Confusões de Um Garoto

Resenhas - Confusões de um Garoto

1 | 2 | 3 | 4

mika 25/02/2021

Gostei!!
Uma história clichê para adolescentes, li em 2 horas kkkkkk! Muito legal falar de meninos, que não é tão comum!!

Pedro4007 23/03/2024

Eu achei esse livro bem atual, ganhei ele de presente ano passado, e percebi que ele retrata bem a nossa adolescência, com paixões, problemas, rivalidades, medo de escola nova, timidez, auto confiança, muito bom

Ingrid Medeiros 27/07/2016

Ser adolescente não é fácil.
Ser adolescente não é fácil.

Passar por vários processos de mudança pode confundir e mexer com um adolescente e Zeca é a prova viva disso.

Quando começa a ver mudanças grandes em si, Zeca começa a se perguntar o porquê tem mudado tanto e como isso foi acontecer tão rápido...

Mesmo confuso com tudo o que está lhe acontecendo nessa nova fase, ele decide encarar tudo e finalmente tentar solucionar as dúvidas em sua cabeça.

Divertido e leve, "Confusões de um garoto" foi uma leitura muito agradável e suuuuper rápida. Li em menos de um dia e foi muito bom poder conhecer a escrita da Patricia e essa história tão legal!

Um enredo bem escrito e fluido, personagens cativantes e uma história toda especial, sem dúvidas que essa é uma excelente dica de leitura para quem curte livro juvenil.

site: https://www.instagram.com/ingridbooks/

Raphaella 18/07/2016

humm
É legalzinho.. mas acho que não é para minha faixa etária.. é muito simples >_

Nanda 27/10/2016

Conheci a escrita da Patrícia por meio das MAIS e logo de cara me encantei com o jeito que ela narra suas histórias. E não foi diferente com este livro.

Narrado em primeira pessoa por Zeca a trama traz tudo o que uma história teen precisa: drama, romance, confusões (muitas) e reflexões. É impossível não se recordar dos tempos de adolescência quando se lê os enredos da Patrícia. Eu praticamente devorei o livro assim que ele chegou na minha casa. E não consegui largar até chegar ao último ponto final.

A facilidade com que a autora conta a história fez com que a leitura fluísse muito rápido e de uma forma delicinha, que você quer ao mesmo tempo ler tudo de uma vez e não quer terminar. Paradoxal, não é? Mas foi assim que me senti.

Por ser voltado ao público mais jovem, a carga emocional do livro não é enoooorme, mas não pense que por conta disso ele é ruim. Muito pelo contrário, acredito que ele é ideal para quem está passando pela fase da adolescência e vive cheio de caraminholas na cabeça.

Mais uma vez que um livro da autora me pegou de jeito. E é incrível ver a mudança e amadurecimento na escrita dela desde o primeiro contato que tive. Eu particularmente considero muito difícil escrever sob o ponto de vista de outra pessoa, ainda mais de outro gênero, então a Patrícia merece não só Palmas como o Tocantins inteiro.

Confusões de Um Garoto é um livro para todas as idades e gêneros, de leitura rápida e gostosa para uma tarde. Eu gostei muito dos detalhes do livro, como as ilustrações nos capítulos e a forma como foram colocadas as mensagens trocadas. Muito amor por essa história que recomendo demais. ♥

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2016/07/resenha-confusoes-de-um-garoto-patricia.html

Ingrid Micthell 09/11/2016

Resenhado por -Sarah Fernandes
“Confusões de um garoto” nos traz Zeca, um adolescente de 14 anos que está passando por toda aquela fase de mudanças tanto físicas quanto psicológicas. Sua cabeça está cheia de dúvidas e indagações e tudo piora quando Julia, sua melhor amiga, chega de viagem... será que ele se apaixonou por ela?

Me interessei por esse livro justamente por ele ser narrado por um garoto, na maioria das vezes as histórias são narradas por garotas e apresentam aqueles conflitos que já conhecemos, namorados, amigas falsas, popularidade, etc, achei bem interessante ler esses problemas do ponto de vista de um menino.

