Como Fui Esquecer Você

Resenhas - Como Fui Esquecer Você

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anninha Bia 10/11/2022

Leitura rápida!
Com uma linguagem fluida, um enredo que mistura amor, amizade e uma pitada de mistério, esse livro é ótimo para curar ressaca?

tony 08/12/2012

Um romance bem adolescente e jovial. Comprei porque gosto de romances, mas ele é muito embromachion.

Lidianne Oliveira 03/04/2024

Achei legal, leitura rápida e leve. Ri muito em alguns momentos e em outros tive vontade de esganar a mocinha, mas de forma geral, eu gostei.

Danilo Barbosa Escritor 08/06/2011

Para amar, ás vezes precisamos perder
Quando a vida parece que vai nos derrotar, a vitória do amor parece vir da forma mais inusitada.
Zoe tem uma vida complicada. Seu pai abandonou sua família pela secretária (que está grávida dele), sua mãe teve um surto depressivo e tentou se matar e ela tenta se entender amorosamente com aquele que antes era o seu melhor amigo. E para finalizar, ela ainda tem de lidar com a pegação no pé de Doug, um cara que aparentemente a odeia com um passado que para ela são reprováveis.

Até que um acidente de carro muda tudo que ela conhecia. Ela não se lembra do que aconteceu horas antes do acidente, seu namorado a evita e Doug, que a tratava como se ela fosse um nada, parece ter se apaixonado por ela... Como descobrir a verdade?

Esta é a premissa de Como fui esquecer você de Jennifer Echols (Pandorga, 272 páginas), uma escritora que chega com seus sucessos aqui no Brasil, depois de ser grande destaque nos EUA pelos romances que escrevem para os adolescentes na MTV Books (pois é, lá fora a MTV também tem editora). Agora, vamos ao que eu achei do livro.

O gênero YA (Young Adults - seriam os jovens de 18 a 25 anos, faixa etária pós-adolescência) é um universo que está cada vez mais em expansão aqui no Brasil. Mais focado no gênero fantástico, esta foi uma das poucas vezes que me adentrei neste "gênero" com um romance real.

Esta é uma obra mais voltada para o público adolescente. Não pelo fato do enredo, mas pelas atitudes de Zoe perante as situações. Muitas vezes, assumo que tive vontade de colocar ela nos meus joelhos e bater na bunda dela de chinelo. Ela é extremamente indecisa e imatura e tem a tendência de fugir das situações com atitudes desastrosas. Ela faz pré-julgamentos sem conhecer as pessoas ou deixa de brigar pelo que quer quando realmente precisa. Ou seja, o reflexo perfeito desta explosão de hormônios que compõe a vida de um adolescente.

Confira a resenha completa no Literatura de Cabeça:

