A Noite dos Mortos-Vivos

A Noite dos Mortos-Vivos John Russo

Resenhas - A Noite dos Mortos-Vivos

Laura1158 28/10/2022

QUE LIVRO BOM!!! Recomendo pra todo mundo q quiser um pouco de suspense misturado com terror. Eu amei como os autores retrataram n da maneira clichê como nos filmes mas como uma coisa inovadora.

Henrique Simão 15/05/2014

Não funciona sem a muleta do filme...
O escritor que se propõe a novelizar um filme (ou o processo inverso, o diretor a dirigir um filme baseado em obra literária) tem que entender que as duas mídias, livro e filme, caminham juntas mas são completamente diferentes uma da outra.

O John Russo peca nesse quesito, ao achar que pegando o roteiro de Night of living dead (que ele mesmo criou com o George Romero) e trascrevê-lo simplesmente seria suficiente para criar um livro.

O "livro" é muito chato e sinceramente foi uma grande decepção lê-lo, porque sou fã incondicional do filme de 1968. A obra aqui citada não se sustenta sem o filme. Os personagens tem a profundidade psicológica de um pires e os eventos se sucedem com uma narração fria e distante, bem típica de roteiro. A segunda história é até menos chata que a primeira, mas...

Pelo menos a edição da Dark Side é bem bacana e ficou bonita na prateleira.

Bruno 04/03/2015minha estante
Concordo contigo. Achei bem fraco

Avalon 05/08/2015minha estante
Bonita mas com altos erros ortográficos... Isso me entristece... =/

Hermano.Cavalcanti 06/10/2015minha estante
Seu comentário descreve tudo. Os dois primeiros capítulos são até empolgantes, mas o decorrer da história é muito monótono e sem emoção. O final salvou um pouco, ainda bem que eu não assisti o filme ainda.

Vitória 26/10/2015minha estante
Exatamente. Eu larguei no cantinho porque estava cansada do livro haha. No começo foi bem legal, aconteceu tudo rápido, de repente tudo para, e ficam na mesma coisa zzzz. Outro ponto negativo: capítulos longos. Não sei vocês, mas odeio isso. Gosto de histórias curtas que fluem, com conteúdo, do contrário capítulos de quase 20 páginas contando NADA de NADA é uma pequena tortura. Vou ver se crio coragem de continuar.

Ju 14/10/2016minha estante
Eu tô sentindo a mesma coisa. Eu ainda não assisti ao filme e pretendo fazer isso depois da leitura. Achei que a história é boa, mas não gostei da forma como está sendo contada. A impressão que ficou pra mim é como se ele tivesse só descrevendo o que tá passando no filme..."aí ele fez isso, aí aconteceu tal coisa". Não consegui ficar presa à leitura.

Carol 09/01/2017minha estante
Comecei a ler deve fazer mais de um ano e ainda não terminei a primeira história... O autor foi mesmo sem noção na hora de "criar" o livro, fazer o quê.

cbqrton 09/07/2023

Esperava mais? sim. me irritou algumas(muitas) mortes desnecessárias.. mas o livro é bonzinho, valeu a pena.

Leonardo 18/10/2020

A primeira história foi originada do filme de George Romero "A noite dos mortos vivos", 1968, percursor dos filmes de zumbis que vemos atualmente, os Zumbis "clássicos", lentos, sem raciocínio com o único intuito de devorar humanos.
A segunda história passasse alguns anos após "A noite dos mortos vivos", mas achei o conto inicial mais interessante por já ter assistido tanto o filme original quanto seu remake por várias vezes.
Tanto os filmes como a história são interessantes para conhecermos realmente o "lado negro" do ser humano, George Romero criou os zumbis com forma de analogia, realizando várias críticas a sociedade do fim dos anos 60 nos Estados Unidos.
Da mesma forma que o filme "Despertar dos mortos", 1978 (Que não consta neste livro), foi uma crítica sutil ao consumismo exacerbado das pessoas, fazendo com que os Zumbis fosse como que por hábito ao Shopping onde o filme se passa.
Um bom livro, com leitura fluída, fortemente indicado para os fãs do gênero "zumbi", mas sem deixar de ser uma boa distração para quem nunca viu os filmes.

Flavio Assunção 10/12/2015

Eu era uma criança quando assisti pela primeira vez "A Noite dos Mortos Vivos". Deveria ter 7 ou 8 anos e me diverti e assustei bastante com aquele enredo sombrio e original. Anos depois, já adulto, descobri que existe uma versão literária, escrita a partir do roteiro do filme. Obviamente alimentou em mim aquele desejo de achar um exemplar. Para a minha decepção, apenas uma versão em português de Portugal havia sido lançada e acabei deixando pra lá. Em 2014, então, veio a alegria de saber que a DarkSide lançaria o livro traduzido. E não só isso, com ele viria a inédita sequência (que nunca virou filme, embora exista uma sequência cinematográfica de mesmo nome), "A Volta dos Mortos Vivos". Finalmente chegou o momento de ler aquele que dizem inspirar os maiores livros e séries de zumbis atualmente existentes. Era melhor não ter feito isso...

Por se tratar de uma novelização, você logo imagina que o escritor vai fazer com que você se aprofunde naquele universo, explorando a mente das pessoas que estão no meio daquele caos, seus medos e desejos mais profundos. Mas não é bem isso que acontece. A história segue uma linha reta, como se você apenas seguisse o roteiro do filme. Não existe qualquer desvio de rota ou acréscimos. Apenas aquela história que se desenvolve de maneira vazia e rígida.

