Bilionários por acaso

Bilionários por acaso Ben Mezrich

Resenhas - Bilionários Por Acaso: A Criação Do Facebook

Pivetta 24/12/2010

Bilionários (Não) Por Acaso
Mark Zuckerberg é o cara.

Além de eleito homem do ano pela revista Times, o geek e o Facebook tem sua história retratada no livro Bilionários por Acaso, que por consequência deu origem ao aclamado filme A Rede Social, dirigido por ninguém menos que o brilhante David Fincher e aparece como forte aposta para o Oscar. Zuckerberg está em todo lugar. E você provavelmente está no site dele.

Como bom usuário de redes sociais em geral, a história me chamou atenção e resolvi ler o livro de Ben Mezrich. É importante ressaltar que para a elaboração do livro o autor ouviu ao (ex) amigo de Mark, o brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook e expressa, portanto, somente um ponto de vista.

Somos apresentados então a história do crescimento meteórico do site e a trama principal, em que Eduardo vai sendo deixado para trás por Mark pouco-a-pouco na empresa, até uma armadilha judicial que praticamente o exclui do Facebook. Acima de tudo, tanto o livro quanto o filme tratam acima de tudo da irônica situação de Zuckerberg – fundador de um site com 500 milhões de usuários e separado daquele que um dia foi seu melhor (e único) amigo.

Acho fundamental apontar a escolha totalmente infeliz para o título do livro. Desde o primeiro capítulo da obra está bem claro que, no início dos anos 2000, quando a Internet já caminhava a passos largos e começava a deixar muita gente rica do dia para a noite, milhares de pessoas estavam em busca da sua ideia, aquele investimento que viraria o seu bilhão. Mark era uma delas. Há sorte em todo esse processo? É evidente. Mas há principalmente, ousadia, tino para os negócios, criatividade, e claro, o fora de uma garota, que levou Mark a criar o Facemash, o protótipo da rede social mais usada no mundo hoje. Definir isso como acaso é diminuir em muito a complexidade da história.

Mas os problemas do livro não se resumem ao título. Ben Mezrich muitas vezes tenta escrever de uma forma que beira o poético, buscando usar palavras mais refinadas para criar metáforas que definitivamente não seriam necessárias e impedem que o decorrer das páginas tenha uma melhor fluência. Além disso, o autor obviamente teve de inventar os diálogos a partir dos depoimentos de Eduardo, o que não faz com muita competência. Muitas vezes eles não soam nada naturais e até há um certo exagero nos palavrões, em frases em que Ben parece quer dar um tom jovem aos personagens mas acaba gerando uma sensação de irrealismo tremenda. No entanto, o desenrrolar dos acontecimentos é tão interessante que o livro acaba por ser uma leitura rápida, apesar desses pontos não-favoráveis.

(Resenha completa em www.culturopole.wordpress.com)

Thaís Venzel 22/12/2013

Como o próprio título já diz "Bilionários por Acaso - A Criação do Facebook", conta toda a historia do Facebook, desde os planos de criação até as primeiras grandes conquistas. Dois estudantes de Havard, Mark e Eduardo considerados "nerds" e sem fama nenhuma em meio as mulheres deram inicio ao Facebook. Mark, após supostamente ter roubado a idéia de outros alunos, que propunham um site de relacionamentos que conectava os estudantes de Havard, programou todo o site e precisava de dinheiro para coloca-lo no ar. Eduardo, que se considerava um homem de negócios, propôs a Mark, seu melhor amigo, uma sociedade entre os dois. Após o lançamento o Facebook foi um sucesso, em pouco tempo já tinham conseguido atrair a atenção de grandes investidores e conseguiram expandir a quantidade de jovens logados nesta rede de relacionamentos revolucionária.
Mark, que sempre foi imprevisível e impossível de se entender, não pensou duas vezes antes de derrubar todos aqueles que estavam em seu caminho. Traiu seus colegas de faculdade, do qual roubara a idéia do site de relacionamentos. Traiu Eduardo, o seu melhor amigo e sócio investidor que fora demitido da sua própria empresa. Traiu Sean, o cara que apoiou a criação desde praticamente seu inicio, e veio a se tornar um dos sócios, pois graças a ele que Mark consegui todos os principais contatos que fez do Facebook o sucesso que é hoje.
O livro tem uma narrativa marcante, e apesar de não poder confiar cem por cento nas informações, já que foi estrito pelo jornalista Ben Mezrich que não acompanhou a historia toda de perto, não peca em momento algum por deixar seu leitor desinteressado.
Este livro nos faz refletir sobre a genialidade fria de Mark, e ao mesmo tempo que o odiamos por ser tão cruel ao trair seus amigos, em momento nenhum deixamos de admirar toda sua genialidade e estratégia.

