Sam

Sam's Letters to Jennifer James Patterson

Resenhas - CARTAS DE SAM PARA JENNIFER

Gi 16/03/2021

Achei que seria bem mais emocionante.
Uma história muito bonita, personagens que encantam e tal, mas bem fraquinha. Serve para sair das famosas ressacas literárias.

Aline 09/02/2014

Poxa....
Fraco....nem parece que foi escrito pelo Patterson....

Carla Brandão 26/06/2016

Vocês já leram O diário de Suzana para Nicolas? Quem já leu e curtiu a leitura, provavelmente também vai gostar de Cartas de Sam para Jennifer. Nesse romance, James Patterson segue a mesma linha do livro anteriormente citado.

Jennifer perdeu o marido há um ano, não tem filhos e seus pais já são falecidos. Sua única família é Sam, sua avó, com quem tem uma relação muito próxima. As duas são melhores amigas e adoram conversar e passar o tempo juntas. Quando criança, Jennifer passava as férias na casa da avó, no Lago Genebra, e é pra lá que precisa voltar quando um telefonema informa que Sam está internada, em coma.

Na casa do lago, Jennifer encontra uma pilha cartas escritas pela avó e destinadas a ela. Nas páginas estão contidas partes da história de Sam que a neta sequer desconfiava. As instruções dizem que as cartas devem ser lidas aos poucos e, cada vez que Jennifer abandona a leitura para fazer outra coisa, torcemos para que ela retorne rapidamente para, junto com ela, conhecermos aos poucos o segredo que Sam guardou por tantos anos. Apesar de não ser "chocante" como promete a sinopse, é interessante acompanhar o desvendar do mistério de Sam e as lições que a neta tira das cartas ao longo da leitura.

Enquanto lida ainda com a perda do marido e a internação da avó, Jennifer reencontra um amigo de infância, Brendan, que faz seu coração bater mais rápido novamente. O romance, porém, ganha contornos dramáticos porque Brendan também tem um "segredo" que precisa compartilhar com Jennifer.

O livro é bonito e tocante, mas triste. Fala de perdas, mas também de reencontros e superação. A sequência de sofrimentos na vida de Jennifer, porém, me incomodou um pouco. É muito drama e falta de sorte pra uma pessoa só! Eu gosto de livros tristes, mas esse exagero me pareceu um pouco irreal demais. Além disso, gosto de tramas nas quais o sofrimento é tratado com mais sutileza e não com a pretensão explícita de arrancar lágrimas de quem lê.

Os pontos negativos foram compensados pela escrita de James Patterson, que sabe como poucos prender o leitor. Os capítulos são curtos e isso, aliado ao talento do autor, faz a leitura fluir bem e rápido.

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2013/12/resenha-cartas-de-sam-para-jennifer.html
Têca Fa 14/10/2017minha estante
Obrigada pela resenha, maravilhosa!

Estante da Mila 08/07/2018minha estante
Meu livro preferido é O diário de Suzana para Nicholas. Agora quero muito ler esse.

Samara216 21/12/2022

Cada página desse livro me fazia querer ler mais. "Só mais essa página" era o que eu dizia e quando menos esperava já havia lido todo ele. Gostei do final feliz triste. Afinal finais felizes tristes são os melhores! ??