Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

laudias 31/12/2021minha estante
oiii, queria t perguntar sua opinião sobre, proposital ou acidental em relação ao final, oq vc acha?

Mary cleri 31/12/2021minha estante
olha eu acho q ela fez proposital pq vamos disser q ela estava muito quebrada mais não queria mostrar isso, mais teve alguns momentos q eu achei q a morte dela teria sido acidental por causa da relação q ela tava criando com o bujão. me conte o q vc acha tbm bjs

laudias 01/01/2022minha estante
eu ax q em algum ponto ela já estava planejando,pelo fato dela estar quebrada e ninguém nem tentar entender ela e pela marcação no livro ?direto e rápido? (oq poderia já indicar q ela estava pensando em batida d carro ou coisa do tipo) porém acho q quando ela estava indo ao túmulo da mãe não estava planejando isso, porém viu a oportunidade e agarrou, então acho que sim,ela fez isso propositalmente mas não planejado para aql hr

laura munhoz 05/10/2021

O grande talvez
Esse livro me fez sentir de um jeito único, me senti destruída, sem alma, chorei e demorei para superar. Me apeguei muito aos personagens, principalmente Alasca, uma menina determinada e decidida. Uma leitura contínua e rápida, o livro te conquista de uma forma que você não quer mais largar, recomendo muito!!
mateusin_._ 07/10/2021minha estante
"destruída, sem alma, chorei" SIM KKKKKKKKKKKK VC MESMO

laura munhoz 07/10/2021minha estante
a dor, ela ainda dói mateus...

mateusin_._ 07/10/2021minha estante
KKKKKKKK

Lu 01/12/2020

John Green fumou o quê?
Enfim, eu odiei. A escrita é péssima, a história parece que não avança. O final é tão ruim quanto o restante da história. Não vale a pena.
anicca 01/12/2020minha estante
o final não é tão ruim assim, ela pode ter cometido suicídio ou simplesmente sofrido uma adversidade

Eryka 01/12/2020minha estante
Kkkkk agora me assustei, tava louca pra ler, tô com o pé atrás agora

anicca 02/12/2020minha estante
leia, eryka. tem algumas reflexões interessantes a proporcionar. talvez não seja avassaladora, aquela obra divisora de águas e tal, mas é uma leitura válida! :D

Ratinha de Biblioteca 02/11/2021

Adolescentes tão autosuficientes!
John Green escreve sobre e para adolescentes?! Bom, as personagens dos seus livros nunca são "gente como a gente": sempre tem um ou mais superdotados e, mesmo aqueles que não são gênios, são inteligentíssimos e com problemas seríssimos, que eles resolvem (ou não) sem ajuda de ninguém ou com uma contribuição ínfima de um amigo. Adultos são figuras etéreas, mal permeando as histórias.
Se ele colocasse essas mesmas personagens na universidade, acredito que para mim seria mais verossímil. Enfim, este é meu 4° livro do autor e confesso que estou desanimada de continuar lendo suas obras...
Abelita.Azevedo 02/11/2021minha estante
Tem pouquíssimos livros que não me agradaram e esse foi um deles
Detestei a Alasca e a personalidade dos outros personagens um fiasco
Chatos pra caramba

Ratinha de Biblioteca 03/11/2021minha estante
Alívio! Rsrsrs Indicaram-me esse livro como "o melhor" de John Green! Achei arrastado até chegar à morte da Alasca

Ratinha de Biblioteca 03/11/2021minha estante
... e muito vago depois. Não simpatizei com nenhum personagem... Acho que fui até generosa nas três estrelas! ?

bellanacul 06/04/2021

?????+?
Eu não esperava que ia gostar tanto desse livro quanto eu gostei. Livros que filosofam = perfeitos!!

"Eu sei que ela me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: 'O outro lado é muito bonito.' Eu não sei onde fica esse outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."

O modo como o livro passa a ideia que depois de uma perda você vive para aquilo até realmente aceitar que a pessoa se foi é muito bonito.

