Rios Vermelhos

Rios Vermelhos Jean-Christophe Grangé

Resenhas - Rios Vermelhos

Tatianees 22/05/2022

Intenso
Esse livro acompanha dois policiais: o experiente Niémans, com mais de 20 anos de serviço, é um dos melhores da corporação, porém é totalmente desequilibrado e agressivo, não consegue controlar suas explosões de violência.
O outro, um novato chamado Abdouf, é um psicopata que acredita que a polícia é o melhor local para esconder sua tendência homicida.
Cada um deles investiga um caso em uma cidade diferente, porém em algum momento as investigações vão se cruzar.
Niémans investiga um assassinato brutal ocorrido próximo a uma universidade. Abdouf investiga o arrombamento de uma escola primária e outro, em um cemitério. A ligação entre esses crimes é chocante.

Rodrigo 22/03/2022

Publicado em 1998, Rios Vermelhos, do francês Jean-Christophe Grangé não é apenas um excelente triller, como também um convite para viajamos de volta para a década de 1990, começando com a final da Recopa de 1996 no Parc des Princes, passando pela utilização de bipe (pager) no lugar de celular, pelas pesquisas em biblioteca ao invés da internet.

Ao longo do livro, somos apresentados a duas investigações que ocorrem de forma paralela em duas pequenas cidades da França. A trama se revela bastante conspiratória e com outros elementos que estavam em voga na década de 1990, como a manipulação genética. Porém, ao invés de tratar de clonagem, os dilemas morais da obra remetem a outras circunstâncias históricas, mais próximas de experiências do nazismo.

O autor recorre a situações de crime absurdas para abordar de forma inteligente uma mentalidade que já deveria ter sido há muito tempo superada. Além disso, o bom ritmo da narrativa nos faz querer ler mais e mais... Excelente obra!

@wesleisalgado 20/10/2023

Me deu saudade dos livros da Patricia D. Cornwell
É um suspense muito acima da média,e toda a história de eugenia e motivacional das mortes muito interessante. Os assassinatos e cenários me deram saudade de quando eu era adolescente e adorava os livros da legista criada pela Patricia Cornwell.

A adaptação é bem decente e complementar a história do livro, apesar da descaracterização do detetive árabe, no filme vivido pelo ótimo Vicente Cassel.

Magasoares 07/11/2022

Rios de Púrpura
Muito bom, muitos mistérios, assassinatos, mistérios esses que só descobrimos no final. O assassino tinha as razões dele para matar?não o julgo nem o condeno. Por essa razão fiquei triste com o final ?

Paula 12/05/2009

Esse foi meu primeiro livro da Coleção Negra qie eu li, eu estava acostumada com o ritmo de Agatha Christie, mas amei este livro com o seu ritmo alucinante para achar o assassino, que por sinal só da pra saber no último capitulo da história. Para quem gosta de ação, este livro é muito bom.
Salete24 31/08/2023minha estante
Seria um ótimo filme, se não fosse truncado .Não entendi nada do enredo, pois nada foi explicado. O que realmente aconteceu as mortes e qual a razão? E a menina Judith, morreu ou não morreu. O que faziam com os membros dos mortos? , No final aparece uma irmã, ou seja eram gêmeas e daí ?
Eu queria ler o livro, mas como já sei a história, não teria saco de fazer a leitura. Pena. Não sei se o erro foi da filmagem ou o livro também é contraditório. Vai saber.

Renatmi 16/09/2010

Um dos melhores livros que certamente já li: prende sua atenção e você fica imaginando as cenas e imaginando que e o que pode ter levado alguém a fazer aquilo. Muito bom. O filme não chega nem aos pés do livro.

Bruno 20/05/2021

Excelente
Excelente livro. O ritmo frenético e os capítulos curtem permitem uma leitura rápida.