Zeca acabou de entrar no “tão temido” nono ano e está tentando se acostumar com as mudanças em sua vida, como de repente seu corpo espichou tanto e ele se tornou a atração das meninas do colégio? Por que suas irmãs gêmeas falam tanto? Por que seus pais se separaram se não pretendiam casar-se de novo? Por que ele não consegue parar de pensar em Julia? Todas essas perguntas assombram a cabeça de Zeca e como ele vai fazer para responde-las?

A história é narrada em 1ª pessoa pelo ponto de vista de Zeca, a escrita é leve e flui naturalmente, é aquele tipo de livro que você devora em apenas algumas horas. Os personagens são bem construídos e nos identificamos com eles facilmente; Julia, melhor amiga de Zeca, é uma garota totalmente extrovertida que já sabe que é apaixonada por Zeca e está tentando esquecê-lo; as gêmeas, Yasmin e Yohana, são hilárias, elas fazem tudo juntas e são praticamente iguaizinhas, até no jeito de falar, ambas tem uma relação muito boa com Zeca e o apoiam em tudo; o pai Zeca é aquele que o garoto procura quando tem alguma dúvida sobre as mudanças que estão ocorrendo com ele e para quem ele sempre pede conselhos, já a mãe é aquela típica mãe que conhecemos (kkkkk) a que sempre “fica no pé” dos filhos para arrumar a casa, tirar boas notas, não se meter em brigas, mas também sempre apoia os filhos quando eles precisam.

“ – Ai, pai! – Eu queria me esconder embaixo da mesa – Que mico.– Mico por quê? – Ele riu. – Garotos se apaixonam.– Que cilada! Apaixonado pela melhor amiga. Tem coisa mais clichê? Não existe tema mais batido que esse em novela e filmes. Só que agora eu sou o protagonista.”

Além de toda essa trama em volta de romance e mudanças, o livro ainda trata de um assunto muito importante na nossa sociedade hoje... o cyberbullying! O grande problema é que algum idiota da escola de Zeca, criou uma página para “zoar” de forma não amigável seus colegas escolares. A autora abordou muito bem o assunto, sem ficar superficial, de forma leve e descontraída, de maneira que no meio da história já me pegava refletindo sobre o assunto ... até quando um apelido é saudável e aceitável?

O final da história é bem previsível, mas não me incomodou pois foi totalmente bem construído e cada personagem teve seu devido desfecho. A edição da editora Verus ficou simples mas perfeita, eu achei a capa linda e ela transmite perfeitamente a essência da história, além disso, não encontrei nenhum erro de revisão o que é ótimo.

Enfim, “Confusões de um garoto” é um livro ótimo, que trata de muitos assuntos pertinentes a nossa vida cotidiana, como ciúmes, amores e amizades. É uma história que com certeza merece ser lida, tenho certeza de que vocês irão gostar.

site: https://resenhaatual.blogspot.com.br/2016/07/resenha-confusoes-de-um-garoto-patricia.html

Catharina.Mattavel 09/02/2017

Resenha: Confusões de um Garoto - Patrícia Barboza
Zeca é um garoto que acaba de entrar na adolescência e logo as dúvidas e conflitos começam a surgir, assim como as mudanças em seu corpo e em sua vida no geral. Como todo garoto da sua idade, Zexca tem muita curiosidade do porquê as coisas mudaram tão rápido e porquê Julia, que era sua amiga há alguns anos, de repente está fazendo seu coração bater mais forte.

Zeca nos narra em primeira pessoa as agonias e delicias de estar crescendo, de conhecer novas pessoa, descobrir seu corpo e se apaixonar, tudo de uma forma tão leve que o livro pode ser lido em apenas algumas horas. É uma dica muito interessante para todos que estão na pré adolescência e tem diversas dúvidas sobre essa nova fase, e para eles não pensarem que estão sozinhos nessa.

O livro não agradará á todos as idades, por isso digo acima que o ideal seria indicar a aqueles que estão entrando na fase. Eu mesma não consegui criar muita simpatia com a história justamente por não estar passando por isso. A autora tem uma narrativa bem humorada e consegue apresentar diversos temas que são presentes: violência, bullying, dúvidas, cyberbullying, entre outros.

