A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra

A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra Friedrich Engels

Resenhas - A situação da classe Trabalhadora na Inglaterra

Heitor.Hissao 21/03/2022

O capitalismo é imutável.
É mais um trabalho jornalístico do Engels do que um livro teórico - apesar de conter vários aspectos de um livro teórico -. Isso, claro, não diminui em nada a grandiosidade do livro, só achi cansativo em alguns momentos os diversos relatos. Mas, é essa a intenção, relatar todos os absurdos desse sistema, até nos deixar incomodados e exaustos.

Não chega nem perto de um dos melhores livros sobre o assunto ou do próprio Engels, mas, é um documento completamente necessário para provar que o capitalismo não tem salvação e nem pode ser anestesiado pela social-democracia (ao menos não sem uma pimenta revolucionária). Tudo que é dito sobre o sofrimento do povo durante a revolução industrial, se repete hoje em dia em outro contexto. Provando que Marx e Engels estão além do tempo deles e que, a revolução fica mais necessária a cada dia.

nunesdenunes 15/05/2024

O protesto de Engels contra sua classe
Engels faz um balanço excelente sobre as condições de vida, trabalho e relações não apenas pessoais, como também de classe. O livro é rico em relatos, exemplos e fontes até mesmo de jornais liberais da época, que na visão de Engels ajudam a embasar ainda mais seu argumento contra a burguesia. Pra mim o maior mérito do autor aqui é conseguir falar dos horrores no qual estavam submetidos os trabalhadores da Inglaterra sem parecer apenas dados e informações em uma planilha. Sua forma erudita, apesar de estender demais os textos em alguns momentos, cria sensibilidade sobre o tema, fazendo com que seja fácil sentir-se afetado por tais condições numa época e num país tão distantes do(a) nosso(a). Muito disso se deve também ao fato de algumas das situações citadas parecerem até contemporâneas demais. Sem dúvidas, apesar de alguns erros de previsão de Engels, muito do que foi dito se mostra necessário de ser resgatado até os dias de hoje, para assim a classe trabalhadora refletir sobre suas próprias condições em comparação a daquela que foi o berço da revolução industrial. As coisas realmente melhoraram? Talvez não tanto quanto pareça.

nandinho da nike 13/07/2022

É assustador pensar que a desumanização do proletariado/trabalhadores presente em nossos dias é algo com um longo histórico, consequentemente, vemos também como a revolução se faz necessária hoje. Podemos observar que coisas nem tão novas dão as caras por aqui, como o egoísmo cego dos capitalistas e a dependência que esse sistema tem
de algo chamado exploração. Longe de ser uma das maiores obras de Engels, ainda sim é exatamente atual.

Antônio 27/02/2021

Aos 24 anos, Engels produziu uma das melhores obras sobre o proletariado a partir de uma pesquisa aprofundada sobre a situação econômica e social dessa classe e, assim, revelando que a situação de miséria inerente à classe trabalhadora tinha uma responsável direta: a burguesia, além do sistema capitalista em si.

O autor descreve minuciosamente acerca da saúde, das doenças que advinham do trabalho, sobre a moradia precária e as consequências que a pobreza extrema causava aos trabalhadores, tais como uma vida familiar conturbada, alcoolismo e o aumento da criminalidade. A partir dessa descrição, é impossível não imaginarmos perfeitamente a situação das classes trabalhadoras da Inglaterra no início da Revolução Industrial e relacionarmos com o que vemos hoje no mundo todo.

A atualidade da obra é surpreendente, mas isso é fruto do método materialista histórico e dialético que Engels já começava a aperfeiçoar. Tendo em vista a linguagem extremamente acessível utilizada pelo autor, recomendo a leitura desse magnífico livro a todos.

?Já é tarde para uma solução pacífica. As classes vão se opondo cada vez mais nitidamente, o espírito de resistência cresce dia a dia entre os operários (...). Então, certamente ecoará por todo o país o grito: ?Guerra aos palácios, paz nos campos!? ? e já será tarde para que os ricos possam se pôr em guarda?.
MarcosK 10/12/2021minha estante
Engels mostra toda sua originalidade nesse trabalho que é o mais importante sobre a pauperização operária no século XIX. Sua análise atenta sobre os diversos ramos da produção e da classe operária ainda tem absoluta significação.

JoAo366 09/05/2023

Relatos
É um trabalho que mescla muito bem pesquisas qualitativas e quantitativas. O que mais me surpreende, do início ao fim do livro, é justamente o que diz o título. Contudo, quando lemos de fato os relatos de diversos trabalhadores e os do próprio Engels, vemos como é insustentável a vida daqueles que tudo produzem e nada possuem. A vida é, definitivamente, desprazerosa, uma constante luta, que só poderá ser vencida com a união do proletariado. Esta união é difícil de ser concebida, pois a classe proprietária possui as armas e os meios, mas também foi esta mesma classe que criou e segue criando, o ódio revolucionário que é crucial para nos mantermos unidos nessa luta.
_izz.1d 09/05/2023minha estante
pow mt bom, tenho que ler esse

Magne 17/07/2023

Engels é materialista, recolhe dados da sociedade e demonstra os fatos.
Para entender como lutar e alterar as condições da classe trabalhadora estudar a história é o ponto de partida, aqui temos um material que nos ensina essa tarefa!
Organizar os desafortunados é criar o futuro.

luiza 02/12/2022

Gênio.
Leitura básica e obrigatória de todo militante para entendermos mais sobre a nossa sociedade. O que me deixa mais abismada é como a narrativa é atual, desafiadora e surpreendentemente boa. Vale muito pena a ler. Apesar de ter demorado alguns meses pra ler (porque é tudo muito denso e feito com muita pesquisa) eu amei e indico. 5 de 5 estrelas, óbvio.

thegoldrush 12/09/2023

Esse livro é MUITO necessário e deveria ser mais panfletado, acho que todas as pessoas que dizem apoiar o capitalismo deveriam ler. eu adorei a forma como foi escrito, é bem diferente das outras obras do engels e eu achei interessante

Igor13 29/10/2018

Denúncia, crítica e análise
Abandonei por haver outros livros na minha lista mais pertinentes, mas é inegável a qualidade desta obra. Uma descrição e crítica muito bem feitas por Angels da condição de vida e trabalho nas cidades industriais britânicas nos 1840's.

Não posso defender tecnicamente minha nota 5, pois não li tudo e a análise vai tão fundo, e aborda tantos elementos, que não me senti com credencias para julgar. Merece 5 só pela 'ousadia' e profundidade para a época.