Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Lola 24/10/2021

Quem disse que isso era uma COMÉDIA ROMÂNTICA estava mentindo gente meu deus só depressão só lágrimas só tristeza
nota 10

Gab 13/10/2021

Não é mórbido, é... fascinante.
Achei esse livro num sebo de segunda mão e em ótimo estado, então me agarrei na chance e comprei.

Meu Deus, que escolha.

Jamais imaginaria que Um Dia se tornaria um dos meus favoritos, mas talvez se eu tivesse lido um pouco mais da sinopse já imaginaria. É um romance intimista, dramático e britânico (ou seja, já é o combo necessário pro favoritismo) e se encaixa PERFEITAMENTE nas músicas dos Arctic Monkeys e principalmente na música Love Is A Laserquest da mesma banda??? Isso é tão bom que eu até desconfio.
Ahh, Em e Dex, Dex e Em. Como eu amei conhecer a história de vocês. ?

Samara Cristina 04/04/2020

Dex e Em, Em e Dex
?Um dia? virou um dos meus livros favoritos!

Conta história de Emma e Dexter, apesar de estudarem na mesma faculdade se conhecem apenas no dia da formatura, eles possuem personalidade diferentes, ela intelectual e revolucionária, ele galã e pretensioso.

Eles tem algo comum: ainda não sabem o que fazer da vida.

E apesar da diferença, eles se tornaram amigos, no entanto sentiam algo a mais um pelo outro. E esse romance, teve vários desencontro fazendo que cada um seguisse sua vida... até que UM DIA...

E assim é o livro, gira em torno de uma data. Cada capítulo é um ano, na mesma data, desde 1988 até 2007.

Um dos meus momentos (desencontro) preferidos: a carta que Dex escreve para Em, ele estava bêbado então a carta foi engraçada e foi possível saber o sentimento dele.

Então é isso... leiam o livro! É um bom romance.

Ladyce 08/08/2011

Carpe Diem! -- diz David Nicholls
Quando uma amiga sugeriu que eu lesse UM DIA de David Nicholls e descreveu esse romance como uma história que se passava no mesmo dia de diferentes anos, pensei imediatamente no filme de Robert Mulligan, TUDO BEM NO ANO QUE VEM, [Same time next year], [1978] sucesso comprovado como filme e peça teatral. Lendo na orelha do livro [Intrínseca:2011] o envolvimento do autor britânico com o teatro comecei a leitura desconfiada de que estaria me envolvendo com uma alusão, uma paródia, uma re-adaptação da peça do autor canadense Bernard Slate. Erro meu! Este romance é completamente diferente. E, tem mais, é mais profundo, significativo do que a comédia a que me referi. Como na peça teatral, este romance também tem um humor inerente. Como na peça teatral, vemos os mesmos personagens crescerem, se desenvolverem: atores de comédias urbanas que se desenvolvem através do trabalho, dos casamentos, das desventuras amorosas. Mas estas são as únicas semelhanças.

Hoje são raros os livros que me emocionam de uma maneira profunda, que me levam às lagrimas como esse fez em seus capítulos finais. Muita leitura, a dose normal de descontentamento, experiência acumulada têm contribuído para que seja difícil encontrar um autor que me comova, sem que eu sinta que minhas emoções foram manipuladas inescrupulosamente. Mas esse romance, que parece sem pretensões, com uma narrativa entremeada por diálogos corriqueiros, com grande dinamismo, removeu barreiras à minha sensibilidade e se tornou pessoal. Com um desenrolar inesperado ele atinge o leitor como um soco no estômago. E essa leitora, se encontrou ao final, depois de reler o último capítulo, como Dexter, um dos personagens da trama, controlando um pequeno ataque de pânico, como se meus pés estivessem se apoiando numa fina camada de gelo prestes a se partir. O abismo está aqui, em qualquer lugar, a qualquer hora.

É possível que com esse romance, David Nicholls possa vir a ser considerado o retratista de uma geração. Mas acredito que ele seja mais do que isso, pois sua mensagem: Carpe Diem é universal e não tem prazo de validade. Mas, afinal, o que é este romance? É a vida de dois personagens, através de vinte anos. Passa-se na Inglaterra. Um homem e uma mulher, que se conhecem no dia da colação de grau na faculdade, têm um mundo de possibilidades, um horizonte aberto, um número irrestrito de escolhas a fazer. Eles se conhecem e mantêm um relacionamento ora estreito, ora distante através dos anos. Aos poucos, no passo da vida, testemunhamos suas opções, o aproveitamento que fazem do que lhes é ofertado, o que procuram e o que ignoram. Acompanhamos o desenrolar de suas vidas e nos afeiçoamos a eles, mesmo que o retrato de Emma e Dexter, a cada passagem do dia 15 de julho, data da formatura universitária, seja feito com candura fotográfica.