maxfds 29/11/2011

Preferia não ter comprado... Essa é a verdade!
Eu devo dizer que este livro me decepcionou bastante. Eu comprei ele pela capa e pela sinopse e esperava bastante dele, porém mal no ínicio da leitura eu já estava bastante decepcionado.
Como fui esquecer você conta a história de Zoey Commander uma nadadora que tem um pai super estranho que engrávidou uma moça de 24 anos que trabalha junto com ele no seu parque aquático - que tem um nome muito legal: Slide with Clyde - e uma mãe que não recebeu esta notícia muito bem, tanto que ela tentou se matar, porém foi salva pela filha. Sim esse o começo dos problemas de Zoey e de suas lamentações. Esse é um dos problemas da narração, a personagem vive se lamentando do ocorrido e "voltando" à cena do suícidio, o que deixou a narrativa meio cansativa. Outro dos problemas dela é que de repente ela ver sua relação com seu amigo, Brandon, o qual pede conselhos amorosos para ela, mudar. Até aí super normal, o relacionamento deles muda e ela também tem uma certa mudança, porém numa das noites em que ela deveria ir se encontrar com Brandon numa festa, ela sofre um acidente e ela não se lembra de nada daquela noite... PUF! Outra enxurrada de lamentações por não se lembrar de nada de antes do acidente. Será que ela foi se encontrar com Brandon, como deveria? E se foi, por que de repente Doug, um garoto que ela tem evitado desde que ele fora pro reformatório deixando ela sozinha para ir ao baile e ao voltar nem sequer falou com ela, parece agora ser o centro de sua vida? O que aconteceu naquela noite?
Esse é a trama de Como fui esquecer você. E eu fiquei pensando, só isso? Acabou?! Não pode ser! A cada capítulo eu não via nada novo só a Zoey sendo enrolada por todo mundo sobre os detalhes da noite, os quais nada é concreto até que ela toma um atitude que no meu ponto de vista ela deveria ter tomado no primeiro capítulo e nos poupado de páginas e mais páginas de lamentações e uma busca sem graça. Não que perder a memória e ter uma mais que tentou suícidio seja algo pra deixar de lado como se não fosse nada, mas os argumentos da autora foram muito fracos e não me convenceram. A história me pareceu muito forçada. E o lado romântico da história? Zoey começa a ter de volta os sentimentos que tinha por Doug antes de ele ir para o reformatório e as cenas deles dois não foram lá muito romanticas e o motivo por que ele parou de falar com ela é muito bobo. Uma discursão tinha resolvido tudo e eles estariam juntos até hoje. Sem Brandon. Sem acidente. E vale resaltar que o que aconteceu realmente na noite do acidente foi outra coisa muito forçada e sem sentido para mim.
Posso comparar este livro com Maldosas da Sara Shepard. A série é ótima, neste caso a capa é linda, mas a história do livro é ruim, mal escrita e mal desenvolvida. E o meu medo é que eu tenho outro livro dela para ler: Tão Longe.

Janise Martins 07/01/2020

Como Fui Esquecer Você
Faz o seguinte, leiam a sinopse e ficarão com a melhor parte, porque o livro é ruim. Não vale o esforço, sério. Li nem sei porquê, mistérios da vida.
O argumento é interessante, mas autora deve ter perdido também a memória e não soube como escrever. A protagonista é chata, vazia de tudo e o resto é resto. O “mocinho” não tem absolutamente nada de bad boy. A única coisa bad aqui é o book.
Chega, já falei demais.
Afff e foi isso!
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2016/07/como-fui-esquecer-voce.html

Lila 25/03/2011

Um livro que tinha tudo pra dar certo, mas se perdeu no meio do caminho.

O que eu gostei desse livro é que a leitura flui muito fácil.

Também não me convenci com o romance entre a Zoey e o Doug, ficou parecendo estranha a mudança no interruptor de "Namorada do Brandon" para "Doug, Eu te Amo", como se na vida real fosse fácil assim.

Mas enfim, é pra se ler numa tarde de verão.

Giulendo 25/02/2021

Como Eu Fui Esquecer Você
Um dos piores livros que já li, certamente. Foi uma luta pra conseguir acabar, ainda mais lendo tudo na visão dessa protagonista insuportável. Doug também não faz valer a leitura. Por outro lado, é o tipo de plot que deixaria uma pessoa curiosa.

Camilla 12/04/2011

Comprei esse livro porque ele estava de fato, bem barato. E uma amiga minha já tinha dito que queria lê-lo. Assim que cheguei em casa, fui direto ver as resenhas a respeito do mesmo.

De todas as resenhas que li, todas eram bem extremistas. Metade dos leitores classificaram esse livro como Bom (três estrelas) ou Ótimo (cinco estrelas). Fiquei meio amendrontada pois eu já tinha comprado o livro e não há coisa que me deixe mais chateada do que ler algo ruim por causa de um impulso.

Eis que toda essas críticas me deixaram bastante confusa, então eu demorei uns dias até pegar a leitura mesmo.

