A lua de Yakuza

A lua de Yakuza Shoko Tendo

Resenhas - A Lua de Yakuza

C. Aguiar 23/10/2012

Bom, essa será a resenha mais curta que eu vou escrever.
Quando comprei esse livro *na época porque hoje em dia eu não tenho mais ele, me rendeu uma troca legal no skoob* eu me deixei levar pela informação na capa: Surpreendentes revelações da filha de um Gângster.
Porque não é bem isso que esse livro mostra.
Me deparo com a Shoko Tendo, (a escritora e personagem principal do livro) contando sua vida e como era ser a filha de um mafioso, um cara que pertencia (na época) a uma das maiores máfias, a Yakuza.
Eu pensei que no livro eu saberia como seria a organização da Yakuza por dentro, coisas que eles passam, e por ai vai, mas não foi bem isso.
Foi uma completa decepção.
Fiquei sabendo da vida dela, de como ela sobreviveu sendo a adolescente problema, de como suas escolhas foram erradas, as amizades, as drogas, os abusos e surras que sofria dos seus namorados.
Ela teve uma vida bem conturbada.
Mas cade as relevações surpreendentes?
Todos que leram o livro reclamaram disso. Porque o leitor é levado a acreditar que vão falar dela e da organização da Yakuza, quando de fato só é mencionado ela no livro. Vez ou outra alguém da Yakuza, mas nenhum revelação ou coisa do tipo.
O livro não é mal escrito, mas não é perfeito.
Sofri em algumas partes lutando sem muito sucesso para achar algo bom no livro, mas não consegui gostar de muita coisa.
No mesmo tem algumas fotos dela, da tatuagem dela (membros da Yakuza tem uma tatuagem enorme).
Bom, basicamente é a história de vida dela, falando da Yakuza por alto, sobre membros que ela se relacionou e por ai vai.
O livro não foi bom para mim, mas não foi de todo ruim apesar de ter sido uma leitura um pouco chata. Então considero ele regular na medida do possível!

essa resenha pertence ao site: www.seguindoocoelhobrancoo.com.br
Silvia.Rocha 06/02/2015minha estante
ela não tá muito detalhes porque a Yakuza ainda existe......

Dani 27/12/2010

A princípio achei o título do livro uma farsa. Isso porque ele dizia "Surpreendentes revelações da filha de um gângster". O que se imagina ao comprar o livro? Eu achei que ouviria histórias dos bastidores da Yakuza, de que saberia um pouco mais sobre a organização, mas no entanto a Yakuza é mencionada muitas vezes mas apenas como cenário da história de Shoko, que viveu cercada de membros da organização. Não sei ao certo o que senti ao ler o livro. Não entendo como após tanto sofrimento Shoko conseguia amar tanto seu pai. Não entendo também a rebeldia desenfreada dela e sua predisposição para arranjar problemas. No entanto, conheci um ser humano de coração amoroso, que embora errasse também queria encontrar o amor. Algumas coisas não ficaram claras para mim. Às vezes senti raiva, me identifiquei, chorei, tive náuseas, porque o livro é bem profundo em alguns aspectos. Mas, algumas partes são um pouco resumidas demais, e outras são contadas pela metade. A impressão final é de que Shoko ainda não parou de errar. Não sei. Quero ainda ler um outro livro dela para ter certeza.

Fátima Fabbri 19/07/2011

Yakuza Moon
"A Lua de Yakuza" é uma biografia de Shoko Tendo, a filha de um dos chefões da Yakuza.
O livro conta tudo o que ela teve que passar por ser da família de um gângster.
Todo o preconceito que ela passou desde criança na escola, sua entrada para uma gang de adolescentes muito conhecida no Japão, seu vício com Speedy e todos os relacionamentos violentos que teve com diversos amantes, alguns também membros da Yakuza.
A capa do livro é o próprio corpo de Shoko, que ela tatuou praticamente inteiro após largar o vício com o Speedy e tentar levar uma vida normal.
"A Lua de Yakuza" não está entre meus livros preferidos, mas é sem dúvida um livro muito interessante, principalmente para quem se interessa por histórias de Máfias.

