A Sonata a Kreutzer

A Sonata a Kreutzer Leon Tolstói

Resenhas - A Sonata a Kreutzer

Lee 28/01/2010

Trans siberiano.
Um romance tenso, embalado em uma viagem de trem, cuja a narrativa acompanha em ritimo e intensidade uma suave viagem de trem, com direito aos seus solavancos e paradas.
Dois narradores desconhecidos dão perspectivas diferentes sobre temas tão constantes na obra de Tolstói, a traição e o amor. Um senhor conta seu relato, seu entendimento, sobre as influências e educação que o formaram e o levaram a cometer o crime que cometeu e do outro lado, um distinto senhor com convicções típicas do homem médio russo, que infelizmente (para ele e felizmente para os leitores da obra) foi pego para cristo pelo primeiro, debateu e ouviu a história do primeiro, que se mistura com o segundo que debate com o primeiro e assim cria-se o ritimo de uma narrativa engenhosa em seu fluxo simples em suas cores e profunda em seus questionamentos.

Manfredo 14/08/2012

Um dos melhores livros que li. Tolstoi exprime do que se trata em essência , o relacionamento homem e mulher. Da pra começar a pensar nos porquês das dificuldades de um casamento. Excelente.

carolmureb 14/02/2022

Tolstói consegue manter uma narrativa instigante que nos coloca na mesma exaltação e angústia do marido "traído". Ainda que seja perceptível sua implicância com médicos e uma visão limitada e superada da sexualidade, há em sua reflexão questões que devem continuar incomodando.
"Na cidade, um homem pode viver cem anos e nem perceber que já morreu e apodreceu há muito. Não há tempo para alguém examinar a si mesmo, está tudo ocupado" p. 62.

Bottonlina 25/01/2022

Misoginia, mas péra! Termina o livro!
Foi difícil de ler algumas passagens com comentários horríveis sobre a mulher, sua virgindade e fidelidade. Porém, recomendo que leia até o fim. É interessante.
O surgimento do assassino, a justificativa sobre o desejo e a tentação. O corpo da mulher sendo posto como alvo de malicia e arma de "benefícios".
Você terá ranço por um certo personagem, porém no fim, terá diversos questionamentos a se fazer.

Gabriela.Andrade 28/01/2024

Achei o Pózdnichev uma versão hard-core do Bentinho de Machado de Assis.

Queria saber se realmente aconteceu tudo o que ele achou que aconteceu ou se foi só fruto da imaginação maluca dele

Gostei e recomendo

Bruna 17/05/2023

Agonizante
Para começar, é preciso ignorar muitas falas machistas do personagem principal, porque se vc for dar bola pra isso, nossa, a leitura não anda! mas achei interessante a forma como a escrita vai nos deixando cada vez mais curiosos sobre o que vem em seguida, todos os passos do personagem até o principal acontecimento do livro, da pra sentir toda a angústia que ele sentiu até tomar tal decisão e também ver como os pensamentos influenciam muito na forma que experienciamos o mundo. leitura interessante.

Adriana 31/07/2023

Bentinho russo
Esse livro tem uma similaridade absurda com "Dom Casmurro", e no final isso fica ainda mais evidente.
Leitura excelente, novela mais do que primorosa!

Amanda 26/01/2021

Minha primeira obra de Tolstói!
Não sei nem o que dizer. É sério. Nossa. Que coisa.
Comecei um pouco suspeita mas realmente a narrativa desse homem uxoricida consegue se sustentar de maneira dinâmica e você passa os capítulos finais sem conseguir descolar os olhos do papel, pedindo sabe se lá por qual mudança oportuna que não resulte no que já nos é dado como certo no enredo. Uma visão pessimista, estereotipada e fortemente cristã do matrimônio e do papel da mulher na sociedade que, inevitavelmente, te faz refletir sobre certos paradigmas sociais em um teor extremamente hipócrita e até barroco. Ou talvez, irônico.
Vale também escutar um trecho da melodia que dá nome à obra.