Separando um pouco a ideia da novelização e avaliando "A Noite dos Mortos Vivos" como um livro à parte, é deveras frustrante. A história é fraca, previsível, com diálogos intragáveis e com um texto extremamente repetitivo. Dá nos nervos a quantidade de vezes que o autor repete as mesmas palavras, principalmente em relação a ação dos zumbis. É trash, é bizarro. John Russo não se deu nem o trabalho de criar uma perspectiva diferente para as mesmas situações também repetitivas do livro, nem que seja para dar uma disfarçada. Fora isso, o livro é maçante ao extremo, mesmo sendo curto e com as forçadas cenas de ação que não trazem tensão alguma. É difícil explicar. Você lê esse livro como um roteiro chato e desejando chegar ao seu final. Me via tentando conter o impulso de pular páginas.

Talvez esse sentimento tenha sido potencializado pelos personagens que integram esta obra. São rasos, sem carisma e não causam afeição alguma aos leitores. Você não se preocupa com eles e não os compreende de forma alguma. Em parte porque a preguiça do autor não nos permitiu explorar o psicológico deles, que seria útil nos momentos desesperadores. Ele até esboça isso, mas de uma forma tão superficial que em nada acrescenta.

Poderia muito bem culpar a quantidade de livros e séries que já li sobre o tema? Até poderia sim, se pensarmos que nada do que esse livro traz é novidade e que em alguns momentos parece que certas situações vimos antes. Mas não. Mesmo um livro sobre um tema batido pode ser maravilhoso, como "Apocalipse Z", meu preferido até então. O problema de "A Noite dos Mortos Vivos" é porque é ruim e ponto. Não me importa se faz parte da cultura pop, se é baseado num filme clássico, se é a primeira vez que está traduzido para a nossa língua. Aquilo avaliamos o livro e não os elementos que o cercam.

Tudo o que falei serve para "A Volta dos Mortos Livros", que também integra esta edição. Embora tenha uma qualidade literária um pouco melhor, nos deparamos com a mesma falta de profundidade, mesma previsibilidade e mesma falta de empatia com os personagens . No final das contas, também é mais do mesmo. E, assim como seu pai mais famoso, uma decepção suprema.
Kau 10/12/2015minha estante
Que pena que se decepcionou com a leitura, eu amava a noite dos mortos vivos quando criança *-*

Vanuza.Dias 08/07/2020

Quando tudo começou...
Depois de assistir tantos filmes e séries a respeito de zumbis/mortos-vivos, ainda me surpreendi com essa leitura de "A noite dos mortos-vivos e A volta doa mortos-vivos"; isso porque nem sabia que a primeira história foi baseada naquele filme clássico de 1968!
(Considerando que o filme é uma obra-prima, que já fala por si só, uma vez que é o pioneiro por introduzir os famosos devoradores de carne humana que retornam dos mortos no cinema...)
A leitura do livro também não deixa nada a desejar. Dá pra sentir na pele a aflição e o desespero dos personagens em ambas histórias, além de nos proporcionar o conhecimento do pior e do melhor lado do ser humano, quando o assunto é a garantia de sobrevivência ou valer-se de determinadas situações.
O autor também não poupa detalhes sobre a forma de "degustação" da carne fresca pelos mortos-vivos!
Ótimo livro pra quem curte um Apocalipse Zumbi e tem curiosidade em "ler" o filme que revolucionou o cinema com uma temática além de assustadora, muito intrigante!!
Eduarda Graciano do Nascimento 09/07/2020minha estante
Tb amei esse livro. Ótima resenha!

Vanuza.Dias 09/07/2020minha estante
Obrigada!

Ludmila 04/08/2020

Bem-vindos de volta aos anos 80! Lembrei de quando eu era criança, assistia filme de terror e depois sonhava com os monstros...rs...

Juliana Tavares 01/04/2021

Não foi dessa vez que comecei a gostar de zumbi
A Noite Dos Mortos Vivos foi bem monótono, bem cansativo de se ler. Personagens chatos, e história demorada e morna. Já A Volta Dos Mortos Vivos veio com uma história bem melhor, porém o final muito previsível. Os zumbis, que é o foco da história foi o que salvou na verdade, para quem quer ler sobre bastante sangue bastante carnificina, bastante nojeiras, taí

gabrielareislr 10/06/2020

Uma ótima história de zumbis
A história é bem construída, sobre o tema tem todo o suspense do que pode ir acontecendo com o Apocalipse. Nunca havia lido livros sobre, gostei.

Elô 30/07/2020

Ambas as histórias são rápidas de ler. Sem grandes enrolações e detalhamentos. Com isso também não há um aprofundamento nas personagens.
Para mim, que gosto de histórias de zumbis e do filme do qual o livro é adaptado, a leitura valeu a pena.

Luciano.Soares 19/03/2021

Leitura ok
Apesar de narrar a história que apresentou os zumbis a cultura pop, está longe de ser o melhor livro com a temática dos mortos vivos.

Myy 04/11/2023

Que tensão
Um clássicozao daqueles que estamos acostumados. O que mais me surpreendeu e chamou a atenção foi esse final que acho que não passou pela minha cabeça nem se quer a possibilidade.

@injoyce_ 22/09/2020

Mortos vivos
O livro relata literalmente que o ser humano não vale nada. Nem morto vivo e principalmente vivos, que são capaz de raciocinar e fazem o que fazem.
A noite e a volta dos mortos vivos foi um livro que me fez ter sangue nos olhos e odiar sempre p final, me revoltei completamente em ambos os finais e foi isso o que o tornou único, foi essa experiência diferente.

Ribeiro 26/07/2021

Adorei
Eu ameeeeei a leitura deste livro, a escrita é totalmente perfeita porém a história da noite dos mortos vivos tem menos ação e não é tão macabra, mas a volta dos mortos vivos tem mais ação e tem mais terror na história. GOSTEI MUITO MESMO!!!