A Sexta Mulher

A Sexta Mulher Suzannah Dunn

Resenhas - A sexta mulher

Ingrid 28/08/2023

A leitura, de maneira geral, prende o leitor porque nós ficamos na expectativa de Catarina descobrir sobre o envolvimento entre Thomas e Catherine, algo que nós nunca chegamos a saber se ela sequer desconfiou, porque, apesar de o livro ser sobre ela, a história é narrada por Catherine e a Catherine ela jamais disse algo sobre o assunto.

Havia, provavelmente devido à culpa, momentos em que Catherine sentia que Catarina era um tanto provocativa em algumas falas e olhares, mas nada que nos desse a certeza de que Catarina esperava que a amiga se entregasse - e ela não o faria, de qualquer forma; as duas eram muito altivas e safas, em minha opinião.

Não acredito que seja um livro que vá agradar todo e qualquer tipo de leitor. Eu mesma achei que não me agradaria, mas a verdade é que apenas me desacostumei a ler livros físicos (ele não foi lançado em formato digital) e por isso acabei demorando mais do que o esperado.

Ainda assim, é incômodo ver Catarina - e todos os outros personagens - através do olhar crítico, egocêntrico, invejoso e dissimulado de Catherine. Acho que eu teria preferido acompanhar a história sob a ótica de Catarina, mas entendo que seria muita ousadia da parte da autora criar uma narrativa sobre uma personalidade histórica tão mais importante do que Catherine, não é mesmo?

Mais a mais, foi muito interessante entender um pouco mais sobre a visão dos protestantes sobre a Igreja Católica, à época, ainda que através de um livro quase que inteiramente de ficção.