O Sertão vai virar Mar

O Sertão vai virar Mar Moacyr Scliar




Resenhas - O Sertão Vai Virar Mar


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Liz 22/08/2021

Esperava bem menos
A história acompanha a trajetória de um pregador que aparece em uma cidadezinha do sertão ao mesmo tempo que faz um paralelo com o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, que trata da Guerra de Canudos e da figura de Antônio Conselheiro. Eu esperava bem menos desse livro, ele me surpreendeu positivamente, mas, mesmo assim, não me envolveu muito.
comentários(0)comente



malu 01/10/2021

"o diálogo é a ginástica da inteligência."
* Quando um aluno novo chega na escola de Gui, ele tenta incluí-lo de várias formas, mas Zé não costuma se relacionar com outras pessoas e prefere passar o tempo sozinho, recusando os convites feitos por Gui. Esse comportamento, abre um debate entre o seu grupo de amigos, que possuem opiniões distintas acerca do motivo desse comportamento de Zé.
? Queco, devido a Zé ter vindo do Sertão, demonstra um pensamento de caráter bastante preconceituoso, que apesar de ser revoltante de ler, infelizmente, é uma opinião bastante "comum" e enraizada em muitas pessoas até nos dias atuais.
--> Esse debate, envolve o professor de história, Armando, que lê e comenta com os alunos trechos do livro "Os sertões".
? Ao decorrer da história, podemos entender a guerra de Canudos, as motivações de Antônio conselheiro, o perfil do sertanejo, tanto como as opiniões de Euclides de Cunha, (autor do livro Os sertões). Tudo isso com base nos comentários de Gui sobre o livro que tanto o interessou.
? Quando uma situação muito semelhante a de Canudos começa a acontecer em Sertãozinho de Baixo, nós precisamos refletir como seria o melhor modo de ameniza-la, com base no que aconteceu no passado.

?Foi aprendido com a história ou a repetirão?
?A situação é semelhante a de Canudos, o final será também?
?Se Canudos acontecesse hoje, você acha que uma intervenção armada seria a certa decisão a tomar?

*Concluo que esse livro, de certa forma, é bastante essencial, além de conhecer uma parte da história do Brasil, trás reflexões muito importantes.*
comentários(0)comente



Ceci Moura 01/09/2023

Curto, mas chatinho de ler
Os personagens principais estão lendo "Os Sertões" de Euclides para um trabalho na escola enquanto em sua cidade está acontecendo algo parecido com a história de Canudos.
Como esta é uma leitura do livro de Euclides da Cunha, eu já esperava que fossem destacados trechos desse livro. No entanto, de modo geral ficou cansativo, não só pelo fato de ficarmos lendo várias partes de "Os Sertões" a toda hora, mas também o estilo de escrita.
O modelo em que o autor escreve segue a linha de outros livros da mesma época que não gosto muito, portanto pode ser construtivo, mas para mim não foi uma boa leitura.
comentários(0)comente



Clara 09/10/2021

O livro faz um paralelo com a Guerra de Canudos e com a obra "Os Sertões " de Euclides Cunha,e seguindo essa linha de raciocínio, o enredo se organiza em volta de uma cidadezinha na Bahia onde aparece um senhor chamado Jesuíno Pregador(Tipo o Antônio Conselheiro, da Guerra de Canudos). Eu estava esperando bem menos,então a leitura foi boa...mas bem previsível, afinal segue o caminho da própria Guerra de Canudos. Durante a leitura dá para inferir várias temáticas e reflexões, só que não me envolvi com a história no geral.
comentários(0)comente



Lupi 02/07/2023

O bait do título
Eu peguei o livro só por causa da novela, eu confesso, mas a verdade é que não tem nada haver, adorei a temática porque amo história, e no momento em que li eu estava estudando principalmente a história de canudos, eu me achei nesse livro em diversas partes, a leitura é curta e leve, eu adoro isso.
comentários(0)comente



Inlectus 24/04/2009

Bom livro.
Boa e criativa leitura, como em todos os livros dessa série. É um prazer ler uma aventura, onde se aprende literatura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flor 15/07/2021

Nhe
Demorei demais para ler um livro tão curtinho! Achei a leitura muito arrastada, não foi um gênero de livro que eu gostei

Uma coisa que eu não gostei do livro é que o autor não dá características das personagens nem do local, ele só fala que as personagens estão no colégio ou na casa de fulaninha mas nada de mais
Tete 26/10/2021minha estante
Senti o mesmo... fiquei chocada com o tempo de leitura que levei kkkk não é uma leitura que flui, na minha opinião....




gabi lambertini 02/10/2022

O Sertão Vai Virar Mar
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tamara 05/03/2017

Essa obra maravilhosa de Moacyr Scliar conseguiu aproximar Os Sertões, em uma linguagem bastante simples, ao público juvenil. A narrativa, que envolve a realidade vivida em Canudos com o presente, consegue fazer perceber a intensidade do que houve. É possível enxergar os acontecimentos com tal vivacidade capaz de resgatar os sentimentos envolvidos, desde a esperança do movimento realizado por Antonio Conselheiro até a indignação sobre a maneira brutal que findou a campanha. Além de permitir que se veja as duas perspectivas: a de quem era contra e quem era a favor, partindo de um acontecimento no tempo presente da narrativa que cita a história de canudos. Há um paralelo entre um acontecimento da própria narrativa muito parecido com o que houve em Canudos, que resgata a história.
comentários(0)comente



Alicia.cordeiro 04/04/2024

O sertão vai virar mar
O início tava confuso, mta informação junta, n tava gostando e nem com vontade para ler. Começou a melhorar a partir do desenvolvimento mesmo da história, quando o Jesuíno começa a chegar. Final surpreendente e bem legal na verdade.Aprendi sobre a história de Canudos de forma mais leve e descontraída, gostei até do estilo do livro. Me surpreendi com o decorrer da história e até que gostei, mas n é um livro que dê mta vontade de ler de novo.
comentários(0)comente



Lulu 06/08/2020

O sertão vai virar mar
Gui e seus amigos têm a ideia de fazer um debate na escola sobre a obra 'Os Sertões' de Euclides da Cunha. Enquanto isso, um pregador com ideais semelhantes aos de Antônio Conselheiro surge na cidade. Será que a história contada por Euclides irá se repetir?
comentários(0)comente



Lazybix 26/02/2021

Bom para conhecer mais da literatura brasileira
No geral o livro foi extremamente útil para conhecer a obra de Euclides de Cunha, acho que não teria tanto interesse em ler a obra em que foi baseado o livro, por ser uma linguagem mais antiga, porém nesse formato conhecer a história se tornou bem fácil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR