Como falar dragonês

Como falar dragonês Cressida Cowell

Resenhas - Como Falar Dragonês

_Anny_ 01/01/2024

Como Falar Dragonês, o livro mais disputado do Arquipélago!
Terceira vez que li este livro e o encanto se permaneceu intácto! Novamente, Soluço e seus amigos entratam numa grande enrascada. Perna-de-Peixe está, com certeza na lista de melhores amigos do protagonista, ele é muito legal e inteligente. E também Banguela, que dispensa apresentações, é um dragãozinho maravilhoso, rende muitos momentos icônicos!
Este volúme nos trouxe uma extensão do arquipélago, retratando desta vez os romanos, as Ladras do Pântano e também nos mostrando a terrível condição de abuso que vivem boa parte dos dragões, que acabam ficando a mercê da disputa por poder que acontece nessas regiões. Principalmente aqueles que são muito pequenos. Um personagem indesejado resurge para atrapalhar a vida dos nossos heróis e também um novo é adicionado ao elenco, onde teve uma participação até que bem legal.
Um dos melhores livros infantojuvenis!

Cibele 17/05/2011

Esse livro foi ainda mais divertido que o anterior acho que especialmente pela nova heroína, Camicazi e pelo uso de diversas novas expressões do Dragonês que é uma língua divertidíssima. No site oficial da série, você encontra o dicionário desse idioma. Uma das coisas mais legais dessa série é saber que o livro é narrado pelo Soluço já bem velhinho e ver que a criança desajeitada vai ser tornar um dos maiores heróis que o mundo já conheceu. As ilustrações (que eu amo) também continuam nesse capítulo da saga.

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2011/03/como-falar-dragones.html

notmuchcompany 07/01/2011

É o melhor da série até agora! Tem um ritmo ótimo, é fantástico!

Tô ansiosa pelos próximos. :D

Bia 24/11/2013

O que falar desses finais esplendidos?
O epílogo final simplesmente me deixou devastada de tão lindo. Como Falar Dragonês é uma aventura tão gostosa quanto a dos primeiros livros. Cressida mostra ser uma escritora e tanto quando consegue misturar esse ar jovial com uma moral forte e impactante. Estou apaixonada por esta saga.
Thiago 18/04/2014minha estante
Realmente, o epílogo deixou uma mensagem fantástica!

Bia 20/04/2014minha estante
Sim!! Ah Thiago, é bom saber que outros também se identificaram, assim como eu. :)

JL Marcal 08/10/2021

E as aventuras continuam
A história só melhora. Cressida com certeza saber fazer histórias que te prendem do início ao fim. Recomendo demais!!!!!

Tábata Kotowiski 28/12/2010

Nesta terceira aventura, o candidato a viking Soluço terá que salvar seu dragão Banguela das garras de um inimigo cruel e nem tão desconhecido assim. E para isso, ele contará com uma ajuda inusitada, comprovando o ditado que diz que “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”.

Diferentemente do título, o livro não ensina como falar o dragonês (ahhhhhhhhh, que pena! rsrsrsrsrsr). Até tem uma listinha com algumas palavras em dragonês mas não passa disso. Não que isso mude alguma coisa na qualidade do livro como um todo mas achei que deveria comentar, já que eu realmente pensei que a história seria voltada a aprendizagem dessa língua tão antiga, única e interessante. :) Na verdade, Como Falar Dragonês é o livro que Soluço está escrevendo sobre dragões e que acaba sendo um dos motivos das confusões em que ele acaba se metendo durante a história.

Os personagens principais, Soluço, Banguela, Perna-de-Peixe, continuam divertidos, atrapalhados e cativantes. E nesse livro há uma novidade entre os personagens: uma menina! O que é bem legal para contrastar com a masculinidade e papo-de-homem próprio dos vikings, se é que vocês me entendem… ;)

Esse é, de longe, o meu livro favorito da série (por enquanto, é claro)! O ritmo da história é bem gostoso, tem bastante aventura e ação, bem como algumas situações engraçadas. As ilustrações dão um toque pra lá de especial a história e ao livro, sem falar que são divertidíssimas. Adoro! E nem vou comentar a capa, né? Linda, linda, linda! De uma qualidade que ó, é de puxar a pontinha da orelha.

Um belo livro para dar as crianças de 8 a 80 anos. Fica a dica pra quem ainda tá devendo um presentinho de Natal…