Fiquei muito triste com o plot twist :((
Bia 06/04/2021minha estante
esse plot twist me devastou de uma forma inexplicável ?

Helen Lima 06/04/2021minha estante
Tá aí um livro que não curti ;(

Roberta 06/04/2021minha estante
Fiquei curiosa ?

VictoriaConsani 24/01/2022

Esse livro te faz pensar na sua existência
Você já se sentiu perdido na sua própria mente? Esse livro te faz sentir exatamente assim. Você provavelmente vai se identificar com a Alasca ou talvez, odiá-la completamente.
O livro retrata as emoções dos personagens de uma forma tão intensa que você se pergunta se é você quem está sentindo ou se aquilo se trata apenas da leitura. É uma leitura intensa onde você para para observar os problemas ao redor, o final é de matar e cair em lágrimas.
Lizi 24/01/2022minha estante
Eu sou apaixonada nesse livro...

Kai 24/01/2022minha estante
Eu li esse livro inteiro numa virada de noite... Já pode imaginar como ficou minha mente no outro dia né kkkkk. Gosto mt de John Green, cidades de papel na minha opinião é ainda melhor que esse

Angélica 24/01/2022minha estante
Esse livro me deixou muito triste

Lara 03/03/2022

Só li pra não ter livros sem ler na estante
Não gostei. Não recomendo.
Eu não entendo porque não gostei desse livro, mas eu achei cansativo demais, foi o primeiro livro que eu lia lia lia e parecia que não saia do lugar. A história não me cativou; achei os personagens idiotas, os jovens são retratados ali como sendo extremamente inconsequentes. Primeira vez que senti tanto ranço de um livro ?????
mybokud 03/03/2022minha estante
tmb nao gostei, pra mim eu lia lia e lia mas nao saia do lugar, ta abandonado pq nao consegui nem terminar kkkkkk ate vou marcar aqui no skoob como abandonei

Lara 03/03/2022minha estante
Então, e olha que já li livros bobinhos mas não gostei de nada desse livro. Até o pouco que foi falado sobre um talvez suicídio me irritou. Mas tem quem ame.
Caso queira continuar lendo o livro melhora um pouquinho bem pouquinho depois do ?depois ??

Ana 09/03/2022minha estante
eu concordo plenamente,eu só li esse livro por ter comprado ele,mas a leitura foi MUITO chata,os personagens são muito imaturos

Marina 05/08/2020

A energia nunca desaparece
O mais curioso desse livro é que ele não tem uma grande trama. A maioria dos capítulos são cenas e mais cenas do cotidiano dos protagonistas em Culver Creek: Miles se enturmando, o Coronel criando trotes... É um livro leve, bem teen, mas com reflexões muito maduras e significativas. O leitor precisa se esforçar para conseguir a resposta à pergunta: "Quem é você, Alasca?".

Claro que o protagonista se apaixona pela garota linda, inteligente, rebelde, misteriosa e madura. Mas Miles não enxerga Alasca de forma totalmente idealizada. Alasca é complicada, tem um passado triste, defeitos, um drama pessoal e motivos para agir da forma que age (e Miles sabe disso). Ao contrário do que acontece com outras "heroínas" de John Green (cofcofMargocofcof), conseguimos gostar dela.

?Sabe quem você ama,Gordo? Você ama a garota que faz você rir, que
vê filmes pornográficos e bebe com você. Mas não a garota tristonha, mal-humorada, maluca.
E ela tinha razão".

SPOILERS ;)

Porém, o mais valioso do livro são as reflexões em torno da morte. Desde a obsessão de Miles por últimas palavras, a angústia de Alasca por achar a saída do labirinto de sofrimento, a dor da perda, o arrependimento pelas más escolhas... É como se todo o drama de Alasca da primeira parte fosse uma introdução para o que viria a seguir. Com a morte dela, seja suicídio ou acidente, Miles, Chip, Takumi e Lara tiveram que passar pelo luto e refletir sobre o perdão, sobre a culpa, o sofrimento, a vida e a morte.