Thaís Silveira Venzel

site: http://lovecardwritter.blogspot.com.br/

André 30/11/2010

Um conto de fadas 2.0
Jovens universitários desejando sucesso, admiração, dinheiro e sexo. Só quem nunca viveu isso é quem não passou pela experiência de ingressar numa faculdade no final de sua adolescência. A história de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, seus amigos e inimigos se torna de fácil identificação ao leitor por surgir desse cenário tão comum. Ainda mais se você for interessado em tecnologia, computadores e internet, ou em outras palavras, um nerd, assim como os personagens centrais dessa narrativa.

A história contada no livro, por incrível que pareça, é real: um jovem que saiu do nada e se tornou aos 25 anos o mais jovem bilionário do mundo. Mas como tudo isso começou? Era uma vez um talentosíssimo programador que, por acaso, numa noite qualquer num alojamento em Havard, teve a ideia de criar um site revolucionário. Em pouco tempo ele o desenvolve e põe no ar com ajuda de seu melhor amigo. Mas o que ninguém esperava era que esse site mudaria o mundo ao difundir o conceito de rede social, dando um passo adiante dos sites de relacionamento e ganhando mais e mais usuários numa velocidade maior que qualquer um pudesse imaginar. A partir daí suas vidas se tornam um turbilhão, um mundo de sonhos onde tudo que eles sempre sonharam rapidamente vai se tornando realidade e ainda mais. Muito mais.

A história é uma fábula moderna (ou 2.0, como diria um nerd) tinha tudo pra terminar com um "e todos viveram felizes para sempre" mas então surge a questão: o que acontece quando o sonho de um custa o sonho do outro? É aí que o conto de fadas que se choca com o realidade e não sobrevive ao impacto. Os jovens idealistas e ingênuos são obrigados a amadurecer na marra quando perdem a inocência e conhecem a crueldade do mundo real onde ele é mais cruel: no mundo corporativo. No mundo dos negócios, onde os fins justificam os meios e vale tudo para chegar ao topo.

Ao final do livro fica a ironia: um site que foi feito aproximar seus usuários acabou por afastar seus criadores. Mas, como já define o slogan do filme baseado no livro, A Rede Social, "Não dá para fazer 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos".

zumbrisei 01/04/2024

Ninguém Se Torna Bilionário Por Acaso
O livro é marcado por muitas disputas de egos e mostra até que ponto os protagonistas são capazes de chegar diante da ambição de obter sucesso no mundo corporativo; pode-se concluir que a criação do Facebook envolve muita traição e trapaça! Além disso, o livro descreve como algumas irmandades ou fraternidades são extremamente elitistas e como os padrões de comportamento nestes ambientes são excessivamente tóxicos. Ademais, achei péssimo o jeito como mencionam as garotas como um mero objeto sexual a todo momento, a vida social nas universidades não se resume a sexo como o livro salienta.

Carol 27/12/2010

Tudo acontece em Havard..
Até mesmo um hacker introvertido, calado e anti-social consegue revolucionar o sistema de redes sociais e criar a melhor de todas: The Facebook. Esse era o nome inicial escolhido por Mark Zuckerberg para representar a sua rede exclusiva de Havard. Quando começou somente alunos da universidade poderiam ter acesso a rede e trocar informações, mas a coisa foi crescendo...
Leia mais em : http://livraria-romances.blogspot.com/2010/12/bilionarios-por-acaso-criacao-do.html

Nathália 25/01/2011

Interessante...
Trabalho com mídias sociais e por isso gostei muito de compreender um pouco mais do que há por trás da história e da criação que revolucionou nossa maneira de comunicar e de relação com outras pessoas.

Narrativa leve, fluida, as vezes (principalmente no começo)descritiva demais, porém importante para a visualização mais tarde da história.

Entre tanto, a unica coisa que deixa a desejar é o fato de o livro não ter depoimentos e nem a versão de Mark Zuckerberg. E isso sempre nos leva a pensar: será que foi assim mesmo?

Porém tudo parece ser muito bem escrito e apurado para que não houvesse ataque leviano a ninguém.

Muito bom. Recomendo.
Jacy 08/08/2012minha estante
Concordo com as coisas que você mencionou, mas tive a impressão que em alguns momentos, mesmo que de forma sutil, o autor deu certa preferência para o Eduardo. Em todo caso, é realmente uma pena Mark ter se recusado a dar sua versão dos fatos :/

felipe 06/07/2011

Nota 2!
Não gostei do conteúdo do livro. Ele vai com um propósito não muito agradável.

A todos que queiram ler e não tenham muita paciência, sugiro que vejam o filme "A Rede Social". Mesmo o filme tendo uma ênfase bem diferente do livro, o mesmo conta a história claramente e sem rodeios.

Fica a Dica: assistam o filme, que além de ser bem feito, traz a história de uma maneira mais simples.

Nota 2, para o livro.
Nota 5, para o filme.
Nota 10, para a história.

Fernanda 06/09/2012

Facebook – Bilionários por acaso?
Diferente do filme, o livro está em ordem cronológica, o que para o leitor é mais fácil de acompanhar, mas vocês logo vão perceber que toda a trama que costura o filme não está no livro, que são os processos pelo qual Mark Zuckerberg passa. No livro estes processos só vão aparecer 5 capítulos antes do final.

