A Regra é Não Ter Regras

A Regra é Não Ter Regras Reed Hastings
Erin Meyer

Resenhas - A Regra é Não Ter Regras

Gaby.Ferraz 17/10/2020

Ótimo livro sobre liderança. A Netflix tem uma política de liderança que poderia ser adotada em diversas empresas

Guibauer 25/08/2022

Muito interessante, mas
É um livro bem interessante, mas não é o que eu pensava e esperava antes de começar e quando comecei a ler. Esperava que fosse um livro mais sobre a história da empresa com algumas dicas sobre empreendedorismo e gestão, mas é o contrário é um livro de dicas, ferramentas de administração, de gestão com um pouco de história da empresa.
Acredito que é um livro muito bom para quem esteja começando a empreender ou querendo modificar ou ampliar sua empresa.

Raissa 08/06/2021

Vale a pena
O livro é muito interessante, promove vários insights e mergulhamos nesse universo da cultura da empresa Netflix. Muito indicado para pessoas em cargos de liderança ou que tocam o próprio negócio. Recomendado!

Neidoca 03/05/2021

Fácil de ler
Muito bom! É um livro que visa empreendedorismo, leitura fácil, muito bom! Vale a pena a leitura!!!!

Constantino 18/04/2021

Liberdade com Responsabilidade
Eu adooorei o livro. Recomendo muito pra quem se interessa por cultura e ambiente corporativo. A Netflix mostra como criar uma cultura de honestidade, com profissionais muuuito bons e liberdade para tomar decisões.

O CEO da Netflix, Reed Hastings, aborda no livro toda a trajetória de como criou, junto à alta liderança, uma cultura se feedback direto e sincero (sem disfarces e briguinhas) e um clima de tomada de decisão feita por contexto. Ele mostra o passo a passo pra implementar um caminho de liberdade com responsabilidade na sua empresa.

Erin Meyer só acrescentou no livro, ela saca muuuito de diferenças culturais e como isso influencia os negócios de uma empresa, e nos mostra várias situações em que isso acontece e como a Netflix lida com a questão.

O que eu achei incrível foi descobrir que não há política de férias: os funcionários da Netflix tiram férias quando acham que devem tirar férias! SENSACIONAL!

Algumas vezes a leitura se tornava um pouco repetitiva, pois eu já havia entendido o processo, mas os autores gostam muito de dar exemplos práticos de como acontece no dia a dia, então às vezes a leitura parecia um pouco lenta. Mas nada que uma força de vontade pra ver os outros pontos não ajude.

Rafael.Barbosa 17/04/2021

Netflix, me chama pra trabalhar?
O título já diz muito sobre o conteúdo do livro, sem regras de sucesso e sim caminhos explanados de maneira exemplificados com altos e baixos da empresa.

Uma conversa sincera com o leitor, acho que essa seria uma boa definição para a fluidez dessa leitura, por tratar de alguns assuntos mais business, os autores expõem tudo de uma maneira bem direta e como exemplo de alguns colaboradores da Netflix.

Muito bacana entrar nos bastidores dessa empresa gingante que coloca a criatividade e confiança em seus colaboradores para que o show aconteça.

Camis 24/03/2021

Liberdade com responsabilidade
A cultura Netflix é bem ousada, por alguns momentos me deu frio na barriga de pensar que não existem processos, mas sim, há! Há processos para aquilo que pode destruir a empresa, que pode gerar algum processo judicial, processos para evitar vazamentos de informações, mas, para oq se refere a criatividade, liberdade, inovação e flexibilidade, UAU! Se joga!
Feedback e sinceridade são a alma do negócio. Gostei muito!

Bela 08/03/2022

O livro traz como a cultura de autonomia e liberdade é importante para uma empresa de sucesso. Nada melhor do que exemplo de uma das melhores empresas do mundo para nos mostrar isso. Exemplos muito bons de como liderar com contexto ao invés de comando e controle.

Rafael Pravitz 11/11/2020

Que boa cultura empresarial.
Uma coisa é certa toda empresa de sucesso precisa inovar, precisa fazer diferente e precisa quebrar paradigmas , não é diferente com a Netflix, leitura agradável para quem se interessa por pessoas que fazem do trabalho uma coisa prazerosa e autêntica.

Carla Carolina 30/04/2021

Ótimo livro, em uma linguagem simples e de fácil compreensão conta como é gestão da Netflix do ponto de vista do CEO da Netflix e de uma especialista em gestão no qual ambos analisam o modo de gestão da Netflix

Como empresas podem se tornar ágeis e invadoras para alcançar seus objetivos

Vanessa 15/06/2022

Trechos: A regra é não ter regras
"Lidere com contexto em vez de com controle."

"Liberdade com responsabilidade (Freedom and Responsability)"

"Uma razão para o sucesso da Netflix: a empresa trata os funcionários como adultos."

"Você precisa ligar os pontos de maneira diferente."

"Pessoas talentosas tornam umas às outras mais eficientes."

"Descobrimos que o fato de estarmos rodeados pelos melhores elevou um trabalho que já era bom a um patamar totalmente novo."

"Treinaríamos os nossos gestores para terem a coragem e a disciplina de se livrarem de qualquer funcionário que demonstrasse comportamentos indesejáveis ou que não apresentasse desempenho exemplar."

"Colegas incríveis realizam quantidades significativas de trabalho importante e são excepcionalmente criativos e apaixonados."

"Idiotas, preguiçosos, pessimistas ou pessoas gentis com um desempenho que não seja excelente derrubarão o desempenho de todos se permanecerem na equipe."

