Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Lud 09/03/2024

Whatever happens tomorrow, we had today.
Emma e Dexter se conhecem na noite de formatura da universidade e a partir daí suas vidas são mudadas. Ao contrário do que se esperava vindo desssa noite, os dois não seguem uma relação romântica, mas se tornam melhores amigos.

O autor David Nicholls foi brilhante na construção dessa história, 20 anos em 414 páginas sem ficar cansativo em instante algum (pelo menos para mim).

Senti um misto de emoções. Amor aos personagens, empatia, e ranço também (amei te odiar em alguns momentos Dexter). Mesmo escrevendo personagens fictícios o David Nicholls quis faze-lôs parecer os mais reais possíveis.

É tudo muito palpável e realista, os dois personagens cheios de defeitos, qualidades, seus desencontros, erros, amadurecimento. E apesar das falhas, é muito linda e sensível a relação dos dois, a participação e a importância de cada um na vida do outro.

Decidi ler o livro por conta da adapatção em série que saiu na netflix, e já tinha visto o filme um tempo atrás, e como a maioria de adapatções vindas de livros, o filme é bom mas o livro é infinitamente melhor. O desenvolvimento e amadurecimento de cada personagem individualmente é muito mais pertinente no livro.

Fiquei anestesiada no final do livro de tanta melancolia e com certeza essa história vai ficar marcada na minha memória.

"It's never over, she is the tear that hangs inside my soul forever."

Lucas1429 09/03/2024

Crônica dos obstinados
David Nicholls apresenta protagonistas-arquétipos da dramaturgia, sua formação, talvez até reféns deste, fazendo quase como uma das tragédias de Shakespeare, desde a intertextualidade até o infortúnio dos amantes.

Emma e Dexter se conhecem na formatura da faculdade num 15 de julho de 1988 e passam a dividir todas as nuances de crescimento pessoal durante vinte anos, focando em acontecimentos especiais centrados sempre no mesmo dia 15. Dexter, característico do bon vivant, é caótico, mas se arranja numa redenção digna que o autor lhe reserva em maior vontade que à Emma, típica garota centrada, sem correções - parto do pressuposto que Dexter é melhor construído e privilegiado por seu criador que a caricatura da personagem feminina.

A história, de fenômeno editorial e conhecida ao cansaço, passeia no plano seguro dos encontros e desencontros das relações e seus impactos sociais, da política, do trabalho, dos amigos, do amor. Inova, entretanto, na mágica da sincronia temporal, uma qualidade inegável.

Relido 13 anos depois, ainda é um belo romance pop de formação. Sua escrita é doce, dinâmica, ainda que muitas vezes piegas, de final injusto; mas sintetiza o que pode ser a vida adulta atribuída ao compartilhamento das vivências sentimentais, no prazer ou na dor, sem se furtar às contingências: viver sem negá-las.

Tati 08/03/2024

Morno
O livro tem uma proposta bem interessante, fala sobre amizade e amor numa relação de anos de um casal que se conheceu na faculdade. Mas o desenvolvimento é maçante e o ápice da história é um evento trágico. Bem meia boca! O filme é melhor.

Caroline 07/03/2024

Sou muito suspeita pois gosto bastante dos livros de David Nicholls.
Li a primeira vez em 2013, aqui estou eu, finalizando novamente, esqueci de quase tudo, principalmente do final (apenas sabia que era um livro ótimo), mas para ser sincera os últimos capítulos, e principalmente o destino de Emma me deixou bastante abalada, mas vieram os capítulos finais para preencher esse sentimento.

Espero um dia reler novamente, e sim, ter ranço e carinho por Dex. E reconhecer Emma cada vez mais (im)perfeita, e tão necessária.

Isabela354 07/03/2024

Eu comecei a ler esse livro por conta da série na Netflix, que estava gostando muito. A história é boa e tem um final surpreendente, que nos faz refletir sobre deixar para amanhã o amor que podemos viver hoje. Porém, os capítulos longos tornam a leitura cansativa para quem, como eu, não gosta de parar no meio de um capítulo.

Suyanebrucieri 07/03/2024

Adorei
Amizade, encontros e desencontros. Ganância, percas e ganhos.
As voltas que o mundo da, e o luto. Eu amei essa leitura.

AndrAa 07/03/2024

Estou assimilando ainda
O livro é bom, porém não é ótimo, mas é bem vida real
Todo nos já tivemos aquele "Dia" que em algum momento a gente já se pergunto e se não tivéssemos vivido aquele dia? Onde estaríamos? As vezes vivemos "O Dia" sem nem nos darmos conta que ele se tornará o elo que nos prende a corrente que vivemos hj. Pois bem em Um Dia vamos vivenciar esse dia por 20 anos na vida de Emma e Dexter, vamos acompanhar os desencontros, e encontros, vamos ver o amadurecimento dos personagens ao longo dos anos.
O livro é tão real em certas partes que muitas das situações eu me vi ali, sendo Emma.
O final não foi o que eu gostaria, maus na vida real não temos o controle para o que queremos que aconteça e o livro mostra isso.

nathaliabeatriz 06/03/2024

Tudo começa aqui, hoje. E logo depois termina.
Começo essa resenha falando que eu não sou a maior fã de romances mas que esse em questão ultrapassa essa classificação e é um livro muito mais sobre a vida. A vida em seus desencontros e alegrias, seus arrependimentos, ilusões e amadurecimentos. Emma e Dexter são personagens tão reais com aflições, até certo ponto, tão comuns que é difícil não se identificar. O que não evita que odiemos os personagens em determinados momentos (na realidade, até a metade do livro eu xingava bastante o Dexter na minha cabeça), o que eu acho muito plausível já que na vida real as relações e pessoas também são assim. "Um dia" é um livro pra sentir raiva, tristeza, mas também pra rir de vez em quando, quão diferente da vida isso pode ser?