Olhos de Fogo

Kathia Brienza

Resenhas - Olhos de Fogo

Aline 09/03/2011

Olhos de Fogo por Helena Gomes e Kathia Brienza
Em primeiro lugar tenho que ressaltar, achei incrível a diagramação desse livro, realmente a Editora fez um trabalho muito bom. E quanto a estória, fico sem palavras para dizer o quanto gostei, cada dia que passa, percebo mais e mais os grandes escritores que temos.

Tudo se passa no século XVII, inicialmente em Pernambuco, onde Pim, seu pai Frans e Isabel, escrava e "mãe adotiva" moram. Pim é um adolescente um tanto franzino para a sua idade, ultimamente andava tendo sonhos estranhos e ainda por cima era sonâmbulo, conclusão, quase sempre em suas caminhadas noturnas, acabava se metendo em alguma encrenca. Porém o ultimo sonho de Pim além de o intrigar, o estava deixando assustado, será que o tal sonho/pesadelo se tornaria realidade ? Ele estava crente que sim, já que outros sonhos indicavam coisas que posteriormente aconteciam.

No entanto Frans Kiurlings, um importante cientista natural, decide que vão se mudar para Tejucupapo, pois como prometerá iria continuar a pesquisa de seu falecido amigo Marcgraf, sem contar que para chegar a seu destino terá a proteção de Venâncio, um rico senhor de engenho.

Desde a chegada dos dois holandeses - Pim e Frans - a Tejucupapo, misteriosas mortes vem à acontecer, onde as vitimas são encontradas com os olhos queimados. Já de cara Jussara, uma índia potiguar, um tanto esperta e levada passa a desconfiar do pequeno holandês, afinal quem poderia ser o causador dessas horríveis mortes? No entanto Tobias, aponta Anhangá, um espírito da floresta com olhos de fogo, como o feitor das mortes. Fato que não convence Jussara, nada tira de sua cabeça que o assassino é o tal holandês, e o pior, o próprio Pim não pode afirmar que não foi ele quem cometeu tais atos. Seria capaz de protagonizar tamanha barbaridade?

Essas são umas das perguntas que você se faz durante a leitura, à muitas pistas, muito mistério e o toque de sobrenatural dá ao livro um ar todo especial. Simplismente adorei, super recomendo!

Book is life

naniedias 21/03/2011

Olhos de Fogo, de Helena Gomes e Kathia Brienza
Pim mora no Brasil com o pai, Franz, desde bem pequeno. A mãe morrera na travessia de navio, quando eles vinham da Holanda, e Isabel, um escrava, fazia as vezes de mãe desde então.
Pim é um menino diferente, ele tem sonhos que se tornam realidade. Assim, é compreensível que o menino estivesse muito assustado após sonhar com a morte de uma desconhecida.
Logo em seguida, ele, o pai e a escrava se mudam de cidade - para que Franz, que é um grande cientista, continue as pesquisas de um falecido amigo.
No vilarejo de Tejucupapo - o mais próximo ao engenho - Pim se depara com a menina de seus sonhos. Seria ele realmente o assassino?! Mas o que o levaria a matar a garota.
Jussara, uma indiazinha que perdera os pais após uma invasão de holandeses à sua tribo, encontra o sonâmbulo Pim ao lado do corpo inerte de uma garota. Pim acorda assustado, achando que ele seria o culpado.
Mas Jussara é uma menina muito racional e sabe que isso não é verdade, pois as evidências apontam que o culpado é alguém de mãos e pés grandes. Agora ela e Pim terão que encontrar quem é o assassino.

O que eu achei do livro:
Vou começar do final do livro. A citação abaixo é o último parágrafo desse maravilhoso livro, mas, não temam, não há spoiler algum.
"Este livro que você tem em mãos não é só resultado de uma ampla pesquisa, mas também da nossa vontade de contar uma história eletrizante, cheia de reviravoltas, aquela grande aventura que o prende do começo ao fim. Será que conseguimos? Bom, agora é você quem responde..."
Dou-me a liberdade de responder à essa pergunta: sim, conseguiram. Maravilhosamente bem!
A história contém elementos de suspense, ação, romance, aventura, sem esquecer do componente histórico - que é um detalhe incrível nesse livro. A história das "Heroínas de Tejucupapo" é fascinante e, infelizmente, desconhecida de grande parte da população brasileira. Ao ver sua vila ameaçada pelas forças holandesas (que nessa época já estavam bem enfraquecidas e perdiam sua dominação sobre Pernambuco para os Portugueses), quatro mulheres - Marias - muito corajosas arrumam uma maneira de ajudar os homens à combater a invasão.
Os personagens criados pelas autores são excelentes, muito vívidos e reais! A história é incrível - não consegui desconfiar do verdadeiro culpado em momento algum.
Uma história super indicada para todos!
Já é até esperado pelos seguidores do blog que eu comente da edição dos livros da editora Escrita Fina! Acho que nunca irei me acostumar com as edições perfeccionistas feitas por essa editora. Acho que não há comparação com outros livros do mercado nacional. O cuidado deles vai além da capa - é possível notá-lo em todas as páginas, na abertura de capítulos, enfim, no livro como um todo. E não apenas a arte gráfica é muito bem feita, mas também a revisão dos livros - que recebe um grande cuidado. Mais uma vez, dou os meus parabéns à editora pelo excelente trabalho.
Leiam uma aventura maravilhosa e aproveitem para conhecer um pouquinho de uma história incrível acontecida em em nossa amada pátria!
Mas, lembre-se: as aparências enganam.

Nota: 9
Dificuldade de leitura: 7

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com