A história poderia ser um pouco mais aprofundada mas imagino que a intenção da autora tenha sido apresentar uma leitura mais rápida e descontraída. A capa está muito bonita e foi o que chamou a minha atenção para a leitura, assim como o título típico mas que coincidiu bem com o enredo em geral.

Enfim, é um livro bem típico e descontraído que irá agradar muitos jovens, principalmente para passar o tempo. Possui um final bem esperado e feliz, então, vale a pena conferir o novo livro de Patrícia.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-confusoes-de-um-garoto-patricia.html

Junior.Silva 20/09/2017

Resenha: Confusões de um Garoto – Patricia Barboza
Hoje vamos falar sobre o livro Confusões de um Garoto, da autora brasileira Patricia Barboza, originalmente publicado pela Ciranda Cultural em 2010 e republicado pela Editora Verus, do Grupo Editorial Record, em setembro de 2016, com uma nova versão ampliada da história. Como vocês sabem, eu gosto muito de histórias que exploram os dramas adolescentes, e estava doido pra ler esse livro há muito tempo e finalmente comprei o livro. Tinham outros dez livros na frente dele, mas em meio a uma leitura bem dramática de outro livro, não resisti, fiz uma pausa e comecei a ler pra aliviar a mente. Como eu já esperava, sobrou espaço no final de semana, pois a leitura é muito gostosa e fluiu naturalmente.

Confusões de um Garoto é um livro clássico com dramas adolescentes e nos apresenta o personagem Zeca, logo após suas férias, chegando ao primeiro dia de aula do 9º ano. Repleto de mudanças na sua vida e no seu corpo, mergulhamos nos dramas, nas dúvidas e nas preocupações de um garoto que está entrando na adolescência. A construção dos personagens é feita com muito cuidado pela autora, tanto pela forma como Zeca é retratado quanto pela sua relação com seus familiares e amigos da escola. A história é tão fluida que logo no início nos sentimos parte daquilo tudo, como se estivéssemos sentados à mesa com os personagens comendo um pedaço de bolo.

Muitos autores tem investido em histórias voltadas para o público jovem, o que é muito importante. É uma forma de conexão com esse público, aproximando da realidade adolescente e criando uma ponte de incentivo e atração para a leitura quando vivemos em um mundo tão conectado. Porém o que mais me encantou é que mais do que uma história voltada para o público teen, essa é uma história que pode fazer você fazer uma viagem no tempo e relembrar dos tempos em que estava se descobrindo, quais foram suas dúvidas, resultando numa conexão incrível com o personagem central do livro. É muito difícil livros desse tipo que tem como protagonista um menino e esse é dos pontos altos desse livro. Viver todas as tramas sob o olhar do Zeca foi um golaço incrível da Patrícia, pois ela nos dá oportunidade de ver com outros olhos o que todo adolescente sofre, diferente da maioria dos livros, que sempre nos trazem a visão das garotas.

O desfecho da história acaba sendo previsível, mas, particularmente, não consegui ver outra forma de encerrar o livro. A autora fez exatamente o que deveria fazer para que tivéssemos em mãos um livro que proporcionasse uma leitura maravilhosa, sem grandes sustos, que deixasse aquele gostinho de quero mais com o próprio Zeca e os demais personagens do livro. Pena que até o momento uma nova edição de “Confusões” não tenha sido anunciada pela autora e pela editora, explorando outros personagens ou o próprio Zeca anos depois.

Um ponto que vale destacar é o trabalho que vem sendo feito pelas novas edições lançadas pela Verus. A Editora, que compõe o Grupo Editorial Record, tem investido em livros com diagramações mais simples, mas com revisões impecáveis e capas que não só traduzem muito bem o teor de suas histórias, mas que são de um bom gosto extremo para os amantes dos livros.

site: http://leitorcompulsivo.com.br

Eva ^.^ 13/02/2018

Leve e feliz!
Um ótimo livro pra quem está de ressaca ou precisa apenas passar o tempo. Foi muito bom conhecer Zeca e cia!

