A Princesa e o Goblin

A Princesa e o Goblin George MacDonald
George MacDonald

Resenhas - A Princesa e o Goblin

@bookss505 11/12/2021

Eu adorei essa leitura. Super fluída, rápida e as ilustrações trazem um charme a mais pra experiência.

A editora Wish entregou tudo nela, a tradução perfeita, com uma narrativa envolvente e facil de ler.

Os personagens sao cheios de personalidade e coragem, A princisa Irene é super carismática e apesar de ter apenas 8 anos é muito corajosa. Curdie é um pequeno cavalheiro, super amavel, corajoso e pronto pra defender sua familia e amigos a qualquer custo.

A historia aborda temas como a bondade, coragem, amizade e confiança.

Super recomendo a leitura.

c a r o l 13/12/2022

"A Princesa e o Goblin" me surpreendeu positivamente porque não sou muito fã do gênero infantojuvenil, pois, normalmente, as crianças me irritam por não agirem de forma condizente com sua idade.

A princesa Irene é muito corajosa, mas ela também age como uma garotinha de 8 anos quando está sob pressão, entre outras coisas. Teve um momento em que ela me cansou, mas foi coisa rápida. O Curdie é um garoto bem atrevido e inteligente. Tão inteligente que os adultos confiam nele para resolverem o problema com os globins. Aiai ?

A escrita de George McDonald é fluída e encantadora. A narrativa é cheia de aventuras, simbolismos e lições valiosas, com uma atmosfera de contos de fadas. Esse livro é perfeito para ler para uma criança.

"? Nós somos todos muito ansiosos para ser compreendidos, e é duro quando isso não acontece. Mas existe outra coisa que é muito mais necessária.
? E o que é, vovó?
? É compreender os outros."

SPOILER ALERT
Quando a Irene beijou o Curdie na boca eu fiquei "????". O beijo poderia ter sido no rosto. Fiquei bem incomodada com isso.

Maju Deolindo 23/08/2021

A princesa e o goblin
Li esse livro para treinar o inglês, é uma opção rápida, simples, uma história infantil q vale a pena. No estilo Alice ou Oz.

leiturasdaursula 17/01/2022

O pai dos clichês
É uma obra linda, rápida de ler e que contém muitos clichês deste tipo de universo. Mas eu não importo com os clichês, visto que essa é uma obra que originou muitos deles. Amei conhecer o livro que inspirou ao filme e acompanhar a princesa Irene em uma aventura mágica! A edição é tão linda, só não dou 5 estrelas porque não foi aquele tipo de leitura empolgante, mas valeu demais.

Jhaze 04/06/2023

Bonitinho
Uma pequena e surpreendente obra prima do autor. Havia lido Phantastes e detestado mas achei que deveria dar uma segunda chance e ler outro livro do mesmo e não me arrependi.
Esse é um livro direcionado ao público infantil (pelo menos o era no século XIX e XX hehehe...) com uma história que aborda companheirismo, solidariedade entre os diferentes, empatia pelo próximo independente das diferenças sociais e até elementos espirituais são descritos de maneira figurada.
Texto de leitura rápida e objetiva que chega a surpreender ao leitor que só tiver tido contato com Phantastes. Aqui o autor não divaga sem direção como acontece no já referido livro e a presença de poemas/rimas que costumam permear as obras do autor estão numa quantidade mais equilibrada sem o exagero de Phantastes.
Bonitinho é uma palavra para se descrever a obra. Leia se puder.

Claire Scorzi 26/02/2009

Demora a engrenar, mas depois surpreende, até mesmo emociona. Sua linguagem fica entre a singela para crianças e com algumas percepções adultas ditas sem pose ou longos discursos.
Há muitos símbolos, alguns que compreendi, outros não; no todo, uma história que precisa ser lida outra vez para que vá revelando sua riqueza.
É muito possível que esse livro seja uma das influências de C.S. Lewis, já que MacDonald era um de seus escritores favoritos.

Beatriz Kath 16/12/2022

A Princesa e o Goblin
Gostei muito da atmosfera de conto de fadas do livro.