;)

site: randomicidades.wordpress.com/

Josué 26/01/2022

Como Falar Dragonês
Neste livro vemos um ótimo aprofundamento na relação entre o Soluço e o Banguela, o que me faz pensar em coisas como: "Não!!! Pq? Minhas fanfics n seriam só fanfics se tivessem colocado isso nos filmes! Queria tanto ver o Soluço aprendendo a falar com dragões, com o Banguela! Ou dar um jeito do dragão aprender a falar. Seria fofo!!! Why?!". É um livro ótimo, tem sua dose de ação e aventura, apesar de focar no Dragonês. Assim como as obras anteriores, tem seu próprio problema a resolver e uma boa mensagem ao final, pode ser lido e compreendido de forma independiente do escopo macro, mas ao mesmo tempo o desenvolve e coopera com ele, o escritor (cujo nome não recordo enquanto escrevo) é muito bom.
Gostaria de deixar claro que algo bom ou ruim é bem diferente de algo que se gosta ou não. Portanto, se você gosta desse tipo de coisa, tenho certeza de que vai se divertir com essa obra. Esse é um livro ótimo que cumpre muito bem o que propõe, e ler vale apena, mas eu simplesmente não gostei tanto quanto a obra cinematográfica por conta que o personagem Banguela não é mais um grande Fúria da Noite montável (mesmo assim ele me parece fofo) e eu senti falta de algumas coisas e personagens que foram acrescentados a obra audio-visual (algo q eu simplesmente não consigo parar de associar, infelizmente). This's my bed.

Biel 14/03/2013

O Marco na literatura infanto-juvenil
Como Falar Dragonês de Cressida Cowell, é o terceiro volume da série “Como Treinar o Seu Dragão” e é de deixar qualquer um boquiaberto diante de tantas qualidades. A aventura começa em uma aula de iniciação de piratas vikings em alto mar sobre como abordar uma “Nau inimiga” contanto que esta nau seja de pescadores pacíficos. Entretanto, como que por uma obra do destino Soluço (o herói desta estória), Banguela (seu dragão) e perna-de-peixe seu amigo abordam uma embarcação de muitos romanos (inimigos dos vikings) que pretendem prendê-los e armar para contra as tribos que habitam as ilhas internas, em busca de poder (lembrando que o império romano foi muito poderoso). Soluço e perna-de-peixe conseguem se salvar, entretanto Banguela é preso e eles devem encontrar seu fiel escudeiro (o dragão) seja lá onde for. A partir daí, os trocadilhos, conflitos e todo o emaranhado de situações passam a acontecer e Soluço mais uma vez deve pôr em prática seu plano diabolicamente astuto.

“O Cônsul Gordo entrou primeiro, deslocando-se muito lentamente, com um escravo segurando cada um de seus cotovelos e outro para ajudá-lo a carregar a barriga. Ele precisava parar a cada dois passos para recuperar o fôlego” Página 175.

Somos apresentados à grande civilização romana, rival dos vikings. Novas espécies de dragões surgem de modo astuto, como os dragões-tubarões, vorpentes venenosas e dragões-cobras. O mundo dos vikings se expande de modo conciso, com novas tribos e conflitos entre as mesmas. As mulheres definitivamente ganham seu valor através da tribo das “Ladras do Pântano” (mulheres basicamente destemidas). Novas matérias para o programa viking de iniciação de piratas (que representa em suma a escola dos bárbaros) nos são apresentadas, como por exemplo, as grotescas matérias: Iniciação ao arroto e Descortesia avançada. A história instiga novos horizontes através de bem elaboradas artimanhas como o mapa e as figuras que sempre convém com a estória, através destes aspectos somos excitados a acompanhar as aventuras seguintes. O projeto gráfico, a capa e a diagramação são sensacionais e, por conseguinte nos sentimos fisgados por toda a experiência enriquecedora e gratificante que é acompanhar este lendário herói em suas aventuras.

“O lado esquerdo do barril se deformou com a força imensa da batida sobre ele. A madeira quase se rompeu. Soluço conseguiu ver de relance um dente negro, terrível, pertinho de seu nariz antes que se afastasse.” Página 193.

Cressida Cowell é uma autora infanto-juvenil formada em literatura inglesa e design gráfico. A inspiração para sua série surgiu através das histórias que seu pai costumava ler para ela, sobre os vikings. Seu modo de descrição de personagens é fascinante, pois cria uma fantasia convincente e do mesmo modo divertida e hilária, além do mais é admirável o fato de ela não se expor como autora da obra e sim soluço, com o pretexto de que ela é apenas uma banal tradutora das memórias do mesmo. E como diz a revista Guardian: “Se você ainda não conhece Soluço, esta perdendo uma das melhores criações da literatura para crianças”. Leiam!

“Enquanto a escuridão se espalhava ao redor deles, as ilhas do arquipélago passavam do esverdeado para o acinzentado e depois para o negro, os guerreiros vikings acenderam as tochas que ficavam nas laterais de suas embarcações, que oscilavam suavemente.” Página 230.

Franciele.Puhl 22/01/2022

Como falar Dragonês
Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nessa nova aventura da série, o dragão Banguela foi capturado, um nanodragão está prestes a virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Mais uma vez, os vikings precisam de um salvador... Soluço!
Com aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão é seguida à risca no terceiro lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.

Bruna Britti 22/12/2010

www.supremeromance.blogspot.com

***

Não sou muito fã de livros infantis, até porque digamos que faz muito tempo desde que eu li um, rs. Mas confesso que é impossível você não gostar de Como Falar Dragonês.

Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler os dois primeiros da série, porém li algumas resenhas que me resumiram um pouco a história. Soluço é o personagem principal da história, narrada de forma leve para crianças. Ele é viking, magricela, não leva muito jeito para ser guerreiro e tem o dom de falar a língua dos Dragões.

