História Regional da Infâmia

História Regional da Infâmia Juremir Machado da Silva

Resenhas - História regional da infâmia

Malanovicz 10/04/2011

Boa dica para refletir
Com base em uma investigação documental detalhada e critica, e com seu marcante estilo irônico e desconcertante, Juremir combate a hipocrisia do marketing histórico da Revolução Farroupilha, buscando a Verdade, denunciando suas falácias e contradições e desmascarando os fantasiosos heróis do "mui bem forjicado" mito fundador da nossa identidade. "Já é tempo de os gaúchos se tornarem adultos." (p.260) ;-)

Daniel432 06/11/2013

A Infâmia na Revolução Farroupilha
Você conhece bem sobre a Revolução Farroupilha? Ou tudo o que conhece é o que aprendeu na escola ou no tradicional romance de Érico Verissímo?

Se sua resposta for a segunda opção, você estará como eu quando li este livro, um pouco perdido.

O autor concentra o foco de seu livro em um ponto bastante específico da Revolução Farroupilha, a possível traição aos negros que aceitaram mudar de lado e lutar ao lado dos farrapos em troca da liberdade ao final do conflito, liberdade que, segundo o autor, foi negociada com Caxias em troca do acordo de paz.

Desta forma, o autor explica a Revolução Farroupilha ao longo do livro, fato que dificulta a compreensão de leitores que possuem pouco conhecimento da história.

Minha recomendação ... se você quer entender melhor este livro e conhece pouco da Revolução Farroupilha, leia primeiro um livro mais básico, menos questionador para depois ler este.

Diego 05/12/2015

Destruindo Mitos, ou... Derretendo as Estátuas de Bronze
A estátua de bronze do herói histórico não traduz nem um pouco de sua real humanidade. Não mostra o homem de carne de osso, e sim uma idealização. Por outro lado, os documentos preservados (tais como cartas) têm o "inconveniente" poder de derreter estas estátuas, de desmanchar sua aura e nos revelar os homens de verdade.

Este livro do jornalista e professor Juremir Machado faz exatamente isso. Derrete os mitos. Destrói a narrativa fantasiosa do herói farroupilha que seria um abolicionista e visionário. O texto demonstra incansavelmente toda a infâmia a respeito de uma guerra civil que durou dez anos, que foi perpetrada por uma elite de estancieiros e que no final resultou numa anistia um tanto humilhante que até hoje muitos chamam de "tratado de paz".

Um texto indispensável para os admiradores da História levada a sério.

Volnei 07/04/2018

História Regional da Infâmia
Este liro nos traz uma contestação de alguns mitos que vigoraram por séculos no que diz respeito a revolução farroupilha, ocorrida na região sul do pais .O autor vem por meio deste nos mostrar quais foram realmente os motivos que provocaram os conflitos que levaram a guerra.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br