"Só fale de uma pessoa aquilo que você diria na cara dela."

"Alto desempenho + sinceridade altruísta = desempenho extremamente alto,"

"O cérebro é uma máquina de sobrevivência eficaz, e uma de nossas técnicas de sobrevivência mais bem-sucedidas é o desejo de encontrar segurança nos números."

"Sinceridade altruísta não significa que você possa expressar sua opinião sem se preocupar com o impacto que isso causará nas outras pessoas."

"Nunca faça críticas quando ainda estiver com raiva [...] use uma voz calma ao fornecer feedbacks corretivos."

"Bônus são ruins para a flexibilidade."

"O trabalho criativo exige que sua mente desfrute de um nível de liberdade. Se parte daquilo em que você se concentra é saber se seu desempenho lhe renderá um cheque generoso, você não está naquele espaço cognitivo aberto onde residem as melhores ideias e as possibilidades mais inovadoras. Você apresentará um desempenho pior."

"As pessoas são mais criativas quando tem um salário bom o bastante para eliminar parte do estresse doméstico. Mas as pessoas são menos criativas quando não sabem se ganharão mais ou não. Salários altos são bons para a inovação, grandes bônus por mérito não."

"Ninguém deve saber melhor sua faixa salarial de mercado do que você mesmo (em primeiro lugar) e seu chefe (em segundo). Mas sempre há uma pessoa que provavelmente sabe seu valor de mercado mais do que você e seu chefe. E é alguém com quem vale a pena conversar."

"Quando os recrutadores ligarem pergunte: Quanto?"

"A humildade é importante em alguém em posição de liderança e modelo a ser seguido. Quando for bem-sucedido, seja discreto ou permita que outras pessoas falem a esse respeito. Mas quando cometer um erro, diga-o com clareza e em voz alta, para que todos possam aprender e se beneficiar a partir de seus erros. Em outras palavras: Sussurre suas vitórias e grite seus erros."

"Não tente agradar o seu chefe procure fazer o que for melhor para a empresa."

"Ciclo de inovação da Netflix
Se você tem uma ideia pela qual é apaixonado, faça o seguinte:
1. Estimule o debate ou compartilhe a ideia.
2. Para uma grande ideia, teste-a.
3. Como líder de projeto informado, faça a sua aposta.
4. Se der certo, comemore. Se falhar, exponha o caso."

"A pessoa que esta completamente mergulhada no contrato precisa ser a que assume a autoria, e assina o contrato, não um chefe de função ou um vice-presidente. Isso tira a responsabilidade da pessoa que deve ser responsável pelo projeto. [...] Ela está psicologicamente envolvida, e quero mante-la assim."

"Somos um time, não uma família."

"Acho motivador ter de jogar pela minha posição a cada trimestre, e tento me aperfeiçoar para me manter à frente."

"Lidere com contexto invés de com controle."

"Quando um de seus funcionários fizer algo idiota, não o culpe, em vez disse se pergunte em qual contexto você não deixou claro. Você foi articulado e inspirador o bastante ao expressar seus objetivos e estratégias? Você explicou com clareza todas as suposições e todos os riscos que ajudarão a equipe a tomar boas decisões? Você e seus funcionários estão altamente alinhados em termos de visão e objetivos?"

"Em culturas menos diretas, aumento os momentos formais de feedbacks"

"A lição mais importante que aprendemos é que - não importante de onde você venha -, quando se trata de trabalhar com culturas diferentes converse, converse, converse."

"Quando começar a ouvir a música mantenha o foco. Cultura não é algo que você cria e depois deixa de lado."

Gustavo.Martins 29/07/2021

Startup multinacional
A Nerflix tem uma cultura incrível, funciona como uma startup ainda, mesmo sendo uma gigante, hoje estabelecida em 160 países e com mais de 100 milhões de assinantes em todo o mundo.
A empresa quase não tem políticas ou regras e o que guia a empresa é a cultura de Liberdade com Responsabilidade. Um ambiente mais flexível é comum em empresas de tecnologia ou que trabalham no ramo ceiativo.
Mas aqui o nível parece ter ido mais além, é assustador o quanto eles deixam nas mãos dos funcionários a tomada de decisão, mesmo quando inclui compras milionárias.
Recomendo pra quem esteja querendo ler algo de negócios ou curioso para ver essas diferenças.

Pablo.David 25/03/2021

Cultura de reinvenção
O livro trás conceitos que a primeira vista parecem não funcionar, mas você continua lendo pois sabe que a Netflix é uma empresa de muito sucesso.
Os conceitos vão se provando, e ao mesmo tempo construindo a cultura Netflix.
Este é um ótimo livro para pensar em como fazer as coisas diferente dentro das organizações, como aumentar confiança nos times, ser brutalmente honesto, e não pensar em agradar o chefe.
Recomendo muito a leitura para todos que gostam do assunto de cultura organizacional e de histórias sobre empresas que estão mudando a regra do jogo.

Thomas.Lincon 28/01/2021

Disruptivo
Um ótimo livro para ver que existem formas novas e diferentes de gestão e que podem levar a um novo nível e mais eficiente de trabalho, desde que realizado de uma forma sempre transparente e responsável.

Recomendo a leitura para que todos possam ver uma nova forma de direcionamento de uma cultura corporativa.

Aline 10/03/2021

Recomendo
Leitura muito boa para gestores, amplifica nossa visão sobre o modelo de gestão de pessoas e dos negocio. Aspectos mais importantes foi sobre o feedback construtivo.