Por saber falar essa língua, soluço escreve em um caderno um guia de “como falar dragonês”, contendo não só informações sobre a língua, bem como descrições das diversas espécies de dragões e seus hábitos. Esse guia, por sinal, é hilário com o “Vocabulário de Dragão”.

O livro é uma graça! Soluço, junto ao seu amigo e levando seu dragãozinho fofo (e muito respondão também hehe), o Banguela, recebem aulas de Bocão em um treinamento viking para capturar um barco de pescadores, e acabam abordando um navio Romano (seus piores inimigos). O resultado disso é que, desta vez, Soluço volta sem o seu dragão que foi capturado, e fará de tudo para tentar resgatá-lo.

Como Falar Dragonês tem uma narrativa super descontraída, praticamente a maioria dos nomes, barcos e dragões, possuem mais de uma palavra, como “Perna-de-Peixe” e “Dragão-tubarão”, e fora os desenhos ao longo de todo o livro. Parecem que foram (super bem feitos, por sinal), por uma criança mesmo, e não pela autora.

Gostei bastante desse livro, embora seja voltado para crianças, recomendo a todos que gostem de algo mais descontraído. ;) Com certeza o livro é para todas as idades.

Série “Como treinar seu dragão”: (já publicado no Brasil)

1 – Como treinar seu dragão

2 – Como ser um pirata

3 – Como Falar Dragonês

Regiane80 04/01/2015

Como Falar Dragonês
“Como Falar Dragonês”, mais uma vez Soluço Spantosicus Strondus III, se vê envolvido em várias aventuras que ele de fato não queria entrar!

Soluço que continua baixinho, com sardas e cabelo ruivo, acompanhado de seu pequeno Dragão Banguela, cuja característica mais notável é ser realmente pequeno, ao ponto de caber no bolso de Soluço.

Soluço é o único Viking que sabe falar a língua dos dragões, o Dragonês, e um pouco de latim Língua dos Romanos, que lhe foi ensinado em segredo por Velho-Enrugado, se avô.

Leia mais em:

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2014/09/como-falar-dragones-volume-iii.html

Naty 09/02/2011

www.meninadabahia.com.br

"Se você ainda não conhece Soluço,
está perdendo uma das melhores criações da literatura para crianças."
The Guardian

Soluço Spantosicus Strondus III era garoto magricela, filho do chefe, nada dava certo para ele, ele não era heroi e também não sabia domar um dragão. Mas não é que Banguela, o dragão, virou seu amigo e comparsa de atrapalhadas aventuras? E ele virou um heroi?

Depois, os dois rumaram numa jornada de caça ao tesouro. Agora, ao treinarem sobre como abordar uma nau inimiga, se deparam com inusitados monstros do mar, como os dragões-tubarões, que são uma espécie de dragão parecida com tubarão.

Soluço não estava tão apreensivo, afinal era capaz de entender dragonês, graças às anotações feitas em seu manual de Como falar dragonês. Mas Perna-de-Peixe estava apavorado. O barco seria todo comido!

Ao procurar um barco de pescadores pacíficos acabam adentrando num navio romano. E a grande aventura está para começar...

Banguela é seqüestrado. E dará um dragão-show. Perna-de-Peixe também é sequestrado e obrigado a dividir os aposentos com uma garota estilo machomen, cujo nome não poderia ser outro: Camicazi (rs).

Confesso que série infantil não é meu forte. Não tenho filhos ou sobrinhos pequenos. Mas tenho certeza que essa série ficará guardada para quando os tiver. Fácil, engraçada, cheio de desenhos originais, Como falar dragonês, de Cressida Cowell (Intrínseca, 240 páginas, R$19,90) é um livro mágico para a garotada.

Falando em originalidade o cardápio de sua obesidade, o Cônsul Gordo é 'esplendoroso'! Só para terem ideia, um dos pratos principais é reptilbúrguer duplho com queijo extra e oicadinho de pinguim,. E a sobremesa, Crème brûlée de Pesadelo Monstruoso.

No fim há uma dica importante: Não gosto de finais felizes. Eles são muito perfeitos, tudo certinho. Eu gosto de apimentar um pouco minhas histórias. Portanto, esse não é um final feliz. É só um até-logo-mais-daqui-a-pouco... Palavra que em dragonês, significa a história continua...”

O 4° volume da série é Como quebrar a maldição de um dragão.

Jordana 31/05/2015

Apaixonada pelo Banguela haha
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-como-falar-dragones-cressida.html

Samu 03/06/2016

Muito mimo!
Nossa, sério, tai um livro que foi beeeeeeem modificado pra se fazer o filme. As histórias de soluço e banguela são bem diferentes nos livros e muito boas mesmo assim... Banguela é meio irritante, mas vale muito a pena! Leitura engraçada, fácil e divertida, com alguns desenhos rabiscados pelo livro que tão um ar bem interessante. Claro que é um livro bem infantil, mas mesmo assim consegue arrancar boas risadas de todas as idades!