Os Sete Pilares da Sabedoria

Os Sete Pilares da Sabedoria T. E. Lawrence

Resenhas - Os Sete Pilares da Sabedoria

Luis Netto 26/12/2010

Os Sete Pilares da Sabedoria
Aproveitando o silêncio do Dia de Natal, aproveitei para dedicar a leitura e li livros excelentes, como História do Mundo Árabe, de Mario Curtis Giordani; Disney War, de James B. Stewart, que discorre sobre a Disneylândia, que escreverei a respeito em outra ocasião; Elizabeth & Mary, de Jane Dunn e finalmente Os Sete Pilares da sabedoria, de T.E.Lawrence.
Os Sete Pilares da Sabedoria foi escrito em 1919 e foi um sucesso na ocasião, originando posteriormente o filme “Lawrence da Arábia”, de 1962, filme este que ganhou 07 estatuetas do premio máximo do cinema, o OSCAR, sendo considerado até hoje como um dos 10 melhores de todos os tempos.
É como tenente do serviço secreto inglês que o autor Thomas Edward Lawrence tem contato inicial com o Oriente Médio. Sua identificação com a causa árabe o transforma numa peça importante da manobra britânica para vencer o Império Turco Otomano, aliado da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
O Rei Faiçal, da Arábia Saudita, sabendo da grande simpatia e conhecimento da geografia local e do exército turco, transforma Lawrence num dos líderes da revolta sendo considerado conselheiro logístico do movimento, e general de um exército de dez mil homens.
Após assumir o exercito utilizou recursos de destruição, especializando em guerrilhas, onde, com o objetivo da conquista da Palestina, com seus soldados beduínos promove a destruição trens e ferrovias e inúmeras reservas turcas. Uma guerra que só termina com a conquista da cidade de Damasco em 1918.
Mesmo com a vitória na luta armada, Lawrence constata o fracasso de seus ideais, quando é nomeado conselheiro da delegação árabe na Conferência de Paz em Paris. Lá, nosso herói vê antigas promessas de reconhecimento da soberania da nação árabe ser desfeitas, com a divisão dos territórios árabe.
Após a divisão do território árabe, o Rei Faiçal é expulso pelos soldados por ter fracassado na guerra contra os turcos. O autor deste livro fantástico morre em 1935, com 47 anos, vítima de um acidente de motocicleta, em Dorset, Inglaterra, mas deixou sua marca na historia da literatura inglesa e também de sua participação num dos episódios mais marcantes da cultura árabe.
O livro é uma obra prima. Emocionante do inicio ao fim. Imperdível, Vale a pena ler este romance/depoimento que foi o grande Best seller do passado, mas continua sendo um esplendor pela qualidade de sua historia ainda nos dias de hoje.
Caros amigos, quero aproveitar a ocasião para desejar a todos um Feliz Natal e que o 2011 seja repleto de vitórias e realizações.

Felicidades a todos,

Luis Netto

Claire Scorzi 28/10/2011minha estante
Contrariamente às minhas preferências literárias, vi este livro numa Feira ontem, e não me saiu da cabeça até comprá-lo hoje. Vim ler as impressões dos leitores verificando as resenhas para o livro.

Claire Scorzi 07/06/2012

Lawrence da Arábia: um estranho numa terra estranha
"Os sete pilares da sabedoria" é uma mistura de memória, História, obra de estratégia militar, observações sociológicas, reportagem e autoanálise. Fruto da experiência do militar britânico Thomas Edward Lawrence (1888-1935), o "Lawrence da Arábia", que liderou a Revolta Árabe contra os turcos durante a I Guerra Mundial, é obra objetiva e ao mesmo tempo introspectiva: se relata detalhamente os fatos (Lawrence serviu-se das anotações do seu diário no período da guerra para escrever este livro), também busca examinar a si mesmo diante deles - e Lawrence não poupa ninguém, menos ainda a si mesmo: ele não esconde seus momentos de ira, exaustão, temor, sofrimento, e nem seus erros como estrategista (o livro menciona obras famosas sobre atuação militar, como a de De Clausewitz e a do general Foch, analisando seus procedimentos) e como co-líder da causa árabe, assim como o fato crucial de saber que o governo inglês, vencida a Guerra e derrotado os turcos no deserto, não honraria os compromissos assumidos com os árabes.
Com mais de 600 páginas e quase sem diálogos, bastante descritivo, o livro pode intimidar o leitor pela extensão e o estilo minucioso do autor; mas como os grandes livros que são difíceis de ler, "Os sete pilares da sabedoria" recompensa aquele que fizer esse esforço. Apesar de narrado pelo homem que viveu todas aquelas aventuras, não chega a desfazer a aura de mistério que envolve o "Lawrence da Arábia": Lawrence, que constrangido pela fama buscou o anonimato trocando de nome e vivendo, entre outras coisas, como soldado raso na RAF nos últimos anos de sua vida, foi, e continua sendo, uma lenda. Um homem extraordinário. Um estranho numa terra estranha, que, talvez, após o término da guerra e da sua experiência no Oriente Médio, nunca mais tenha conseguido se encaixar em lugar algum.