O problema dessa autora é exatamente a falta de exploração para com os personagens principais. O livro todo é bem corrido e confuso mas não tem como não gostar do relacionamento da Zoey com o Doug. Se a Jennifer tivesse explorado mais a personalidade deles, com certeza esse livro seria um best-seller. A estória é boa, ela tinha todo o poder em mãos para fazer algo melhor mas ela se contentou com algo "meia boca". Gostei SIM do livro, mas devo acrescentar que não é a melhor coisa que já li na vida, não. Apenas levei duas horas pra terminar ele, assim que peguei o embalo mesmo. Confesso que queria algo a mais com o final do livro, já que houve tantas revelações nos capítulos finais. Gostei, vou classificá-lo com quatro estrelas somente porque o livro fica melhor da metade pro fim, mas, se eu fosse a autora, exploraria mais seus personagens.

Nina 24/08/2011minha estante
Concordo com vc!
O livro é bem corrido e as vezes confuso, não sei se a diagramação está falha, algum pontos da história ficam tão soltos. Enfim não há como não se apaixonar pelo DOUG... a Zoey é retardada só pode! Mas é bonitinho o romance!

Vanessa Meiser 22/08/2011

Já li várias resenhas deste livro e todas elas me deixavam com muita vontade de ler também, sem falar na capa que é sensacional, super simples e que ao mesmo tempo diz muita coisa.
Fiquei feliz da vida pela Editora Pandorga ter me enviado este livro, praticamente dei pulinhos quando abri o envelope e vi que era ele (estava esperando outro).
Bem, deixa eu falar um pouco sobre o livro.
Zoey é uma adolescente de 17 anos, capitã do time de natação da escola, trabalha no parque aquático de seu pai e é uma menina muito responsável.
Porém, sua vida aparentemente perfeita sofre uma grande mudança quando seu pai engravida uma menina de 24 anos que também trabalha no parque e resolve largar sua família para viver com ela, Ashley.
A mãe de Zoey entra em uma profunda depressão chegando ao ponto de tentar suicídio e precisar ser internada em um hospital (hospício) deixando Zoey sob a responsabilidade de seu pai e a nova namorada. Acontece, que o pai de Zoey não é propriamente uma pessoa responsável.
Na noite em que a mãe de Zoye foi internada, a menina, querendo aparentar que tudo corria bem e que nada havia acontecido, vai a uma festa na praia e acaba perdendo sua virgindade com o melhor amigo Brandom, quem ela acredita estar namorando seriamente. Brandom é o cara mais galinha da escola.
Poucos dias depois, Zoey vai a outra festa e depois de beber muito e .......?.............?.............
Na volta pra casa sofre um acidente de carro, é a partir daí que as coisas passam mesmo a acontecer neste livro. Zoey sai em busca de uma resposta para o seu acidente já que ela não lembra como foi que aconteceu e nem porque aconteceu.
Na manhã seguinte ao acidente, Dough, seu colega e "inimigo mortal", aparece em sua casa para lhe visitar, deixando Zoey confusa já que até então este era o último garoto que ela queria que fosse visitá-la pois, acredita odiá-lo profundamente.....o que Zoey não sabe é que somente Dough pode lhe fornecer as respostas que ela procura...
Ah, claro, esqueci de dizer por que o pai de Zoey não é considerado uma pessoa responsável, ele é um verdadeiro BABACA, com letra maiúscula mesmo, mesmo depois da filha ter sofrido um acidente, ter batido a cabeça e ficar com uma leve amnésia, ele faz as malas e vai para o Havaí com Ashley para se casarem, deixando a menina sozinha em casa e ameaçando a filha de interná-la junto com a mãe caso esta esteja mesmo com amnésia e possa ser considerada louca. Um horror, que pai deixaria uma filha sozinha depois de ter sofrido um acidente? Só mesmo o de Zoey.
Bom, espero não ter soltado nenhum spoiller aqui, seria muito chato destruir as expectativas de alguém com relação ao livro.
O que você pode encontrar nesta história? Romance, dúvidas adolescentes, amizade, frustração e muito mais.
Enfim, recomedo a leitura.
Leia também Longe Demais da mesma autora e também publicado pela Editora Pandorga.

