Superinteressante N° 283 (Outubro de 2010)

Superinteressante N° 283 (Outubro de 2010) Abril

Resenhas - Superinteressante 283

Lima Júnior 27/10/2010

Realmente uma edição muito interessante, com excelentes matérias e boas informações. A capa então, está magnífica! Adorei o novo quadro, o Guia do Jeitinho Tech. Dou ênfase aos quadros e matérias "Como Funciona", "A 2ª Divisão da ONU", "Banco de Dados", "Respostas", "Infográfico", "SuperRadar", "Manual" e a matéria de capa.

z..... 25/07/2023

Outubro de 2010
"Sonhos"
Foi dado ênfase aos sonhos como mistura de diferentes comandos ou percepções do cérebro sem a organização do córtex pré-frontal que ocorre normalmente no período acordado. A mente vira mundo surreal, onírico, em que emoção e razão não se sobrepõem em importância.
Parte que não endendi foi sobre o pesadelo, onde ansiedade e medo são fatores externos que impactam a mente. Por que pessoas com pesadelos frequentes foram retratadas com maior predisposição à criatividade? Não entendi. Só se o autor estiver afirmando e valorizando a loucura como desapego a conceitos preconizados num sentido e insight inovador. Mas nada foi mencionado e essa correlação não se justifica em pesadelo, mas na loucura criativa. Oras, pesadelo é sofrimento, angústia, dor. Além disso, no viés de tornar a pessoa criativa como expresso na revista, pesadelo pode é induzir atos inconsequentes na valorização de sonhos tortuosos. Eu, hein!
Por essas e outras tenho receios em quem supervaloriza sonhos (estou falando do lado onírico, não de objetivos) como revelações, guias de vida. Oras, como vimos, nascem de um contexto "maluco da mente" e penso sempre em ações guiadas pela consciência e lucidez.

"A verdade sobre as vitaminas"
A reportagem já foi abordada em outros momentos e a temática continua atual, sobre o uso indiscriminado de vitaminas e desdobramentos nocivos à saúde. Ignorância rotineira na busca de saúde por parte de muita gente.
Ênfase para a alimentação saudável para a reposição ideal.
Sei muito bem sobre a vitamina C, por padecer e ter predisposição para cálculos renais, de potencializar a formação na ingestão aumentada (leia-se uso de comprimidos específicos desnecessariamente). É comum em academias, vejo frequentemente... E tem galera, além do hiperconcentrado de vitamina C, que sapeca-lhe junto também aqueles outros hiperconcentrados de proteína (whey). Ai, meu rim! Esse é o problema, o uso indiscriminado, sem conhecimento, orientação, dosagem e acompanhamento em saúde adequados.
O contexto da reportagem...

"Guerra e paz"
Seção Zoom e montagem "fotoshópica" curiosa de cenários na Segunda Guerra na sobreposição de imagens do passado e presente. Gostei da proposta, ecos de um passado não tão distante e que pode ou continua se repetindo.

Essas e outras na edição...