Meio intelectual, meio de esquerda

Meio intelectual, meio de esquerda Antonio Prata

Resenhas - Meio Intelectual, Meio De Esquerda

Biblioteca Álvaro Guerra 09/09/2019

Coleção de crônicas que confirmam o talento com que este jovem escritor vem se destacando na atual cena literária brasileira. Nas palavras de Davi Arrigucci, "Antonio Prata, com olhar incisivo e verve ferina, se revela não apenas um mestre lapidar de seu ofício, capaz de dizer tudo em dois dedos de prosa, sem perder a leveza, mas sobretudo um notável cronista do absurdo, das miudezas malucas do cotidiano".

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573264548

Carol 22/01/2021

Decididamente eu gosto de crônica.
Não costumo ler crônicas, mas quando leio elas sempre me divertem. As escritas por Antônio Prata então.... ainda mais! A visão o humor. Não que todas sejam divertidas, mas as que são valem por todo o livro.

Rodrigo.Leandro 24/02/2022

O novo Luis Fernando Veríssimo
Ler as crônicas de Antônio Prata faz você perceber coisas do cotidiano que nem tinha se dado conta. Desde tentar responder perguntas de cunho filosófico econômicos como "sou pobre ou classe média?", a avaliar se você entregou à condição de marido (usar chinelos com meias, ter caneca com o nome gravado), Prata te convida a avaliar as questões mais mundanas do dia a dia.

Percebe-se que herdou o talento do pai, embora tenha uma predileção pelo cinto e pela crônica, enquanto aquele é mais chegado num romance.

Como bom apreciador de cerveja e boteco, o melhor conto do livro é "Bar ruim é lindo, bicho", em que me identifiquei com o simples retrato das mesas destes nobres estabelecimentos etílicos, que devem ser de lata, como todo Bar ruim deve ser.

Aline 24/03/2022

Até que essa crônica e bem engraçada, o que eu mais gostei e que faz bastante referências a outros livros como, a divina comédia, 1984 ea Bíblia

Jordi 10/01/2023

Meio intelectual, meio de esquerda
Ao contrário do que se pode pensar ao ler o título, Meio intelectual, meio de esquerda não é um livro de viés político, mas sim, um livro de crônicas sobre a vida e o cotidiano de um jovem adulto. Antonio Prata nos conta por meio de sua singela escrita coisas do nosso cotidiano e que muitas vezes passa despercebido por nós. Apesar das crônicas serem sobre temas variados - infância, amor, amizades, maturidade - ao iniciar cada uma dessa, podemos perceber algo em comum entre elas, podemos perceber que as mesmas falam de certo modo sobre mudança; mudança das pessoas, de nós mesmo, dos lugares e da vida, pois a vida nada mais é do que algo inconstante, cheio de altos e baixos.

De antemão vemos aqui temas que julgamos serem banais, tratados com humor, mas ao avançar cada página nos deparamos com questões filosóficas que nos leva a pensar sobre o rumo que tomamos e qual iremos tomar ao finalizar tal leitura, pois aquele que éramos quando iniciamos esta, não somos mais ao finalizá-lo. A escrita de Prata é muito agradável de ler, se me permite aqui uma comparação, é como sentir a brisa leve num fim de tarde à beira mar, é algo leve e fluído.

Ademais, é por meio do seu olhar atento e delicado para o mundo e com certa empatia com o outro - seja este outro alguém que ele convive ou um estranho que ele observa enquanto toma um chopp em um bar - que sentimos uma estranha conexão com o autor e com sua escrita, talvez seja porque os textos de Prata não nasça somente nele, mas nasça em nós também . É a partir da observação minuciosa do mundo e com empatia que o autor consegue transpor em palavras tudo o que sentimos, passamos e vivemos e é por isso que sentimos uma ligação com este livro, porque não são somente os sentimentos dele aqui exposto, são também os nossos.

Algo que me fez gostar tanto desse livro foi além de tudo já escrito aqui as referências que o autor trás, citando Dante, 1984 e até um novo Gregor Samsa que certo dia acorda metamorfoseado em marido (risos) eu amei todas as referências e se aqui lhe interessar as minhas crônicas favoritas desse belíssimo livro são Subsolo 1, Firma reconhecida e Déficit público. Bem, se você leu até aqui espero que eu tenha deixado ao menos uma vontadezinha em você em querer ler essa obra e se você for se aventurar nessa, tenha uma boa leitura!

Sol Belchior 13/10/2023

Livro incrível. E com risadas garantidas.
"Nós, meio intelectuais, meio de esquerda, gostamos do Brasil, mas muito bem diagramado. Não é qualquer Brasil.
Assim como não é qualquer bar ruim. Tem que ser um bar ruim autêntico, um boteco, com mesade lata, copo americano e, se tiver porção de carne de sol, uma lágrima imediatamente desponta em nossos olhos, meio de canto, meio escondida.
Quando um de nós, meio intelectuais, meio de esquerda, descobre um novo bar ruim que nenhum outro meio
intelectual, meio de esquerda conhece, não nos contemos: ligamos pra turma inteira de meio intelectuais, meio de es-
querda e decretamos que aquele é o nosso novo bar ruim."

#AntonioPrata