A pista de gelo

A pista de gelo Roberto Bolaño

Resenhas - A Pista de Gelo

Tito 19/11/2010

Um quebra-cabeças estiloso, cuja montagem é mais divertida que a imagem formada.

Ed Siqueira 30/06/2011

Livro mediano para um bom escritor
As expectativas em torno do nome de Roberto Bolaño prejudicaram minha leitura deste seu primeiro romance, "A pista de gelo".

A história cruza as narrativas de três homens sobre os eventos relacionados às suas mulheres e uma pista de patinação secretamente construída em uma mansão abandonada no balneário fictício de Z, litoral da Catalunha, contando com a boa tradução de Eduardo Brandão, que não cotejei com o original, mas que deixa o texto fluir como se fosse escrito já em português.

Em parágrafos curtos e diretos, relacionamentos tipicamente latinos dão o tom da obra, mas Bolaño consegue fugir das caricaturas encadeando a visão dos fatos entre as personagens e dotando os relatos de um tom de depoimento capaz de distanciar os registros.

Assim distanciado, o leitor pode observar com prazer, embora sem interesse, as ciladas amorosas de homens medíocres curvados a mulheres comuns, figuras que a crítica chamou de "marginais" e que seriam nossos vizinhos, esses comerciantes, políticos e mendigos.

A narrativa em primeira pessoa não aproxima os narradores o bastante para criar empatia, mas é bom o desenrolar das intenções, o completar do sentido pelo que não é dito. O ponto mais fraco está no desfecho enfadonho, que reduz o aspecto policial da história, embora desde o início o autor não pareça preocupado em surpreender pelo mistério.

Neste livro Bolaño não dá saltos, não faz piruetas, não engole espadas nem cospe fogo, mas é bom equilibrista dos desejos de suas criações. Fosse um circo, A pista de gelo valeria o ingresso, mas não a reprise. Ao fim e ao cabo é um livro bem escrito e coeso, que não é sensacional, mas merece a visita.

Walter 16/02/2013

Uma beleza de livro
Sempre ouvi dizer que Roberto Bolaño era um grande escritor e, mesmo assim, demorei muito para ler algum de seus livros. Decidi começar pelo primeiro de seus romances e fiquei assombrado. Além de demonstrar uma boa técnica narrativa, o escritor consegue imprimir uma sensibilidade rara, que toca a alma. Espero conseguir viver o suficiente para ler toda a sua obra.

Lucas.Sampaio 11/07/2023

Tudo acabe em Z
Antes de pegar esse romance na minha estante, eu já havia lido dois livros do Roberto Bolãno. O "Putas Assassinas", uma coletânea de contos que me fez ficar ansioso para ler mais do autor, e o maravilhoso e capilar "A Literatura Nazista na América", um pseudo-romance/livro de contos que me fez ficar encantado com a escrita do autor.

Pois bem, peguei A Pista de Gelo cheio de expectativas, e principalmente ao perceber que era um romance polifônico, misterioso (entrei sem ler nem a sinopse). A narrativa é simples, os personagens são poucos, são apenas 3 vozes narrando, de forma alternada e sempre com indicação de quem está falando, um romance relativamente simples, com uma premissa excelente, mas que não se sustenta por muito tempo, veja - porque quase 200 páginas para um crime que só vai acontecer nas últimas 30? E não que o resto do livro não seja interessante, os personagens são construídos de forma magnífica, no entanto, pouco (ou quase nada) acontece nas primeiras páginas, que só se sustentam por conta da boa escrita do Bolaño.

De forma geral: indico para quem já está mais aprofundado na obra do autor, pegar para ler (como eu) tendo apenas uma visão periférica das suas obras (sem ter lido os principais: Os Detetives Selvagens e 2666) só vai criar barreiras quanto a obra do autor, que possui coisas muito mais interessantes.

Fico com a sensação que o que o Roberto construiu aqui é mais do que uma história de assassinato, é a história de uma cidade que nada florece, que tudo é efêmero e que ninguém é capaz de criar raízes profundas naquele lugar.
Tudo acaba em Z.

Sid Dantas 20/11/2023

Okay
Terceiro livro do Bolaño, Os Detetives Selvagens continua o melhor, o Monsieur Pain nem lembro mais e esse deve seguir o mesmo caminho com o passar dos anos.

Laura Braga 17/05/2023

Recomendo a leitura. Livro que prende o leitor, deixando-o curioso para descobrir sobre o assassinato.