Cris 19/06/2021

Alerta de incel
"Uns cedem-lhe o lugar, levantam-lhe o lenço, outros reconhecem seu direito de ocupar todos os cargos, de participar no governo, etc. Fazem tudo isso, mas o modo de encará-la é sempre o mesmo. Ela é um instrumento de prazer."
A sensação que eu tive lendo esse livro era que eu tava vendo aqueles vídeos do Spotnik do YouTube "Colocamos uma machista e uma feminista pra conversar sem que eles soubessem". A capacidade de Tolstói de abordar em 1891 um tema que ainda é pertinente em 2021 é simplesmente impressionante. Além de trazer a tona diversas reflexões sobre os supostos papéis do homem e da mulher na sociedade, tem uma leitura super agradável e ótimo pra quem quer começar a ler clássicos que não sejam tão complexos.

Raqueline 13/11/2021

O que me fez deixar esse livro de lado algumas vezes foi o machismo que está presente logo no início da história, quando alguns passageiros estão discutindo sobre o matrimônio, e há comentários que a mulher deve aceitar tudo que o marido lhe propuser, e nesse meio de homens há uma senhora que contesta todas as falas machistas (um alívio e ânimo para continuar) e ainda assim em alguns momentos tentam silencia-la. Há discussões que colocam a mulher como um objeto sexual, também acompanhamos o ódio do personagem à sua esposa, e tudo isso é difícil de ler né!?
Em linhas gerais é uma novela muito célebre, incrível, profunda e apesar de ser curta parece que é imensa, já que o Pozdnichev narra tudo detalhadamente. Livro breve, preciso e infelizmente real.

Daniel.Alexandre 09/11/2021

A Sonata a Kreutzer - Liev Tolstói
A Sonata a Kreutzer - Liev Tolstói

Minha volta de quase quatro meses, finalmente consegui acabar com minha ressaca literária, com uma dose cavalar.

No decorrer do romance, são diálogos em um trem que consiste basicamente num monólogo do protagonista junto ao narrador, relatos de um casamento conturbado.
É muito interessante fazermos um paralelo com a vida do próprio autor, que na sua juventude foi um libertino, devasso. Que também teve um casamento à água e óleo. Aqui ele aplica dentro do momento que foi escrito, com base nas suas crenças religiosas, o quão um homem deve ir para o casamento sem experiências da libertinagem.
Ao decorrer, também trás reflexões do papel da mulher, como teve que se adaptar dentro do patriarcado, como teve que usar da sensualidade para se promover, ou ter evidências.
E por último, o quão destrutivo pode ser um casamento sem conciliação, sem amor. E se não tiver dando certo, a separação.
Levanta esses questionamentos dentro daquela sociedade, final do século 19, e que são questões que permeia até hoje, só olharmos os feminicídio que vemos nos noticiários.

Djulia Azevedo 26/04/2020

Diferente e interessante!
Livro muito interessante. Até a metade não estava gostando muito. Decidi então procurar um pouco mais sobre Tolstoi e em qual época ele teria escrito o livro, fato que descobri no próprio livro. Depois disso, passei a ver o livro com outro olhos. Ao terminar o livro e ler o posfácio escrito pelo tradutor, achei o livro mais interessante ainda. O autor consegue, por meio de um diálogo entre duas pessoas, passar toda
intensidade de sentimentos que ele próprio sentia na fase da vida pela qual passava e sua conturbada relação com a música. Apesar de não concordar com muitos pontos expressados por Tolstoi no texto, ainda considero este um ótimo livro. Indico a leitura.

Camila 07/03/2021

Curto e denso
Em Sonata a Kreuzter, Tolstoi relata uma relação trágica de amor, ódio e adultério.
Apesar das muitas ideias absurdas apresentadas, sua genialidade é indiscutível.