Nath Vares 24/01/2013

Este livro é uma auto-biografia. Não espere descobrir nele os segredos da Yakuza (para quem não sabe, a Yakuza é como a máfia no Japão, ou algo equivalente). O livro fala da vida da Shoko, e embora cite um pouco a Yakuza, isso porquê a autora está envolvida com ela, a história se foca mais nas experiência pessoais. O que, na minha opinião, é bastante compreensível.

Em ‘A Lua de Yakuza’ ficamos conhecendo um pouco da vida de Shoko Tendo, uma menina que cresceu em meio a Yakuza, seu pai era um dos chefões da organização, cercada de luxo, o que não a impediu de sofrer bullying no colégio, virar uma adolescente rebelde, e se viciar em drogas. Shoko frequentemente fugia de casa para “curtir” com a sua turma. E frequentemente fazia escolhas erradas, principalmente no que se dizia respeito a relacionamentos amorosos. É difícil pensar em como ela ainda esteja viva depois de tanto ter apanhado dos namorados.

Shoko foi durante algum tempo viciada em Speedy (uma droga) e depois de conseguir se livrar deste vicio, ele resolveu mudar sua vida, e então fez uma tatuagem em seu corpo. Uma tatuagem praticamente de corpo inteiro. Ela diz que este estilo de tatuagem, fechada, no Japão é meio tabu, porque está muito ligado a Yakuza. Mas ela diz que isso foi uma forma de se aceitar e se compreender, aceitar quem ela foi, e principalmente seu pai, que mesmo depois de tudo, ela ainda amava demais.

A história é muito boa. Mostra a força de uma pessoa em superar as dificuldades e a capacidade de se reerguer e não desistir perante dificuldades.

O único porém que eu ressalto é que a escrita é meio... imatura. Percebe-se que não parte de um escritor profissional, eu acho. Algumas passagens correm depressa demais e outras parecem fora de contexto. Mas ainda sim ele é simples e fácil de se ler e compreender.

thiagorodrigues.sales 18/01/2016

A Voz Feminina da Máfia
Super Indico a leitura do livro, publiquei esta matéria no Jornal do Commercio AM:
Nome do Livro: A Lua de Yakuza
Edição: 41.958
Título da Matéria: A Voz Feminina da Máfia
Jornal do Commercio

Thiago Rodrigues
trodrigues@jcam.com.br

Yakuza é uma famosa e tradicional organização criminosa do Japão, conhecida mundialmente por seus crimes altamente sangrentos e por seu rigoroso código de postura e respeito. A palavra Yakuza significa a sequência ‘8-9-3’, considerada o pior tipo de mão em um autêntico jogo de baralho japonês.
E a “Lua de Yakuza” não é diferente, a obra que chegou nas livrarias brasileira em 2010 pela editora ‘Livros Escala’ é uma autobiografia de Shoko. Em sua estreia literária a escritora, filha de um gangster – Hiroyasu, da organização criminosa japonesa, narra a sua contundente, dilacerante e chocante história, trazendo uma aura de best-seller na obra.
Não espere descobrir nele os segredos da Yakuza, ou como funciona a estratégia de crimes deles. Apesar de citar um pouco a Yakuza no enredo, a autora, o próprio personagem está fortemente envolvida na máfia japonesa, porém a história se foca mais nas experiência pessoais, deixando a trama mais envolvente, com os acontecimentos reais, deixando de lado aquela imagem de um personagem superior, fora do comum, para colocar-nos no lugar de Shoko.
Ficamos conhecendo um pouco da vida de ‘Shoko Tendo’, uma menina que cresceu ali no berço da gangue, seu pai era um dos famosos chefões da organização, cercada de luxo e poder, o que não a impediu de sofrer ‘bullying’ no colégio, virar uma adolescente submissa à aquele universo, e se viciar em drogas. Shoko sempre fugia de casa para ‘tirar uma onda” com a sua turma. E frequentemente fazia escolhas não muito certas, principalmente no que se dizia respeito a relacionamentos amorosos. As relações amorosas com amantes abusivos e agressivos da organização criminosa, os constantes espancamentos, a dependência por sexo e a reconciliação com os pais também fazem parte da obra da escritora que, aos 20 anos, decidiu tatuar o corpo inteiro para dar um basta na vida desregrada. É difícil pensar em como ela ainda esteja viva depois de tanto ter apanhado e ter sofrido na vida, até se escravizava por drogas.
Shoko foi durante algum tempo viciada em Speedy, a droga citada no livro, e depois de conseguir se livrar deste vicio, ela resolveu mudar sua vida, e então fez uma tatuagem em seu corpo. Uma tatuagem praticamente de corpo inteiro. “...o estilo da tatuagem, fechada, no Japão é meio tabu, porque está muito ligado a Yakuza, mas isso foi a única forma de se aceitar e se compreender, quem eu fui, e principalmente meu pai, que mesmo depois de tudo, sempre meu amou”, completou Shoko, na obra.
Sob uma ótica feminina, munida de uma linguagem coloquial e sem papas na língua, e totalmente ‘desglamourizada’, a leitura desvenda o mundo do crime organizado da Yakuza e o papel submisso de uma mulher dentro dele.
Purgação e Empatia
Essa desordem enfrentada na vida de “Shoko Tendo”, leva os leitores mais sensíveis a uma reflexão profunda sobre os momentos mais difíceis de suas próprias vidas, e faz com que emoções esquecidas ressurjam. A história dura e o estilo simples e envolvente da autora comovem e provocam empatia e catarse.