A redação final que os alunos deviam escrever, também trouxe um questionamento para os leitores:
"O que você ? você especificamente ? vai fazer para sair deste labirinto de
sofrimento? [...] Só quero saber como vocês vão
enquadrar em sua visão de mundo a presença incontestável do sofrimento e
como esperam navegar pela vida apesar disso".

E Miles pensa na importância do perdão para poder seguir em frente. Reflete sobre o arrependimento, a necessidade de aceitar a perda, de entender que nem tudo está em nosso controle, que devemos deixar ir... Só quem já perdeu alguém importante sabe o impacto do seguinte trecho:

"[...] que ela nos
perdoava, que tínhamos de perdoar para sobreviver no labirinto. Tantos de nós
teríamos de conviver com coisas feitas e deixadas de fazer naquele dia. Coisas
que terminaram mal, coisas que pareceram normais na hora, porque não
tínhamos como prever o futuro. Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita
cadeia de conseqüências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só
percebemos tarde demais, quando perceber é inútil".

Durante a vida, todos nós encontraremos Alascas. Pessoas que marcarão um antes e um depois (como na estrutura do livro). Um dos grandes questionamentos do ser humano é se há vida após a morte. Para muitos, é inconcebível pensar que tudo o que passamos na Terra não dê em nada, que seremos esquecidos, que tudo acaba aqui. Não temos como saber se há algo depois. Mas sabemos que todo ser humano é único.

O ser humano é energia. Energia que não se cria, nem se destrói. Ao morrer, nossa energia se transforma. Mas ainda estamos aqui. E o mais legal é que, enquanto existimos, somos feitos de energia que assumiu uma forma única e especial. Só por isso, já vale a pena estar vivo. Nossa vida é importante porque, mesmo que seja por um breve instante, cada um de nós, enquanto existirmos, somos únicos e irrepetíveis.

Não podemos voltar no tempo, nem recuperar aqueles que já se foram. Mas podemos celebrar a vida e as lembranças. Essa energia compartilhada entre você e aquele que se foi, jamais poderá desaparecer.

"Mas, para ser sincero, não acredito que ela fosse só matéria. O resto dela
também precisa ser reciclado. Hoje, acredito que somos mais do que a soma das
nossas partes. Se pegássemos seu código genético, suas experiências de vida, seus relacionamentos com outras pessoas e os enxertássemos num corpo do mesmo
tamanho e com as mesmas proporções, ainda assim não teríamos outra Alasca.
Existe algo mais. Uma parte que é maior do que a soma das suas partes
cognoscíveis. E essa parte tem de ir para algum lugar, pois não pode ser
destruída".
Fabricio 05/08/2020minha estante
Poderia ser eu escrevendo esse texto porque é exatamente tudo isso que penso do livro. Eu amo os questionamentos e a filosofia em torno da morte e do pós-vida

Craotchky 05/08/2020minha estante
Que bela resenha. Adoro quando a pessoa escreve sobre reflexões que o livro provocou. Mas me esclarece o seguinte: você levantou a possibilidade que tenha sido um suicídio? Li bastante tempo atrás e não lembro exatamente os fatos em torno do acidente, porém sei que nunca passou pela minha cabeça essa possibilidade...

Marina 05/08/2020minha estante
Brigada, gente! Eu comecei a ler porque achei que seria um livro bem leve, mas me surpreendi com a madurez dos questionamentos. Foi bem legal!
Sobre a questão do suicídio, Miles e o Coronel levantam várias possibilidades. E Alasca era impulsiva, estava bêbada, sofrendo, se sentindo culpada... Eu fiquei na dúvida. Realmente, não consigo dizer se foi acidente ou não. Mas consigo acreditar nas duas hipóteses. E gosto dessa aura de mistério. No fundo, acho que a resposta à pergunta "quem é você, Alasca?" depende muito disso.