Achei o comecinho um pouco lento, mas a partir do momento que a princesa encontra sua trisavó e a personagem é introduzida, já passei a achar tudo muito mais interessante e envolvente, por se tratar de uma personagem bastante misteriosa e instigante.

Os capítulos focados nos goblins também foram bem divertidos de se ler, assim como todas as aparições do Curdie.

Shay.Ferreira 10/12/2021

A princesa e o Goblin - (so cute ?)
A princesa e o Goblin com toda a certeza, foi o livro mais doce que li esse ano. Foram tantas demonstrações de amor e afeto que sai dessa leitura com o coração quentinho, pois a cada frase proferida de gentileza e carinho, me tornava convicta que o escritor ao criar essa história tinha uma visão muito linda de como é ter uma vida repleta de amor.

Acredito que todo o leitor deveria passar por essa história e repassa-lá para as gerações, para que todos tenham essa experiência.

Caroline 17/02/2022

Linda história, repleta de alegorias.
Por @carolinetargino
"Ver não é acreditar, é só ver."

Irene cresceu na casa de campo de seu pai, o rei. A casa ficava na metade do caminho de uma grande montanha, mas a princesa vivia sempre em seu quarto, acompanhada de Lootie, sua babá, não tinha permissão para sair da casa sozinha, tampouco após o pôr do sol, afinal, lá fora haviam criaturas perigosas, os terríveis Goblins.

Os dias de Irene se passavam entre ficar em seu quarto e passear no jardim brevemente, até que ela resolve subir uma escada antiga em sua casa que acaba levando-a por corredores de portas e escadas e por fim, a uma velha senhora, a qual se apresenta como a trisavó da menina. Assim, passa também a visitá-la, percebendo com o tempo que somente ela consegue ver a avó.

Durante um passeio ao ar livre com sua babá, ambas acabam se perderdendo e dão de cara com o Goblins, felizmente são salvas por Curdie, o pequeno mineiro que não tinha medo dos goblins e os afastou entoando rimas e canções, que estes por sua vez, as odiava.

Curdie era bastante corajoso e certo dia resolveu trabalhar durante a noite na mina, acabou ouvindo as conversas dos Goblins e descobriu que eles tinham planos terríveis, estavam cavando na direção da casa do rei, e pretendiam sequestrar a princesa e obriga-la a se casar com Harelip, o príncipe goblin.

Por fim tudo se resolve, através da fé, confiança e também coragem.

É um clássico maravilhoso! Estou apaixonada pela escrita do autor. Tinha bastante curiosidade por ele ter sido referência e inspiração para J.R.R Tolkien e C.S Lewis. O livro aborda temas como inocência, bondade, velhice (de forma positiva, associada a sabedoria), carência, medo e solidão.
A narrativa me lembrou um pouco Alice no País das Maravilhas e As crônicas de Nárnia. Possui linguagem alegórica, que cabe variadas interpretações, possuindo mensagens subentendidas.

Carol.Camargo 31/12/2021

Gostei bastante, como trata-se da história de uma criança tem um clima mais doce e delicado, achei interessante algumas partes, porém poderia ter se desenvolvido melhor.

livi123 27/01/2022

Uma leitura rápida, fluída, história cativante aonde acompanhamos a vida de uma princesinha solitária que não conhece os perigos do mundo que a cerca.
Vamos acompanhar as descobertas e aventuras da princesa Irene que sempre busca fazer o que é certo e os amigos que ela faz ao longo do caminho.

