Lendas de Sangue

Lendas de Sangue Flavia Idriceanu...

Resenhas - Lendas de Sangue

Henderson 30/05/2009

A força do mito
Livro muito interessante sobre os mitos e lendas que cercam o vampirismo. Bem organizado através de capítulos temáticos. Às vezes é um pouco maçante, faltou aos autores um pouco de "jogo de cintura" para tornar a obra menos árida. Apesar disso, é leitura recomendada para quem quiser uma obra séria sobre vampirismo.

Jéssica 21/10/2019

Grande pesquisa x Escrita
O livro apresenta uma quantidade grande de pesquisa, não tenho o que dizer disso. Achei muito interessante muitas partes e a contextualização das épocas, simbolismo, religiões envolvidas, ligações pelo mundo e correlações com outros personagens mitológicos.

Agora quem me dera essa diagramação fosse menos apertada, hein?. Só de abrir o livro já se percebe que esta tudo muito junto, sente-se aquele cansaço na vista. O problema desse livro são dois aqui, o primeiro já foi citado e o segundo e a repetição. Como o conteúdo já é um conteúdo de estudo e pesquisa, o leitor vai sentir o peso. Agora tudo tão junto na página fez com que minha vista ficasse muito cansada bem mais rapidamente. Continuei por estar acostumada a leituras mais densas, mas fiquei feliz quando consegui terminar.

Então se você junta isso com o fato de que muita coisa é repetida... ai é para tirar o fôlego a cada parágrafo mesmo, fazer aquela pausa... Não tinha necessidade de repetir tantas vezes, por exemplo, que um morto que não sofre o processo de rituais de velório adequadamente pode retornar como vampiro... quantas vezes eu li isso? Nem sei.. E é só um dos muitos exemplos de repetição.
Talvez os capítulos pudessem ser organizados de outra forma para esse tipo de coisa não acontecer? Não adianta falar uma coisa em um capítulo e arrastar aquilo por todo o resto do texto, eu juro que não esqueci o que eu li para repetir tanto, viu?

Enfim, humor a parte, eu queria muito poder dar uma nota maior, pois todo o trajeto de pesquisa foi sensacional! Muito interessante! Mas a forma como foi escrito e colocado no livro... A organização deixa muito a desejar. Quando eu termino de ler um livro cansada da forma como terminei esse, não consigo me lembrar da experiência de uma forma feliz, infelizmente... queria poder. O que é a prova de que mesmo quando pegamos algo para ler do que mais gostamos, se não for bem feito, até quem gosta se cansa.