ações e somos apresentados a Cole, o lobo recém transformado por Beck, que Sam se recusa a aceitar.
Com o passar dos dias, relações vão sendo criadas, Cole e Isabel se conhecem cada vez mais e se aproximam, Grace vai ficando cada vez mais doente e lida com a pressão dos pais com relação ao seu namoro com Sam, e este por sua vez, lida com seus demônios do passado.
Em uma noite, Grace acorda vomitando sangue e é levada para o hospital. Lá ela fica a beira da morte e Sam, Isabel e Cole fazem de tudo para evitar que isso aconteça.
Minha opinião em relação ao livro é que ele poderia ter sido um pouco mais real com as relações famíliares de Grace, tudo bem que os pais dela não estão nem aí para ela, mas caramba, a filha some e eles se contentam com a explicação de uma amiga dela? Não querem ver a filha, falar com ela? Achei essa parte meio irreal, mas, tirando esse pequeno fato que me incomodou, achei o livro perfeito. Cheio de ação, romance(pois agora temos dois casais fofos na trama) e espera, pois é exatamente isso que fazemos o livro todo, esperamos Grace se transformar, algumas vezes torcendo,outras não para que isso aconteça. Recomendo o livro e estou super ansiosa para a continuação, pois o desfecho foi maravilhoso.

site: http://dealingwithbooks.blogspot.com.br/

Samara MaiMa 07/10/2014

Design
------

Fiquei bastante decepcionada com algumas coisas que mudaram neste segundo volume da série. A arte da capa, que passa a seguir o estilo das originais, não é feia. A arte vetorizada é bem flat, linear e clean, mas perde, e muito, para o estilo que havia sido utilizado no primeiro volume. O cenário mais fotográfico e idílico criado meio que se perdeu.

O trabalho das cores também se perde em relação ao primeiro que tinha um padrão mais frio, combinando tons azuis e acinzentados com toques de calor dado pelo laranja. Na segunda capa o esquema cromático se perde um pouco em comparação, já que ele só faz sentido quando junto das outras capas do mesmo estilo.

Estas capas americanas parece remeter às estações do ano em que a história se passa. O verde lembra primavera... talvez? Detalhe para a gota de sangue na capa...

O miolo também perde um pouco da identidade e do impacto que tive no primeiro livro. A fonte não é mais a mesma, a mancha cresceu dentro da página, as entrelinhas são maiores... A graciosidade inicial se perdeu na continuação.

O pior ponto? Estou com a coleção completa em casa mas cada livro é de um tamanho diferente... coerência gráfica mandou lembranças. u.u

História
--------

Espera é o que o título se propõem, um livro de "meio". Você passa a história acompanhando os quatro personagens narradores em suspense, esperando quando toda a tensão que está sendo construída pela autora vai explodir. Esperando o crescimento e amadurecimento de Grace, Sam, Isabel e Cole. Esperando para ver o que vai acontecer com suas próximas decisões e passos.

É um livro muito introspectivo, sentimental e até depressivo. Grace está mudando mas não sabe no que vai se transformar. Sam ainda está se acostumando com a ideia de que é um rapaz o tempo todo e para sempre. Cole está tentando fugir de sua vida pregressa e quer ser lobo para sempre, mas parece que o lobo não quer ser Cole. E Isabel só que ser deixada em paz.

Acompanhar os quatro é uma certa montanha-russa de emoções e expectativas, revelações do passado de alguns personagens, e o amor incondicional que Grace e Sam nutrem um pelo outro. Os personagens conseguem arrastar o leitor para seus universos particulares e cada um tem uma voz própria em seus capítulos.

Acho que a única coisa que realmente me decepcionou foi Grace. No primeiro livro ela é uma jovem independente e autossuficiente, que não liga para os pais, que também não ligam para ela. A partir do momento que eles decidem, finalmente, atuar como pais presentes, Grace passa a acatar as decisões e sua independência e combatividade se resumem a bater de portas e respostas espertinhas. Isso me revoltou um pouco porque fica parecendo que ela realmente não ligava para o sentimento que nutria por Sam. Até ela finalmente tomar uma atitude, já estamos quase no clímax final do livro e tudo passa a acontecer rápido demais.

Só tirei nota do livro por causa desse comportamento inconsistente da Grace, porque, de resto, continua como uma das melhores séries YA paranormais que já li.

Com um final sofrido e dramático, espero que o próximo mantenha o nível impressionante que Stiefvater criou para seus personagens e que alguém tenha direito a um final feliz.

------
Gostou da resenha? Então visite meu blog e leia todas que já escrevi. ^.^v