Torna-se impossível, no entanto, para o leitor não refletir sobre sua própria vida, suas escolhas, oportunidades e medos. Ler UM DIA pede um exame de consciência, um exercício de terapia psicológica. Temos que encarar nossa cronologia, nossos passos. E depois ainda perguntar: E agora? Por esses questionamentos, esse é um romance a ser lido e pensado. Conversado e debatido. Será a minha sugestão para o meu grupo de leitura no próximo mês. Imperdível.
DIRCE 17/09/2011minha estante
Ladyce,
Amei sua resenha.
Eu tive a felicidade de ter assistido" Tudo bem no ano que vem" ( há zilhões de anos) coma Glória Menezes e o Tarcísio Meira. Se tornou inesquecível, e ainda que "Um Dia" fosse uma nova roupagem da peça seria tudo de bom.
Com certeza irá para minha Estante.
Tenha um ótimo final de semana.
abraços.

Julia Romão 12/01/2023minha estante
Uma das poucas histórias que eu gosto mais do filme que do livro. Achei cansativo a escrita e a história (talvez não fosse o momento para ler)

keu 10/06/2023

Dex e Em / Em e Dex
Dex é mais dexsastroso, isso sim, e não ajuda em nada em transformar esse romance em romance. Em é uma representação do sonho e como eles podem acabar conosco!

Tata 26/11/2021

Um dia
Esperava que o filme não fosse tão fiel ao livro, mas depois que conclui a leitura, percebi que cada acontecimento no livro aparece também no filme.

Esse livro é perfeito, me fez rir, me emocionar e fiquei com raiva de alguns personagens. Mas a história de Emma e Dexter é muito bonita, mesmo que eles tenham feito besteira no meio desses 20 anos de convivência.

Esse com certeza é um dos meus livros favoritos e será reconfortante ler ele novamente.

Mara Vanessa Torres 25/04/2020

'Um dia' não é uma história de amor
Minha conclusão sobre "Um Dia" (original One Day, tradução de Cláudio Carina, editora Intrínseca, 2011, págs. 416) pode ser resumida em uma frase rápida: essa não é uma história de amor. O inglês David Nicholls trouxe um enredo que percorre dos anos 1980 a meados de 2000, apresentando as décadas, acontecimentos, felicidades e frustrações do mundo através dos personagens Dexter Mayhem e Emma Morley. Comecei a ler o romance pensando que encontraria uma história de amor jovem que seria capaz de atravessar os anos, mas esbarrei na biografia de um rapaz egoísta, vaidoso, exibicionista, bêbado e solitário, uma figura marcante da conhecida geração yuppie.

Iniciamos a leitura situados no final dos anos 1980, com Dexter e Emma se conhecendo, passando uma noite juntos - de conversa - e finalizando a faculdade. Seguimos ano após ano, sempre no dia 15 de julho (dia de São Swithin - que, provavelmente, ficou mais conhecido ao redor do mundo depois do lançamento do livro), onde Dexter e Emma se encontram. Os dois - por alguma razão alheia a eles mesmos e a nós, leitores - não conseguem desenvolver um relacionamento e ficam em uma longa e injustificada amizade. Dex maltrata e faz pouco de Em (não, não estou falando de "Malhação") e ela, apesar de todo o sofrimento, continua firme e forte ao lado dele.

Entre namoros fracassados de ambas as partes, indecisões, torturas mentais para Emma e uma tragédia familiar para Dexter, os dois vão percorrendo os anos até alcançar à maturidade. Em algum ponto do livro, o beberrão Dexter precisa encontrar sentido para a vida. E adivinha quem vai estar lá, sempre apaixonada e disposta a ajudar? Sim, ela mesma: a pobre Emma.

O site Nó de Oito publicou seis estereótipos femininos que Hollywood precisa parar de usar. David Nicholls utilizou todos. Repassando de forma rápida:

1 - Mulheres cujas vidas se transformam com um bom trato no visual

Dexter vive mencionando o quanto Emma é bonita, mas largada, sem cuidado com a aparência. Na narrativa, ele faz menção às roupas e ao modo de se comportar dela - muito estudantil e nada fino. Em determinado momento, Emma muda o visual, deixando Dexter satisfeito - um "homem-entulho" que jamais a mereceu.

2 - Mulheres deslumbrantes, mas desastradas

Emma é sinônimo de desastre, de coisas que não deveriam ser ditas mas são ditas, entre outras fatalidades.

3 - Mulheres que privilegiam a carreira ao invés da vida pessoal (e se descobrem infelizes com isso)

Emma começa a vida profissional de forma desastrada - enquanto Dexter brilha, mesmo que de forma ridícula. Quando começa a se dar bem, Emma percebe que o amor fala mais alto.

4 - Mulheres que largam tudo pelo verdadeiro amor

Exatamente o que Emma fez.

5 - Mulheres que se voltam umas contra as outras

Emma não se dá bem com nenhuma namorada de Dexter e há sempre algo de debochado e ridículo para comentar.

6 - Mulheres que não conversam entre si (e se conversam, é sobre homem)

Essa é a relação de Emma Morley com Tilly Killick, sua colega de quarto.

Certamente, "Um Dia" não seria aprovado no Teste de Bechdel, já que Emma parece estar ali somente para justificar a existência de Dexter. É sobre ele, afinal, que o livro circula.

