Formaturas Infernais

Formaturas Infernais Stephenie Meyer...

Resenhas - Formaturas Infernais

Sandra de Oliveira 15/08/2010

Formaturas Infernais é um livro de contos curtos. Nasceu do terror. Mas consegue apenas fazer você rir do improvável, impensável, tosco e bizarro.

Sim! nada de esperar contos assustadores no melhor estilo Stephen King. Aqui você só vai dar pequenas risadinhas nervosas diante de situações surreais e as vezes até ridículas.

Quando resolvi ler esse livro, tinha já uma ideia de que nada aqui seria levado a sério. Acertei em cheio.

5 contos de diferentes autoras, Formaturas Infernais começa sem graça e até bem chato, com a primeira história, A filha da exterminadora, de Meg Cabot. É de longe o mais fraco, em termos de narrativa, pois parece ser escrito por um pré adolescente de 12 anos, com uma linguagem que beira o vexame total e que faz você pensar em largar o livro e desistir da leitura. A história da exterminadora de vampiros que quer se vingar a qualquer preço não convence em nenhuma linha. Nunca tinha lido nada de Cabot, e agradeço a ela por me fazer ver nesse conto o quanto ela escreve mal, pois não pretendo ler mais nada que carregue sua assinatura.

Mas, persistir é preciso, chegamos ao segundo conto, O Buquê, de Lauren Myracle. A mudança na narrativa da história é gritante. Para melhor. Foi o conto mais interessante, que realmente assusta um pouco e o que mais gostei em todo o livro. Um buquê amaldiçoado e um pedido impensado alertam o leitor: cuidado com o que você deseja. Esse foi um conto inspirado numa história de 1902, A pata do macaco, de W.W. Jacobs, o que confere mais medo e qualidade.

Madison Avery e a morte, de Kim Harrison é triste mas ao mesmo tempo bobinho. A menina que ressurge dos mortos e ganha uma nova chance entre os vivos é mediana e razoável, mas nunca chega a empolgar.

Salada Mista ( sim, é esse o nome, eu sei, totalmente vergonha alheia), de Michele Jaffe é o conto mais fora do lugar no livro. Até agora não entendi porque figurou entre os outros, já que não acrescenta nem mesmo o tosco ao livro no geral. Uma menina com alguns poderes fora do comum. Mas e aí? Onde mora o mínimo de terror nisso talvez só a autora consiga explicar. Mas, não queremos explicações, certo?!

Por fim, Inferno na Terra, de Stephenie Meyer fecha o livro. E bem. Quem diria que nossa amiga Steph conta histórias que vão além de vampiros que brilham e que essas histórias são, sim, muito boas. Foi o conto que mais gostei, depois de O Buquê, e que me surpreendeu também. A história de dêmonios disfarçados de humanos numa festa de formatura e o encontro com um semi-anjo (!!!) é divertida e diferente que só. Preciso confessar, que lá pelo final, percebe-se aquele draminha by Twilight, que confere ao conto a marca de Stephenie Meyer. Você sabe que ela escreveu só de ler alguns trechinhos.

Formaturas Infernais é uma leitura para ser feita por diversão. Não acrescenta nada. Mas é engraçada pelas situações surreais e por conferir um toque ao melhor estilo Lendas Urbanas. A cada conto você acha que já ouviu algo parecido contado por alguém. Como são as lendas. E que elas são absurdas, isso são. E como divertem.

Rebeca 02/09/2010minha estante
Tu sabe o que diz :) Boa resenha. hehe

Bianca Nami 29/11/2010minha estante
Nossa, gostei muito da resenha!!! Comentando conto a conto, vc conseguiu escrever o que eu pensei ao ler!!!

Só abro um parêntese pro Salada mista, que eu nem achei tão péssimo e deslocado assim, mas continua NÃO sendo o melhor conto.

Maria1691 21/03/2021

Formaturas infernais
Nesse livro são 5 contos, de formaturas do ensino médio, só que para o lado do terror.
Resumindo é isso, não tenho muita o que falar sem dar spoiler pra vocês hehehe..
Tem o que não gostei, e outros que gostei mais, claro hehe

Tielle | @raposaleitora 06/01/2010

Decepção...
Um livro fraco...
Esperava muito + dele e principalmente das autoras que tem + fama: Stephenie Meyer e Meg Cabot!! Os contos deveriam ser muito melhores, das duas.
O conto que + gostei é "O Buquê" pois é o mais bem elaborado e tem um suspensisinho!! A autora me surpreendeu!!

