Sobre Atingir o Estado de Buda nesta existência

Sobre Atingir o Estado de Buda nesta existência Daisaku Ikeda

Resenhas - Sobre Atingir o Estado de Buda nesta existência

Dija Darkdija 06/09/2023

Para iniciar-se no budismo Nichiren, comece por aqui
Daisaku Ikeda (ou como chamam respeitosamente os budistas, Ikeda Sensei) nos presenteia com uma aula escrita ao explicar uma das cartas de Nichiren Daishonin.

Apesar de parecer repetitiva a mensagem e a ênfase em que tudo se resume a simples atitude de recitar o Nam-myoho-rengue-kyo, é exatamente essa a ideia que essa linha do budismo deseja reforçar. Fé, estudo e prática: em poucas páginas Ikeda Sensei traz conceitos basilares da sua fé e explica a carta de Daishonin e traz a título de exemplificação não só passagens da própria carta, como também outros trechos de outros textos, sendo um dos mais icônicos o seguinte:

"Sofra o que tiver de sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida e continue recitando o Nam-myoho-rengue-kyo, não obstante o que aconteça. Que outro significado isso poderia ter senão a ilimitada alegria da lei?"

Assim, em pouco mais de cem páginas, Ikeda Sensei entrega para o leitor uma iniciação ao budismo de Nichiren, explica o conceito da lei mística, dá lições de vida e métodos de como praticar o daimoku. Leitura essencial para qualquer iniciante na prática budista como religião ou curioso por suas ideias como filosofia.
Chimeny 13/09/2023minha estante
Que orgulho!