Cristiano 19/12/2010

O começo da intervenção européia no oriente médio.
O livro, como todos sabem, é o relato pessoal de T.E.Lawrence, mais conhecido como Lawrence da Arábia, e seu papel no levante contra o então enfraquecido império Otomano na primeira guerra mundial, no livro é possível captar claramente a admiração que Lawrence nutria pelo povo árabe.
O autor serviu como um ponta de lança para os ingleses, pois já estava inserido na cultura local e ajudou a elaborar grupos de resistência (terroristas?) na diversas ações contra os turcos, sempre ancorado na promessa de autonomia para os insurgentes, algo que o constrangeu grandemente, pois os aliados, os grandes vencedores, jamais cumpriram com suas promessas.
Além do imenso valor histórico, a meu ver, o livro vale a pena pelo lado humano do autor, com suas fraquezas, forças e contradições.

Leitura altamente recomendada para começar a entender os conflitos atuais da região.

Grande livro.

Claire Scorzi 28/10/2011minha estante
Gostei especialmente das suas últimas observações; comprei o livro hoje numa Feira - nem faz meu estilo mas me atraiu - e me fascina ler não apenas as memórias de uma pessoa, mas perceber a pessoa se revelando.

Wes Janson 28/10/2020

Belo registro histórico!
Todos sabem a importância do Oriente Médio para a estabilidade mundial, e um livro que mostra o início da arquitetura dessa região da forma que a conhecemos hoje é Os sete pilares da Sabedoria. Não é comum que as pessoas saibam que no início do século XX não existiam países como Síria, Iraque, Jordânia ou Arábia Saudita. A Primeira Guerra Mundial, talvez o evento que em pouco tempo mais causou mudanças na nossa História, iniciou esse processo, e é impossível entender como isso aconteceu sem conhecer o principal responsável nessa região em particular: T. E. Lawrence, ou como é mais conhecido, "Lawrence da Arábia".
O livro conta seu próprio ponto de vista, tudo o que aconteceu durante a Revolta Árabe, sua liderança, sua influência, suas táticas e estratégias, para lidar com diversos povos que viviam de forma tribal, sem uma unidade nacional que os reunisse. Alguns com o passar do tempo consideram que Lawrence exagerou o seu papel, se colocando até mesmo no centro da ação em momentos quase de super herói. Mas sua explicação das dificuldades perante a miríade de clãs, reflete até hoje em pleno século XXI.
Além desse aspecto político, é um livro de aventuras que revela como é a vida num ambiente inóspito, que nos surpreende ao vermos falar de pastagens em pleno deserto por exemplo, e a extensa capacidade do ser humano de se adaptar às piores condições. É de impressionar qualquer um a quantidade de km que são percorridos sob condição adversa.
Mais uma vez faço reparos na edição e-book, com a falta de mapas que é essencial num livro como esse.
Apesar de extenso, o livro é agradável de ler por possuir capítulos curtos, e aqui e ali Lawrence faz reflexões pessoais que mostram muito de sua personalidade, e afinal de contas nos torna mais sábios.
Leitura recomendada, e básica, principalmente para quem quer começar a entender essa região tão complexa!

Dose Literária 28/07/2013

Um Estranho numa Terra Estranha
Os sete pilares da sabedoria é uma mistura de memória, História, obra de estratégia militar, observações sociológicas, reportagem e autoanálise. Fruto da experiência do militar britânico Thomas Edward Lawrence (1888-1935), o Lawrence da Arábia, que liderou a Revolta Árabe contra os turcos durante a I Guerra Mundial, é obra objetiva e ao mesmo tempo introspectiva: se relata detalhadamente os fatos (Lawrence serviu-se das anotações do seu diário no período da guerra para escrever este livro), também busca examinar a si mesmo diante deles - e Lawrence não poupa ninguém, menos ainda a si mesmo...

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/03/um-estranho-numa-terra-estranha.html

Aleph 18/12/2016

Os sete pilares da sabedoria
O livro é simplesmente extraordinário. Agora, se os fatos e eventos ali narrados, e os personagens e tramas envolvidos forem mesmo reais, então, nesse caso, o relato se converte em algo absolutamente prodigioso!