Por fim... eu nao indico, nem pra passar o tempo! sem duvida há livros muito melhores para isso!
~♥~

Mih Del Debbio 08/01/2010minha estante
Sou completamente da mesma opiniao rsrsrs, nao vale a pena!

Luísa Zardo 16/01/2010minha estante
é, realmente tem umas histórias que não valem a pena,

mas acho que, pelo menos pra mim, foi um ótimo livro pra passar o tempo :)

Renata 22/01/2010minha estante
Concordo!! Não recomendo de jeito nenhum!!!

Bia~* 23/01/2010minha estante
Eu não gostei muito desse livro...

As histórias até são um pouco boas (mas poderiam ser bem melhores, ainda mais contando com escritoras de fama como essas) mas elas não tem um fim.

Bianca Boonen 02/05/2010minha estante
Bia~*: histórias de terror geralmente não tem fim mesmo :) rs

E concordo que foi um livro fraco, mas acho que é bom só pra passar o tempo...

15/07/2010

Um livro chato. Cadê o sangue? Ok, sem sangue. Mas cadê o medo? O clima? O único conto que salvou isto aqui, com toda a certeza, foi o da Lauren Myracle. O conto dela foi um milagre em meio a tanta porcaria e se há uma estrelinha ali é graças a ela. Porque, de fato, ela é a única a brilhar nesse livreto. Não foi o melhor conto que eu já li, mas foi o que eu senti mais no clima do livro. Aliás, a capa é legal demais para os contos que estão dentro. :D
Falando individualmente:

Meg Cabot - Interessante, mas não é nem de longe o que eu pensei que poderia ser. Parece uma Fanfiction mal estruturada em que os pontos de vista ficam se alternando, enquanto poderiam ser englobados em 3ª pessoa com um narrador observador. Achei muito fraco isso, eu particularmente acho que ficar alternando os pontos de vista é horrível. Principalmente se você já for um escritor há tempos. E, putz, o cara se apaixonou pela Mary assim, do nada? E ele aceitou o negócio de vampiros muito fácil, não? Isso foi estranho e corrido, tudo rápido demais, achei mal desenvolvido. Fora que algumas passagens ficaram confusas. Esperava muito mais de Meg Cabot, sinceramentem muito mais. Não houve nada de aterrorizante na história, apenas um romancezinho clichê para adolescentes envolvendo caçadores e vampiros. Aliás, que foram muito mal aproveitados, devo acrescentar.

Lauren Myracle - Ah! Bem melhor que o conto anterior, apesar da protagonista ser uma retardada e tal, pelo menos este criou um certo clima de tensão. Talvez tenha sido elementos como a vidente e a tempestade que temperaram este conto. Este, de certo, deu de dez a zero no conto da Meg Cabot. Talvez eu tenha gostado mais porque estou interessada a ir em uma cartomante (qual é? eu tenho que ter alguma experiência do tipo). A única coisa que achei meio insossa foi o final. Ficou em aberto demais e meio esquisito. Foi rápido, é difícil explicar. Foi um movimento ágil da personagem e eu meio que não acompanhei isso. Minha sensação foi que ela desejou que o desejo anterior se desfazesse. Sei lá. De qualquer forma, foi interessante e a leitura foi agradável.

Kim Harrison - Bem, achei interessante o modo como ela criou o enredo. Lembrou-me um pouco das histórias japonesas em mangás shoujo e tal, mas é relativamente divertido. A briga entre os dois ceifadores brancos (Barnabas e Lucy) me lembrou um pouco um mangá chamado "Full Moon wo Sagashite", enfim...Talvez por isso eu não tenha achado tão original, e, putz! Entrar num carro de um estranho, ela é doida, estúpida ou o quê? Ela tinha acabado de fazer 17 anos. "Olá! Você já deveria ter um cérebro, não?" foi o que eu repeti para a Madison várias vezes mentalmente. Aliás, o que achei interessante, foi o nome do ceifador negro ser Seth, que é o nome do deus egipcio do caos, da inveja, etc. Um conto interessante, porém longo demais para um final tão em aberto.