Carol 30/03/2011

Como Fui Esquecer você
A história gira em torno de Zoey e Doug. Os dois estão na equipe de natação do colégio mas não se dão tão bem como três anos atrás. Ninguém sabe por que ele foi para um reformatório quando tinha 14 anos, na verdade a maioria das pessoas nem sabe que Doug já esteve um. A única conversa entre os dois é de Zoey chamando atenção de Doug por chegar atrasado no treino de natação e ele, por sua vez, respondendo-a sarcasticamente .

Tudo estava normal até o dia em que a mãe de Zoey, tempos depois de descobrir que o marido tinha engravidado outra mulher, tenta o suicídio. Zoey fica muito confusa com a situação e quando sua mãe é internada num hospício ela tem de ir morar com seu pai e a mulher de 24 anos que ele engravidou. Isso nem é tão ruim, você deve estar pensando, não é mesmo? O pai de Zoey é um cara muito gentil, preocupado, amável e carinhoso certo? Errado. Ele totalmente desagradável – pra não dizer idiota - , que só está preocupado com sua viagem de lua de mel para o Havaí. E nem vou mencionar a mosca morta da madrasta... Nenhum dos dois mostra consideração pelo que a garota está passando.

Como sempre dá pra ficar pior, Zoey sofre um acidente de carro e perde a memória do que aconteceu na noite do episódio, acordando somente um dia depois. Zoey espera encontrar seu namorado Brandon na sala de estar no dia seguinte, mas quem está lá é Doug, e ele está muito diferente com ela. Agora ela precisa descobrir o que realmente aconteceu no dia do acidente.

É muito complicado falar sobre “Como Fui Esquecer Você”. Se por um lado eu li o livro em dois dias facilmente - movida pela curiosidade pela verdade dos acontecimentos- por outro eu fiquei esperando por uma surpresa, alguma coisa inesperada que não veio.

A Zoey está muito confusa no começo do livro, e como a narrativa é em primeira pessoa, a gente fica tão confuso quanto ela. Para o pai de Zoey, perder a memória é coisa de gente louca, então se ela continuar com isso e ameaçar estragar a viagem dele com sua noiva, ele a colocará no hospício junto com a mãe, e isso faz com que a garota não questione seus amigos sobre o que aconteceu. Assim ela tem que fingir que se lembra de tudo, mas Doug logo percebe que ela está mentindo.

Uma coisa que me aborreceu foi que a personagem passa muito tempo pensando que ninguém pode descobrir sobre o que sua mãe fez e que está num hospício, senão eles iriam mudar com ela por causa disso.

Não sei por que, mas gostei muito do personagem irmão de Doug, o policial Fox.

O livro pode ser classificado com um romance YA, ou jovem adulto, meio drama como vocês podem perceber acima, e atenção para o pessoal que não gosta de cenas picantes! Embora não sejam muitas cenas assim, o assunto e o desejo vem à tona com uma certa frequência (risos), nada que seja maçante.

Essa e outras resenhas no Open Page (http://openbookpage.blogspot.com)

Rafa 30/12/2011

Como fui esquecer você definitivamente não foi o melhor livro que li este ano. Como o livro é em primeira pessoa, fica difícil você estar na mente confusa da protagonista. O livro retrata temas como conflitos familiares, suicídio, sexo, amizade e traição.

Zoey tem 17 anos, responsável, capitã do time de natação do colégio onde estuda e trabalha como salva-vidas no parque aquático de seu pai, de fora parece uma vida perfeita, entretanto, seu pai engravidou uma funcionaria mais jovem e decide ir morar com ela. Sua mãe não agüenta a situação e tenta se suicidar, o que faz com que ela tenha que ir morar com seu pai -que não da à mínima pra ela- e sua nova madrasta.

Na noite da internação de sua mãe Zoey vai a uma festa, onde acaba perdendo a virgindade com o galinha do seu melhor amigo, Brandon. E para piorar a protagonista sofre um acidente de carro e se esquece de alguns fatos que acontecerem naquela noite.