Greice21 30/04/2023

Rime, rime e afaste os Goblins
Vamos conhecer a fantástica história da pequena princesa Irene, e suas aventuras no castelo. Sobre os cuidados da babá e dos serviçais a mando do Rei, Irene passara seus dias pelos cômodos do enorme castelo. Descobrirá um lugar secreto, onde terá momentos inesquecíveis com sua trisa-trisa-trisavó, e conhecerá Curdie, um mineirinho valente e de coração muito grande. Juntos, eles embarcaram em uma missão: impedir a investida dos terríveis Goblins , que desejam tomar o castelo e assumir o poder.
Esse livro é muito fofo. Composto por personagens simples, divertidos, e destemidos. Apesar de sua alta nobreza, a princesa, tem um coração humilde e faz de seus dias os mais belos e felizes, seja contemplando os jardins,e mediações do reino de seu pai, aventurando-se pelos confins do castelo e deixando sua babá, Little, enlouquecida kkkkk. Curdie, mineirinho, de um coração muito grande, valente , desenpenhara papel muito importante na história apesar de sua origem humilde. Os terríveis Goblins e seus animais de estimação horrorosos, doidos por vingança. Achei só que deveria ter ( ou talvez terá ainda pelo que deixou a crê no fim do livro) uma continuação, revelando um pouco mais a respeito de certos personagens que ficaram em segundo plano, ou apenas foram citados em algumas passagens. A tal trisa-trisa-trisavó da princesa, por exemplo, aparece em algumas cenas e tem papel fundamental, no entanto faltou um contexto a respeito de sua história,assim como a mãe da princesa, que é apenas citada pelo papai-rei, mas não se sabe, quem foi, e que fim teve.

Talita 22/02/2022

"A Princesa e o Goblin" é um livro infantil, fato, mas tem tanto a ensinar sobre coragem e bravura, que eu queria muito ter lido quando era mais nova.

É uma história inspiradora, mágica e repleta de aventuras, que conta a história de uma princesinha sonhadora que mora em um castelo no alto da montanha, que adora conversar com as flores e tem uma trisa-trisa-trisavó fascinante. E de Curdie, um garoto corajoso, filho de um mineiro que adora fazer novas rimas para espantar os goblins.

Foi impossível não se apegar aos personagens, torcendo a cada página para que conseguissem escapar ou caindo na gargalhada quando acontecia algo épico, como os sapatos da rainha. E como é um clássico, preciso confessar que não imaginei que gostaria tanto.  Foi uma experiência única ler essa historia, principalmente junto com meu filho e tenho certeza que vai ficar gravada como a mais doce lembrança em sua memória. Espero que ele também a leia para os filhos no futuro.

"? Que maravilha deve ser viver numa casinha da montanha!
? Tudo depende de como é a casa que tem dentro de você."

Filipe378 24/07/2023

Um livro sobre coragem e fé
Esse é o segundo livro de George MacDonald que leio, um autor de quem, com certeza,vou ler ainda muitas outras obras. Ao contrário de Phantastes, a primeira obra do autor com a qual tive contato, esse livro é voltado para crianças, não que adultos não consigam apreciá-la, mas porque uma criança consegue.
Essa história me deu uma sensação parecida com a que tive quando li O hobbit: uma sensação de um mundo bem melhor do que o nosso e que nos causa uma espécie de saudade, como as crônicas de Nárnia também nos causam, aliás. É um mundo onde existem valores, virtudes e bondade. O mal existe também, mas ele não triunfa, pelo contrário, cria a ocasião para o heroísmo e a prática do bem. É um livro doce; encantado.
O livro conta a história de uma princesa que não mora com seu pai, pois este é muito ocupado com seus deveres de rei, mas com uma babá em uma montanha. Por um acaso, essa montanha é repleta de goblins embaixo da terra e também de minas. A aventura da princesa começa quando ela sai a noite, coisa que nunca a deixavam fazer, pois os goblins eram criaturas noturnas, e acaba encontrando alguns desses goblins e sendo salva por um menino chamado Curdie, um mineiro que por sorte era muito corajoso e perito em lidar com essas criaturas.
O que mais gostei nesse livro foi, além de sua atmosfera, que já citei acima, o tema da fé que é abordada em todo o livro na relação da princesa com a sua “trisavó”. A leitura foi muito prazerosa e me deixou muito curioso para ler a continuação, que, se não me engano, ainda não tem traduzido para o português.
Recomendo a leitura para todos, mas principalmente para crianças, pois é uma leitura que irá proporcionar muitos aprendizados.