Michele Jaffe - Bem, cadê o infernal? Pra mim não passou de um continho besta adolescente. Quase larguei no ínicio, sério. A repetição dos pronomes é um suplício (ou a tradução que estou lendo é uma grande merda, perdão pela palavra).

"Ele sorriu para ela, diretamente nos olhos dela, e os joelhos dela ficaram fracos e a mente dela começou a montar situações envolvendo ele sem sua camisa mas com um jarro de xarope de bordo e uma grande – “Bem, lá está a minha senhora,” ele disse. “Te vejo por aí.” E então foi embora."

Vai dizer que isso não é uma ofensa visual? É cansativo. Bem, eu tentei ir até o fim, juro que tentei. Mas não dá. Sinto muito mais pulei esse conto, chato e confuso demais. D-E-M-A-I-S.

Stephenie Meyer - Calafrio. Juro. Não por causa de medo algum, eu senti o calafrio antes de ler. Juro que se aparecesse alguma coisa brilhante eu desistiria desse conto. Mas, bah, eu nem cheguei realmente ao final. As descrições da Meyer me repeliram.

Achei o livro muito cansativo, alguns contos são exageradamente longos. Pelo menos me pareceram assim. O único conto que valeu realmente ler foi o do Buquê (Lauren). Porque o resto... Apenas cansativo e repetitivo. SE eu terminar de ler os dois últimos algum dia, eu reedito a legenda e falo algo mais sobre eles.

Nii. 25/08/2010

Até hoje eu estou procurando o terror e tal formatura infernal... ¬¬

A minha estória preferida foi a da Meg,"A filha da exterminadora" e o conto "Salada Mista" (a menininha era engraçada).

"Madison Avery e a Morte"... Eu achei interessante.Vou ler o livro inspirado no conto para ver o desenrolar.

Não conseguir ler o da Stephenne."Inferno na terra"

A do buquê foi muito estranho e acho que foi o que chegou mais perto do próposito do livro.

Enfim,

Não recomendo!

Lu 03/09/2010minha estante
Esse livro é uma tremenda roubada. Mas o problema foi a proposta dele. Anunciaram uma série de contos de terros escritos por autoras que escreve... teen chicklit sobrenatural. E foi isso o que elas escreveram.

Fabricio~Raito 10/09/2010minha estante
Este livro é infernal sim. No sentido de "muito ruim".

Alice.Stock 25/03/2022

Estava mais ansiosa para o conto da Stephenie Meyer, porém o primeiro e o segundo foram os meus favoritos ?

Lanna Vermillion 26/04/2023

Fim do encanto.
Eu reli porque por algum motivo eu adorava esse livro de quando o li nos meus 13 anos de idade?! Por aí. Constatei que eu não tinha lido ele todo, apenas os dois primeiros contos, e que infelizmente me frustrei muito. Extremamente.

O primeiro conto, sinceramente, detestei. O segundo achei até legal. O terceiro conto é o que salva o livro junto com o penúltimo conto. Gostei desses dois. E o último?! Meu Deus que sofrimento pra terminar, uma leitura arrastada, não me cativou em nada e parecia que não tinha fim. É isso. Não indico.

Chefa 09/11/2009

medo nenhum
Bom, não tem porque dizer que dá medo, são contos bonitinhos... Não sou muito chegada em contos porque gosto mesmo é de aprofundamento na história, então é meio complicado dizer que gostei demais... todas parecem demos de histórias que se forem esticadas iam ser livros bem legais, mas na maioria das vezes só tem muito mistério e fica aquele gosto de quero saber mais... :/ o do buque achei triste, mas não me deu medo. O da Stephanie não gostei muito não...achei meio bobinho...o do da dança com a morte ficou mistério demais no ar, se virar um livro vai ficar bem legal. O da Meg foi fofo, mas queria mais aprofundamento na história. Enfim, parecem demos, mas é legal de ler!

Kaylane.Barbosa 19/07/2022

É isso, n tem jeito, eu realmente gosto de livros ruins.
A maioria das historias são horríveis.
A capa do livro passa uma vibe mais terror, mas nas histórias de vdd só jogam algo ?paranormal? de forma bem light.

