O Senhor dos Anéis - Livro Segundo

O Senhor dos Anéis - Livro Segundo J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis - Livro Segundo

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Senhor dos Anéis - Livro Segundo O Povo do Anel" é uma das partes fundamentais da aclamada trilogia literária escrita por J.R.R. Tolkien. Publicado originalmente em 1975, o livro faz parte da saga épica que se tornou um marco na literatura de fantasia.

Nesta segunda parte da trilogia, Tolkien continua a nos transportar para a Terra-média, um mundo repleto de magia, criaturas fantásticas e uma complexa trama de eventos. "O Povo do Anel" retoma a história exatamente do ponto em que o primeiro livro, "A Sociedade do Anel", termina, permitindo que o leitor se aprofunde ainda mais na jornada dos personagens e nas batalhas que se aproximam.

O enredo central deste livro gira em torno da separação da Sociedade do Anel. Após a queda de Gandalf no confronto contra o Balrog, Frodo e Sam, acompanhados pelo misterioso Gollum, continuam sua perigosa missão de destruir o Um Anel. Enquanto isso, Aragorn, Legolas, Gimli e outros membros da Sociedade precisam lidar com a ameaça crescente de Saruman, o traidor, e seus exércitos malignos.

Uma das características mais marcantes da obra de Tolkien é a sua habilidade em construir um universo rico e detalhado. Cada página do livro é preenchida com descrições minuciosas de paisagens deslumbrantes, povos élficos, anões e seres sombrios. O autor nos leva a conhecer lugares como a Floresta de Lothlórien, a Terra dos Mortos e as ruínas de Isengard, fazendo com que nos sintamos parte da jornada.

Além disso, Tolkien explora profundamente os conflitos internos dos personagens. Frodo, o portador do Um Anel, luta constantemente contra a influência maligna do objeto e os sentimentos de desesperança que surgem ao longo de sua jornada. Sam, seu leal companheiro, é um exemplo de coragem e lealdade, mostrando-se um verdadeiro herói em meio às adversidades.

A escrita de Tolkien é envolvente e poética, embora às vezes possa parecer densa, principalmente para os leitores menos familiarizados com o gênero da fantasia. No entanto, o autor consegue equilibrar a ação e os momentos de suspense com reflexões filosóficas e discussões sobre temas como amizade, poder e redenção.

Em "O Povo do Anel", o leitor é levado a mergulhar em uma narrativa épica, repleta de batalhas emocionantes, traições surpreendentes e momentos de pura emoção. A trilogia "O Senhor dos Anéis" é uma obra-prima da literatura mundial, e este segundo livro cumpre seu papel de expandir o universo criado por Tolkien, cativando o leitor e deixando-o ansioso para conhecer o desfecho da história.

Em suma, "O Senhor dos Anéis - Livro Segundo O Povo do Anel" é uma continuação brilhante da trilogia, oferecendo uma experiência de leitura envolvente e emocionante. A obra continua a encantar leitores de todas as idades com sua mitologia rica, personagens cativantes e uma história que transcende o tempo. É um livro essencial para os amantes da fantasia e uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que aprecie uma aventura épica e imersiva.
Por: Romeu Felix Menin Junior.