site: http://www.parafraseandolivros.com.br/

Ani Rovere 07/08/2014

Só a espera é imutável...
Li "Calafrio" - o primeiro volume desta série - naquele momento em que as histórias sobrenaturais ou distópicas eram a maioria na meta de leitura de muitos aqui. De vampiros a anjos, passando por lobisomens e facções, os enredos se misturavam e, às vezes, se perdiam. "Calafrio" me deixou uma lembrança de algo dolorido, poético e efêmero e também uma nota mental para ler sua continuação.
Terminei "Espera" e, pela primeira vez, deste que adentrei neste universo fantástico, não me decepcionei com o desenvolver da história. Sam, Grace, Cole, Isabel...são personagens complexos e psicologicamente intricados (coisa rara neste tipo de literatura). Como numa equação, a fragilidade visível de Sam - o lobo que queria ser apenas um garoto - se opõe a igualmente quebrada Isabel - a humana mais 'loba' e selvagem da trama; Cole - o lobo vestido em pele de cordeiro - que desconhece a palavra 'altruísmo' é a irônica salvação de Grace - a garota que precisa permitir o lobo em si para ser livre.
Os conflitos existenciais da adolescência (e como a gente descobre depois, de toda a vida) estão aí. Amor, perda, solidão, responsabilidade se alternam nos capítulos narrados sob a ótica destes quatro personagens enquanto a vida vai cobrando o seu preço para mostrar-lhes que não é fácil fugir dela e, muito menos, achar-lhe um sentido.
Recomendo a leitura desta bela metáfora - tenha você a idade que for, pois dentro de nós, há sempre um uivo querendo rasgar a humanidade que nos impomos.

Ro Angarten 21/03/2014

[RESENHA] ESPERA - OS LOBOS DE MERCY FALLS - LIVRO 2
Após não mais se transformar em lobo, Sam passou a ter a vida de seus sonhos, trabalhando e vivendo com Grace.

”Eu estava com frio, segurava um punhado de neve e era humano. O futuro se estendia à minha frente, infinito, cada vez maior e meu, como nada jamais o fora.”

Tudo era o paraíso se não fosse três acontecimentos para virar tudo de pernas para o ar: os pais de Grace pegam Sam dormindo com ela, Grace tem uma febre misteriosa que só está piorando e Cole, o novo membro do bando, não consegue ser lobo em período integral (que era seu sonho). Isso basicamente resume o livro todo.

Este é um livro muito introspectivo, então não recomendo para aqueles que gostam de ação. Aliás, nunca um título deu tão certo para uma história quando este: Espera. É tudo o que o leitor faz no livro: espera.

Continue lendo...

site: http://cladassombras.blogspot.com.br/2014/03/resenha-espera-os-lobos-de-mercy-falls.html

Mey 17/02/2014

Me decepcionou

A minha primeira reclamação é a respeito da diagramação feita pela editora Agir, que resolveu destoar o segundo livro totalmente do primeiro, fazendo com que eles não pareçam pertencer a mesma série. Uma lástima, uma vez que a edição gringa é maravilhosa.

Mas a escrita de Maggie ainda é deliciosa, já a elogiei na resenha de "Calafrio" e "Corrida de Escorpião", fazendo com que você devore seus livros sem se dar conta, principalmente com sua ótima narração em primeira pessoa. Pois é, estou elogiando um livro narrado em primeira pessoa, porém seria uma blasfêmia não elogiar a maneira como a autora consegue ser a personagem, e isso é visível em "Espera" onde temos quatro narradores completamente diferentes. Porém mesmo com toda essa escrita incrível esse livro causou uma decaída na série.

Fiquei decepcionada com a continuação da estória de Sam e Grace, como desconfiava desde de "Calafrio", esse livro foi uma extensão desnecessária. "Espera" é um sofrimento sem fim,que eu achei que acabaria com a cura de Sam, mas não, temos o casal principal tendo que lidar com mais obstáculos. Isso tornou Sam, já melancólico no primeiro livro, em um garoto irritantemente depressivo, gerando uma certa preguicinha.

Enquanto o casal principal me matava de preguiça, Isabel e Cole incendiavam o enredo. Gostei dos dois juntos, de seus momentos e de suas narrações. Principalmente Cole St Clair, que pra mim é mais maduro do que sua idade e transpira sex appel, com toda certeza minha personagem preferida.

Mesmo amando Maggie Stiefvater e sua escrita, achei que "Lobos de Mercy Falls" deveria ter finalizado em apenas um livro. Já havia drama suficiente em "Calafrio", não precisava de um segundo livro para gerar mais problemas. Porém irei ler "Sempre" para saber mais sobre Cole e me deliciar com a escrita da autora.

Mille 11/02/2014

A espera de "ESPERA"!
Nossa... que dificuldade encontrar esse livro... mas finalmente ele chegou e é tooooodo meu!

Vivi Martins 02/07/2013

Tenso!
Agora que Sam foi curado e esta ao lado de Grace, novos problemas surgem aos montes a serem enfrentados pelo casal, o primeiro dele sendo os pais omissos de Grace. Desde que Sam passou a frequentar a casa de Grace diariamente os pais dela resolveram que tem que intervir nesta relação, dificultando a vida do casal.
Ainda por cima cabe agora a Sam o papel que antes era de Beck e o lobo novato Cole é um problema dos grandes, insuportável no trato, zombeteiro e egocêntrico, Sam tem dificuldade de se relacionar e ajudar Cole, ainda que tenha a impressão que já o conheça de algum lugar.
Isabel continua ajudando tanto Sam como Grace e tendo seus problemas para conviver com a morte de Jack e seus pais, principalmente seu pai, que continua numa guerra contra os lobos.
E para coroar, Grace começa a adoecer, começa com dores de cabeça insuportáveis e febre muito alta e depois de um tempo já não há mais como esconder a gravidade do seu estado de saúde...
Enquanto isso Sam tem que lidar com tudo o que acontece, o fato de ser ele agora o responsável pela alcatéia, cuidar de Cole, os problemas com os pais de Grace, a perseguição de Tom Culpeper aos lobos e a doença fatal de Grace.