Thiago_Vinicius 28/07/2009

Infernais?...Ha-ha...piadinha do ano....
Bom, nessa resenha vou preferir comentar um por um dos contos:

Conto 1 (Meg Cabot- A filha da exterminadora):Bom, não me lembro de ter lido algo da Meg Cabot,mas espero que seus livros sejam bem diferentes desse conto."Ridículo" é uma ofensa a palavra ridículo.

Conto 2(Lauren Myracle - O buquê):...A autora fala q se inspirou em uma outra obra para fazer esse conto.O cara que escreveu tal obra deve ter se remexido muito no túmulo de vergonha, pq sem dúvida o conto é ruim.Cuidado com que vc deseja?...Me parece aquelas frases de bolachinhas chinesas da sorte...e pelo menos as bolachas vc pode comer...

Conto 3(Kim Harrison - Madison Avery e a Morte):Pra ser sincero,gostei desse conto.Estilo da autora é bom, e a histórinha ficou legal.Mas...aqui se aplica aquela sabedoria:"Leia um livro por sua história...não pelo final".Acredite, vc não vai gostar do final.

Conto 4(Michele Jaffe - Salada Mista):Nunca um título foi tão congruente com a história.A autora fez,literalmente, uma salada aqui.De infernal só tem a qualidade desse conto.Mistura supergirl com alguma coisa terrosa e diz que sabe escrever ainda...o conto de Meg Cabot é uma obra de arte perto dessa...Dica:PULE esse conto,suas retinas irão agradecer...

Conto 5(S. Meyer - Inferno na Terra):Quando comecei a ler,temia pelo pior (os 3 primeiros livros de "Crepusculo" me davam esse medo...o quarto se salva)...Mas me surpreendi,positivamente.O conto de Mayer é o melhor do livro, claro, historinha é uma viagem...mas é legalzinha.Boa mesmo.Por esse conto eu daria 3 estrelas...mas pena que os outros contos não ajudaram muito, então deixei uma estrela em honra a esse conto.

Neferet 21/03/2020

Ok
Gostei de 3 contos de 5 .... mas não recomendaria a compra do livro , nn vale a pena , os contos que são bons , acabam que são tão curtinhos que da até raiva kkk

Tamyressilvazz 26/04/2021

Foi uma experiência melhor
As histórias se moldaram em uma temática: Festas de formaturas, nesse contexto, aconteceram histórias sobrenaturais e inusitadas, envolvendo as consequências do passado no futuro.
A história que eu mais gostei foi a escrita por Lauren Myracle, ela soube criar um ar de suspense e terror. Meg Cabot também não ficou pra trás, mas a história ficou a desejar.
A maior decepção pra mim foi a história de Stephenie Meyer, foi muito vago os personagens em cena e o contexto não chegou ao pé de ser algo que chamasse a atenção do leitor, os planos da personagem principal, não chamou atenção.
Incrivelmente esse foi um dos livros que foi melhor dessa série de histórias infernais, e foi uma inciativa boa, inclusive, uma coisa que percebi que a maioria das personagens principais são mulheres, isso também é bem interessante.

Glauciene.Barros 31/03/2020

Não tenho opinião formada
Eu só li o conto da Stephenie Meyer então não tem opinião sobre esse livro.

Leh 02/08/2022

É um livro pra matar tempo. Tem contos que são legais e outros não. Sem muito o que comentar. O primeiro conto é legal. O segundo e terceiro são os melhores . O quarto não me pegou. E o quinto e último foi o que eu não gostei,sei lá poderia ter sido mais.

Ralph 27/03/2022

Infernal
São short stories de autorias de peso em YA compiladas em um livro com nome super legal, capa linda e ótima premissa... e é só isso.
A única coisa que cumpriu foi a premissa: Fiquei aterrorizada!
As gatas ganhando milhões e ainda escrevem isso pra arrancar dinheiro dos fãs. Esse é o tipo de coisa que outros autores postam de graça em seus sites/blogs pra dar uma palinha para os fãs.

Em conclusão: Histórias surreais e rasas. É terror, mas risos de nervoso.