Um fato interessante é que, em uma entrevista o próprio Mark diz que estes processos não ocuparam nem duas semanas de sua vida e não afetou em nada o desempenho do Facebook. Outro ponto importante a ressaltar é que o livro não teve sequer um depoimento ou versão do Mark, o que deixa o livro sob algumas perspectivas, mas o “objeto central” da história, não contribuiu para ela. É neste momento que você deve pensar: até onde essa história é real?

O livro, na verdade, é praticamente a versão do Eduardo Saverin sobre toda a história. Com um pouco de ficção, algumas distorções, alguns exageros…

Uma das contradições do livro é o “lance” de o facebook ter sido criado com o objetivo de conhecer garotas, sexo, mulheres, etc. Tanto no livro, como no filme, Mark tinha namorada antes de começar a desenvolver o facebook.

Não, no livro não tem a conversa de Mark e sua namorada, mas tem os relatos do término e seu acesso de raiva no blog, de onde surgiu a idéia de comparar as garotas com animais e depois as garotas com as garotas, o Face Mash.

Em entrevista Mark se refere a essa questão da mesma forma, ele namorava antes, por que criaria algo pra “conquistar” mulheres se ele não era um solteirão? A questão é que tanto no livro, como no filme, Mark aparece muito introspectivo, o que não é exatamente o que parece ser na vida real. De fato, o filme o mostra ainda mais introspectivo do que no livro. Vocês vão perceber isso.

O desenrolar do livro é bem pontual, Mark é reconhecido por criar o face mash. Os gêmeos o querem para criar o site Harvard connection. O Mark cria o facebook, chama o Eduardo pra ser sócio, dispensa os gêmeos. Sean Parker procura Mark, Mark se alia a Sean, Sean e Eduardo não se dão bem. Os gêmeos se revoltam contra Mark. Eduardo é “roubado”. Os gêmeos processam Mark, Eduardo processa o Mark. Como Mark, entenda também Facebook. E a vida do Facebook vai de vento em popa, assim como a vida do Mark, que é (era) o jovem mais rico do mundo.

Ele é um gênio ou teve sorte? Ele roubou ou criou o facebook? Ou ele é um gênio de sorte que criou o facebook a partir de uma boa idéia que outra pessoa teve? Gênio ou não, facebook rules (for now)!

O livro vale sua leitura, mas também vale uma boa pesquisada nas entrevistas do Mark, do Eduardo, dos gêmeos (tudo disponível no Youtube). E, todos eles estão no facebook, você também pode vê-los lá.

Sobre o autor, além deste livro que virou filme, você deve se lembrar do filme Quebrando a Banca, que também é baseado em um livro dele.

John 05/01/2012

A vida também é um acaso
Impossível não ler este livro e deixar seus sonhos e projetos guardados na gaveta. A narrativa é eletrizantemente cinematográfica. Leia o livro, assista ao fileme e escreva a sua história.

Ana Cristina 05/06/2011

Se você tem curiosidade em saber como nasce uma rede social, esse é o livro perfeito.

Em Bilionários Por Acaso você descobre como uma brincadeira de estudantes pode ganhar o mundo e faturar bilhões, e também uma intrincada rede de intrigas.

Senti falta do ponto de vista do Mark Zuckerberg.

Carola Shimoki 30/12/2010

Sensacional
É um livro muito bom de ser lido e ao contrário do que algumas pessoas com que pude conversar pensam, não é um livro técnico. Ele realemnte conta a história de como foi a crianção desde a "simples" idéia até a concepção do site e seu "boom" mundial. Para quem quer conhecer a história do facebook, ótimo livro, mas infelizmente não dá pra ficar sabendo exatamente o que se passava na cabeça do mais jovem bilionário do mundo.
Jacy 08/08/2012minha estante
A única desvantagem do livro é exatamente essa, Mark não apresentou sua versão dos fatos e a história foi contada abordando apenas outros pontos de vista (muitas vezes contrários ao dele) o que levou muito gente a julgá-lo como vilão. Sou uma das poucas pessoas que não o vêem dessa maneira, isto é, como sendo alguém "do mal".

Giovana 14/11/2010

Fascinante ...
Fascinante como a forma descrita por Ben Mezrich em Bilionários por Acaso – A Criação do Facebook, faz você entrar em um mundo que poderia estar próximo do seu, de pessoas que não fazem coisas tão diferentes assim – e hoje estão na lista como as pessoas mais ricas do mundo. Alguém que teve uma idéia, um ponto de partida, e acreditou nela. Correu atrás. Talvez Mark Zuckerberg tenha feito isso até demais – ele não mediu esforços e passou por cima de quem deveria passar pra conseguir seus objetivos. O cara tem uma trajetória incrível pra que hoje, na casa dos vinte, seja um dos caras mais ricos do mundo. Bilhões e bilhões de dólares em um patrimônio que ele começou no seu quarto da faculdade, vestindo casaco, short e chinelos da Adidas.