Lê/Lelê 29/04/2022minha estante
O livro é isso;um mistério.Muitos conseguem sentir...,ver as respostas para as perguntas que surgem ao decorrer da leitura...e por mais q os mesmos não possam afirmar como tal coisa foi ou deve ser na história,eles...sabem.Entende?Eu sou ruim com palavras mas espero que entenda.
Não tem aprofundamento,detalhes mais específicos pq é p ser assim.É o que torna o livro tão bom e....Alaska se matou ou não?Não sei.Tenho minhas teorias,igual muitos leitores claro,mas são esses mistérios que tornam o livro tão atraente....surreal (ao menos p mim).Muitas coisas ficam em aberto,Muitas,eu sei.É até um pouco irritante mas....não sei explicar o porquê dessa minha paixão tão grande por esse livro,talvez seja a empatia sl,p Mim é perfeito.Não mudaria nada e sou grata ao John Green por me fornecer o prazer dessa leitura.

Bea 02/05/2022minha estante
Eu sinceramente não achei tudo isso. Os joguinhos da Alasca são cansativos, Miles praticamente inventou conexões entre eles, além se ser um garoto chato e iludido.

Achei bem preguiçoso os personagens mal construídos. Mas entendi a proposta e gostei dela, e é isso o que me decepciona ainda mais, a falta de tato do autor para lidar com determinado tema.

Alasca que merecia muito mais desenvolvimento não teve nenhum. Não achei misteriosa a história dela, e sim preguiçosa. O que levou a Alasca ao s u i c í d i o, não sabemos, não sabemos nem se foi s u i c í d i o. Isso pois Alasca é a personagem mais rasa e mal desenvolvida. Talvez se tivesse alguns pov's dela, ou mais história a respeito dela, fosse mais fácil entende-la.

Acho que o livro tinha realmente muito potencial, e apesar de ter até gostado da história, ele foi muito mal desenvolvido, não consegui me conectar com os personagens rasos, muito menos com Alasca que mal tem destaque. Não achei nem um pouco triste, pq Alasca aparece tão pouco, e para coisas tão insignificantes que sequer consegui sentir a morte dela. E novamente permanece a pergunta "Quem é você, Alasca?"

Eles a amavam, mas no final não sabiam quem ela era por inteiro?
Então esse era o amor adolescente infundado e sem sentido, o amor de verdade só é fundado com base no que conhecemos.

Entendi o que o autor quis passar, mas não senti, mesmo assim houveram muitas citações que me fizeram refletir muito e que eu realmente gostei.
Seu comentário também me ajudou a entender ainda mais o que o autor quis passar, então obrigada ??

* Mas essa é minha opinião pessoal e respeito a sua. Todo mundo tem os próprios gostos, e as vezes tem livros que simplesmente não funcionam pra gente

Lê/Lelê 02/05/2022minha estante
"Todo mundo tem os próprios gostos,e as vezes tem livros que simplesmente não funcionam pra gente".
Verdade,obrigada pela opinião.Eu realmente gostei da sua resposta,bem construída e clara,me fez entender seu ponto de vista e por isso eu o respeito muito.
Obrigada ?

Loruama.Batista 21/10/2019

Alasca é uma personagem bipolar e fica insuportável a partir do momento que você a conhece!
Eu realmente não sei como consegui terminar de ler esse livro, ninguém vale a pena a não ser um ou dois personagens literalmente 1 ou 2, por que o "Resto", realmente não gostei, a única diferença entre " Quem é você Alasca? " e "Cidades de papel" é que o protagonista não fica o tempo todo atrás da garota que ele venera e acha "fantástica ", eles fazem muita idiotice? Sim faz, "mas eles são adolescentes" Isso não não dá motivo para se comportar tão idiotamente(nem sei se essa palavra existe). Mas realmente não gostei do livro.
Daia 12/12/2019minha estante
Concordo com você, não está sendo fácil terminar o livro, pensando seriamente em abandonar.

