Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Elisângela 11/01/2018

Através do espelho
Este livro conta a história de Cecília, que está muito doente e, sua doença não tem cura. O anjo Ariel a ajuda a fazer a transição para a outra vida com lições de vida.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2018

Através do Espelho
"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."

Em Através do Espelho, a norueguesa Cecília Skotbu é uma garotinha muito inteligente e bastante curiosa, doente em sua cama, seu problema de saúde não é revelado na história, embora seja notável, a gravidade da doença. Certo dia ela recebe a visita do anjo Ariel.

Cheia de questionamentos, Cecília faz interrogatórios ao anjo que por várias vezes resolve fazer algumas visitas, embora ela nunca se dê por satisfeita com as respostas de Ariel.

Inclusive a garota desconfia se Ariel é de fato um anjo. Na verdade, é uma troca de perguntas e respostas, Cecília pergunta se anjos existem, e se as pessoas vão para o céu, enquanto Ariel quer saber como é ser de carne e osso, e como é sentir e ter sentimentos de verdade.

Doente, a menina está morrendo vagarosamente, e com Ariel, Cecília aos poucos enxerga através de um espelho.

O anjo que sabe voar, mas que não tem asas, leva Cecília para andar de esqui e escorregar no tobogã, proporciona a menina o contato com a neve novamente e assim a menina sempre vê a vida com muita esperança e com muita alegria. Vivendo sempre intensamente e se rendendo aos encantos da filosofia.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-5534-062-8

Lalá 07/01/2019

Amorzinho
É um livro muito amorzinho e gostoso de ler, a descrição e detalhamento é de se apaixonar pelo enredo, é com certeza um dos meus favoritos.

Tiago 04/05/2019

Mesmo autor de O mundo de Sofia, Gaarder traz, em Através do espelho, a pequena Cecília, menina muito doente que passa o tempo todo numa cama, até que recebe a visita de um anjo, Ariel, com quem troca experiências e informações de humano para anjo e de anjo para humano. Ariel, do outro lado do espelho, o lado celestial, eterno, aos poucos conta para Cecília como as coisas são do outro lado, mergulhando-a num conhecimento que é a preparação para a morte. Ou seria vida ainda do outro lado? Mistério...
"Isto aqui é o céu?
Claro. Onde mais poderíamos estar? A Terra é apenas um cisquinho de poeira neste imenso firmamento."

Tercio.Neto 02/06/2019

Sobre Cecília e Ariel; sobre nós.
“Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos”

O livro é um grito de vida de quem olha para a morte. O tempo consome o fôlego. Leitura leve e sensível, com “cores” tristes e reflexivas. Texto doce, aconchegante e poético sobre a pequena Cecília Skotbu. Tece ideias sobre solidão, desejos e tempo de vida; Cecília é inquieta, questionadora e está morrendo. O talento de Jostein Gaardner em descrever em linguagem juvenil o drama maior da existência humana nos conduz paternalmente pela mão, e nos deixamos levar. A empatia e cumplicidade entre o anjo Ariel e Cecília é estranha e irresistível. Ele entende as “feridas” dela, a revolta de Cecília em fase terminal “gritando” o porquê de tudo e colocando alguma luz sobre a própria finitude. Romance com pitadas filosóficas. A mensagem deles é universal. Qual o sentido de tudo isso? Nada é eterno, mas o caminho pode ser feito da melhor forma que pudermos. Ela tenta. Cecilia é a bonança após a tempestade.

O livro não é autoajuda. É narração de uma despedida. Recomendo ler sem pretensões. Deixe-se levar por Cecília com todos seus defeitos e anseios. Para ler e reler.

site: https://www.instagram.com/tercio_neto/

Anna 30/06/2019

Cansativo
A história é boa, porém a escrita do autor torna o livro um batalha. A leitura foi muito cansativa e arrastada, a repetição de "carne e osso" me deu nos nervos.

Fernanda1386 31/08/2019

Meh....
Um livro que fala bastante sobre Deus e anjos,ótimo para pessoas religiosas.
Achei meio parado e pesado de ler mas o final foi bastante bom.

Leonardo 07/12/2019

Expansão de consciência
Uma leitura que nos leva às mais profundas reflexões filosóficas e que nos põe diretamente em confronto com a efemeridade da vida. Jostein Gaarder escrevendo brilhantemente, em um estilo já conhecido por "amantes da sabedoria" nos exorta a testemunhar um diálogo que deveria ser nosso, tão profundo quanto possível, nos leva às profundezes de nosso ser.

anes 12/01/2020

Uma verdadeira viagem entre dois mundos em um só
Confesso que o meu estilo de livro é muito mais puxado para o lado clichê e aventureiro do que um de reflexões/ensinamentos mas isso não me impediu de apreciar Através do Espelho e a mensagem forte que ele passa principalmente sobre a nossa primeira fase inicial: a infância e toda a sua magia.

Phil Correa 06/02/2020

Através do Espelho
Esse é o terceiro livro de Jostein Gaarder que li, mesmo não sendo meu preferido o livro entrega uma ótima experiência. Por se tratar de um livro curto, não a tanto apego aos personagens, mas, a reflexão sobre vida, morte e religião vinda destes compensa.
Enfim, é um bom livro para quem quer uma leitura rápida sobre os temas reflexivos que eu disse acima.

Adriana 26/02/2020

Grande teatro celeste..
?O mundo, Cecília.A vida das pessoas na terra é como uma peça de teatro interminável.Vocês vão e vem.E quando chega a hora, chega a hora,e...?

?Tanto a criação como os céus são um mistério tão grande que nem os seres humanos da terra, nem os anjos do céu, são capazes de compreendê-lo?

?Nós enxergamos tudo num espelho,
obscuramente,as vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão das coisas do outro lado , se conseguíssemos polir esse espelho veríamos muito mais coisas.Porém, não enxergaríamos mais a nós
mesmos.?

Lana 14/04/2020

Um bom livro para ler em uma sentada
Traz todas aquelas reflexões profundas ditas em uma forma tão simples como já é costume do autor fazer em outros livros. O grande problema foi focar em uma questão existencial tão única quanta a finitude tão focado na perspectiva cristã . Talvez se ele trouxesse a neutralidade que usa nos seus outros livros eu ficaria menos ?irritada? durante alguns diálogos. De qualquer forma um livro muito forte.