No dia seguinte Zoey recebe a visita de Doug, com quem ela tem bastante desavenças, que a esta tratando de forma carinhosa o que a deixa bastante confusa. Por que Brandon 'seu namorado' estava demorando em visitá-la? Por que quando o faz, está agindo de maneira estranha? Por que seu 'inimigo' está a tratando de forma carinhosa?

Essas perguntas só serão respondidas mais ao final do livro, mais ao final mesmo. O que torna a leitura um pouco chata, pois você lê, lê, lê achando que vai chegar a algum lugar e nada.

Doug é, com certeza, o melhor personagem do livro, com seu jeito bad boy, mas ao mesmo tempo doce, seu carinho por Zoey, sua disposição para ajudá-la e a vontade dele em mostrar para ela a verdade sobre seu relacionamento com Brandon, faz com que você se apaixone por ele. Ele é misterioso e sua história vai sendo contada aos pouco durante o livro.

No geral o livro tem uma história boa. Possui alguns erros na tradução o que faz você ficar um pouco perdida em alguns momentos.

Psychobooks 28/01/2012

Resenha dupla =)
Alba: Recebi muitas indicações positivas sobre essa autora, mesmo sabendo que Como fui esquecer você não é o melhor livro da Jennifer, ainda assim, minhas espectativas estavam muito altas ao começar a leitura.
Mari: Oiê, duas com as expectativas nas alturas. Como fui esquecer você foi super-recomendado para mim. \o/

Alba: Zoey tem 17 anos e acabou de descobrir que seu pai engravidou uma mulher de 24 anos, acabando com seu casamento e culminando com a tentativa de suicídio de sua mãe, ela se vê morando na casa de seu pai – que não liga a mínima para ela – com sua nova madrasta – que só pensa em sua viagem de casamento – e para piorar a situação, ela sofreu um acidente de carro e não se lembra de algumas coisas que aconteceram.
Mari: Zoey é uma mocinha bem insípida. Em nenhum momento consegui me conectar inteiramente com ela. Há, claro, empatia pelo sofrimento e pelas injustiças que seu pai a faz passar, mas é só. Ela é muito imatura, muitas vezes mimada e até mesmo meio boba e forçada.

Alba: Doug é o personagem que mais gostei, moreno de olhos verdes, sarcástico, tem um ar misterioso, parece ser o único que se importa realmente com o bem estar de Zoey, mesmo que tenha de dizer algumas verdades que ela não quer ouvir.
Mari: Então… Nem o Doug me convenceu…

Alba: A narrativa feita em primeira pessoa sob o ponto de vista da Zoey, é fluida, envolvente e o enredo trata de assuntos como conflitos familiares, sexo, amizade, preconceitos, porém – na minha opinião – faltou um pouco de profundidade. O foco do livro é o romance, os outros temas ficam em segundo plano e não são bem desenvolvidos, o que é uma pena. Ah! Não posso deixar de comentar que a tradução deixou a desejar, muitas frases estão confusas, o que diminui o ritmo de leitura por fazer o leitor reler algumas vezes para tentar entender o sentido da frase.
Mari: O enredo do livro tem um diferencial dos outros Jovens Adultos por tratar do sexo sem nenhum tabu e até com uma certa futilidade, o que é bem comum na juventude atual. A história roda, roda, parece que vai chegar a algum lugar e… não chega. Não há desenvolvimento dos coadjuvantes no livro. Como a Mari disse, a história é sobre a Zoey e o Doug e fica nisso mesmo. Quanto à tradução assino embaixo de tudo o que a Mari comentou. Muitas vezes peguei frases que não faziam nenhum sentido e quebravam a fluência da leitura. Uma pena.

Alba: Como fui esquecer você é um daqueles romances gostosinhos de ler, sem grandes surpresas no final, você fica torcendo para que a Zoey deixe de ser tão cega por Brandon e enxergue Doug como ele realmente é.
Mari:No geral, é um livro mediano. Está à toa, sem fazer nada? Gaste 3 horinhas de sua tarde e leia o livro sem compromisso nenhum. É uma história que diverte, mas não intriga. Boa para passar as horas.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/12/resenha-dupla-como-fui-esquecer-voce.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5