O Crepúsculo da Águia

O Crepúsculo da Águia Jean Plaidy

Resenhas - O Crepúsculo da Águia

otxjunior 13/02/2023

O Crepúsculo da Águia, Jean Plaidy
Avalio os livros dessa série pelo número de páginas em que Eleanor de Aquitânia se faz presente, logo o 1º é melhor. Numa média de 1 ano por capítulo, dá-se conta dos fatos; mas as atividades internas das personagens são reiteradas, talvez pela insuficiência de provas, ad eternum.

Diana Prallon 02/09/2010

Infinitamente superior ao primeiro
Apesar de continuar sendo um tanto tediosa e repetitiva, este segundo volume da Saga Plantageneta já mostra significativa melhora no estilo da autora. O primeiro livro é corrido, cheio de micro-histórias pouco interligadas, confusas e mal costuradas, enquanto O Crepúsculo da Águia segue uma linha narrativa que parece mais orgânica, e capaz de agradar o leitor, envolvendo-o em sua história, que não mais parece um amontoado de pesquisa histórica cuspida em sua cabeça.

Amal0 29/11/2020

Mais um episódio
Ótima leitura pra quem se interessa por história, super recomendo.

Leo 26/03/2009

Muito bom !
Gostei muito do livro.

O inicio do reinado do Henrique com as conquistas, mostrando um Rei forte sendo contrastado com a carencia afetiva foram bem retratados. A intransigência da Eleanor e a malicia em envolver os filhos contra o pai, instigando um a um a odia-lo foi muito triste, mas ver o Henrique III tentar usurpar o trono e ser manipulado foi inesperado, pois o Rei tentava encontrar uma forma de ensina-lo a ser um bom monarca.

Achei ótimo o João não ter conseguido a coroa, torci desde o principio pelo Ricardo, que apesar de ser extremamente frio, foi o único dos filhos a jogar limpo com todos.

O final com ele se tornando Rei e acolhendo o Marechal e o Geofredo foram ótimos e só comprovaram o bom carater dele

Crisim 10/01/2010minha estante
Apesar do estilo meio novelesco da autora e a repetição constante da situação dos personagens, o livro é muito empolgante. A trama foi muito bem costurada e a pesquisa histórica que ela fez é louvável.

Clara T 22/08/2021

O Reinado de Henrique II e sua sucessão
Infelizmente demorei muito entre a leitura do volume anterior e este. Então, não vou poder fazer uma boa conexão sobre a história.
E as histórias se encontram. Esta saga Plantageneta romantiza um período da história de uma dinastia de família real inglesa durante a idade média (1190~12... neste segundo volume).
Henrique II é o primeiro representante desta dinastia, mas boa parte dos territórios que controla estão no continente, portanto na França. E neste período final de seu reinado, muito se discute sobre a sucessão já que Henrique coroou seu filho Henrique mas não delegou qualquer poder para seu co-monarca. Então o jovem Henrique, instigado pelo seu sogro, rei da França, e sua mãe, se une aos irmãos para tentar tirar o pai do poder. Mas apesar da idade, Henrique II ainda é muito forte.
É curioso como não percebo muito onde a história vai chegar e porque aquelas passagens vão sendo contadas. São muitos acordos políticos e reflexões sobre as personalidades.
Apesar de parecer detalhado, são muitas as passagens de tempo sem referenciar datas, usando os feriados e as idades dos personagens.
A história de Inglaterra e França neste período é muito confusa, porque são muitas as relações conjugais entre os membros das famílias e os juramentos de vassalagem e suserania entre os nobres e reis dos territórios: condados, ducados e reinos.
Estou animada em continuar a leitura da série, logo vai entrar no período que se passa o conto de Robin Hood.

Lucas.Ferrari 17/06/2023

Pra quem gosta dos plantagenetas
Bastante repetitivo, mas ainda assim uma leitura divertida pra quem se interessa pelo assunto. O bom mesmo é que abre portas e me fez pesquisar sobre vários.personagens históricos citados no livro. E é aquela coisa, uma vai levando a outra e quando fui ver tava lendo sobre os reis cabeludos da dinastia merovingia haha

Camila Felicio 04/07/2023

Um dos melhores livros da Saga!
Cheio de traições, conflitos políticos, personagens encantadores! E que final bárbaro para Ricardo Coração de Leão

Karol 06/12/2011

O Crepúsculo da Águia para Livros em Série.com.br
Se você acha que tem uma família confusa, espera pra ler esse livro e descobrir um pouco sobre a dinastia Plantageneta! Isso sim que eu chamo de gente maluca.

