A Wizard

A Wizard's Guide to Defensive Baking T. Kingfisher
T. Kingfisher

Resenhas - A Wizard's Guide to Defensive Baking

Gustavo616 01/02/2024

Mais um livro que eu achei por recomendação quando procurei por cozy fantasy. Amei a magia desse mundo, as pessoas tem poderes mágicos com coisas super específicas e mundanas e o livro mostra que qualquer poder por mais insignificante que possa parecer pode ser um trunfo se usado criativamente.

Laura.Roberta 08/02/2023

A um tempo atrás ouvi um murmurinho sobre um gênero de fantasia que me deixou intrigada, o cozy fantasy. Pelo que entendi, são livros de fantasia mais tranquilos, sem aquele estresse todo de morte e sangue de alguns livros que tentam zerar o código penal com um volume. Peguei algumas recomendações do gênero e uma delas foi esse livro. A história é de uma feiticeira de 14 anos, cujo único poder é ser uma padeira (tipo, o poder dela é fazer pães e bolos, algumas vezes encantados), que acaba sendo pega numa série de assassinatos direcionados a outros feiticeiros. Apesar desse breve resumo, a história poderia ser algo a se contar pra crianças na hora de dormir, de tão leve e tranquila (até engraçada, ouso dizer). No geral, gostei do livro e acho que personificou bem o gênero de cozy fantasy. Vou pegar mais alguns livros nesse estilo, pra ter certeza se gosto do gênero ou não, mas já deixo esse de recomendação.

amanda 11/01/2023

a bruxinha padeira
Kingfisher é minha mais nova autora favorita
como o outro livro que li dela esse aqui é cheio de humor que parece não intencional e faz ser ainda mais engraçado, um mundo e personagens totalmente absurdos mas que ela caracteriza tão ordinariamente que você acredita sem questionar e também o desenvolvimento da história impressiona, com algumas decisões dela, mesmo o final sendo óbvio o jeito que ela chega lá é muito diferenciado
sem contar na escrita, simplesmente maravilhosa

algumas ressalvas:
não acho que ela deveria ter dado 10 anos pro Spindle
teve uma cena em específico bem no início do livro que ficou mal escrita e nem deu pra entender (como alguém flutua em cima de fatia de pão?)

@livrostasticos 16/11/2022

A Wizard?s Guide to Defensive Baking é um pouco mais sombrio do que pode ser a norma para fantasias infanto-juvenil, então talvez esteja mais para YA. É escrito de uma forma fácil e engraçada e que aborda um perspectiva diferente do que costumamos ver nesse tipo de conto.

Kingfisher nos apresentariam história divertida, e talvez até mesmo empoderadora, sobre pessoas que realmente não querem ser heróis - que nem deveriam ser heróis - mas ainda se levantam quando outros falham, porque são necessários. É um livro caprichoso, ligeiramente sombrio, imaginativo e fantástico. Recebe minha recomendação se qualquer hesitação!

Nathiê 04/03/2023

Fantasia divertida
Esse livro é fofo. É a história de uma feiticeirinha de 14 anos. A magia dela é animar pão e fazer a gte rir.

Eu diria que ainda é uma ?cozy fantasy?, mas tem uma guerra, uma batalha, mortes?. Então não é taooo suave quanto pensei. Mas é muito divertido. A feiticeirinha é muito engraçada, a escrita é ridiculamente leve.

Recomendo depois de ler um livro pesadão, relaxar com essa história.

Brun4 15/03/2023

Mais um título tranquilo pra passar o tempo
Resumindo minhas impressões: é um livro fofo, sem grandes pretensões de criação de mundo ou desenvolvimento das personagens, com um sistema mágico interessante, porém que não é muito desenvolvido na história.

O enredo em si também não é original, mas o que torna o livro cativante é a narradora e sua perspectiva bastante realista de uma criança de 14 anos. Apesar de tudo, o livro consegue acrescentar um pouco de "peso" para os momentos críticos e tem vários trechos engraçadinhos também.