Felipe.Protti 06/05/2020

Uma ótima biografia
Nesse livro você não vai aprender ou conhecer quase nada sobre a yakuza, mas você vai descobrir uma ótima história de uma mulher que superou tudo na sua vida e conseguiu dar a volta por cima, mostrando que a yakuza não é algo tão legal para quem é da família.

Isabela Yukie 21/03/2024

Esse livro me deixou em choque
A história é assustadora. Adorei.

Perdoem por não falar mais sobre, faz tempo que li então não lembro muito bem. Mas sei que vale muito a pena a leitura porque é bem interessante.

Brendinha 23/07/2020

"Penso muito na lua. Em como ela segue o seu ciclo constante de inchar e minguar, tão parecido com os altos e baixos da minha própria vida."

Juliane4 03/12/2023

A obra é uma autobiografia que narra a vida da autora, Shoko Tendo, que cresceu como filha de um membro da Yakuza, a máfia japonesa. O livro oferece uma visão íntima da cultura Yakuza, destacando as complexidades e desafios enfrentados por aqueles que têm ligações com essa organização criminosa.

freakfran 09/01/2011

Yakuza Moon
Um belo título em inglês que não soou tão bonito em português. O livro tem uma história interessante, em linguagem bem simples e provavelmente vai ficar entre as leituras mais rápidas que eu fiz este ano. A vida de Shoko Tendo mostra como o destino pode ser ardiloso, mesmo quando nascemos numa família de excelentes condições financeiras; suas atitudes e a forma como leva as consequências fizeram desta leitura algo envolvente e que eu recomendo, principalmente para quem não está habituado a leituras mais profundas ou complexas, pois este romance leva à reflexão de uma maneira bem fácil de compreender.

O problema, que eu gostaria de estender aos livros lançados pela Editora Escala, fica na revisão, que, como sempre, está cheia de falhas, erros pequenos de ortografia e concordância que vira e mexe aparecem no livro, dando a impressão de que os revisores estão aquém da proposta da Editora - disponibilizar livros a preços acessíveis nas bancas é uma atitude louvável, mas o leitor deveria ser poupado de erros básicos de ortografia que, a meu ver, desvalorizam a obra.

Galo Doido 28/06/2012

Fraco
Leitura chata. Não é aquela coisa toda não!!!
C. Aguiar 03/10/2012minha estante
é fraco e tud da 3 estrelas? D:

Cícero 05/07/2018

Um relato corajoso
Uma visão do submundo da máfia japonesa, contada pela filha de um Yakuza. Contém relatos da maneira como pensam as mulheres pertencentes a esse mundo, sejam esposas ou filhas. Um dos melhores livros que li.

Ellen343 01/02/2023

Essa não foi uma leitura fácil, devia vir com um alerta de se prepare prós gatilhos, não foi um livro fácil de digerir, alguns momentos precisei parar para porque não tinha a menor condição de prosseguir.
Shoko é um exemplo de superação e luta.