O Jogo

O Jogo Brad Meltzer

Resenhas - O Jogo

claudioschamis 14/02/2009

Confesso que os primeiros capítulos são um pouco chatos. Se pudesse começava a ler do capítulo 6 em diante. São ao todo 83 capítulos, todos bem curtinhos, o que dá mais agilidade a trama. Não vou dizer que é uma "brastemp", pois não é. Um livro despretensioso, mas que acaba entretendo e dando seu recado.

Inlectus 07/10/2014

Legal.

Sutil como sempre.

Jean 02/01/2015

Uma surpresa positiva!
A princípio era tudo por diversão e entretenimento, o jogo era uma forma de passar o tempo no Capitólio, um lugar monótono e entediante para os funcionários que estão embaixo na hierarquia, principalmente para aqueles que trabalhavam para os Senadores, porém as coisas tonam um rumo tão inesperado que a suposta ingenuidade do jogo passa a ser uma corrida entre a VIDA ou MORTE.

O livro tem a narrativa alternada entre primeira e terceira pessoa, o primeiro personagem da trama é Matthew Mercer, um jovem ambicioso que trabalha no orçamento financeiro do Capitólio dos Estados Unidos, o centro legislativo do país, onde as leis são desenvolvidas e levadas para votação no Senado. Matthew tem como característica principal a persistência, podemos ver claramente essa característica nos primeiros capítulos do livro. O Jogo do Zero é apresentado ao personagem por seu amigo Harris Sandler, que trabalha em outro setor do Capitólio, um jogo sujo e complexo que consiste em apostas relacionadas às leis votadas no senado e, as consequências dos resultados sujos dessas votações administrativas ficam evidentes durante as páginas do livro.

Matthew e Harris juntos apostam todas as suas economias feitas durante anos em uma votação de resolução do gerenciamento de uma mina de ouro abandonada, localizada no pequeno estado da Dakota do Sul, se a votação fosse aprovada o lucro que ambos teriam seria o maior da história de todas as apostas feitas no Jogo e a mina seria passada para domínio de uma empresa chamada Wendell, mas caso a resolução fosse vetada, suas vidas estariam perdidas; entretanto, por trás dessa votação há muita corrupção, mistérios e suspense.

Harris Sandler passar há assumir um papel fundamental na narrativa, sem apoio do governo, ele começa a investigar o que está por trás desta mina de ouro abandonada, tendo apoio somente da Viv Parker, uma jovem estagiária que trabalha como mensageira dos senadores, juntos vão em busca de respostas aos mistérios da mina. Por conta disso, começam a sofrer perseguições e retaliações, e acabam se envolvendo em um labirinto que parece não ter fim.

Um livro F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O. Comprei na bienal do livro aqui de BH e confesso que não

tinha altas expectativas para esta leitura, principalmente pelo fato de não ter o costume de ler thrillers, porém esse me conquistou e me prendeu na narrativa de tal forma que nunca imaginaria que um livro deste gênero me prenderia. Os personagens são bem construídos, os capítulos dos livros são bem curtos e de rápida leitura, a escrita do Brad Maltzer é muito boa, pena que este livro não teve o reconhecimento merecido aqui no Brasil. Terminei a leitura com as mãos soando de nervosismo, principalmente pelo final que é espetacular, quando fechei o livro a primeira palavra que vem em minha mente foi: SENSACIONAL. Um ponto positivo a se ressaltar é que o romance entre os personagens não é aprofundado durante o enredo uma coisa que me agrada muitíssimo. O livro possui várias frases reflexivas marcantes, como:

Mas mesmo os grandes mestres sabem que não existe o jogo perfeito. Página 316

- Seja esperta, Vivian - acrescenta Janos. - O remorso é o pior fardo a se carregar. Página 414

O autor aborda preconceito, corrupção, mistério, crítica ao governo, entre outros assuntos que fazem desse livro uns dos melhores livros lidos de 2014.

www.literando-se.vai.la

site: www.literando-se.vai.la

WallanS 01/04/2016

Surpreso é o que define esse livro. Esperava muito menos. Na verdade, esperava um livro estilo Dan Brown, mas não tem nenhuma relação entre ambos. Aqui temos um livro policial, uma trama sem sofisticação, bastantes simples, por sinal, mas que consegue prender nossa atenção durante toda a leitura.

Após uma brincadeira "O Jogo", tomar uma proporção muito maior, depois que um assassinato é cometido, vamos avançando em busca da verdade, de quem esta por trás de tudo... Temos a morte de um personagem que foi um "crime" do autor cometê-lo; temos uma busca desenfreada, uma caçada pela verdade, com mortes e ameaças acontecendo o tempo todo. Temos policial corruPTo, politico mentiroso (basta dizer que tem politico), bandido sanguinário, adolescente cheia de atitude e um protagonista encurralado.

Por fim, longe de ser um ótimo livro, mas se não tiver nada pra ler, vale a pena.

Leni.Peres 15/01/2020

Boa leitura
Melhor do que eu esperava. Ótimo livro!