Julia Sales 20/08/2018

Um livro para começar a ler
É uma leitura muito simples, nada de novo e previsível ao extremo se você já está familiarizado com leitura em geral. Porém, não é desgastante e definitivamente infantojuvenil, então o livro se torna válido nisso. É uma boa aposta para quem quer começar a se engajar no mundo dos livros.

Jennifer.Melo 18/05/2021

Meu primeiro livro da autora Patrícia Barboza...
O livro conta uma história de um garoto, Zeca, que acaba de entrar na adolescência e que tem muitas perguntas sobre as mudanças que vem acontecendo com seu humor, jeito, e fisionomia.
Confesso que eu gostaria mais se eu tivesse lido este livro nos meus 13 pra 14 anos, no entanto, ele me trouxe recordações do meu nono ano do ensino fundamental, que me deixou feliz, é claro.
Ademais, gostaria de destacar que este livro é de linguagem simples que me fez gostar de como foi escrito, e por ter uma autora brasileira, que faz com que o livro seja contado mais perto da realidade - nem tão perto assim.

Mari 27/07/2016

Olá, amizades! Tudo certinho com vocês?

Estou usando esse final de junho e o mês de julho para poder colocar as leituras em dia. Aliás, se eu quero conseguir bater a minha meta do ano, tenho que ir atrás do prejuízo, né?! haha Não que eu esteja me matando de ler. Na verdade, eu só voltei para o meu ritmo normal, que com o trabalho e a faculdade, eu não estava conseguindo manter. Mas agora, vamos que vamos ;)

Esse livro é um daqueles que você lê em poucas horas ou em um dia, no meu caso, e que é tão leve e com uma escrita tão fácil, que você nem percebe que está na última página. É uma estória bem infanto-juvenil e eu adorei que foi contada pelo Zeca. Eu amo pontos de vista masculinos, ficam tão melhores! Até mesmo porque o feminino eu já imagino como vai ser, né?! haha Nós mulheres tão previsíveis...

Mesmo que seja contada por um garoto tão novinho haha Vou explicar melhor para vocês!

O livro começa com o momento em que ele se muda para um novo apartamento e conhece Julia, sua vizinha. Os dois são apenas crianças e, por isso, a amizade entre eles cresce muito rápido e nem o passar dos anos os separa. Anos depois, com os dois entrando na adolescência, algumas coisas vão mudar...

"- Desculpa, mas brincar de boneca não é o meu forte...
- Aff... Garotos... - Ela cruzou os braços, com uma cara de brava. - Eu até gosto de boneca, mas não é só disso que as meninas brincam. Que mania de achar que tudo que é de menina é rosa, de boneca ou princesa. A gente gosta de mais coisas, viu?"

Logo depois de voltar das férias, percebe que as mudanças em seu corpo foram incríveis: está mais alto, mais bonito, há pelos crescendo por todo o seu corpo, sua voz engrossou e todas as garotas querem um pedacinho dele. Até as amigas de suas irmãs gêmeas começam a se interessar por ele! Um absurdo!

Só que a mudança mais confusa e que está quebrando a sua cabeça, é outra... Julia. Sua melhor amiga desde sempre, está mais bonita e bronzeada. Durante as férias de fim de ano, ela mudou completamente. Principalmente agora que seu perfume entra na cabeça de Zeca e não sai mais. Todos os seus pensamentos giram em torno de Julia e sente ciúmes dos próprios amigos... O que poderia estar acontecendo com ele?

Além disso, a vida não é mais tão fácil igual antes. Ele tem que conviver com um amigo que começou a fazer bullying com os outros estudantes e que está criando uma confusão imensa dentro da escola. Será que existe alguma coisa que ele possa fazer para mudar isso? As escolhas de cada um de seus amigos começam a mudar conforme a idade vai avançando e ele não concordo com todas elas. Ele estava ficando chato ou as pessoas que estavam mudadas demais?