HARRY BOSCH 04/01/2010

BOM SUSPENSE
Rios vermelhos é uma ótima opção para quem gosta de suspense policial.
O Autor consegue prender a atenção do leitor a cada capítulo.
Um corpo é encontrado nu e todo mutilado nos arredores de uma cidadezinha universitária Francesa..Apenas um crime com requintes de crueldade ou obra prima de uma seita satânica?
O leitor é levado além do limite da imaginação humana em um dos melhores thrillers Europeus da década de 1990.

Simone de Cássia 10/11/2012

Gostei muito. Foi uma agradável surpresa. Comprei o livro sem muita expectativa por tratar-se de autor desconhecido mas, a trama prende e faz querer ler sempre uma página a mais. Não gostei muito do final mas... acontece. Valeu

Gabriel 07/03/2013

O crime refletido em um espelho
"Nós somos os senhores e os servos, nós controlamos os rios vermelhos". Qual por trás dos rios vermelhos?

Grangé utiliza-se de um trilher em uma narrativa viciante, envolvente, intrigante e misteriosa que permite-nos sentir a história e vivenciar seus detalhes. Utilizando-se de dois enrredos aparentemente paralelos que se entrelaçam ao final em um grande mistério e conspiração.

Um corpo sobre a rocha, sem olhos, em posição fetal, encontrado através do reflexo do rio, privado de sua identidade. Grangé trás como base do assassino a fixação por tornar suas vitimas em meros reflexos do que são, sem identidade. Essa obsessão que parece a Niémans a principio uma motivação sexual, logo se mostra muito irracional e bruta, que deixa o investigador intrigado com a motivação do assassino. Já ao passo que Karim Abdolf descobre um arrombamento de sepultura em uma cidadezinha onde trabalha que apresentava curiosa relação com o arrombamento de uma escola no mesmo dia.
Partindo desses princípios ambos os investigadores partem numa caça incessante sem suspeitar que um segredo sinistro e sombrio mantinha ambos os casos como um só.

Rios vermelhos se mostra um trilher misterioso e intenso no qual o assassino mantem-se escondido do leitor até o momento decisivo da trama, assim como, uma excelente trama e entrelaço dos dois enredos a principio tão distintos culminando num final imprevisível, quem pode ser o assassino aficionado em tirar as identidades biológicas de suas vitimas? oque o motiva? Qual o mistério dos rios vermelhos?

Niémans afirma que o crime é como um núcleo atômico que cada partícula é impostante, e que nas vitimas o assassino se reflete em um espelho. Ao final da trama podemos ver como o assassino sempre esteve refletido.

Gleyson 06/09/2014

Espetacular
Li o livro depois de ter visto o filme, que também é sensacional.
O livro, claro, detalha muito mais a história e tem muitos elementos a mais que são bem interessantes.

É o tipo de história que segue por um caminho REALMENTE intrigante e te leva a um resultado brilhante e coerente com a história.

O clima sombrio da história é característico do autor, que o faz muito bem.

Vale muito a pena!

Na 10/11/2014

Fiquei realmente fascinada com a maneira de Grangé escrever,uma historia cheia de surpresas,trama muito bem bolada que como um bom livro que se preze envolve o leitor de forma que tentamos descobrir o resultado da investigação

Jampira2 01/03/2018

Um grande livro
“Rios Vermelhos” do escritor francês Jean-Christophe Grange tem todos os elementos necessários que um livro policial precisa para se tornar um grande sucesso, um verdadeiro bestseller.
Confira resenha completa no blog Livros e Opinião

site: http://www.livroseopiniao.com.br/2018/01/rios-vermelhos.html

Bruno T. 03/05/2019

Ruim mesmo
Situações absurdas, personagens exagerados e desagradáveis, história inverossímil. Uma porcaria de livro: abandono na página 186.

Lika 21/02/2024

Assisti ao filme duas vezes e sempre achei um filmão

Mas o livro é incrível, o filme mudou algumas coisas, então em um determinado momento eu já não tinha certeza qual seria o caminho do livro haha
Ainda bem, pois fiquei surpresa com várias partes

Indico