De positivo, ficam os diálogos sobre as crises profissionais e existenciais enfrentadas pelos personagens em cada etapa de sua vida, e a forma como as exigências sociais conseguem destruir e desfigurar sonhos juvenis - quando não se há força para mudar. O começo do livro despenca com diálogos fracos, bem bobos. Do meio para o final, na fase madura do casal de amigos, percebemos um avanço na forma como as situações vão se desenrolando - o que fica claro nas preocupações e vivências dos personagens.

Confesso que esperava muito mais da obra e não me empolguei com o destino dos personagens. Se as questões que levantei acima não são capazes de provocar desconforto ou aflição na sua mente, vá em frente. Caso contrário, leia com atenção e fique somente com aquilo que for bom.

Adriana Ramos 29/04/2020

Desenrolar demorado
O livro é lindo, mas quando dizem não julgue o livro pela capa, é disso que estão falando. Tem um desenrolar extremamente vagaroso, demorei mais que o normal pra terminar de ler, porque o enredo simplesmente não te prende e quando acho que a história engatou, já se passou mais um ano, e nada. Me decepcionei, parece que perdi meu tempo lendo esse livro.

larissasoares 30/04/2023

Tinha tudo para ser ótimo...
"Um Dia" é um romance do escritor britânico David Nicholls, publicado em 2009. A história acompanha a vida de Emma Morley e Dexter Mayhew, dois jovens que se conhecem na Universidade de Edimburgo, em 1988, e passam a se encontrar sempre no dia 15 de julho, ao longo de vinte anos.

Através desses encontros anuais, o leitor acompanha o desenvolvimento dos personagens, suas escolhas, conquistas, decepções e amadurecimento. Emma é uma garota inteligente e idealista, que sonha em se tornar escritora, mas enfrenta dificuldades para encontrar sua voz e seu lugar no mundo. Dexter, por outro lado, é um rapaz bonito e carismático, que acredita que a vida é uma grande festa e se recusa a amadurecer.

Ao longo das décadas, Emma e Dexter se separaram e se aproximaram de diversas vezes, passando por altos e baixos em suas vidas pessoais e profissionais. O livro aborda temas como amor, amizade, família, carreira, sucesso, fracasso e arrependimento.

Sem spoilers, o final do livro é pouco emocionante, deixando o leitor refletindo sobre a vida, as escolhas que fazemos e como podemos mudar o rumo de nossa história, mas sinto como se não tivesse dado tempo do leitor se envolver tanto.

***spoilers***

Alguns plots não são bons, o da traição mesmo,eu particularmente não suporto.
Algo que me incomoda é como o Dexter é tão babaca em tantos momentos da história. E o pior plot, a pessoa que mais sofreu, com as indecisões dele, as babaquices dele, no caso a Emma, morrer atropelada assim, a pessoa nem espera, claro que tem o caso de a vida ser imprevisível, mas foi apelação... E a pessoa nem teve tempo de se envolver tanto, sente, mas não se emociona.
E no livro, ele ainda acaba namorando a funcionária, achei meio nada a ver, mas ele seguiu em frente, mas sempre lembrando da Emma. E é perceptível o quanto ele amadureceu estando ao lado da Emma e estava feliz. Mas é um livrinho que te irrita em vários momentos kkkkk

Ana Clara 20/12/2020

Em & Dex
Um livro muito diferente dos que já li, a personalidade deles, tudo, o ambiente, tudo deixa o livro ainda melhor. Só posso dizer que gostaria de ter conhecido Emma.

Monique 14/05/2020

Eu já tinha assistido o filme antes de ler, mas a impressão que eu tive foi que a história era totalmente nova. A escrita do livro é muito envolvente e criativa, mas um pouco pesada em algumas partes. É um livro muito triste e o final me fez sofrer pela décima vez, mas eu recomendo por ser original e divertido, apesar de tudo.

Milla131 20/03/2023

Um dos meus romances favoritos. Eu amo esse livro, mais odeio o final dele. Emma é INCRÍVEL, e amo o quanto eles envolvem política, quando o Dez chitou o Che Guevara eu dei um gritinho de alegriaKKKKKKK. Enfim, amo demais.

thaw 18/02/2021

mudar não o mundo inteiro, mas um pouquinho ao nosso redor.
fazia tempo que eu não conseguia me envolver com um casal de romance como aconteceu com esse. me identifiquei muito com Emma e me encantei com a relação entre ela e Dex.
esse livro mostra a vida em sua forma mais palpável, a implacabilidade do tempo, a inevitabilidade do futuro e do amadurecimento, os altos e baixos de todas as relações. um casal real, vivendo uma vida real com dores reais e um amor mais real ainda.

Aline__ 17/12/2020

"Isto é o início de tudo. Tudo começa aqui, hoje."
Conta a história de dois amigos ao longo dos anos, onde cada capítulo se passa no mesmo dia, porém com a passagem de tempo de um ano entre eles.

Gostei da forma como foi escrito, como o tempo flui e a evolução dos personagens ao longo dos anos.. os altos e baixos que fez muitas vezes com que eu me identificasse com a Em.

Um ótimo livro, com bons personagens e que mostra como na vida muitas vezes os caminhos se cruzam e se perdem.

Dex e Em.. Em e Dex ?