Tally 21/01/2021

"Quem é você, Alasca?" é pra mim o melhor livro de John Green. Alasca por si só é uma personagem fascinante e completamente fora do comum, sem nenhum clichê. É a segunda vez que leio, e com toda certeza ainda vou ler mais uma vez.
Leitora 21/01/2021minha estante
eu gosto muito da ideia do livro, porém gostaria muito de ter mais "antes" e menos "depois"

Tally 21/01/2021minha estante
concordo muito, o antes parece ser muito curto. a Alasca é tão perfeita que deveria ter ainda mais dela.

Emy 21/01/2021minha estante
Eu amo esse livro, o melhor do John Green. A Alasca é uma personagem incrivel, com qualidades e defeitos, que instiga a leitura a cada página

Bebella 03/02/2021

Impactante
Uma leitura tão dolorosa mas ao mesmo tempo tão viva, um livro tão fácil de se tornar meu favorito.

A história começa com Miles, o narrador. Ele, um apreciador por Últimas Palavras, está cansado de sua vida na Flórida, querendo algo mais e indo atrás de seu ?Grande Talvez?, decide se mudar para o Alabama, estudar em Culver Creek, onde o pai já havia estudado.

Chegando lá, Miles já entra para o grupo, Coronel (seu colega de quarto), Takumi e Alasca Young. Já na primeira vez que Miles a vê, se interessa.

Vai ser um ano bastante divertido para eles, estão sempre em confusão com os Guerreiros de Dia de Semana, acontecerão diversas travessuras e assim você se diverte bastante com o livro também

Mas o romance se intensifica, Alasca não é uma garota comum, está sempre buscando o caminho para sair de seu labirinto, uma apaixonada por livros, possuindo uma meta de ler toda a Biblioteca da Minha Vida. Diversos conflitos ocorrerá com ela, nada estando a seu favor.

E o dia chega, um livro nunca me impactou tanto, muitas lágrimas derramadas. O livro é realmente muito lindo e profundo, você se apaixona também pelo professor de religião deles e suas aulas, história de vida. Vale muito a pena ler!! Recomendo do fundo do meu coração!!
Julinha 03/02/2021minha estante
ulala eu conheço esse hein

Thayssa 19/02/2021minha estante
Esse livro é perfeito ???

Bebella 20/02/2021minha estante
hehe surto msm??

giu 04/01/2022minha estante
amg detalhe: o miles nem tava bêbado. ele é um puta de um egoísta sim!!

tnbhdwalls 05/01/2022minha estante
POISE AMG Q RAIVA, a menina morta e ele se gabando que foi o último beijo dela e falando "ela disse continuamos depois mds ela me ama" ah vai se fuder

giu 05/01/2022minha estante
ctz que se ela tivesse sobrevivido ela nem ia LEMBRAR e o mlk jurando que tava arrassando (quando na vdd tava sendo babaca

naluisafabri 08/07/2021

é bom, mas é ruim
cara, esse livro me deixou bem pensativa então vou tentar explicar como ele foi bom e ruim ao mesmo tempo (na minha opinião).

- por que é bom?
sem dúvida, o melhor desse livro são as metáforas e citações. vou me lembrar delas, ponto positivo.

- como vou sair do labirinto?
- vou em busca de um grande talvez

isso ficou matutando na minha cabeça.

- por que é ruim?
a história é bem simples e isso não é necessariamente ruim (eu até gosto) mas essa em específico não funcionou para mim.

os personagens são sem graça, não consegui me conectar com eles e em alguns momentos fiquei desconfortável com os comentários do miles (narrador).

a alasca é impulsiva, confusa e cheia de traumas. tentei entender o lado dela mas mesmo assim achei ela meio "uiii sou serelepe biruta ?". não consegui gostar.

em suma, achei fraco e previsível. se eu tivesse lido com uns 13 anos acharia superior ao que realmente foi :/

esqueci de citar as frases bregas...
"vocês fumam por prazer, eu fumo pra morrer" ?
sami 03/09/2021minha estante
KKKKKKKKKKKK é ruim pode falar

naluisafabri 03/09/2021minha estante
falo