Sem falar nos seus pais que se separaram, mas que mesmo depois de alguns anos, não saem com ninguém e parecem não saber explicar direito o que os afastou... Não é fácil não ser mais criança, mas também não ser um adulto. Ainda mais essa fase em que tudo parece estranho e novas sensações são apresentadas a Zeca... Agora o negócio é aprender a conviver com elas e entender que isso é crescer!

Nem preciso dizer que o livro é extremamente leve, né?! Apesar de tratar de assuntos que são pesados, ele ainda foi feito para pré-adolescentes, então foi feito de uma forma que te leva até a última página sem você perceber.

Tem várias partes engraçadinhas e que te faz lembrar de quando você tinha apenas 14 anos e em como tudo foi mudando de um dia para o outro. Esse livro só me fez ter mais vontade de voltar no tempo e aproveitar muito mais do que eu já aproveitei quando tinha a idade de Zeca haha Mesmo não sendo muuito mais velha, ainda assim é difícil me recordar dessa fase sem morrer de saudades!

Então fica a dica! Se você quer uma leitura rápida e que vai te relaxar, pode ler esse livro. E se você quer se sentir meio nostálgico, então pode ler também hahaha Espero que tenham curtido! Deixem seus comentários aqui, hein?! Beijinhos :*

site: http://galaxiadosdesejos.blogspot.com.br/2016/06/confusoes-de-um-garoto-patricia-barboza.html

Amiga Leitora 19/07/2016

''Chick Lit Masculino'' criativo e envolvente
Zeca é um garoto de 14 anos que vive com sua mãe e duas irmãs gêmeas, os pais dele são separados, tiveram uma linda união enquanto durou, certo dia amigavelmente decidiram se afastar um do outro. Como é de se esperar, o divórcio dos pais mexeu muito com as crianças, digo adolescentes pois as irmãs de Zeca são apenas dois anos mais novas que ele; viver em uma casa com 3 mulheres não é nada fácil para o nosso protagonista, ver pelos cômodos revistas de moda e decoração, maquiagens e outros artifícios femininos o constrangia de certa forma, o divórcio afetou em maior parte o Zeca, logo que a falta da presença masculina de seu pai na casa o deixa um tanto triste.

Zeca está prestes a entrar no 9º ano e estuda junto com sua melhor amiga de infância, Julia. Os dois se conheceram quando ele e sua família se mudaram para o aparatamento em que vivem, anos atrás, desde então fazem tudo juntos pois sempre estudarão na mesma sala. As férias de verão chegaram e se foram, durante esse período Zeca passou por algumas transformações, ele cresceu e muuito, aparentemente estava mais fortinho e sua voz havia ficado mais grave, mas não foram só transformações físicas, o modo de pensar de Zeca havia mudado também, de repente ele percebeu que não era mais criança e que algo de diferente estava acontecendo com ele, resumidamente ele não estava se reconhecendo. Durante as férias Zeca ficou um pouco ''ranzinza'' com sua mãe e irmãs, nem mesmo ele sabia o porque de estar agindo assim, talvez estivesse sentindo falta da sua melhor amiga que fora para o sítio dos avós em Minas Gerais; Julia praticamente sumiu da face da terra durante nas férias, não postava nada nas redes sociais, não respondia mensagens e afins, e isso incomodava Zeca, e por se incomodar tanto ele notou que ultimamente vinha pensando de mais em Julia, o que não costumava fazer.

Quando Julia retornou das férias, tanto ela quanto Zeca se surpreenderam um com o outro, ambos haviam mudado muito nesse período que não se viram. Ao abraçá-la Zeca ficou 'doidão' com o seu perfume haha. Ele precisava entender o que estava acontecendo consigo e com a ajuda de seu pai passaria a encontrar respostas, mal sabia ele que sua melhor amiga também vinha passando pelas mesmas mudanças e muito menos podia esperar que juntos, eles se descobririam ainda mais.

Para ler a resenha completa + ver fotos utilize o link abaixo:

Resenhado por Lucas (Blog Amiga da Leitora)

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/07/resenha-confusoes-de-um-garoto.html

1 | 2 | 3 | 4