Segue o Coração

Segue o Coração Lesley Pearse

Resenhas - Segue o Coração

Maria 11/02/2011

Um livro sobre bondade, solidariedade e superação
"Segue o Coração" é muito, mas muito bom mesmo. Porém, é muito triste também. Acredito que a grande maioria dos livros desta autora tenha essa característica: acontecimentos tristes, sofridos porém seguidos de uma tocante superação. Este livro me entristeceu em muitas passagens, indaguei-me como é possível seres humanos serem tão maus com o seu próximo, cometerem os crimes mais atrozes. Mas assim como a maldade é atemporal, a bondade, a solidariedade, o amor também o são. E neste caso em particular, a persistência, a bondade, a obstinação, o caráter da mocinha Matty formam um exemplo fascinante de que o bem não só vence o mal, mas que também transforma qualquer realidade de vida, por pior que ela seja.
A meu ver, este livro se destacou entre tantos outros porque:
- A heroína é plausível. Às vezes a vida real pode ser mais aterrorizante do que a fantasia, e este livro prova isso;
- A parte histórica do livro é bem bacana, descritiva, relata como eram os Estados Unidos em meados do século XIX;
- O livro me deixou com um gostinho de "quero mais": quero ler mais sobre a colonização dos EUA, as brigas de gangue em NY, a corrida do outro na Califórnia, etc; portanto, ele não só me divertiu como também me incentivou a procurar novas fontes;
- O livro mostra que a maldade não tem limites, mas a bondade também não;
- A heroína é feminista numa época em que a mulher não passava de mera trabalhadora doméstica, sem remuneração.
Enfim, mais um livro da Lesley Pearse que nos traz a estória de uma mulher forte, corajosa, bondosa, mas também bonita, desejada e nada hipócrita.

05/12/2013

Segue em Frente - Não Olhes Para Trás
- O que você que dar vida Matilda?
-Hum não sei, acredito que seu conseguir mudar pelo menos a vida uma pessoa vai ter valido a pena.
(pessoal frases retirada do texto, só com as minha palavras)

Existe uma linha tangível para mim entre as autos proclamada heroínas(protagonista)e uma heroína verdadeira como Matilda.
Mais próximo dela talvez fosse Marta do livro "Esperança de uma Mãe" de Francine Rivers que eu já li.

Primeiramente nunca fui fã de dramas e realismo em obras ficcionais, pelo simples motivo de serem ficção, acredito que se quisesse ler relatos veredictos e realístico e criveis, estaria lendo uma bi-biografia, ou mesmo o jornal que todos os dias nos bombardeiam com a chocante realidade mundial.

Não posso negar, nem por resenha e nem pelo meu histórico literário aqui do skoob que amo de paixão um romance "Água com açúcar", "Contos de Fadas", "Literatura de Mulherzinha" e por ai vai, amo livros históricos e quanto mais próximo tiver de conto de fada melhor.

Mais a momentos na nossa vida que por curiosidade nos afastamos do nosso "comum" e do previsível e vamos para outras águas mais profunda onde podemos nos afogar(decepcionar) ou nadar em outras águas (amar), e conhecer algo novo e muito interessante que nos dar outra visão de mundo. E ultima parte foi o que aconteceu com esse livro amei.

Resenhar um livro de 784 pg não e fácil não cair em spoiler, mais sinceramente vou tentar.

Então porque acredito que não existe em nenhum livro que li ate hoje uma heroína como Matilda e sim existe varias só protagonistas?

Lesley Pearse nos relata com uma narrativa, simples e envolvente a vida de uma humilde florista que vive de forma mais abjeta e miserável num dos bairros mais pobres e miseráveis Lower East Side em Londres no seculo XIX ate o dia que num gesto de heroísmo ela muda sua vida para sempre, tirando ela dos bairros pobres de Londres e atravessando o mar ate Nova Iorque, de Nova Iorque ate sul do EUA, dali para São Francisco a corrida do ouro e depois para enfermarias na Guerra de Secessão, a cerca de 780 pg conhecemos uma Matilda de 16 anos numa narrativa interrupta ate ela ter 47 anos, vemos dores, alegrias, sofrimentos, doenças, mortes, decepções e principalmente coragem, coragem para mudar a vida dela, coragem para mudar a vida de outros e principalmente coragem para ser reinventar apesar das tragedias, e desgraças.

Há uma frase de seu pai que é marcante antes dela sair de Londres "Nunca olhes para trás" e apesar de todas suas dores e de dessabores Matilda sempre tentava não olhar para traz e seguir em frente.
Nessa historia não vemos príncipes salvando donzelas, apesar de Matilda ter tido seus amores, ela mesmo foi escritora e salvadora na sua historia, apesar das decepções e sofrimentos ela sempre se consegui se ergue, diriam que era uma mulher muito a frente do seu tempo, inteligente, corajosa e ótima empresaria, e nunca foi vitima de ninguém, isso e que mais amei nessa historia. Apesar de suas tragedias ela sempre ficava mais forte.

Durante 780 pg durante quatro dias ao decorrer dessa leitura, sorrir, chorei, torci, sentir, a cada passada de pagina era uma expectativa nova e interessante, e imaginei como se fosse num filme cada nuance da historia, da fria e abjeta Londres as condições de viagens cruéis e chocantes das pessoas menos favorecidas nesse navios de Londres x EUA, as condições de vidas em Nova Iorque e suas favelas também abjetas, as condições desumanas de crianças órfã em Nova Iorque, as belezas e sabores do sul do EUA e loucura da febre do ouro, e dor e o sofrimento de crianças vestida de adulto mortas na Guerra de Secessão.
Nunca vi um relato tão realístico e chocante da forma de vida de pessoas menos favorecidas nesse países.

E realmente acredito que as autoras são donas de suas historias e delas faz o que quiser, e acredito que eu como leitora tenho também o direito de aceitar ou não, nem sempre concordamos com tudo que uma autora faz com seu personagem, acredito que uma coisa pessoal de cada leitor aceitar ou não, por causa determinados fatos no livro não puder dá 5 estrelas, mais concerteza virei fã da escrita e narrativa de Lesley Pearse e com certeza vou ler mais livros delas, com certeza depois vou tomar minhas doses açucaradas de livros históricos a conto de fadas rsrs.

Adorei a historia não teria como fazer uma resenha menor, e contei alguns fatos que decorre ao longo da historia mais nada que seja spoiler, e desejo que tenha passado o historia e os sentimentos que esse livro me inspirou.
E claro que não poderia deixar de agradecer a minha amiga skobts Cih por te-lo me emprestado.

Cih sem você não teria lido esse livro maravilho obrigada.

Super Recomendo!! :D

Eli 19/03/2022

Esse livro ganhou meu coração, assim como todos os outros da Lesley que já tive a oportunidade de ler.

Sem dúvida, Matilda deixará saudades em mim.

Uma leitura fácil e arrebatadora do início ao fim. Lesley traz uma personagem de muita coragem, que o único intuito de vida é servir ao próximo e, muitas vezes colocando a sua felicidade em segundo lar pelo bem de todos.