Depois do assassinato de seu amigo/inimigo Thomas Becket, o rei Henrique II se vê em mais encrenca. O povo e a igreja o acusam da morte de Thomas e ele não tem muito por onde escapar, apesar da culpa não ter sido inteiramente sua. Conforme o rei se vê nessa encrenca, outras vão lhe surgindo. Sua rainha, e agora odiada, Eleanor o odeia e seus filhos legítimos parecem estar seguindo para o mesmo lado.

Seus filhos agora deixaram de ser crianças, eles devem se casar. As princesas da França, filhas do seu sempre inimigo rei Luís VII, Marguerite e Alice são enviadas a Inglaterra ainda pequenas para serem educadas da maneira inglesa. Marguerite será a futura rainha da Inglaterra e esposa de Henrique III, e Alice será a futura duquesa de Aquitânia e esposa de Ricardo. Mas muito pode acontecer nesse meio tempo. E quando digo muito, é muuuuuuuuito mesmo!

Com a idade batendo em Henrique II, ele começa a trocar os pés pelas mãos e cometer alguns erros que podem custar seu reino e também sua vida. Os maiores inimigos desse rei passam a ser sua própria família.

É tudo que eu tenho a dizer sobre a história desse livro, muito mais que isso começo a soltar spoilers. O enredo é muito interessante e você se vê preso diversas vezes querendo saber o que vai acontecer, porém acho que as 419 páginas do livro são demais. Várias vezes me peguei bodiada com a enrolação de Jean durante páginas e páginas em cima de uma mesma situação, e várias outras vezes também me peguei pensando ‘mas de novo essa história? Esse personagem já disse isso umas quinhetas vezes!’. Ao meu ver, como a história em si é muito boa, o livro muitas vezes dá uma acelerada e você se empolga mas, logo depois ele dá aquela desacelerada e você fica parado naqueles 10 quilómetros por hora até ele pegar força de novo para acelerar.

Não me levem a mal, o livro é muito bom e termina no meio de uma acelerada! A história dá muita reviravolta do começo ao fim e se você parar para pensar, o que você imaginava que iria acontecer no começo do livro, acaba não acontecendo no final. Apesar de tudo, vale a pena e estou ansiosa para ler as continuações dessa família de malucos. Que venham os outros 12 livros dessa saga, estou pronta!

Gabii 11/09/2014

Continuação de Prelúdio de Sangue, Crepúsculo da Águia trata, principalmente, da segunda fase da vida de Henrique e Eleanor, separados e em lados opostos; mais especificamente o livro tem foco no inicio da queda de Henrique e em todos os fatos que levaram a seu declínio, aliás, seus filhos Henrique, Guilherme e Ricardo são basicamente os responsáveis por muitos desses fatos juntamente com Eleanor.

Vamos falar a verdade, desde que Eleanor descobriu Rosamund, e os bastardos de Henrique sua relação com o marido se deteriorou, a partir daí ela resolve se tornar uma mãe presente e amorosa, principalmente para Ricardo, aquele garoto bonito, que se tornara mais tarde um grande guerreiro/general, isso faz crescer certa animosidade entre ele e seu pai, que não diminuirá, e que será importante para o fim e a continuação do livro.

Henrique como sempre, mordendo os juncos e sendo um amante da companhia de belas jovens, não se contenta em ter Rosamund e logo seduz a jovem Alice, NOIVA do seu filho Ricardo é gente, como assim? e mais uma vez se mete em uma linda confusão para manter a amante, é notável o talento de Henrique em embromar pessoas, principalmente se esta pessoa for Luís VII da França pai de Alice.

Perrengues familiares à parte, o livro começa a mostrar as dificuldades de Henrique em gerir um reino muito disperso, o livro se passa em vários lugares, e isso me deixou um pouco confusa com relação a período, em um momento Alice tinha 15 anos, logo em seguida já estava com 20, é necessária muita atenção para acompanhar as mudanças e calcular o tempo das viagens e permanências. Neste livro os filhos de Henrique se tornam homens, senhores de terras e políticos, em certos momentos uma parte dos problemas nas propriedades dele são ocasionados por seus filhos, o que acaba por minar a saúde do rei, e causar algumas tragédias familiares até o fim do livro.

Se sua torcida vai para Eleanor leia até a ultima pagina e acompanhe a queda e ascensão de grandes reis.

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com.br/2014/09/o-crepusculo-da-aguia-jean-plaidy-saga.html