Uma breve história do mundo

Uma breve história do mundo H. G. Wells

Resenhas - Uma breve história do mundo

Sérgio 13/09/2020

A história do mundo em um panorama amplo e claro, com todos os principais acontecimentos interligados. É assim que ela deveria ser ensinada nas escolas.

de Aquino 19/03/2014

Pegando emprestado
Como o livro é da primeira metade do século XX, várias vezes o autor faz afirmações sobre fatos que, após escrutínio, foram desmentidos. Nas minhas pesquisas sobre alguns desses fatos, me deparei com uma ótima resenha e gostaria de compartilhá-la com quem quiser ler também porque achei realmente muito útil.

Minha opinião sobre o livro: Formidável.

Segue o link.

site: http://www.amalgama.blog.br/02/2011/uma-breve-historia-do-mundo-wells/

Dutra 26/03/2020

Um resumo muito bem contado
Este livro é uma coletânea dos fatos importantes que ocorreram no mundo desde o seu princípio, apenas acho que ele deveria ser atualizado, afinal é um livro de 1922 e muita coisa interessante aconteceu desde então.

Paula 11/02/2014

Wells foi um admirável narrador, um herdeiro das concisões de Swift e Edgar Allan Poe.” (Jorge Luis Borges)

Para contar a história do mundo, H. G. Wells recua até os primórdios do universo. Publicado em 1922, Uma breve história do mundo é um panorama sobre o planeta e a humanidade, desde o surgimento dos seres vivos, passando pela origem dos povos, das religiões, as grandes navegações, as guerras, a Revolução Industrial até chegar à Primeira Guerra Mundial. A mesma curiosidade que moveu o escritor pela ficção científica é aqui aplicada em um de seus livros mais ambiciosos. Em Uma breve história do mundo estão presentes suas ideias sobre o progresso, sobre a política e a humanidade, aliando seu vasto conhecimento à fluidez da prosa jornalística. Porém, sem perder de vista que é impossível colocar um ponto final na História, conclui: “tudo é apenas o prelúdio das coisas que o homem precisa fazer”.

Rita Nunes 29/04/2014

Eu esperava um livro que contasse a história do mundo de uma forma condensada, diferente e criativa, e foi o que aconteceu no início, mas depois virou um livro didático. Talvez seja interessante pra quem gosta de história...

Renata 03/04/2015

Seria injusto julgar o livro por suas falhas, já que ele foi escrito 1922. Mas também é impossível classificá-lo com cinco estrelas.
Achei um grande erro a L&PM não ter acrescentado algumas notas, esclarecendo alguns fatos que foram desmentidos/atualizados. São poucas as pessoas que leem um livro e depois saem pra investigar (o que é uma pena, não se tratando apenas desse livro, como de todos).
Minha crítica não é ao autor, e sim à editora.
Vagner 08/03/2018minha estante
Por favor, voce pode dar um exemplo de algo no livro que foi afirmado e depois desmentido?

Polly 26/05/2019

Uma Breve História do Mundo (#080)
Uma Breve História do Mundo é um livro de história geral, mas sem aquele engessamento formal dos livros didáticos de História. Cheios de comentários opinativos, Wells nos conta de forma mais que resumida a história do nosso planeta, desde o princípio de tudo (o Big Bang) até a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos importantes que a sucederam.

É evidente que o livro traz suas limitações, muita coisa deve ter sido descoberta pelas ciências nesses quase cem anos que nos separam da época em que a obra foi escrita, e, depois da Primeira Guerra, o mundo meio que virou do avesso, se o compararmos com os nossos tempos. No entanto, é interessante ver as previsões (e acertos) que o autor faz sobre futuro. E o destaque que ele dá para a necessidade do desenvolvimento das ciências humanas para o desenvolvimento social é confirmado nos nossos tempos, a única coisa absurda é imaginar que exista hoje quem queira combatê-las...

O livro concentra sua perspectiva no Velho Mundo, mas com um ponto extra para a dedicação do autor em falar sobre a história da Ásia, especialmente da China, com a qual eu nunca tinha tido contato. Ainda assim, senti falta de um panorama sobre a África e a América Latina, que são citadas apenas como lugares de colonização. Nem mesmo as consequências desse colonialismo são analisadas nesses continentes. O que é uma pena, já que as opiniões do Wells são bem legais.

Enfim, Uma Breve História do Mundo foi um livro que me fez sair da zona de conforto, me lembrando do quanto sempre amei História. Despertou-me o interesse por algumas figuras e por alguns processos históricos, que já tenho feito planos para incluir nas minhas metas literárias em breve. Fica aí mais uma dica para vocês!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2019/05/uma-breve-historia-do-mundo.html

oiqpablo 09/05/2011

um dos melhores livros que eu ja li na vida
that's it